sexta-feira, 28 de abril de 2023

Dias das Mães: como aproveitar a data para seu negócio de roupas vender mais

Autora do livro ‘Compre Bem Para Vender Muito Bem’ dá dicas para pequenos negócios do mercado da moda aproveitarem a data.

 

O Dia das Mães é uma das datas que mais movimenta a economia e o comércio do país, concentrando, de acordo com levantamento da Trigg, o maior pico de consumo do brasileiro no 1º semestre. Segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o varejo físico arrecadou aproximadamente R$ 28,2 bilhões no período em 2022 e dados da consultoria All In revelaram que a campanha resultou R$ 6,4 bilhões para o e-commerce nacional, por isso, as projeções de vendas para esse ano são altas.

A pesquisa Globo de expectativas para a data indica que para 73% dos entrevistados o Dia das Mães é mais importante do que o Natal, 81% deles pretendem celebrar com algo especial e 72% têm a intenção de presentear alguém no segundo domingo de maio. Um estudo do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM) listou as principais opções de presente deste ano, em que estão: roupas e acessórios (29%), perfumes (19%) e almoços e jantares em restaurantes (12%).

Por se tratar de uma data sazonal, é esperado que o empreendedor destes nichos, independente do seu tamanho, se prepare para atender a alta demanda, que concilia com o lançamento da coleção de inverno. Para que isso aconteça, é essencial entender e priorizar o estoque do seu negócio com foco na sua estratégia para vender mais produtos no dia das mães. “Não é apenas comprar o que é tendência e muito menos reinventar a roda com o gosto pessoal do dono do negócio. É necessário compreender o que o cliente está buscando, seja no quesito estilo, desejo, no impacto que quer causar com o presente e no valor que está disposto e pode pagar”, explica a empresária Karyna Terrell, uma das criadoras do canal Brás Aqui, com mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais, que ensina na internet a comprar no maior polo atacadista da América Latina.

Ao lado do marido, Terry Terrell, ela também acaba de lançar um verdadeiro guia para aqueles que desejam abrir a própria loja ou consolidar e expandir sua marca, o livro ‘Compre Bem Para Vender Muito Bem’ (Editora Maquinaria) “Em uma data que já faz parte do calendário do lojista, comprar bem significa comprar algo que você acredita que vai ser vendido rápido e não se empolgar com aquisições que vão ficar paradas no estoque”, complementa. 

Uma tática que costuma agregar valor e aumentar as vendas nesse período é o ‘mix de produtos’. “Isso significa colocar peças de nichos diferentes na sua loja, mas esse cruzamento precisa fazer sentido e ter um propósito”, ensina Karyna. “Em alguns casos, é possível misturar moda popular, que tem um preço baixo, com a de boutique, que tem ticket médio/alto, aumentando as chances do público se identificar com um produto que muitas vezes está distante da sua realidade ou está exposto em lojas que intimidam pelo valor”, salienta.

Investir em marketing também é fundamental para alavancar mais vendas durante a data e até mesmo fidelizar clientes. “O empreendedor precisa se antecipar, comprar e vender a coleção da próxima estação muito antes do início dela. O Dia das Mães pode ser combinado com a coleção de inverno, então a prioridade é adquirir peças que correspondam a essa estação, como casacos”, finaliza a empresária.

 

3 dicas para vender mais no Dia das Mães, aproveitando que vestuário está entre as principais sugestões de presente para as mulheres:

Entenda o seu cliente: “Pessoas são a alma do negócio e movimentam seu empreendimento. Se atente às suas necessidades, sejam elas de desejo ou de preço”, argumenta Karyna Terrell.

Prepare e tenha controle do estoque: “Invista em produtos que conversam com o seu nicho e consumidor. Não adianta se empolgar, comprar mais do que a sua demanda e ficar com peças paradas, que vão precisar de uma liquidação para sair da loja”, aponta.

Defina e faça uma boa campanha de marketing: “Quem não é visto não é lembrado e manter um relacionamento saudável com seus novos e corriqueiros clientes ajuda a vender e também fidelizar”, ressalta a escritora.


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