Campanha que leva
testes de diagnósticos da Covid-19 chega à segunda favela de São Paulo Testagem
LATAM Intersect PR
O projeto Bora Testar, criado para levar testes de
diagnóstico às 10 maiores favelas do país com o objetivo de ajudar na prevenção
da saúde de sua população e gerar dados que traduzam a realidade desses
territórios, chega a Heliópolis, a segunda comunidade a ser testada para a
Covid-19 na cidade de São Paulo, por ação da campanha.
Com patrocínio da empresa de mídia Outdoor Social,
a testagem começará na sexta-feira, 2 de outubro e seguirá até o dia 5. José
Marcelo da Silva, presidente da Ação Comunitária Nova Heliópolis, conta que até
hoje os moradores da comunidade ainda não foram testados para o coronavírus.
“Para nós é importante essa testagem. Quando o poder público não faz, a
sociedade civil sempre se organiza. Estamos juntos apoiando a iniciativa”,
afirma.
Para esta testagem, o Bora Testar contará com
quatro equipes compostas por enfermeiros que serão responsáveis por triar e
aplicar os testes. Desenvolvida por um grupo de médicos, a plataforma
Ciente (https://app.ciente.net/covid/), em
parceria com o projeto, auxilia na triagem por meio de um questionário e armazena
dados, inclusive socioeconômicos, com o objetivo de traçar um retrato do
impacto da pandemia nas favelas brasileiras.
“Dividimos a comunidade em setor censitários e com
uma amostra de 400 entrevistas percorremos as casas aplicando o questionário. Assim,
evitamos aglomeração e conseguimos extrair as áreas mais vulneráveis do
território. Além disso, todos os profissionais contratados temporariamente para
a ação são selecionados na própria comunidade, uma maneira encontrada para dar
apoio nesse momento de vulnerabilidade e desemprego, conta Emília Rabello,
responsável pelo planejamento/ execução de campo e uma das idealizadoras do
projeto.
“Trabalhei no Hospital de Campanha de Barradas, em
Heliópolis, como encerrou o contrato e estou desempregada no momento, esta é
uma forma de continuar contribuindo com a comunidade”, diz Cleyce Mayze Silva
Costa, uma das enfermeiras que vai trabalhar na testagem.
O Bora Testar foi criado por empresas da área de
comunicação que decidiram apoiar na prevenção do contágio começando por onde
havia maior vulnerabilidade – as favelas. A Campanha já testou a Favela de
Paraisópolis, também na região metropolitana de São Paulo e começou a traçar
dados econômico sociais importantes e vai fazer isso por todas as favelas onde
passar (ver resultados de Paraisópolis abaixo).
As próximas ações da Campanha Bora Testar estão
programadas para a Cidade Tiradentes, em São Paulo e Rocinha, no Rio de
Janeiro. “Nosso objetivo é alcançar todo o Brasil, para isso contamos com a
sociedade que se solidariza com a campanha”, afirma Claudia Daré, também
idealizadora do projeto.
A Campanha Bora Testar conta também com apoio de
empresas solidárias e com uma plataforma de crowfunding para compra de testes e
suporte logístico. Para contribuir com qualquer
valor a partir de 10 reais, basta acessar a plataforma
aqui. Conheça mais sobre o projeto nas redes sociais @boratestarcovid
no Instagram e Facebook.
Dados resultantes da ação em Paraisópolis
400 moradores passaram por triagem. 28% foram
encaminhados para testes e 6,3% tiveram resultado positivo para a Covid-19.
Entre os que apresentaram resultado positivo para o coronavírus, 48% têm renda
familiar até R$ 1045 reais. Foram contaminados igualmente 40,7% dos que têm o
fundamental incompleto e os que têm ensino médio e superior incompletos.
O contágio se deu com maior incidência entre os moradores que saem de casa para
trabalhar (51,9%). 40% das pessoas trabalham com atendimento presencial
(serviços) e 50% servem na área de saúde.
Sobre a Campanha Bora Testar
Idealizada para levar testes de diagnóstico da
Covid-19 às favelas do Brasil, o objetivo da campanha é ajudar a preservar a
saúde dessa população, além de gerar dados que traduzam melhor a realidade
desses locais.
Com quatro pilares básicos: informação, triagem,
exames com sintomáticos e rastreamento, a campanha foi criada e desenvolvida
pela Outdoor Social e Latam Intersect PR, empresas de comunicação que se uniram
com suas diferentes especialidades para realizá-la.
Realizadores da Campanha
Outdoor Social
www.outdoorsocial.com.br -
Instagram @outdoorsocial.
LatAm Intersect PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário