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sexta-feira, 9 de junho de 2023

Advogada de imigração apresenta 06 passos para viajar para Europa com segurança!

A primeira viagem internacional a gente nunca esquece, com certeza. Mas quais são as dicas para passar na imigração com tranquilidade?

Sem dúvida, uma viagem internacional neste período de férias, é recomendável se informar bastante antes de embarcar para não ser barrado na imigração e seu sonho de viagem se torne mais um pesadelo. 

Para ajudar os passageiros, a Dra. Lívia Suassuna, brasileira que atua em seu escritório em Londres (Reino Unido), especialista em direito imigratório e de família, preparou um manual com as principais providências que devem ser tomadas:

1 – Passagem de ida e volta - todos os países em que você vai entrar vão pedir a passagem de ida e volta. Como turista, você tem que provar que não quer ficar mais tempo no país do que seu tempo limite. Em alguns países da Europa o tempo de permanência é de até 90 dias. No Reino Unido, são 180 dias. O país é composto pela Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

2 - Seguro-Saúde - não é obrigatório na maioria dos países, mas aconselhável. Caso você sofra algum acidente durante a viagem, você teria que pagar os custos. Você vai ser atendido, na maioria das vezes, nos hospitais públicos, mas depois vai chegar uma conta que não é barata. Principalmente nos EUA.

3 - Visto – atualmente os brasileiros não necessitam de visto de turista prévio em alguns países, pois há um acordo entre países que os liberam dessa exigência, como os países da América do Sul (exemplos: Argentina, Chile), países da União Europeia (como Alemanha, Itália, Portugal, Croácia, etc), Ásia (como Filipinas e Tailândia), a Nova Zelândia e países da África do Sul. 

Na Europa, boa parte dos países não exige o visto prévio. São 104 países que permitem que brasileiros entrem no país sem emitir um visto. É importante lembrar que o tipo de permissão é diferente se a viagem for para lazer ou a negócios.
Já nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, China e Japão, precisam de visto prévio para poder entrar e as regras são bem exigentes. É bom planejar a viagem com antecedência para não ser pego de surpresa.


“Atenção também, se ao destino final, é exigido o comprovante internacional de vacinas. O Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) pode ser acessado pela internet, através do próprio site do Governo Federal”, ressalta a advogada.

4 – Acomodação – É fundamental fazer um roteiro especificando a programação da viagem, lugares que pretende visitar, tempo de hospedagem e o tipo de acomodação, que pode ser hotel, Airbnb, casa de amigos, com as devidas declarações e comprovações. O oficial da imigração pedirá informações sobre isso.

5 – Dinheiro – Checar a moeda utilizada do país que você pretende viajar. Nos EUA seria o dólar. Na Europa, o euro. Mas alguns países têm a moeda própria, como no Reino Unido , que é a libra esterlina. Tem gente que brinca dizendo “quem converte não se diverte”. Mas não caia nessa! É fundamental organizar e definir quanto pode gastar durante o roteiro para não passar por inconvenientes. Lembre-se de que a viagem deve ser prazerosa, com momentos de aprendizado e trocas culturais.

6 – Checklist da bagagem: depois de todas as informações sobre a viagem, faça a lista de tudo o que é importante levar para que tudo aconteça da melhor forma. 

“Coloque na lista os documentos necessários, que devem ficar na bagagem de mão, dinheiro e cartões e computador. Não deixe de conferir as regras de bagagem! Pronto, agora é esperar o dia da viagem com a certeza de que será uma experiência incrível”, finaliza Dra. Livia Suassuna, especialista em direito imigratório.

- link de cancelamento.



13 de junho, terminal Jabaquara da EMTU/Metrô

Campanha de combate à violência digital às crianças e aos adolescentes une estrelas como Mauricio de Sousa, Suzana Vieira, Nicholas Torres, Paulo Tatit e Mateus Solano Yana Sardenberg, Júlia Zimmer e Malu Mader

 

·         Balões coloridos para as crianças.

·         Distribuição de rosas brancas, simbolizando a paz, às mães, aos pais e responsáveis.

·         Especialistas acolhendo, prestando orientação e distribuindo cartilhas sobre os direitos das crianças.

·         Educadores esclarecendo sobre os cuidados indispensáveis ao adequado acompanhamento de crianças e adolescentes quando da nevegação em redes sociais e demais plataformas digitais.

·         Performances didáticas de um grupo de “palhaços da informação” chamando atenção para os riscos que se escondem por trás das plataformas digitais e, cada vez com maior frequência, ganham espaços nos noticiários policiais - como atentados em escolas, preparação de sequestros, pedofilia, cyberbullying, entre outros

 

É nesse clima que pais, mães e responsáveis serão recepcionados em 13 de junho, das 7h às 13h, no Terminal da EMTU – Metrô Jabaquara, em ação da  II Semana de Conscientização e mobilização em prol do desenvolvimento saudável e de prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes da cidade de São Paulo.


Denominado de Infância, eu abraço, o mutirão interprofissional tem a participação e o apoio de instituições da sociedade civil, entidades médicas, como a Academia Brasileira de Neurologia, Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Associação Paulista de Medicina, entre outras (www.instituto-omp.org.br/infanciaeuabraco). A organização é da ONG Instituto Olinto Marques de Paulo e da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

 

 Celebridades e grafiteiros

A campanha Infância, eu abraço também vem mobilizando astros, estrelas e celebridades como o cartunista Mauricio de Sousa, papai da Monica, Cebolinha e Cascão, entre outros, além de estrelas da TV e cinema: Suzana Vieira, Nicholas Torres, Paulo Tatit e Mateus Solano, Yana Sardenberg, Júlia Zimmer e Malu Mader.

 

A propósito, no dia 13, no Terminal da EMTU – Metrô Jabaquara, haverá ainda exposição de telas temáticas especialmente preparadas por alguns dos principais grafiteiros do Brasil.  

 

O tamanho do problema

 

 Nos dias de hoje, as ameaças virtuais às nossas crianças lamentavelmente estão fora do controle. A proporção do perigo é cada vez maior, inclusive porque os pequenos quase nascem com um celular em mãos, navegando nas redes. Segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), de agosto de 2022, 93% das crianças e adolescentes do país entre 9 e 17 anos estão conectadas. São cerca de 22,3 milhões de pessoas.

Outro levantamento, desta vez divulgado em maio de 2023 pelo CCGI.br em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), aponta que 43% dos jovens dessa faixa etária não sabem checar se uma informação é falsa.


Sabemos que esses tantos milhões de jovens usuários ainda não recebem supervisão adequada. Daí a importância de conscientizá-los e apontar caminhos, como ocorrerá no Terminal da EMTU – Metrô Jabaquara e nas demais ações da II Semana de “Conscientização e mobilização em prol do desenvolvimento saudável e de prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes”, de 12 a 16 de junho, em iniciativa do Instituto Olinto Marques de Paulo, IOMP, (https://www.instituto-omp.org.br/quem-somos), com apoio da Sociedade de Pediatria de São Paulo, SPSP, (https://www.spsp.org.br/) e parceiros.

 

         Dados assustadores 

 

A meta é levar informações críveis e alertar milhões e milhões de cidadãos de São Paulo e de todo o Brasil para a violência de uma forma geral contra nossos pequenos e adolescentes. De acordo com dados do Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, realizado pelo UNICEF e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), entre 2016 e 2020 aproximadamente 35 mil crianças e adolescentes foram mortos vítimas de violência no país.

 

Já quando se fala de violência sexual, os números são ainda maiores: de 2017 a 2020, 180 mil passaram por situações de abuso. A pesquisa mostra que a violência com as crianças ocorre, majoritariamente, em situação doméstica, sendo praticada por parentes ou conhecidos. O mesmo acontece com a violência sexual. Os adolescentes, por sua vez, morrem muitas vezes fora de casa, em contextos de violência urbana e racismo.

 

Semana da Conscientização

 

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou o PL 17.738/2022, que altera a Lei nº 14.485, de 19 de julho de 2007, incluindo no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo a Semana Municipal de “conscientização e mobilização em prol do desenvolvimento saudável e de prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes”, a ser celebrada anualmente na segunda semana do mês de junho.

 

A ideia da campanha, sugerida pelo IOMP, é propagar atividades pela cidade que incentivem o conhecimento sobre as melhores formas de prevenir a violência contra a criança e o adolescente. Isso inclui a compreensão dos canais de interlocução e reconhecimento de situações de maus-tratos e negligência. Tais práticas não podem passar despercebidas e cabe à sociedade, como um todo, se responsabilizar por combatê-las.

 

Sobre a SPSP 

A Sociedade de Pediatria de São Paulo foi fundada em 12 de outubro de 1970, por iniciativa de uma plêiade de pediatras paulistas. Desde então, a SPSP tem trabalhado pelo incentivo à educação pediátrica continuada, pela intransigente defesa dos direitos da criança e do adolescente e pela defesa e valorização da profissão de pediatra. 

 

Sobre o IOMP

Criado em 2007 com o propósito de transformar vidas por meio de metodologia personalizada, humana e democrática, o IOMP promove qualificação e incentiva a autonomia dos educadores, engajando e potencializando ações transformadoras individuais e coletivas, contribuindo para uma sociedade melhor.

 

Apoiam o IOMP 

https://www.instituto-omp.org.br/quem-somos


Kantar: consumo de carne bovina cai 4%, enquanto o da suína dobra

 

Devido à inflação e aos altos preços, o consumo de proteínas durante as refeições tem caído: enquanto a retração no mercado de alimentos e bebidas foi de 6% no primeiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado, a diminuição nas ocasiões de consumo de proteínas foi ainda maior: -9%. 

A principal responsável pelo novo cenário é a carne bovina, que ocupava 43,1% do share de ocasiões no primeiro trimestre de 2021 e agora está com 39%. A trajetória de queda já era sinalizada no mesmo período de 2022, quando o consumo havia diminuído para 40,5%. No caminho inverso está a carne suína, que passou de 4,6% para 7,6% e depois para 9,1% nos mesmos intervalos.

 


As proteínas mais baratas, como salsichas e linguiças, que se destacaram em 2022, perdem importância na mesa dos brasileiros no curto prazo. Já os peixes e frutos do mar demonstraram estabilidade de 2022 para 2023, apesar de terem sofrido uma queda entre 2021 e 2022. E as carnes de aves, que também sofreram retração de consumo em 2022 com a alta dos preços, agora se recuperam, passando de 25,9% do share para 28,6%.

 


Kantar
www.kantar.com/brazil

 

Seja parceiro dos estagiários

A boa relação entre líderes e colaboradores forma uma empresa de sucesso


Cada vez mais, a relação entre os gestores e suas equipes passa por mudanças e se torna próxima. Especialmente após a pandemia, esse laço se estreitou e algumas atitudes não são mais aceitas e outras passaram a ser mais valorizadas. Portanto, o contato precisa ser humanizado e os líderes devem ficar atentos a esse tema, principalmente com os estagiários, pois são representados, em sua maioria, pela nova geração. Por sempre defender essa classe e tentar expandir a mente da sociedade sobre o assunto, escolhi o tema para protagonizar este artigo.


