sábado, 7 de fevereiro de 2015

Para brasileiros, Carnaval não é só folia





Pesquisa do Groupon aponta que, enquanto 57% das pessoas pretendem envolver-se com atividades carnavalescas, 42% também associam o feriado ao descanso

Em poucos lugares do planeta o Carnaval é tão celebrado quanto no Brasil – tradição nacional mundialmente reconhecida, atrai turistas de todos os países para ver as cores, o ritmo das escolas de samba e a animação nas ruas. Há, no entanto, quem prefira passar o feriado descansando em uma praia deserta ou jogando videogame em casa. Para entender melhor como o brasileiro realmente vai pular o Carnaval, o Groupon realizou uma pesquisa com 1.382 pessoas, em todos os Estados, que trouxe importantes insights sobre o jeitinho brasileiro de aproveitar o Carnaval.
Para 46,1% dos entrevistados, o Carnaval é uma oportunidade para esquecer a rotina e se divertir, mas 42,3% das pessoas afirmaram que também pretendem aproveitar o feriado para descansar e relaxar. Mesmo assim, 57% dos brasileiros devem se envolver em alguma atividade carnavalesca este ano – dentre elas, a preferida é a festa de rua, com 45,8%, seguida dos blocos de Carnaval, apontados por 38,7%. Apenas 11,2% devem desfilar com as escolas de samba neste Carnaval e 64% vão apenas assistir aos desfiles, pessoalmente ou pela TV.
 “De maneira ampla, os brasileiros consideram o Carnaval uma festa eclética, com atividades para todos os gostos e todos os públicos. Há quem prefira aproveitar a data para conhecer um novo restaurante com a família, há quem pretenda participar da folia e há aqueles que usam os dias de folga para viajar e explorar novos destinos”, explica Michel Piestun, CEO do Groupon para América Latina. “É isso que o Groupon oferece a todos os seus usuários: uma ampla gama de oportunidades e programas diferentes, para que cada um possa divertir-se à sua maneira”, completa.
Mais de 30% dos entrevistados já planejaram a viagem de Carnaval. Entre os destinos mais lembrados como sedes do Carnaval brasileiro, as cidades de Rio de Janeiro e Salvador ainda reinam absolutas, com 31,4% e 30,4%, respectivamente, seguidas de Recife (7,2%) e Olinda (5,5%). Entre as palavras mais associadas à data, “diversão” é a primeira colocada, com 49,7% das menções; apenas 10,6% relacionaram o Carnaval a “sexo”. A pesquisa também abordou os possíveis aspectos negativos da festa: 61,2% dos respondentes apontaram o excesso de bebida e 50,4%, a alta exagerada dos preços.
                                                                                                                                                                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário