quarta-feira, 8 de abril de 2015

Dia Internacional do Café: a volta às raízes





No próximo dia 14 de abril, comemora-se o Dia Internacional do Café. A data me faz voltar ao passado, lembrando o quanto essa bebida esteve presente em toda a minha vida. Como quase todo brasileiro, sempre fui um grande apreciador de café.
Lembro que, quando criança, era constantemente acordado com o cheiro da bebida que tomava conta de toda a casa enquanto minha mãe o preparava na cozinha. Aquele se tornou o cheiro mais marcante da minha infância.
De lá para cá, o café veio conquistando cada vez mais espaço na minha vida. Passei a experimentar diferentes marcas, de diferentes regiões e preparados de diferente modos. Fui me interessando por cada um deles, mas sem nunca me esquecer daquele café passado em coador de pano pela minha mãe.
Como um empreendedor inquieto, sempre busquei novas oportunidades de negócios. Mesmo tendo conquistado um lugar de referência no setor de franquias de beleza, a vontade de transformar o café em negócio nunca esmoreceu.
Não é para menos. Segundo dados da ABIC - Associação Brasileira da Indústria do Café, o Brasil consome cerca de 1.200 xícaras/ ano por pessoa. Nove em cada dez brasileiros acima de 15 anos apreciam a bebida. Descobri ainda que, como eu, 93% dos consumidores preferem o café coado. Estava aí uma boa oportunidade.
Quando me mudei para o Sul de Minas, na cidade de Três Corações, meu desejo de empreender na área só aumentou. Aqui, o café da roça, muitas vezes plantado no quintal das casas, torrado no fogão à lenha e socado em pilões caseiros, me encantou ainda mais.
Nossa região é famosa internacionalmente por produzir um dos melhores cafés do mundo. Era a hora de transformar isso em negócio. Uni todo o meu conhecimento em franquias a um café que carrega muito mais que um sabor, exala uma cultura.
Assim, acaba de nascer a Cheirin Bão, a primeira rede de franquia de alimentação do Grupo TS Franquias. A marca tem a missão de levar qualidade e nostalgia em torno da bebida. O quiosque remete a um fogão a lenha, trazendo o charme do campo para a cidade. O café é passado em coador de papel e servido numa xícara esmaltada. Os grãos podem ser moídos pelos próprios clientes. Mais que uma bebida, trata-se de uma experiência.
Meu objetivo com esse projeto é fortalecer a bebida número um do Brasil em sua forma mais simples, genuína. Um brinde ao e com café! De preferência, coado.

Thiago Samuel - experiente executivo do setor de franquias e fundador do Cheirin Bão, pertencente ao Grupo TS Franquias.
www.cheirinbao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário