sábado, 23 de dezembro de 2023

Psicóloga compartilha dicas para definição de metas de ano novo

Uma tradição na virada de ano, metas podem tanto ajudar quanto se tornar gatilho

 

Com a proximidade da virada de ano, é normal que as pessoas fiquem mais introspectivas e reflexivas sobre o que conquistaram e o que desejam para o ano novo. Assim, muitas listas de metas são escritas e… esquecidas logo que o ano começa. O que, segundo a psicóloga do Zen App, Débora Vilela, acontece por serem escritas à flor da pele e em um momento muito emotivo e de vontade de "mudar tudo".

"Muitas vezes as metas são delimitadas sem sequer saber o que são metas, como pensá-las e estruturá-las", comenta. Segundo ela, um exemplo de meta mal desenvolvida e que, provavelmente, será abandonada é: quero ler mais em 2024. "O que é ler mais? Uma meta assim aberta abre espaço para a autocobrança e se torna mais fácil abandoná-la"

Neste sentido, para que as metas possam ser alcançadas é importante que sejam pensadas de modo estratégico. O que a psicóloga sugere que seja feito a partir de três passos.

1. Autoconhecimento, flexibilidade e uma perspectiva realista
Assim como qualquer outra atividade, é importante levar esses três pontos em consideração. Usando o exemplo de ler mais, é importante entender o quanto você lê hoje. Caso não tenha nenhum hábito de leitura, é mais válido buscar um livro por mês do que desejar um por semana.

Além disso, é sempre importante ser gentil consigo mesmo no processo. Há dias em que você não vai conseguir ler (ou ir à academia, ou comer 100% saudável). Mas isso não significa que deva desistir.

2. Detalhes são importantes
As metas estão no percurso inteiro daquilo que almejamos, por isso é importante que sejam detalhadas. Assim, fica mais fácil visualizar os pequenos passos e conquistas.

Segundo a psicóloga, vale definir nos máximos detalhes e pensar desde como medir o progresso, o que é preciso para tirá-la do papel e uma data limite para cada etapa. Ela indica, inclusive, destrinchar uma meta em mini-metas.

3. SMART
Uma referência teórica que a psicóloga indica, SMART é uma sigla em inglês para: específico, mensurável, alcançável, realista e temporal (com prazo). Que, resumidamente, é tudo o que a meta precisa ter.

"Vale lembrar que as metas são para o ano inteiro, então é importante não querer começar tudo ao mesmo tempo. Há pessoas que conseguem administrar 10 metas diárias e outras que conseguem administrar 2. Por isso, o olhar realista, estratégico, de autoconhecimento é tão importante", finaliza.


Zen App - Disponível tanto na Play Store quanto na App Store


Nenhum comentário:

Postar um comentário