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quinta-feira, 1 de julho de 2021

Voltando a viajar nesta temporada?

 

O serviço de bebidas já foi retomado nos voos da

Divulgação

Aqui está tudo o que é preciso saber sobre voar agora

 

A Delta responde às perguntas frequentes dos passageiros sobre a atual experiência de viagem e detalha o que eles vão encontrar ao embarcar neste momento

 

À medida em que a demanda por viagens acelera por causa do período de verão no Hemisfério Norte, diversos clientes da Delta estão voltando a voar, muitos pela primeira vez depois de bastante tempo em casa. Aqui estão as respostas a seis perguntas comuns sobre como as coisas estão hoje em dia, tanto em solo como no ar.


 COMO DEVO ME PREPARAR ANTES DO MEU VOO? 

As viagens mudaram bastante desde o ano passado e a equipe da Delta tem trabalhado muito para proporcionar aos clientes as ferramentas digitais de que precisam para uma experiência de viagem perfeita. O Centro de Planejamento de Viagens oferecido pela companhia é um guia completo para pesquisar restrições de entrada, exigências de teste e tudo mais ao longo da jornada. Além disso, o mapa Delta Discover atualizado e integrado tem mais filtros e recursos para ajudar os viajantes a decidir onde ir, permitindo que reservem uma passagem com apenas alguns cliques. 

Antes do voo, é importante baixar o aplicativo Fly Delta para acessar rapidamente o cartão de embarque digital e as notificações importantes sobre a viagem. Quem precisar de ajuda pode enviar uma mensagem a um representante da Delta via app ou no delta.com para obter assistência rápida e conveniente. O e-mail também deve ser verificado para a obtenção de informações detalhadas, orientações e dicas sobre o próximo embarque. 

Outro ponto relevante é ter tempo suficiente para conseguir ou renovar o passaporte antes de viajar para o exterior, pois o processamento desse documento pode demorar mais durante o período de pico das viagens.

 

A DELTA ESTÁ AJUSTANDO ALGUM DOS SEUS PROTOCOLOS DE SAÚDE E SEGURANÇA CONFORME A VACINAÇÃO AVANÇA? 

É encorajador ver e ouvir sobre tantas pessoas tomando vacina. No entanto, continuar usando uma máscara é uma das maneiras mais importantes pelas quais os clientes e funcionários da Delta podem ajudar a prevenir a disseminação do COVID-19, e a exigência de longa data que a empresa estabeleceu para a utilização dessa peça está de acordo com a lei federal (em vigor nos Estados Unidos). 

Esse rigoroso requisito de máscara, combinado com tudo o que foi aprendido sobre o vírus e com a ajuda dos parceiros da Mayo Clinic e Emory, bem como do próprio diretor executivo de Saúde da Delta, o médico Henry Ting, deram a confiança para que a companhia evoluísse alguns de seus outros protocolos: 

  • Agora que há mais assentos a bordo, os viajantes provavelmente notarão, nos aeroportos dos Estados Unidos, menos marcações de distanciamento no piso do aeroporto, Delta Sky Clubs e nos assentos próximos aos portões de embarque e nos terminais de embarque, de modo a permitir a acomodação de mais clientes nos espaços da Delta nos terminais aeroportuários. Mas as estações de desinfetante para as mãos e os protetores de plexiglass nos balcões de check-in da Delta, nas salas VIP e nos balcões junto aos portões de embarque serão mantidos.
  • O interior das aeronaves, saguões de check-in, quiosques de autoatendimento, Delta Sky Clubs e balcões tanto na área dos portões de embarque como na de retirada de bagagem permanecem sendo totalmente limpos ao longo do dia. A companhia também continua a desinfectar os espaços a bordo dos aviões com spray eletrostático todas as noites.
  • A limpeza continuará a caracterizar a experiência premium que os clientes esperam da Delta.
  • Como lembrete, o ar em todas as aeronaves é completamente recirculado entre 10 a 30 vezes por hora com ar fresco externo ou por meio de filtros HEPA de nível industrial, que extraem mais de 99,99% das partículas, incluindo vírus. Esses são os mesmos tipos de filtros usados ​​em salas de cirurgia de hospitais, os quais são substituídos a bordo numa frequência duas vezes maior do que a recomendada pelo fabricante.

 

O QUE MAIS DEVO ENCONTRAR NO AEROPORTO ESTA TEMPORADA? 

De concessões de aeroporto retomadas recentemente a uma rede reforçada para levar os clientes a mais lugares que eles desejam ir, há muitas coisas para aproveitar neste verão do Hemisfério Norte. O ponto central de tudo isso é trabalhar para manter as pessoas em movimento durante as experiências no aeroporto da maneira mais eficiente possível.

Muitos passageiros não conheceram o serviço da Delta de entrega de bagagens na saída do aeroporto, mas agora a companhia tem o prazer de anunciar o retorno dos Sky Caps na maioria dos mercados de lazer norte-americanos como uma opção extra para ajudar a reduzir a aglomeração no saguão. 

A Administração de Segurança dos Transportes dos Estados Unidos (TSA, na sigla em inglês) continua a contratar oficiais de triagem de segurança para garantir que os pontos de controle tenham pessoal adequado para atender à demanda da alta estação. Eles darão continuidade a muitos dos protocolos de segurança e limpeza iniciados durante a pandemia e que se estendem neste período de recuperação, como os protetores de plexiglass e mais verificação de identificação sem contato em alguns aeroportos. para agilizar a experiência de segurança, é recomendado aos viajantes elegíveis inscrever-se no TSA PreCheck ou CLEAR. 

E, embora isso não seja novidade, deve-se estar no aeroporto pelo menos duas horas antes dos voos domésticos e três horas antes das viagens internacionais para garantir a chegada ao portão de embarque a tempo e com tranquilidade.

 

COMO É A EXPERIÊNCIA NOS DELTA SKY CLUBS NESTE MOMENTO? 

Todos os Delta Sky Clubs estarão abertos para os visitantes neste verão do Hemisfério Norte. À medida em que mais assentos foram disponibilizamos a bordo, os clubes também terão de volta lugares adicionais com base nas necessidades de capacidade e seguindo as diretrizes de ocupação locais. Com o apoio e orientação do diretor executivo de Saúde da Delta, aliado à exigência contínua de uso de máscara e ao aumento das taxas de vacinação nos Estados Unidos, pratos quentes, dispostos em estações self-service, retornarão aos lounges em etapas, começando, neste verão boreal, com os salões localizados nos hubs da Delta. 

Em Fort Lauderdale, uma linda sala VIP foi inaugurada em 23 de junho. Como todos os clubes, você pode relaxar e recarregar as energias no novo e cuidadosamente projetado espaço aproveitando o premiado programa de bebidas, a oferta de comida de alta qualidade e outras comodidades de primeira linha entregues com cuidado.

 

COMO É A EXPERIÊNCIA A BORDO AGORA? A DELTA ESTÁ RETOMANDO O SERVIÇO DE COMIDA E BEBIDA? 

O aumento da demanda e as taxas de vacinação deram à Delta confiança para abrir mais assentos, reintroduzir o serviço de lanches e bebidas a bordo e relançar o oferecimento de refeições frescas nas cabines domésticas premium. São notícias bem-vindas para os passageiros, e, até agora, a empresa aérea está vendo melhorias de dois dígitos nas pontuações de satisfação do cliente nessa categoria. 

Atualmente, os passageiros já estão desfrutando das bebidas favoritas e novas guloseimas, como os coquetéis da marca Tip Top Proper, que são gratuitos para os maiores de 21 anos na First Class e Comfort+ e estão disponíveis para compra na Main Cabin. 

Desde 15 de junho, os clientes voando na Delta One ou First Class em alguns voos domésticos de costa a costa dos Estados Unidos estão vendo o retorno das opções de comida quente, juntamente com a caixinha de snacks, uma das opções prediletas dos viajantes. Ainda nesta temporada, aqueles que voarem na Delta One ou First Class em outras regiões importantes dos Estados Unidos irão desfrutar de sanduíches artesanais, saladas e bowls (tigelas) especialmente criados para a Delta. 

O conteúdo de entretenimento a bordo também continua a ser atualizado, proporcionando uma imperdível seleção de programas, filmes e podcasts premiados. E ainda há um sistema de wi-fi rápido e confiável a bordo, pois agora, em parceria com a Viasat, a Delta oferece conectividade com capacidade de streaming de alta velocidade em mais aeronaves.

 

QUAL A COISA MAIS IMPORTANTE A SABER SE VOU VIAJAR NESTAS FÉRIAS? 

A coisa mais importante a saber é que os clientes estão no centro de todas as decisões tomadas pela Delta. A companhia est fazendo tudo para tornar toda a jornada algo que seja o mais seguro e fácil possível, de modo que voar seja uma parte da viagem pela qual o cliente espera ansiosamente. 

As informações em português também estão aqui. E, para ficar a par de todas as novidades da Delta, clique aqui.


A salvação não vem pelo distrito

A reforma política bate à porta, e as articulações, os atropelos e as pressões para acelerar as votações no plenário do Congresso têm um novo alvo: o voto distrital. Sem muitas definições, já que a própria relatora da PEC da Reforma Política, deputada federal Renata Abreu (Podemos/SP), disse que “ainda não tem certeza do que haverá no texto”, a intenção é a de alterar a forma de eleição dos candidatos e candidatas, passando do modelo proporcional para o modelo majoritário. Ao contrário do que se defende, trata-se de um tema bastante complexo que não é capaz de solucionar os problemas relativos ao processo eleitoral brasileiro.

O desejo de mudança do sistema político vigente no país é justificado pelo profundo descrédito da classe política e pelo desinteresse pelas disputas eleitorais, que culminam em uma crise de representação política. Nesse cenário, as intenções reformistas buscam resolver  os problemas existentes aplicando medidas “salvadoras” – nem de longe simples–,  sem pensar nos efeitos colaterais que podem provocar.

Quem defende o  voto distrital argumenta que eleições em distritos menores e com poucos candidatos permitiriam uma maior aproximação entre eleitores e candidatos. No entanto, essas alegações não possuem comprovação empírica. Nada garante que a proximidade geográfica resultaria em maior cobrança e fiscalização por parte da população ou que a proximidade implicaria em maior efetividade das intenções políticas. Tal situação poderia contribuir, em seu turno, para que os políticos se protejam em distritos cada vez menos competitivos, com objetivo de fácil eleição e reeleição.

Além disso, a separação em distritos eleitorais daria um poder ainda maior às lideranças partidárias, o que reduziria a renovação na política, já que os candidatos mais conhecidos seriam privilegiados e teriam mais chances de vitória. É o reforço à intensificação do clientelismo e do fortalecimento das oligarquias locais. Essa condição  vai totalmente contra o que o discurso dos entusiastas da reforma política mais defende: renovação e alternância do poder.

A propaganda do voto distrital também se relaciona com o cenário internacional. Referências ao Reino Unido e aos Estados Unidos são sempre enaltecidas, com a utilização desses contextos como argumento de autoridade. A venda da eficácia desse sistema político nos traz a impressão de que esse critério tornaria o Brasil um país também desenvolvido.

Entretanto, importante sempre ressaltar que o sistema eleitoral não é definidor da sociedade e que seu sucesso em um país não significa que outro terá a mesma experiência. Nos últimos anos, por exemplo, uma série de países abandonou o voto distrital puro, e apenas um (Madagascar) deixou  o sistema proporcional.

O voto distrital também traria consequências negativas à representatividade, uma vez que limitaria (ou excluiria) a representação das minorias. O esforço coletivo, o pluripartidarismo e a diversidade ideológica correriam risco de ficar  à margem do sistema político. Nesse sentido, o benefício oferecido pelo sistema proporcional, que deve ser mantido, é a garantia da pluralidade política e da ampliação da representatividade, especialmente com o reconhecimento da importância das minorias no debate político.

Dito isso, importante ressaltar que não há relação direta entre a escolha de um sistema eleitoral e a qualidade da democracia: deve-se reconhecer que é justamente no campo do dissenso, da disputa, do debate, que ela se fortalece.

Mudanças nos arranjos políticos de países democráticos são desejáveis e contribuem para o fortalecimento da cultura democrática e de participação política. O que não pode é disfarçar o interesse de alguns setores que vendem a reforma política como “salvadora”, mas que ignoram seus efeitos colaterais e preferem aprová-la com urgência, quase como um chamado à sua sobrevivência, como na “velha política”.



Ana Carolina Contin Kosiak - advogada, mestre em História (UFPR) e mestranda em Direito na Universidade Positivo (UP).


Redes sociais fakes vêm crescendo na rede hoteleira

Hotéis e resorts têm sido alvo de golpistas com redes sociais falsas, que promovem sorteios e promoções para obter dados pessoais.

 

As redes sociais são o grande diferencial atualmente para a divulgação de trabalhos e atividades de hotéis e resorts, que usam esses meios para alcançar seus hóspedes e tirar dúvidas com relação aos seus trabalhos. Mas uma onda de perfis falsos vem assolando o meio digital e causando confusão com aplicação de golpes em nome de diversas redes hoteleiras. Os golpistas entram em contato com os seguidores oferecendo ofertas e promoções, além de enganar os usuários com falsos sorteios de diárias no hotel. 

O problema continua e piora aí: para que o cliente ganhe a promoção, é exigido que um formulário seja preenchido, repassando dados pessoais para os golpistas. E a dor de cabeça já foi gerada, tanto para os clientes quanto para o hotel, que acaba tendo sua reputação manchada. 

Um dos grandes hotéis fazenda do país, o Fazzenda Park Hotel tem sofrido bastante com esse método. Algumas contas falsas têm se passado pelo hotel e pedindo que os seguidores preencham um formulário para que possam participar de uma promoção onde irão concorrer a uma hospedagem com acompanhantes. Apesar de todas as denúncias, as páginas continuam funcionando, aplicando o golpe e crescendo cada vez mais. 

“Somos um hotel consolidado e de grande renome, então algumas dessas contas já estão alcançando 15 mil seguidores e ainda não conseguimos a verificação do nosso perfil oficial, que já possui mais de 156 mil seguidores. O Fazzenda Park Hotel vem buscando o selo de verificação junto a rede social e tomando as medidas possíveis para denunciar e tentar derrubar as contas falsas. Além do mais, nós não promovemos sorteios no nosso Instagram”, explicou Viviane Bahr, coordenadora de marketing do Fazzenda Park Hotel.

 

Como identificar e o que fazer contra contas falsas?

O primeiro passo é identificar o nome da conta. Usando o Fazzenda Park Hotel como exemplo, a conta oficial possui dois z’s (@fazzendaparkhotel) e em sua bio tem todos os dados com os contatos diretos com o resort. Essa técnica é bastante eficaz, já que o Instagram não autoriza duas contas com o mesmo “arroba”. Ainda nessa área, underlines, pontos e travessões costumam ser bastante suspeitos, já que empresas usam os nomes inteiros, sem muitos caracteres diferenciados. 

Outro ponto a ser observado é a quantidade de seguidores. Normalmente, páginas fakes possuem poucos seguidores em relação a conta oficial. As falsas têm, em média, entre 500 a mil seguidores. O Fazzenda possui hoje 156 mil seguidores em sua conta oficial. E assim como a falta de seguidores pode tornar a conta suspeita, ficar de olho nas curtidas e comentários também é importante e pode ser um sinal de que aquele perfil é administrado por golpistas. 

Pesquisar o nome da empresa no Google é outra forma de descobrir mais sobre as redes sociais dela. O site oficial do hotel normalmente tem o link direto das redes sociais e, assim, poderá ser conferido se o perfil que entrou em contato com o seguidor é verdadeiro ou falso. 

Após identificar que a conta é falsa, a primeira coisa a ser feita é denunciar o perfil diretamente pela rede. Em alguns dias, após uma verificação, a conta será banida da plataforma. Caso o banimento não aconteça, a melhor opção é avisar a empresa do que está acontecendo. Assim sendo, o hotel deverá recorrer a um boletim de ocorrência.


Automações pessoais impulsionam a transformação digital

 Empresas e indústrias passarão a construir pontes sobre ilhas de automação, e o uso de robôs digitais em trabalhos pessoais, individualizados, será uma realidade pujante. Estas foram duas das principais previsões da UiPath para 2021 - empresa líder global na automação de processos e tarefas repetitivas via o RPA (Automação Robótica de Processos) - comunicadas ao final do ano passado durante o UiPath Reboot Work Festival.  “Resumidamente, elas ilustram o que significa a automação em sua forma mais holística, englobando tanto processos empresariais ou industriais do negócio, quanto as atividades burocráticas que cada um desempenha no seu setor”, diz Edgar Garcia, diretor comercial da UiPath para a América Latina.

Garcia alerta que na medida em que a automação se torna uma prioridade para líderes de diversos segmentos no mundo  (conforme a pesquisa global “O Futuro do Trabalho”, realizada no ano passado pela Forrester Consulting, 50% das empresas consultadas pretendiam investir mais no uso de robôs digitais para a automação de processos) torna-se muito importante discutir a automação não somente no fluxo corporativo da empresa mas também no aspecto pessoal do colaborador.  “Ambos os tipos de automação são fundamentais para uma empresa totalmente automatizada. Focar em apenas um tipo limita o quão grande podemos pensar a automação. Precisamos reformular a conversa para falar de forma mais holística, sobre como a automação pode impulsionar a transformação digital”, diz Garcia.

Segundo o executivo, as automações no nível empresarial, no âmbito do negócio, são, normalmente, as primeiras que uma empresa busca, porque as oportunidades tendem a ser mais evidentes e os benefícios, muito claros.  Segundo estudo da Mackinsey, cerca de 60% das ocupações têm pelo menos 30% dos seus fluxos automatizáveis. “No entanto, muito trabalho ainda vive no nível pessoal, e olhar para este lado é importante para a escalada massiva no programa de automação de uma organização”, diz Garcia.  “Isso significa possibilitar aos profissionais a construção de uma automação pessoal, individualizada, para lidar com tarefas exclusivas, como envio de e-mails, arquivamentos, agendamentos etc. Este tipo de automação pode atingir uma escala muito significativa e gerar um retorno financeiro igualmente importante, além de mais satisfação interna”, diz.  

Neste último quesito, pesquisa global da IDC aponta que 71% dos profissionais consultados afirmaram se sentir felizes e otimistas – e não ameaçados - com a possibilidade de os robôs digitais tomarem parte do seu trabalho diário.

“Tomemos como exemplo uma seguradora: um colaborador pode usar uma automação pessoal para extrair dados de sistemas de terceiros para avaliar riscos; ou o gerente de relacionamento pode configurar uma automação para validar e reconciliar dados em um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente; ou ainda, um oficial de sinistros pode trabalhar com um robô para agir rapidamente para resolver um incidente de cliente”, exemplifica Garcia.

Porém, o executivo alerta que executar um programa de robô eficaz para cada pessoa, em escala, requer treinamento, gerenciamento e governança.  De acordo com o relatório de tendências Blissfully SaaS de 2019, as empresas usam “137 aplicativos SaaS exclusivos em média” - um aumento de 30% em relação a 2018.  “Assim, a automação pessoal sem governança cria o mesmo efeito em torno do programa de automação corporativo. Portanto, é de vital importância que, ao habilitar automações pessoais, a empresa se certifique da implementação de plataformas adequadas, assim como ferramentas de governança”, diz Garcia.

 

UiPath


Sebrae vai propor alterações na Reforma Tributária para preservar os MEI e micro e pequenas empresas

 Exigência da escrituração contábil impacta pequenos negócios e aumenta custos


A exigência da escrituração contábil regular para a distribuição de lucros, inclusive para os microempreendedores individuais (MEI), prevista na reforma tributária apresentada pelo governo, impactará os pequenos negócios e pode acarretar aumento de custo para as micro e pequenas empresas. Diante desse cenário, o Sebrae prepara sugestões que serão apresentadas ao Legislativo e Executivo, para tentar amenizar esse impacto. 

O gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Silas Santiago, ressalta que essa exigência também descumpre a determinação constitucional de conceder às micro e pequenas empresas tratamento diferenciado, prevista no artigo 179 da Constituição Federal.  “O que nós percebemos é que com relação às micro e pequenas empresas o texto precisa de ajustes e vamos sugerir mudanças que compatibilizem a intenção do governo com o tratamento diferenciado”, explica Silas.

 Pela proposta do governo, poderão ser distribuídos lucros isentos até R$ 20 mil mensais, mas qualquer valor distribuído da pessoa jurídica para os sócios dependerá da escrituração contábil, mesmo que seja apenas R$ 1. Atualmente, as micro e pequenas empresas podem distribuir lucros isentos para os titulares e sócios sem contabilidade, desde que respeitem os percentuais para o lucro presumido. “Isso aumenta os custos de cumprimento, o custo Brasil e o custo de conformidade e não traduz a necessidade do tratamento diferenciado para as micro e pequenas empresas”, pontua o gerente. 

Silas ainda chama a atenção para o fato que, atualmente, os empreendedores com faturamento anual até R$ 81 mil, estão dispensados da contabilidade, inclusive, para fins civis e que por isso não faz o mínimo sentido exigir a contabilidade para fins tributários. “Em tese, todos os donos de pequenos negócios serão impactados negativamente com essa determinação e terão seus custos aumentados. Muitas microempresas, e - com certeza - todos os microempreendedores individuais, não terão como cumprir”, conclui.

 

Cinco motivos para você prestar atenção nos princípios da contabilidade

Especialistas da Express CTB explicam o princípio da contabilidade, um campo fundamental para o funcionamento adequado de uma corporação


A contabilidade é uma área de gestão, planejamento e gerenciamento patrimonial de instituições. Para regulamentar a atuação dos profissionais das ciências contábeis, normas gerais foram definidas e publicadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, no ano de 1993.

Segundo Marcos Ross, Coordenador do Departamento Contábil  da Express CTB – accountech de soluções empresariais, “Tais normas além de delimitar a atuação dos profissionais, são responsáveis pelos princípios gerais das teorias contábeis, chamados de princípios da contabilidade”.

Apesar da resolução que define esses princípios ter sido revogada no ano de 2016 pela necessidade de unicidade conceitual, esses princípios foram englobados na nova resolução e continuam sendo parte fundamental da essência das doutrinas de contabilidade.

Sendo assim, esses princípios devem ser conhecidos e aplicados pelos profissionais e as respectivas empresas sob as suas responsabilidades, sejam elas do setor público ou privado.

Mas afinal, você conhece e sabe quais são esses princípios?

Especialistas da Express CTB prepararam uma lista para elucidar de forma simples cada um deles e te fazer entender de uma vez por todas as normas que regem e adéquam às ciências contábeis.

A seguir, os sete princípios da contabilidade:


  1. Princípio da entidade

O princípio da entidade reconhece o patrimônio empresarial como parte da contabilidade, totalizando os bens a unidade empresarial e não a pessoas, evitando assim uma confusão de posse em relação aos sócios e aos donos das empresas.

Dessa forma, esse princípio é fundamental para a autonomia patrimonial e assegura uma separação adequada dos patrimônios particulares de sócios e proprietários. Por isso, é importante segui-lo à risca, evitando possíveis violações de normas e gasto indevido do dinheiro pertencente à entidade.


  1. Princípio da continuidade

Como o próprio nome já fala, esse princípio é baseado na ideia de continuidade e usa essa premissa para planejamentos futuros sem tempo definido, considerando que a empresa continuará exercendo suas atividades.

Sendo assim, o princípio de continuidade é fundamental para evitar possíveis inseguranças jurídicas e tributárias baseadas na imprevisibilidade temporal.

 

  1. Princípio de oportunidade

O princípio de oportunidade refere-se aos registros contábeis realizados, os quais devem ser fundamentalmente tempestivos e íntegros.

De forma explicativa, os conceitos tempestivos e íntegros referem-se a:

Tempestivos: refere-se ao tempo de registro, o qual deve ser imediato em relação ao período em que foi gerado.

Íntegros: os registros devem ser verdadeiros e completos, evitando possíveis omissões ou exageros que possam gerar determinados benefícios.

Sendo assim, esse princípio assegura a fidelidade das informações e a assertividade do tempo em que ocorreu.


  1. Princípio do registro pelo valor original

Esse princípio determina o registro pelos valores originais das transações, sendo eles expressos na moeda nacional. Em casos de transações exteriores, o valor ainda assim deve ser convertido para a moeda nacional a fim de padronizar os dados do patrimônio da entidade.


  1. Princípio da atualização monetária

Na resolução CFC (conselho federal de contabilidade) de número 1.282/10, esse princípio foi revogado e incluído no princípio acima.

Entretanto, separamos os dois tópicos para haver uma melhor compreensão e conhecimento acerca da atualização monetária em si.

Dessa forma, a partir do registro pelo valor original, esse mesmo valor deve ser atualizado regularmente, de acordo com as variações da moeda nacional e dos seus valores.

Assim, comparações podem ser realizadas sem confusões significativas em relação ao valor da moeda.


  1. Princípio da competência

Esse princípio diz respeito aos lançamentos das operações, as quais devem ser reconhecidas no período exato em que aconteceram independente da data de pagamento ou recebimento.

Em contratempo a esse princípio existe o regime de caixa, entretanto, esse regime é proibido por lei para demonstrações contábeis. 


  1. Princípio da prudência

Tendo em mente os conceitos de componentes ativos e passivos, esse princípio torna regra a adoção do menor valor para os componentes do ativo e de maior valor para os componentes do passivo.

Sendo assim, esse princípio evitará que ativos sejam superestimados e passivos sejam subestimados.

Agora que você já conhece e entende os sete princípios da contabilidade, é fundamental entender a importância da aplicação dos mesmos.


Cinco motivos existentes para uma atenção adequada da sua empresa a esses princípios:


  1. Certificação e atuação dos profissionais da sua empresa

Utilizando os princípios acima, é possível analisar a performance dos seus profissionais dessa área, certificando-se sempre da implementação adequada dos fatores listados acima e do correto funcionamento contábil.


  1. Confiabilidade de investigação

Se as normas acima não forem seguidas, as informações averiguadas não são confiáveis.

Sendo assim, crimes como evasão fiscal e demais responsáveis por benefício próprio em razão de mudanças de informações podem ocorrer dentro do seu próprio negócio.

Esses crimes têm penalidades significativas e pioram de acordo com a gravidade, podendo acarretar até mesmo no fechamento da sua corporação.

Para evitar que isso aconteça, acompanhe os processos de forma minuciosa e preze sempre pela fidedignidade de informações.


  1. Padronização de medidas e uniformização de termos

Além disso, é importante se ater ao padrão utilizado pelos seus colaboradores, prezando sempre pela padronização geral, facilitando assim diversas relações inter e intra empresariais.


  1. Qualidade e segurança do serviço prestado

Como dito no segundo tópico, é de extrema importância seguir à risca as normas definidas pelo conselho federal de contabilidade (CFC) para que não ocorra nenhuma complicação jurídica ou até mesmo crimes.

Por isso, é importante fiscalizar de forma minuciosa as informações registradas, lembrando sempre aos funcionários da importância em assegurar as mesmas.

Além disso, é fundamental impor penalidades e medidas de segurança internas para casos de descumprimento dessas normas, incluindo a demissão em casos mais graves.


  1. Cumprimento de objetivos

Em uma posição empresarial administrativa, os princípios da contabilidade são fundamentais para o cumprimento dos objetivos estabelecidos pela corporação e o consequente atendimento às necessidades que surgirem.

Dessa forma, os princípios tornam-se fundamentais para a empresa na totalidade, sem excluir a importância dos mesmos para outros setores administrativos.

Tendo em vista tudo que foi dito acima, fica evidente a importância de seguir os princípios de forma responsável e assertiva.

Sendo assim, se a sua empresa ainda não conta com uma equipe de contabilidade ou possui defasamento nesse setor, é importante avaliar a admissão de uma nova equipe.

Para isso, priorize sempre profissionais especializados e responsáveis, capazes de atender às suas necessidades de forma simples e confiável.

 


Express CTB

www.expressctb.com.br

 

Detran.SP alerta: veículos com placas final 4 devem ser licenciados em julho

Documento que permite a circulação do veículo é exigido em todo o Estado de São Paulo e é 100% digital

O licenciamento anual obrigatório entra no seu quarto mês. Agora em julho, é a vez de licenciar veículos com placas terminadas em 4. Os proprietários têm até o dia 31 para regularizar a situação. No Estado de São Paulo, o procedimento é feito de forma totalmente eletrônica.

 

Portanto, o motorista não precisa ir mais a uma unidade de atendimento Detran.SP ou Poupatempo para emissão anual eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e), documento de porte obrigatório que permite a circulação do veículo. 

 

Vale reforçar que a falta de licenciamento é uma infração gravíssima e acarreta uma série de problemas para o condutor, como apreensão do veículo, multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

 

Em 2021, o valor da taxa para licenciar veículos usados é de R$ 98,91, independentemente do calendário de vencimento. É importante reforçar que em 2021 não há cobrança de taxa do seguro DPVAT.

 

Como Licenciar:

Para licenciar o veículo é preciso informar o número do Renavam e pagar via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico, os débitos do veículo – IPVA, possíveis multas e a taxa de licenciamento.

 

O pagamento poderá ser feito via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal) e nas Lotéricas.

 

Um dia após o recebimento, o CRLV ficará disponível para download e impressão no item Licenciamento Digital nos portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e Denatran (portalservicos.denatran.serpro.gov.br), além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT. O motorista poderá salvar o documento no próprio celular ou imprimir na sua casa, em papel sulfite comum (A4-branca).


 

Calendário de Licenciamento do Estado de São Paulo para veículos

de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque



Entenda a taxa Selic e como ela impacta a sua vida - e os seus investimentos

Recentemente, o cenário financeiro do Brasil ficou agitado com o aumento da taxa Selic, que chegou a 4,5% ao ano. No entanto, apesar de ler e ouvir esse nome constantemente na imprensa e nas redes sociais, nem todos entendem o que, de fato, a taxa representa.

Na prática, a Selic - Sistema Especial de Liquidação e Custódia -, conhecida como taxa básica de juros, corresponde a operações financeiras entre instituições bancárias que ocorrem em um período muito curto. Por exemplo, quando um banco pede empréstimos para outro, por meio de títulos do Tesouro Nacional, o juros para pagamento é a taxa Selic. Esta taxa é definida pelo Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil), órgão do governo federal, que se reúne oito vezes ao longo do ano para falar sobre a Selic, o que pauta fortemente o mercado financeiro.

"O aumento da Selic chega como uma boa notícia para os investidores da renda fixa, mas é preciso ter cautela e estudar o mercado. Isso porque a inflação tem um papel preponderante na rentabilidade dos investimentos impactados pela taxa, como o CDI e a poupança, por exemplo. Por isso, é essencial analisar cada modelo de investimento e ver, na ponta do lápis, quais de fato trarão ganhos diante do cenário atual", explica Daniel Miari, cofundador da INCO Investimentos.

Para surfar na onda do aumento da Selic e tirar o melhor proveito do aumento da taxa, a INCO Investimentos dá três dicas:

• Combinar ativos ligados ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo e índice oficial da inflação) e ativos pós-fixados na carteira pode ser vantajoso, já que os dois acompanham as mudanças na Selic.

• Ter fundos de renda fixa que tenham debêntures podem ser uma boa alternativa. Como são modelos mais arriscados, tendem a ter um retorno maior.

• Ter ativos pós-fixados pode ser uma boa ideia, já que eles acompanham a projeção de alta da Selic que, de acordo com as projeções do Boletim Focus, devem estar em 6.25% em 2022.

Para conhecer mais sobre investimentos coletivos com renda fixa, acesse inco.vc

 

INCO Investimento


Como se destacar no mercado?

 Dicas essenciais para você progredir na sua vida profissional


Conseguir destaque no mercado é o sonho de muitos profissionais, mas é necessário a aplicação de alguns fatores na sua vida.

Para isso a empresária, gestora e coach Madalena Feliciano explicita esses fatores indispensáveis para seu sucesso e progressão profissional.

Para iniciarmos, é importante destacar que para qualquer sucesso ou destaque profissional que você procura é de suma importância que você tenha amor e uma sincera paixão por aquilo que faz, tudo vai partir desse lugar. “As empresas querem pessoas que façam coisas com amor e com paixão” diz a empresária. Se o seu ambiente de trabalho não está de acordo com seus objetivos profissionais é recomendável que se procure um emprego na sua área ou fazer com que aquele ambiente se torne adequado para o que você está procurando e sim isso é possível, pois muitas vezes você vai descobrindo coisas que nem imaginava mas se alinham com seu propósito. Então vamos aos fatores


Seja proativo:

Ser proativo é não esperar cobrança, mas se posicionar e agir nas situações desafiadoras. É essencial que você, não seja um profissional que fique apenas esperando os comandos, mas que se posicione, se mexa, que conteste (de forma respeitosa é claro) e que traga coisas novas.


Seja flexível:

Isso mostra um grande diferencial do profissional, podemos ver isso através do momento de isolamento que estamos vivendo, em que a flexibilidade se tornou indispensável  para se utilizar do home office mas continuar sendo produtivo e ativo em suas funções, buscando novas formas de ver o mercado nesse momento tão desafiador.


Desenvolvimento e uso da inteligência emocional:

Ter e /ou desenvolver inteligência emocional acima da média, a capacidade de lidar com os problemas quando se está com medo, nervoso ou receoso é indispensável pois isso afeta de forma direta as pessoas envolta de você no ambiente de trabalho. Estar motivado preparado e seguro. Conhecer suas emoções controlar suas reações diante de desafios, e também, compreender os sentimentos dos outros. Um dos aspectos mais importantes dentro do meio corporativo.


Saiba se comunicar:

A comunicação é necessária para que você seja bem compreendido e compreenda o outro. Assim você consegue se desenvolver dentro da empresa, tendo uma comunicação assertiva baseada no seu perfil, deste modo, será fácil transmitir suas ideias e seus talentos. Junto a esse fator, temos também o saber escutar e compreender o outro. Como em uma empresa normalmente se trabalha em grupo, você possuir a sensibilidade de compreender o perfil comunicativo de seus colegas, só potencializa as suas chances de destaque profissional. Estes fatores em conjunto são importantíssimos, visto que a maior parte de desligamentos ocorrem por uma falha comportamental, resultado de uma comunicação incompreendida, sendo necessário o desenvolvimento das soft skills.


Saber trabalhar em equipe:

A maior parte das empresas vão exigir de você, desenvolvimento de um bom trabalho em equipe, dispor-se como um todo, um desenvolvimento da empresa. Para isso é essencial possuir empatia, característica muito falada (mas raramente encontrada), Integração é a palavra-chave. O quanto você está disposto a se integrar, crescer e pensar como time?


Fazer seu marketing pessoal:

Marketing pessoal é se promover, compartilhar de seus méritos, falar de seus resultados e conquistas, obviamente evitando tom de arrogância. Faz total diferença para ser reconhecido. “Gênio sem marketing pessoal é gênio desconhecido” diz a coach. Mesmo se você for tímido, a falta de posicionamento com relação a seu marketing pessoal pode levar a um desligamento indesejado.


Ambição profissional e propósito:

Ter ambição, um profissional que está atrás dos seus objetivos, está sempre se reciclando, buscando ousar, inovar e trazer novas oportunidades para dentro da empresa. A Coach Madalena ressalta “O profissional que quer crescer, não fica apenas em sua zona de conforto, ele tem que ser um profissional que surpreende”. É importante dar mais que seu 100%, torna-se essencial que seu trabalho tenha metas maiores de 120%. Ir atrás de habilidades que façam você se destacar, como aprender um novo idioma. Ter motivação interna, sem depender dos outros para isso, não se martirizar. Se não tivermos um propósito a gente se perde.

Há alguns fatores adicionais a se destacar aqui, como: possuir autonomia, responsabilidade sobre suas ações para não ficar se martirizando, buscar constantemente se qualificar e ir atrás de habilidades que façam você se destacar, como aprender um novo idioma, e sempre trazendo coisas novas para sua empresa se mostrando necessário naquele local.

Tomando as atitudes certas, buscando autoconhecimento e a aplicação desses fatores será possível ter muito sucesso tanto na área profissional quanto na área pessoal de sua vida.

A Madalena é uma empresária, gestora e coach de SP, dona de duas empresas de treinamento vocacional e uma empresa que leva o seu nome, de coaching empresarial.

 


Madalena Feliciano

Gestora de Carreira e Hipnoterapeuta

https://madalenafeliciano.com.br/

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madalena@ipcoaching.com.br

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Rua Engenheiro Ranulfo Pinheiro Lima, nº 118, Ipiranga/SP.

 

Queda de faturamento foi menor entre empresas que utilizam o comércio eletrônico

11ª pesquisa de Impacto da pandemia nos pequenos negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com a FGV, traçou perfil dos empreendedores que usam a internet para comercializar produtos


Desde o início da pandemia da Covid-19, os donos de pequenos negócios têm investido cada vez mais no mercado digital. De cada 10 empresas, sete já comercializam seus produtos e serviços pela internet. E esse investimento tem sido recompensado. Segundo a 11ª edição da pesquisa “O Impacto da pandemia de coronavírus nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), as empresas que aderiram a essa modalidade de vendas conseguiram reduzir a queda no faturamento. O levantamento revela que os pequenos negócios que atuam no mundo virtual apresentaram uma queda de faturamento de -42% (em média), contra perdas de -44% (para quem não está no ambiente virtual).

“Quem aderiu às vendas online e soube explorar melhor essa ferramenta sentiu um pouco menos de impacto. A comercialização de produtos pela internet já era uma tendência, mas ela foi acelerada pela pandemia e permitiu que muitas empresas conseguissem se manter de pé”, afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles. Desde maio do ano passado, o Sebrae tem acompanhado a adesão dos pequenos negócios no comércio eletrônico e viu a participação dessas empresas saltar quase dez pontos percentuais em um ano, passando de 59% para 67%.

A 11ª edição também revela que as mulheres são as que mais têm atuado no comércio eletrônico. Entre as empreendedoras, 72% declararam vender pela internet. Entre os homens, esse número cai para 64%. “Esse resultado reflete o fato de que as mulheres usam mais a internet do que os homens e, como elas estão mais conectadas, acabam aproveitando melhor as ferramentas digitais para comercializarem seus produtos e serviços e potencializarem as vendas”, pontua o presidente do Sebrae, Carlos Melles. 

A pesquisa também confirma a tese de que quanto mais novo o empreendedor, mais digitalizada é a sua atuação. Entre os empreendedores com até 24 anos, 77% estão no mundo digital. Conforme a idade vai aumentando esse índice se reduz gradativamente.  Dos 25 até 35 anos, 76%; entre 36 e 45 anos, 70%; entre 46 e 55, 64%; entre 56 e 65, 61% e acima dos 65 anos, 52%.  A escolaridade também segue essa tendência. Entre os empreendedores com nível superior, 70% estão no mundo virtual, seguidos pelos empresários com ensino médio completo (65%) e pelo médio incompleto (60%).


Presença Digital 

O Sebrae dedica o mês de julho à temática da presença digital. Ao longo de todo o mês, será realizada uma série de atividades voltadas ao debate sobre a importância da transformação digital nos pequenos negócios. A pesquisa de Impacto da Pandemia nas MPE mostra que quem aderiu às vendas online e soube explorar melhor as ferramentas sentiu menos as consequências da crise. A comercialização de produtos pela internet foi acelerada pela pandemia. Por isso, conheça todas as soluções de gestão disponibilizadas, gratuitamente, pelo Sebrae e acompanhe a programação nas redes sociais da instituição.

 

Com início do inverno, plantio de cevada se torna alternativa lucrativa para agricultores dos Campos Gerais

A produção brasileira do grão está concentrada na Região Sul, sendo o Paraná o maior produtor nacional de cevada
 Pixabay


Líder na produção de malte, Paraná vai contar com nova fábrica em 2023, o que deve gerar mais de mil empregos na Região


O período de baixas temperaturas no Sul do País marca a fase de plantio de cevada, cultura tipicamente de inverno utilizada como alternativa nas lavouras nesta época do ano. Essa, no entanto, é a primeira fase rumo ao longo caminho da colheita, que deve ocorrer em meados de outubro. A produção brasileira do grão está concentrada na Região Sul, sendo o Paraná o maior produtor nacional de cevada, com cerca de 60% da produção nacional, de acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. Não por acaso, produtores e indústrias paranaenses investem cada vez mais no setor.

Prova disso é o anúncio da construção de uma nova maltaria que entrará em operação em 2023 na cidade de Ponta Grossa, na Região dos Campos Gerais. O projeto – uma parceria entre as cooperativas Agrária (Guarapuava), Bom Jesus (Lapa), Coopagrícola (Ponta Grossa) e a Unium, marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal – tem previsão de investimento de R$ 1,5 bilhão e deve gerar mais de mil empregos.

Segundo o superintendente da Frísia, Mario Dykstra, ao longo dos anos, a cooperativa vem buscando alternativas para que os cooperados tenham fontes de diversificação de renda, com culturas que rentabilizem neste período de baixas temperaturas, entre elas, a cevada. “Apesar da importância da cevada ter aumentado nos últimos anos, a área plantada ainda é pequena, visto o potencial de cultivo de aproximadamente 100 mil hectares na área de atuação da Cooperativa Frísia”, explica. A expectativa é de que a fábrica tenha uma produção anual de 240 mil toneladas de malte, volume que hoje corresponde a 15% do mercado nacional.

Em função dessa parceria entre as cooperativas, bem como da união das pesquisas da Fapa (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária) e a Fundação ABC, a área de cultivo da cevada logo ganhou notoriedade e passou a crescer a cada ano. Esse, portanto, foi o cenário decisivo para a implantação da maltaria na Região dos Campos Gerais, fruto da intercooperação entre Agrária, Unium, Coopagrícola e Bom Jesus. “Com essa nova unidade, é consenso que haverá novos postos de trabalho na região, além de aumentar o potencial de rentabilidade dos nossos cooperados, chegando a beneficiar 12 mil integrantes do sistema”.

Ainda de acordo com o diretor, as áreas já plantadas no estado apresentam boas condições de desenvolvimento e sanidade, resultado da satisfatória distribuição de chuvas até o momento. “As condições gerais são prenúncio de uma boa colheita no Paraná, porém, como ocorre em todas as atividades dentro da agricultura, dependemos da continuidade da regularidade tanto da chuva quanto da temperatura para que tenhamos uma boa safra”, salienta. O ano de 2020 foi desafiador para a cultura da cevada, mas as perspectivas da safra para este ano apontam para um crescimento de 30% em relação ao ano passado, graças ao aumento de áreas plantadas e da produtividade.

A cevada

O agrônomo William Nolte comenta que a cevada tem um potencial de produtividade maior que outras culturas de inverno, porém, é mais exigente em termos, principalmente, de fertilidade do solo e cuidados fitossanitários. “Nos últimos anos, o fomento da indústria juntamente com a cooperativa, somado ao lançamento de novos genótipos da cevada, favoreceu para que a área aumentasse de forma significativa. Produtores que não tinham a cevada como opção de cultura no inverno, passaram a acreditar no potencial e a incluí-la no sistema de rotação de cultura”, constata Nolte. Ele acrescenta que, nos últimos 10 anos, a produtividade da cevada mostrou crescimento entre 10% e 15% nas áreas da cooperativa.

Para o agrônomo, além de incentivar o aumento da produção, a maltaria deve trazer maior segurança para os produtores, sobretudo, em maior liquidez na comercialização. “A cevada é uma ótima opção de cultura no inverno e pode ser rotacionada juntamente com o trigo e demais culturas. Isso traz uma alternativa a mais para o produtor e uma possibilidade de aumentar sua renda nesse período.” Atualmente, duas das maiores cervejarias brasileiras estão instaladas na região e o mercado de cerveja artesanal vem crescendo em todo o País. “Certamente, a instalação da maltaria vai favorecer muito a sinergia entre a produção no campo e a fabricação, garantindo uma matéria-prima de qualidade.”


A visão do cooperado

Henk e Vitor Salomons, pai e filho, planejam aumentar ainda mais o plantio de cevada nas propriedades da família. “Este é o sexto ano que plantamos a cultura no inverno, que tem se apresentado como uma alternativa melhor que o trigo. As vantagens têm sido constatadas, principalmente, na produtividade, na menor quantidade de doenças e melhoria da qualidade do solo, pois deixa mais palha”, enumeram os cooperados da Capal. De toda a área que era destinada ao trigo, um quarto agora é usado para a cevada. “Devemos aumentar ainda mais essa proporção e, sem dúvida, a instalação da maltaria em Ponta Grossa vai facilitar a logística do frete, diminuindo nossos custos operacionais”, diz Salomons.

 


Unium

 http://unium.coop.br/

 

Poupatempo alerta para a importância de excluir agendamento em caso de desistência dos serviços presenciais

 Cerca de 30% dos usuários que agendam não comparecem ao atendimento nas unidades do programa 


Durante o período de restrições impostas pela pandemia do coronavírus, o Poupatempo tem empenhado esforços para manter o atendimento ao público, seja com a ampliação dos serviços digitais ou mesmo com o funcionamento das unidades, seguindo as diretrizes do Plano São Paulo.

Para que isso seja possível, algumas medidas devem ser respeitadas, entre as quais estão a diminuição na capacidade e circulação de pessoas no interior dos postos, a oferta de serviços que ainda não estejam disponíveis no portal e aplicativo do programa, priorizando aqueles serviços que necessitam ser feitos pessoalmente, como a emissão do RG, transferência interestadual e mudança na característica dos veículos, e a necessidade de agendamento de data e horário para ser atendido. Por isso, o Poupatempo solicita aos cidadãos a cancelarem o agendamento sempre que não puderem comparecer no horário marcado. 


Excluindo um agendamento 

Assim como para realizar um agendamento, o cancelamento do atendimento também é muito simples e rápido pelos canais digitais. Basta o usuário acessar sua conta no portal www.poupatempo.sp.gov.br ou no app Poupatempo Digital, clicar em ‘Meus Agendamentos’ e, em seguida, na opção ‘Excluir Agendamento’.  

Atualmente, cerca de 30% dos que agendam não comparecem às unidades. O diretor da Prodesp, Murilo Macedo, explica a importância da ação. “Com os postos do Poupatempo atendendo uma quantidade reduzida, nosso esforço é para que todo o cidadão que realmente precise passar pelo atendimento presencial tenha acesso ao serviço o quanto antes. Por isso, solicitamos àqueles que eventualmente não possam comparecer na data marcada, que façam o cancelamento e deem a possibilidade de outra pessoa utilizar a vaga disponível”.   

Pensando em facilitar cada vez mais a vida da população, o Poupatempo também oferece no portal cartilhas com orientações sobre os serviços mais solicitados, inclusive com o passo a passo para quem deseja agendar ou cancelar um atendimento. Quem preferir, também pode acessar no portal e na página do programa no Youtube (youtube.com/poupatemposp) vídeos tutoriais de como concluir diversos atendimentos pela internet.  

Com o início da pandemia, em março do ano passado, a Prodesp – empresa de Tecnologia do Estado que administra o Poupatempo, acelerou o processo de digitalização dos serviços, para melhor atender a população. Já são 137 opções e até o fim deste ano, o objetivo é chegar a 180 serviços digitais, e a mais de 240 em 2022.  

Hoje, cerca de 80% dos atendimentos do Poupatempo são online. Entre os mais procurados, estão a pesquisa de pontuação, habilitação, licenciamento, as funcionalidades da vacinação contra a Covid-19, além da emissão do Atestado de Antecedentes Criminais, consulta de IPVA, entre outros. Tudo feito pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital ou totens de autoatendimento. 


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