A liderança humanizada traz benefícios para o próprio negócio

Há tempos, muito se fala sobre a necessidade de transformação, sustentabilidade e humanização nos negócios. Algumas empresas já estão agindo para enfrentar as crises deixadas pelos integrantes anteriores, como as relacionadas ao clima e ao meio ambiente. No entanto, muitas corporações ainda parecem ignorar as mudanças necessárias para os novos tempos.

De acordo com o relatório Conscious Capitalism and the Leadership of Care, da LLYC, as companhias devem ter como objetivo principal a geração de impactos positivos na sociedade, para o lucro ser uma consequência direta dessas ações. Nesse contexto, o comando é essencial. Para impulsionar esse movimento, é preciso desenvolver auto responsabilidade e habilidades socioemocionais. Essas e outras competências, chamadas de soft skills, ganharam bastante relevância recentemente.

Atualmente, a saúde mental é uma das principais preocupações da população e, por isso, deve existir um cuidado emocional dos gestores com seus subordinados. Isso terá um efeito positivo não apenas na satisfação do time, mas no empreendimento como um todo. Afinal, humanizar as relações laborais e construir vínculos verdadeiros é uma tarefa urgente. Quando o chefe se mostra disponível e parceiro dos estagiários, eles respondem com aumento na produtividade, motivação e engajamento.

Os colaboradores necessitam encontrar um ambiente saudável para lapidar seus talentos e contar com uma supervisão responsável e capacitada para orientá-los. Esse novo modelo exige uma postura mais consciente e a aplicação de novas habilidades, como comunicação empática, flexibilidade cognitiva, inteligência relacional e influência inspiradora. Logo, a alta cúpula deve estar disposta a olhar para dentro de sua equipe e aprender com os membros, reconhecendo e valorizando as individualidades de cada um. Isso contribui para o fortalecimento do grupo e a cultura corporativa.

Portanto, confira algumas dicas para melhorar o clima organizacional:


Olhe a parte interna antes da externa:

Há várias razões para aumentar a pluralidade do grupo contratando pessoas diversas. Isso é um passo importante na transformação da entidade, porém, antes de olhar para fora, é essencial prestar atenção nos integrantes já presentes. O que é feito para realmente incluir as mulheres? Como são valorizadas as características únicas de cada um? A partir dessas reflexões, é possível estabelecer metas mais concretas e ampliar seu alcance.


Lideranças empáticas:

Recentemente, aconteceram grandes reformulações no universo laboral, com demissões em massa e alteração no modo de enxergar o trabalho. Nesse momento, é hora de todos ficarem mais próximos e se acolherem uns aos outros. Isso cria um espaço seguro e os membros se sentem parte de um propósito. Por sua vez, trará mais força em outras causas adotadas pela gestão.


Colaboradores alinhados aos valores organizacionais:

De acordo com a última pesquisa realizada pelo LinkedIn, 60% dos entrevistados pretendem mudar da empresa atual ainda este ano e 20% deles já estão em busca ativa por novas posições. Cada vez mais, surge a necessidade de conectar os integrantes aos valores do local. Embora o salário e os benefícios sejam determinantes, eles não são mais os fatores decisivos para a escolha dos indivíduos qualificados.


Por que investir em estagiários?

Para fomentar essas contratações, a Lei 11.788/08 promove algumas vantagens para quem aderir ao programa. Por não se tratar de um vínculo empregatício, há a isenção de impostos e direitos trabalhistas, tais como FGTS, INSS, 1/3 sobre férias, multa rescisória de 40% e 13º salário. Além disso, existem pontos positivos mais subjetivos e difíceis de mensurar. A corporação terá ideias atuais e inovadoras desse pessoal mais atualizado e engajado. Afinal, para exercer essa função, é obrigatório estar regularmente matriculado nos níveis superior, profissional, técnico, médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos, a EJA.

As vantagens podem ser visualizadas no dia a dia e proporcionam segurança para uma efetivação futura, pois esse colaborador já estará há algum tempo lá dentro, sendo acompanhado. Dessa forma, será possível conhecê-lo melhor junto ao seu trabalho, pontualidade, dedicação, dentre outras qualidades. Logo, é possível ter um "leque" maior de possibilidades, pois a contratante terá um jovem empolgado com a profissão, cheio de novidades e sugestões, podendo ser usadas para melhorias.

Outra especificidade é na admissão e rescisão do acordo. Ele pode ser encerrado a todo momento, sem aviso prévio, por qualquer uma das partes e, como dito, sem o pagamento de taxas. Caso tenha essa necessidade, a reposição pode ser feita com rapidez e qualidade. Segundo o último censo Inep/MEC, existem mais de 17,4 milhões de pessoas aptas a essa condição, mas apenas 900 mil, pouco mais de 5%, têm essa oportunidade. Apesar da legislação só permitir a permanência por até dois anos na mesma companhia, dependendo do empenho e dedicação durante o processo, é possível continuar com esse indivíduo, registrando por meio da CLT. Dessa forma, é uma maneira de lapidar um futuro integrante do quadro de funcionários conforme os costumes e as regras ali estabelecidas.

Investir nas pessoas de forma adequada e cuidadosa, considerando todas as necessidades, quando realizado de maneira consistente, reflete na percepção dos colaboradores sobre a organização e, consequentemente, em seu desempenho nas outras práticas de responsabilidade adotadas posteriormente.

Portanto, abra as portas do seu negócio para essa juventude motivada, ávida por mostrar seu potencial e contribuir para o desenvolvimento. Dessa forma, além de fortalecer sua equipe, você estará colaborando com a economia e a educação do Brasil. Essa luta é de todos nós. Conte com a Abres!


Carlos Henrique Mencaci - presidente da Associação Brasileira de Estágios - Abres


Filminho e cobertor! Cineasta lista 5 filmes para assistir a dois neste Dia dos Namorados


Entre clássicos romances e histórias realistas, Fernanda Schein revela suas escolhas para a data mais romântica do ano

 

O Dia dos Namorados está chegando e para os casais que não curtem as filas enormes dos restaurantes no dia mais romântico do ano, a pedida perfeita é um bom filme e um cobertor quentinho com o seu amor. Pensando nisso, a cineasta Fernanda Schein, que vem se destacando na cena internacional, parte do time de edição de grandes projetos da Netflix e super premiada também no cinema independente, listou 5 filmes para ninguém perder horas no menu inicial dos streamings.

 

Hora de convidar o crush e preparar a pipoca! Confira:

 

1. “Breve Encontro” - David Lean (1945) 

 

“Para quem gosta de cinema clássico, esse é um dos meus romances preferidos. Dirigido por David Lean, Laura e Alec, dois estranhos, se conhecem acidentalmente em uma estação de trem e logo se sentem atraídos um pelo outro. Apesar de ambos serem casados, eles se encontram regularmente, vivendo um romance secreto e intenso. Contudo, o peso da moralidade e das responsabilidades familiares começa a pesar sobre eles, colocando em cheque seus sentimentos e desafiando a durabilidade de seu amor proibido.

 

Esse clássico do cinema inglês retrata com sensibilidade os dilemas emocionais e os sacrifícios necessários em nome da felicidade e do dever.”

 

2. Trilogia “Antes do Amanhecer” - Richard Linklater (1995, 2004, 2013)

 

“Essa trilogia é perfeita para maratonar na semana dos namorados, especialmente para aqueles casais românticos e realistas, que gostam de filosofar e conversar sobre o amor e suas consequências. 

 

A trilogia "Antes do Amanhecer", "Antes do Pôr do Sol" e "Antes da Meia-Noite" acompanha o encontro fortuito de Jesse e Celine em três momentos cruciais de suas vidas. No primeiro filme, eles se conhecem em Viena e passam uma noite inesquecível juntos, discutindo sobre a vida e o amor. Nove anos depois, em Paris, os dois se reencontram e refletem sobre suas escolhas, sonhos e decepções. Por fim, em "Antes da Meia-Noite", Jesse e Celine estão em uma nova fase do relacionamento, enfrentando conflitos e questionando o futuro. Essa trilogia de Richard Linklater é um retrato poético e realista do amor, explorando as complexidades e transformações do sentimento ao longo do tempo.”

 

3. “Amor” - Michael Haneke (2012)

 

“Vale lembrar que o amor é atemporal, não é só dos jovens! O cinema às vezes ilustra demais os romances joviais, e falha em criar histórias para acompanhar os romances da velhice e todas suas lindas nuances. 

 

Esse filme é lindo e muito realista: uma espiadinha de uma fase da vida que todos nós um dia vamos passar, mas nem sempre pensamos sobre isso. "Em 'Amor', dirigido por Michael Haneke, somos levados à vida de Anne e Georges, um casal de idosos que enfrenta os desafios da velhice juntos. 

 

Quando Anne sofre um derrame que a deixa com um lado do corpo paralisado, Georges assume o papel de cuidador dedicado, enfrentando as dificuldades físicas e emocionais que surgem. O filme retrata com sensibilidade a luta do casal contra a deterioração da saúde, a solidão e o amor inabalável que os mantém unidos. Haneke explora de forma intensa e tocante os temas da morte, do envelhecimento e da compaixão, oferecendo uma visão profunda da complexidade das relações humanas."

 

4. Malcom & Marie - Sam Levinson (2021)

 

“Esse é um daqueles filmes bem polarizados, teve quem amou e quem odiou. Eu achei o filme maravilhoso enquanto produção/história mas foi um pouco difícil pra eu assistir. Sou uma pessoa que não gosta muito de conflito, e assistir uma discussão de duas horas me fez me sentir dentro daquela briga - o que só mostra o quão envolvente o filme é. Esse é para os casais fortes, buscando explorar conflitos.  

 

Em 'Malcolm & Marie', acompanhamos a tumultuosa noite de um casal, Malcolm, um cineasta em ascensão, e Marie, sua namorada e atriz. Após a estreia de um filme de Malcolm, os dois retornam para casa e mergulham em uma intensa e complexa discussão sobre seu relacionamento, questões de amor, arte e autenticidade. 

 

O filme, dirigido por Sam Levinson, é um retrato cru e visceral do amor e da vulnerabilidade, explorando as dinâmicas de poder, ressentimentos e conflitos emocionais entre o casal. Por meio de diálogos afiados e atuações poderosas de Zendaya e John David Washington, somos imersos em uma montanha-russa de emoções e reflexões sobre relacionamentos e a natureza da criação artística.”

 

5. Me Chame Pelo Seu Nome - Luca Guadagnino (2017) 

 

“Tem algo mais romântico que um verão na Itália? Sou completamente apaixonada por tudo nesse filme! As locações, a fotografia, a atuação, a montagem… É intenso, é sexy, é romântico e é uma história linda demais. 

 

Em 'Me Chame Pelo Seu Nome', baseado no romance de André Aciman e dirigido por Luca Guadagnino, somos transportados para o verão de 1983, na Itália. Elio, um jovem de 17 anos, passa suas férias em uma vila italiana com sua família. Lá, ele conhece Oliver, um estudante americano que está trabalhando como assistente de pesquisa de seu pai. À medida que os dias ensolarados se desenrolam, Elio e Oliver desenvolvem uma profunda conexão, descobrindo juntos o despertar do desejo e do amor. 

 

O filme retrata com delicadeza e sensibilidade a descoberta da sexualidade, a paixão avassaladora e os desafios emocionais de um romance proibido, capturando a efervescência do primeiro amor e as complexidades da identidade.”

 



Fernanda Schein - Do interior do Rio Grande do Sul para Los Angeles, a cineasta e editora Fernanda Schein já atuou” em diversos projetos importantes do cinema e da publicidade. Fez mestrado na New York Film Academy e partir daí, fez parte da produção de projetos como o filme “Forbidden Wish”, melhor longa pelo Santa Monica Film Festival disponível no Prime Video e produções independentes, como “The Boy in The Mirror”, vencedor do prêmio de melhor curta-metragem no California Women's Film Festival. Foi editora/montadora principal de projetos dirigidos por Rob Styles, como “A Social(Media) Construct” e “Sleeping Awake”. Agora está brilhando cada vez mais com o recém lançado “I See You” e como parte do dream team da Campfire, importante produtora em Los Angeles, responsável por “Neymar: O Caos Perfeito” .Já prestes a estrear, além de “Envenenados: O Perigo na Nossa Comida”, para a Netflix, também em 2023 terá o longa-metragem “Farewelling”, dirigido por Rodes Phire e o curta “Last Minute”, de Joel Junior
https://fernandaschein.com/
www.instagram.com/feschein


Dia dos Namorados: 4 dicas para economizar na hora de comprar o presente

Especialista orienta cuidados para agradar quem se ama sem gastar além da conta ou contrair dívidas

 

Quase 100 milhões de pessoas devem ir às compras neste Dia dos Namorados, segundo um levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e do SPC Brasil, o que representa um aumento de 8% em comparação com 2022. Entre tantas opções, como roupas, sapatos, acessórios e até um jantar, é preciso ficar atento para não fugir do orçamento, nem contrair dívidas desnecessárias com presentes. 

 

“Essa é uma data em que o mais importante é a relação e a demonstração de amor e de carinho. Não vale a pena se endividar para comprar algo caro, nem mesmo assumir um parcelamento, pois isso afeta as despesas futuras. É importante planejar e pesquisar bem antes de comprar qualquer coisa por impulso”, recomenda Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal online.

 

Pensando nisso, Thaíne separou quatro dicas para economizar na hora de comprar o presente, sem deixar de fazer dessa data um momento especial:

 

1- Estabeleça um valor limite

Antes de ir às compras, faça as contas e verifique seu orçamento. Coloque no papel o valor real que você pretende e pode gastar no presente, sem comprometer outros gastos. Com o valor exato de quanto pode usar, você encontrará o presente ideal dentro das suas condições.

 

“Em datas especiais, muitas vezes queremos agradar a pessoa amada sem pensar nas finanças. Isso é um erro. Quando o dinheiro é curto, fazer cálculos nunca é demais. Tenha em mente que o mais importante é o momento a dois e não o valor gasto no presente”, destaca Thaíne.


 

2-Pesquise antes de comprar

Não compre na primeira loja que encontrar. Pense em alguns possíveis presentes e pesquise os preços e as condições de compra em pelo menos três lugares, além da internet. 

 

“Não deixe para comprar na véspera ou no dia, pois isso não lhe dará margem para uma pesquisa de preços. É importante verificar também as avaliações das lojas e dos produtos feitos por outros compradores e a reputação da empresa. Essas informações ajudam a evitar uma compra no calor do momento”, explica a especialista.


 

3-Prefira pagar à vista

 Antes de optar pelo parcelamento, verifique quais serão suas obrigações futuras. Se o presente for caro e as parcelas couberem no orçamento dos próximos meses, parcele, mas dê preferência para o pagamento à vista. Possíveis atrasos podem acarretar em juros, negativação e descontrole financeiro.  

 

“Há diversas vantagens no pagamento à vista e a maior delas vem na hora de pedir desconto. Muitos estabelecimentos diminuem o valor cobrado se você pagar o produto em dinheiro ou no débito. Assim você economiza mais do que o planejado”, sugere Thaíne.


 

4-Faça algo especial

Se o dinheiro for problema, use a criatividade e faça o presente com as próprias mãos. Pode ser um arranjo de flores, um café da manhã na cama, um cartão ou um porta-retrato que traga o registro de um momento especial. 

 

“Um piquenique, um jantar em casa ou uma sessão de cinema com pipoca no sofá da sala também ajudam a não deixar a data passar em branco e são formas simples e de baixo custo para demonstrar o seu amor”, finaliza a executiva.

 

Simplic

 

Imigração qualificada: brasileiros se destacam no exterior em setores como saúde, engenharias, empreendedorismo, tecnologia e outras

 Profissionais brasileiros encontram nos Estados Unidos um destino seguro e repleto de oportunidades

 

Nos últimos anos, testemunhamos uma série de transformações significativas no cenário das imigrações. Essas mudanças são impulsionadas pela busca de uma melhor qualidade de vida, segurança e oportunidades profissionais. Fatores como a crescente preocupação com a violência, bem como a insatisfação política e empresarial, têm impulsionado esse aumento na procura por novos destinos.

 

Segundo dados do escritório Bicalho Legal Consulting P.A, Licenciado nos EUA, Brasil e em Portugal, os Estados Unidos têm se destacado como o principal país de destino para brasileiros qualificados que desejam imigrar. Dos clientes do escritório, 99% manifestaram interesse em migrar para os EUA em busca de oportunidades profissionais e melhores condições de vida. "Através de programas e políticas específicas, os Estados Unidos têm demonstrado um interesse nacional em atrair profissionais qualificados de todas as áreas", afirma o Dr. Vinicius Bicalho, Advogado licenciado nos EUA, membro da AILA - American Immigration Lawyers Association e CEO e fundador da Bicalho Consultoria Legal, escritório referência no cenário da imigração.

 

Dados do escritório Bicalho Legal Consulting P.A de 2017 a 2023, apontam que, os brasileiros qualificados têm optado pelos Estados Unidos como destino devido a diversos fatores, como a busca por qualidade de vida, a possibilidade de trabalho em suas áreas de atuação e a perspectiva de boas remunerações. Esses aspectos têm atraído talentosos profissionais em busca de uma vida melhor e oportunidades de crescimento tanto pessoal quanto no mercado de trabalho.

 

Áreas de atuação e as oportunidades:

 

Os brasileiros qualificados têm obtido sucesso em diversas áreas profissionais no exterior, como saúde, engenharias, empreendedorismo, tecnologia da informação, direito e contabilidade. Esses setores oferecem oportunidades de desenvolvimento e reconhecimento no mercado internacional. Segundo o Dr. Vinicius Bicalho, esses profissionais estão encontrando espaço para crescer e se destacar em áreas estratégicas do mercado global.

 

Nos Estados Unidos, programas e políticas específicas facilitam a imigração qualificada de brasileiros, refletindo o interesse do país em atrair profissionais talentosos de todo o mundo. Essas iniciativas visam fortalecer a economia e promover o intercâmbio de conhecimento e experiência.


ViaMobilidade instala passarela ligando Ciclovia do Rio Pinheiros ao Parque Villa-Lobos

Implantação de cabos isolados foi um dos preparativos
 realizados para a instalação de passarela nas proximidades
da Estação Villa-Lobos/Jaguaré da Linha 9-Esmeralda
Para garantir a segurança dos passageiros, PAESE será acionado na manhã deste domingo entre as estações Presidente Altino e Pinheiros

 

A ViaMobilidade está instalando uma passarela que vai ligar a Ciclovia do Rio Pinheiros ao Parque Villa-Lobos. Para garantir a segurança dos passageiros, os trens da Linha 9-Esmeralda não vão circular entre as estações Presidente Altino e Pinheiros na manhã deste domingo, 11 de junho, durante o içamento da estrutura.

 

A previsão é de que os passageiros sejam atendidos por ônibus gratuitos do PAESE entre 4h e meio-dia, em ambos os sentidos. No período, as orientações sobre a mudança serão passadas pelos Agentes de Atendimento e Segurança (AAS), por meio de cartazes, avisos sonoros e direcionadores na estação.

 

A nova passarela está sendo instalada na região da Estação Villa-Lobos/Jaguaré da Linha 9-Esmeralda. O objetivo da concessionária é beneficiar os ciclistas por meio de uma alternativa de acesso, estimulando a mobilidade ativa e a integração entre os modais.

 

A obra é mais uma das melhorias trazidas pela ViaMobilidade, em um pacote de investimentos de R$ 3,8 bilhões somente nos três primeiros anos de concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.


Personalização é chave para engajamento de equipes em programas de treinamento

Elaine Resende, diretora de engajamento e gestão do Grupo Take 5, compartilha cinco dicas para ativar o interesse dos colaboradores por capacitação

 

Os treinamentos corporativos são disponibilizados para qualificar as pessoas e influenciar no crescimento sustentável da empresa, porém, muitas vezes são encarados como processos maçantes, obrigatórios e sem valor pelos participantes por não se sentirem atraídos pelo formato ou pela didática do treinamento. Por isso, Elaine Resende, diretora de engajamento e gestão do Grupo Take 5, especialista em treinamento corporativo à distância, elencou estratégias eficazes para envolver o time e fazer a diferença quando o assunto é aprendizado corporativo.

Para ela, ter engajamento na educação corporativa significa contar com pessoas interessadas e que estão abertas a aprender, desfrutar e se dedicar às iniciativas de capacitação que são propostas, cumprir os prazos e obter bons resultados nas avaliações. Um ambiente leve e que desperte a interação positiva dos participantes contribui muito para um bom clima organizacional, mas não é só isso que desperta a atenção.

“Para conquistar o tal do engajamento, passa-se por um processo que exige conhecimento e personalização. Por isso, as primeiras perguntas que os gestores de programas de aprendizado corporativo devem se fazer são: quem é o meu público?, o que essas pessoas fazem?, por onde circulam?, o que as motivaria a se envolver com os conteúdos propostos?, que tipo de benefícios elas esperam alcançar com este programa?”, provoca Elaine.

Personalização é uma palavra-chave para um programa de treinamento eficaz e que encante os participantes. Segundo a gestora, é necessário conhecer os usuários do programa de educação corporativa para conseguir impactá-los com o conteúdo esperado e na linguagem e formato mais adequados. Portanto, investigar sobre seu dia a dia, suas expectativas, o que os motiva, o que eles consideram útil e o que não lhes interessa saber é essencial para definir a estratégia do programa. Além disso, e não menos importante, deve-se buscar soluções customizadas que se alinhem também com o perfil e às necessidades da empresa responsável por tal programa.

“Nem sempre é fácil chegar num modelo de programa customizado que fale a língua dos participantes, mas, quando a empresa reconhece o valor de conhecer o seu público e pauta sua estratégia sobre isso, é incrível como o processo flui e as escolhas fazem sentido. Afinal, quanto mais personalizados forem o conteúdo e a experiência do usuário, maiores serão as chances de as pessoas se conectarem e se engajarem com o programa de aprendizado corporativo para que ele, de fato, impacte positivamente nas suas vidas e no sucesso do negócio”, diz.

Confira cinco dicas para auxiliar as empresas a estruturarem e melhorarem seus programas de educação corporativa:


1- Conheça o seu público: Para que o treinamento se torne interessante, é preciso que o conteúdo oferecido tenha um valor real para quem irá consumi-lo, que seja relevante e traga novos aprendizados que farão a diferença na prática. Então, use e abuse das ferramentas de pesquisa para escutar atentamente o que os usuários do seu programa têm a dizer.


2- Utilize formatos interessantes: Amplie seu conhecimento sobre o setor de treinamentos e conheça os diferentes meios e formas que podem ser usados atualmente. Dica: priorize formatos que estimulem as interações, desafiem e levem as pessoas a se sentirem parte real do treinamento e fuja de modelos entediantes com textos enormes e sem possibilidade de interação.


3- Ofereça suporte: tenha em mente que oferecer suporte constante para o colaborador durante toda a jornada de aprendizado é algo básico e fundamental para que o participante não abandone os treinamentos. Por isso, não comece um projeto de aprendizado corporativo sem pensar em como funcionará o canal para tirar dúvidas e ajudar com questões técnicas.


4- Incentive o diálogo entre os participantes: Desenhe ações e ofereça ferramentas que facilitem o contato e despertem interações entre os colaboradores para que eles possam se expressar e trocar experiências, criando um sentimento de comunidade. Acredite, o sentimento de pertencimento a um grupo coeso faz a diferença no engajamento.


5- Invista em uma boa plataforma de aprendizado: O sucesso da educação corporativa e treinamentos on-line também depende muito dos meios que serão oferecidos para o usuário e das ferramentas de gestão disponibilizadas para quem está trabalhando nos bastidores do programa e precisa acompanhar os resultados. Não aceite menos do que o ótimo neste quesito.

 


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Como promover o bem-estar dos colaboradores para que se desenvolvam?

Prezar e promover o bem-estar dos colaboradores deveria ser considerado fundamental por todas as empresas, porém, sabemos que não é a realidade em algumas - várias -  organizações. É papel do líder zelar para que o time esteja se sentindo bem com as condições de trabalho que são oferecidas, não só para que se sintam felizes em estar naquele ambiente, como para que também consigam se desenvolver por completo. Afinal, o bem-estar influencia diretamente no desenvolvimento dos indivíduos e da equipe como um todo.

Dados do “Panorama do bem-estar corporativo 2022”, estudo feito pelo Gympass, maior plataforma de bem-estar corporativo do mundo, mostram que a perspectiva de bem-estar no trabalho é um fator preponderante nas decisões que os colaboradores tomam em relação à carreira. O bem-estar é um pilar tão importante quanto o salário para 83% dos entrevistados, já 85% permaneceriam em um cargo se a empresa priorizasse o bem-estar e 77% afirmam que pensariam em deixar uma empresa que não prioriza o bem-estar.

No entanto, precisamos refletir sobre o verdadeiro “bem-estar” dos colaboradores dentro de uma organização. Convenhamos que oferecer escorregador, mesa de ping-pong e vídeo game não se enquadram nessa categoria. Estes itens são totalmente acessórios, para não dizer que estão no lugar errado, quando estamos falando de bem-estar. Que tal oferecer condições de trabalho adequadas para que as pessoas exerçam todo o seu potencial e se desenvolvam pessoalmente ao executar o seu trabalho?

Sim, estou falando de estabelecer uma liderança próxima, de processos, de direcionamento claro, de ferramentas de trabalho, de priorização adequada, de poucas horas extras e equilíbrio com a vida pessoal, de autonomia para realizar suas tarefas, de saber porque realizá-las. Arrisco dizer que ler estas palavras lhe trouxe uma sensação de bem-estar, imaginando que um possível ambiente de trabalho com essas condições, seja agradável de se estar e aumentaria sua vontade de se entregar nas tarefas.

Diante deste cenário, os OKRs - Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chaves) -, são uma excelente ferramenta de gestão para ajudar durante o processo de promoção do bem-estar dos colaboradores. Afinal, os OKRs permitem criar uma visão mais clara, objetiva e específica da direção que a organização quer e pretende caminhar, pelo seu processo bottom up de definição.

A partir disso, os colaboradores participam da construção da forma de alcançar estes grandes objetivos da organização, gerando engajamento e alinhamento de propósito das tarefas do dia a dia com a estratégia da organização. Uma vez definidos, mesmo com uma disciplina de acompanhamento frequente, propõe um grau de autonomia para execução das tarefas, tendo sido acordados os resultados a serem alcançados ao final do período.

Desta maneira, o líder deve agir como um facilitador neste processo, seja trazendo pessoas capacitadas para a execução das atividades, seja capacitando as que estão envolvidas ou fornecendo ferramentas para isso. Pois quando todos participam do processo, ficam mais engajados e passam a se sentir responsáveis pelas ações e resultados da empresa, além de estarem se desenvolvendo, o que faz com fiquem satisfeitos no ambiente de trabalho.

 

Pedro Signorelli - um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKRs. Já movimentou com seus projetos mais de R$ 2 bi e é responsável, dentre outros, pelo case da Nextel, maior e mais rápida implementação da ferramenta nas Américas. Mais informações acesse: http://www.gestaopragmatica.com.br/

 

O Grande Dilema das redes sociais

Foi inegável as mudanças na sociedade depois do surgimento das redes sociais, o Orkut, criado em 2004, foi uma das primeiras redes sociais desenvolvidas no mundo e redefiniu o papel da internet. Criado dentro da Google para ser uma rede corporativa e competir com o LinkedIn, tinha como  objetivo inicial ser uma rede social corporativa para ajudar as pessoas a achar empregos e aumentar o networking. Entretanto, acabou virando palco para conexão de velhas e novas amizades e divulgação de uma aparente “felicidade”.

Em seguida veio o Facebook, cujo objetivo principal era conectar pessoas e fazer novas amizades, e novamente, virou palco para compartilhar uma vida por trás das telas, onde os users são “felizes”, tem “sucesso”, “dinheiro” e “corpos incríveis”. Surgiu, então, o Twitter, cuja finalidade, segundo o próprio aplicativo, seria proporcionar o diálogo público, figuras públicas e anônimos entraram na onda de fazer comentários sobre todo o tipo de assunto.

Com a inovação tecnologia trabalhando intensamente, foram criados, os principais aplicativos de comunicação do mundo, o WhatsApp e Telegram, tornando a comunicação mais fluida e a conexão de pessoas distantes mais fáceis.

Podemos afirmar que até este ponto, a missão de todas estas empresas era unir cada vez mais pessoas que se conheciam ou não, bem como permitir a liberdade de expressão sobre qualquer tema. O foco na socialização ajudou a conectar seres humanos que antes tinham dificuldade de se conhecerem, sejam pelo fato de morarem em outras cidades, estados ou até países. Como também permitiu que milhões de seres humanos ao redor do mundo pudessem ter acesso a comentários e informações de muitas personalidades, tudo isso em tempo real.

Como ponto em comum, tanto as plataformas, como os aplicativos de comunicação, não cobram dos usuários por utilizarem seus serviços, mas, como qualquer empresa, precisam pagar suas respectivas despesas físicas, como salários, estrutura tecnologia etc.

Então, foi introduzido o conceito da remuneração através das propagandas pagas. Até este determinado momento não existia nada de ilegal ou antiético com esta prática, afinal muitos canais de assinatura complementam seus lucros com propagandas.

O grande problema foi o uso da tecnologia para o direcionamento, ou seja, algoritmos criados para direcionar as propagandas para determinados usuários. Isso ocorre quando as informações que os usuários inseriam nas plataformas, como fotografias e dados pessoais, foram utilizadas sem a permissão dos mesmo para gerar padrões de perfis que acabaram sendo compartilhados com as empresas para realizarem propagandas direcionadas.

Afinal, se uma empresa conhece os hábitos e perfil psicológico do usuário, uma propaganda direcionada fatalmente ira se converter em mais vendas. O que não acontecia quando as empresas contratavam espaços nas televisões para divulgarem seus produtos, por exemplo, pois a mensagem era compartilhada, mas a conversão em vendas era infinitamente menor do que acontece atualmente com as plataformas digitais.

O fato das plataformas usarem dados pessoais dos usuários mediante algoritmos para geral perfis sem autorização destes já seria uma ilegalidade e total falta de ética, mas, tal tema traz tantas discussões que vale um artigo somente para explicar todas as vertentes existentes.

O que podemos afirmar é que este modelo de negócios não é sustentável a longo prazo, por ele exigir que cada vez mais pessoas se cadastrem nestas plataformas transnacionais. Ademais, com a potencial recessão mundial, por mais que as empresas façam propaganda nas redes, as conversões em vendas não estão no mesmo patamar que ocorria durante a pandemia. Motivo pelo qual temos a redução nos gastos com propagandas nas plataformas, pois a primeira coisa que as organizações fazem em uma potencial crise econômica é cortar custos com propaganda e marketing.

Temos um problema adicional que é a falta de uma regulamentação global em relação aos conteúdos publicados, pois as plataformas tentaram se autorregular, no entanto realmente não funcionou, afinal, o modelo de negócios é totalmente pautado nos conteúdos dos usuários, que acreditam na total liberdade de expressão e não creem que serão penalizados por postagens racistas, violentas, radicais etc. Pensam que o mundo da internet é uma terra sem lei, contudo estão totalmente errados, visto que postagens geram consequências jurídicas, inclusive fornecendo provas contra os próprios usuários. Lembrando que seu direito termina quando inicia o direito do outro.

Chegamos a um grande dilema, onde as plataformas são importantes se usadas de forma adequada, como também são usadas inadequadamente, propagando antagonismo, discriminação, discurso de ódio. Qual será o final deste cenário? Fechar estas empresas? Usar de meios jurídicos para bloquear contas ilegais e imorais? Será que as autoridades irão conseguir vigiar a tempo todos os grupos e postagens que acontecem a cada segundo?

Creio que a única resposta para todo este imbróglio somente terá fim com uma regra global regulando este modelo de negócios e uma agência responsável por realizar investigações e penalizar as organizações, todavia ainda temos um longo caminho pela frente para atingirmos este objetivo. Por enquanto, como usuário, cabe a cada um de nós denunciar nas plataformas aquilo que fere o outro, seja violência física, psicológica, moral ou patrimonial. Podemos não resolver todos os problemas, mas, pelo menos, iremos fazer nossa parte para evitar ainda mais o pandemônio que o mundo vive.

 

Patricia Punder - advogada e compliance officer com experiência internacional. Professora de Compliance no pós-MBA da USFSCAR e LEC – Legal Ethics and Compliance (SP). Uma das autoras do “Manual de Compliance”, lançado pela LEC em 2019 e Compliance – além do Manual 2020. Com sólida experiência no Brasil e na América Latina, Patricia tem expertise na implementação de Programas de Governança e Compliance, LGPD, ESG, treinamentos; análise estratégica de avaliação e gestão de riscos, gestão na condução de crises de reputação corporativa e investigações envolvendo o DOJ (Department of Justice), SEC (Securities and Exchange Comission), AGU, CADE e TCU (Brasil). www.punder.adv.br

 

 

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