terça-feira, 30 de setembro de 2014

OUTUBRO ROSA - A beleza contra o câncer de mama

Autoestima é importante aliada de mulheres no tratamento oncológico

O Outubro Rosa surgiu em 1990 nos Estados Unidos e hoje é um movimento realizado no mundo todo. Seu objetivo é conscientizar as mulheres e a população sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de mama. O principal intuito do Outubro Rosa é alertar para a realidade atual da doença e para a importância do diagnóstico precoce. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) são mais de 57 mil novos casos estimados no Brasil para 2014. Somente na região Sudeste, a estimativa é de mais de 30 mil casos novos. A incidência é maior nesta região devido a hábitos urbanos e modernos. Algumas mulheres priorizam o trabalho, se casam e têm filhos mais tarde, menstruam e amamentam menos. A consequência dessas mudanças de hábito é o aumento da influência de alguns hormônios responsáveis pelo desenvolvimento do câncer de mama.   
Neste cenário, surge o projeto 'De Bem com a Vida - a beleza contra o câncer': programa coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) que consiste na realização de oficinas de automaquiagem em que profissionais voluntários da área da beleza ensinam técnicas que ajudam a suavizar e combater os efeitos relacionados ao tratamento contra o câncer. As pacientes recebem orientação profissional e um kit com produtos que poderão ser usados para automaquiagem, higiene pessoal e perfumaria. O programa é realizado em vários países do mundo - em associação ao projeto social internacional 'Look Good Feel Better - com grande repercussão mundial e adesão da grande mídia e de celebridades.
'A adesão por parte das nossas pacientes é muito grande. A mulher que está em tratamento contra o câncer precisa também de outros cuidados. Cuidar da beleza e da autoestima é fundamental e um programa como este, com referências internacionais, certamente trará inúmeros benefícios para as participantes', comenta o oncologista Ricardo Antunes, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia e diretor do Instituto Paulista de Cancerologia.
Até hoje, o Grupo IPC Saúde já realizou 24 oficinas na unidade Angélica I do Instituto Paulista de Cancerologia, atendendo ao todo mais de 220 mulheres. Um jeito de olhar a paciente que vai além da preocupação com a doença. O foco é a mulher, seu bem-estar físico, psicológico, emocional e espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário