Campanha
“Novembro Dourado” alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer
infantojuvenil
A
descoberta em estágio inicial viabiliza a cura em 70% dos casos, possibilita
tratamento menos agressivo e diminui o número de sequelas
No
dia 23 de novembro, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer
Infantojuvenil. Para lembrar a importância da data, a Sociedade Brasileira de
Oncologia Pediátrica (SOBOPE) participa da campanha “Novembro Dourado”, que tem
como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico
precoce.
De acordo
com a
oncologista pediátrica e vice-presidente da SOBOPE, Teresa Fonseca, nos
estágios iniciais o tratamento poderá ser menos agressivo, com menos sequelas e
melhor qualidade de vida. Apesar disso, ainda é frequente o atraso no
diagnóstico. “Vários são os motivos para que isto ocorra, como a demora na
procura do serviço médico pela família quando surgem os primeiros sintomas; o
grau de suspeita da possibilidade de câncer tanto pelo leigo como pelo
pediatra generalista e outros profissionais de saúde, pois os sinais e sintomas
do câncer infantojuvenil assemelham-se muito aos das doenças comuns da infância;
e a dificuldades de acesso aos meios diagnósticos e ao encaminhamento adequado
para centros de referência”.
Ainda
segundo a vice-presidente, a campanha também visa sensibilizar os governantes
na construção de uma política de saúde pública que contemple as necessidades
das crianças e adolescentes com câncer. “Vamos vestir o Brasil de dourado
inspirando uma atitude positiva em prol do diagnóstico precoce e melhor
qualidade da assistência para obtenção de maiores taxas de cura com qualidade
de vida. Convido a todos a usarem o laço dourado no dia 23!”
Segunda
causa de morte em crianças no país, o câncer na criança e no adolescente é uma
doença de evolução rápida, em geral. De acordo com a vice-presidente, o
estabelecimento do fluxo de investigação e encaminhamento do paciente aos
centros de referência regionais de forma efetiva deve ser prioritário pelos
gestores do sistema de saúde para o tratamento da doença em fase inicial.
Saiba
mais sobre a campanha “Novembro Dourado”
Sobre a
razão do uso do laço na campanha, trata-se de uma homenagem a Penney Laigen. Em
1970, ela colocou diversos laços amarelos nas árvores em homenagem a seu
marido, que lutou pelo exército norte-americano na Guerra do Irã. O laço,
então, se transformou em símbolo de união por uma campanha, já que os amigos e
familiares de Penney aderiram ao gesto da mulher.
Na
campanha “Novembro Dourado” o amarelo tem sentido de demonstrar um sinal de
alerta para necessidade de atitudes que levem ao diagnóstico precoce. Já a cor
dourada simboliza o “padrão ouro” que necessitam os pacientes de câncer
infantojuvenil.
O dia 23
de novembro tornou-se o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil após a
aprovação de lei sancionado pela então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em
2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário