quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Ação realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em shopping alerta população sobre riscos do câncer da pele




No próximo sábado, 29 de novembro, população poderá realizar exame preventivo com médicos Dermatologistas da SBD
Como parte da programação do Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realizou, no último fim de semana, uma ação no Morumbi Shopping, em São Paulo.
Um quiosque laranja convidava as pessoas para uma fazerem uma foto UV (utravioleta) que mostra em uma única imagem o quanto a pele já foi prejudicada pelo sol. Além do impacto da fotografia, os visitantes receberam também um folheto explicando como ler os sinais da pele e como fazer prevenção.
"A ação no shopping tem o objetivo de alertar a população para o câncer da pele, que é o tipo mais comum da doença no Brasil", explica a Dra. Denise Steiner, presidente da SBD. "Mais de 3.000 pessoas passaram pelo quiosque e mais de uma centena de fotos foram distribuídas".
Para o coordenador da campanha, Dr. Marcus Maia a ação foi bastante positiva. "Os adolescentes ficaram surpresos com os efeitos do sol em uma pele tão jovem, as mães saíam dizendo que iriam redobrar o cuidado com seus filhos e os idosos comentavam sobre amigos e parentes que tiveram a doença”, revela.
E a partir do dia 27, a SBD realiza a mesma ação no Shopping Barra. Os visitantes do local vão poder conhecer os efeitos nocivos do sol na pele e saber se já precisam procurar um dermatologista. O paciente de risco para o câncer da pele (aqueles com olhos e cabelos claros, por exemplo) são o foco da ação.
No próximo sábado, 29, a SBD convida toda a população para realização de exame preventivo, que acontece simultaneamente em 140 postos espalhados pelo país. Mais informações podem ser obtidas 0800 701 3187. A ação é gratuita.
Dezembro Laranja
Além da ação no Morumbi Shopping e do "Dia do Diagnóstico", no próximo sábado, a SBD irá estender essa onda de conscientização até o final do ano com o "Dezembro Laranja". Para ampliar o impacto da iniciativa e vestir o Brasil de laranja, assim como acontece com o Outubro Rosa e o Novembro Azul (respectivamente ligados ao câncer da mama e da próstata), a SBD busca parcerias institucionais. "Todos podem ajudar na prevenção do Dezembro Laranja", convida Dra. Steiner. "Basta compartilhar nosso conteúdo nas redes sociais com a #dezembrolaranja, fazer uma foto vestido de laranja, decorar o ambiente de trabalho com esta cor. Toda forma de apoio será bem-vinda contra a doença."

Nenhum comentário:

Postar um comentário