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segunda-feira, 28 de março de 2016

BRASILEIRAS APONTAM QUE JULGAMENTO E PRESSÃO SOCIAL INTERFEREM NA ESCOLHA DOS PRÓPRIOS CABELOS




Pesquisa exclusiva de Dove mostra que mais de 90% das mulheres sofrem pressão para terem os fios de acordo com os estereótipos de beleza nacionais  



  

             Para as mulheres, o cabelo está diretamente ligado à personalidade. Os fios têm essa conexão íntima com a autoestima feminina, mas segundo pesquisa da marca Dove que envolveu mil brasileiras de 16 Estados, com idades entre 18 e 60 anos, essa ligação vai além da própria cabeça.

 Nove em cada dez mulheres acreditam que são julgadas e rotuladas com base na forma em que usam seus cabelos e por isso se sentem inseguras e pressionadas a seguir determinado “padrão visual”. Entre as entrevistadas, 89% afirmam que o julgamento as deixam ainda mais inseguras, afetando suas relações sociais, opiniões e escolhas.

 Em paralelo a isso, 89% delas assumem que também julgam umas às outras de forma dura e 93% acredita que seria maravilhoso se todas as mulheres pudessem escolher o visual dos cabelos sem medo ou receio de pré-conceitos.

 Entre as pesquisadas, 70% acreditam que as mulheres que deixam os cabelos brancos sem tingir são desleixadas. Quase metade das mulheres ouvidas acha que cabelo liso é mais profissional e que o tom dos fios deve combinar com o tom de pele. Quando o tema é cabelo longo as mulheres maduras também sofrem com esse pré-julgamento, segundo 66% das pesquisadas. Quase 90% das ouvidas pela pesquisa acham que mulheres que tingem o cabelo com cores diferentes (azul, rosa, verde...) são julgadas e 33% têm certeza que essa escolha é só para as muito ousadas.

 Mais da metade das mulheres abordadas pelo levantamento de Dove mantém os cabelos de certa maneira para agradar o parceiro, os colegas de trabalho ou familiares. Quanto o assunto é um corte ou estilo mais ousado, 78% delas gostariam de experimentar, mas tem medo. E para 48% o receio é ousar e serem julgadas.

Ter o cabelo danificado também tem impacto significativo na confiança e alegria das entrevistadas. Das mulheres que afirmam que seus fios têm danos, 84% se sentem inseguras em relação à sua aparência geral, interferindo em como se portam em situações sociais do cotidiano.

 Esta pressão e o medo do julgamento muitas vezes impede a mulher de ter o cabelo da maneira que ela realmente deseja.  Segundo o levantamento elas acreditam que a vida teria um avanço significativo de qualidade se elas não se sentissem julgadas por seus cabelos.

Mais alguns dados importantes:

Sobre julgamento:
72% acreditam que as pessoas fazem julgamentos instantâneos baseados na aparência do cabelo;
88% acham que mulheres que tingem o cabelo com cores diferentes (azul, rosa) são julgadas;
81% acham que mulheres com raiz aparente são julgadas;
74% acreditam que mulheres são julgadas pela cor do cabelo;
70% acreditam que mulheres com cabelo branco que não tinge são desleixadas;
66% acreditam que mulheres maduras com cabelos longos são julgadas;
63% acreditam que mulheres que gastam muito tempo cuidando dos cabelos são julgadas;

Sobre regras que a sociedade/mídia ditam e atingem as mulheres:
70% concordam que mulheres de cabelos brancos que não tingem são desleixadas;
51% acham que cabelo curto não é para rostos redondos;
49% acham que mulheres pequenas não podem ter cabelo longo;
49% acha; que a cor do cabelo deve combinar com o tom de pele;
46% acham que cabelo liso é mais profissional;
33% acham que quanto mais velha, mais curto o cabelo deve ser;
33% acham que apenas pessoas muito ousadas podem usar cabelos coloridos;
32% acham que cabelo curto é menos feminino.

Sobre ter o cabelo danificado:
86% se sentem constrangidas;
84% se sentem inseguras sobre o visual de forma geral;
84% se sentem infelizes;
79% se sentem menos confiantes em situações sociais;
79% têm menos vontade de fazer penteados;
73% têm a confiança afetada;
69% sentem menos confiantes em relacionamentos;
67% são mais propensas a evitar eventos sociais.

Campanha incentiva mulheres a terem o cabelo que desejam
A nova campanha de Dove, Seu Cabelo, Sua Escolha, reúne o depoimento de mulheres sobre suas escolhas de estilo de cabelo que confrontam os estereótipos sociais. Desenvolvido pela Havas Helia e produzido pela Moxie Pictures, o vídeo fala sobre “regras” existentes no universo de cabelos e celebra a diversidade de escolhas.

Seu Cabelo, Sua Escolha segue a ideologia da marca de questionar os estereótipos de beleza produzidos pela sociedade e de estimular a autoestima feminina. A campanha encoraja as mulheres a se sentirem à vontade para fazer o que quiserem com seus cabelos, seja usando-os de forma natural ou decidindo mudar.

PEDIGREE® e ZAP se unem em projeto pela adoção de cães abandonados




Criada pela AlmapBBDO, ação conta com a parceria da ONG AMPARA Animal 

Para ampliar o alcance de seu programa “Adotar é Tudo de Bom”, a marca PEDIGREE® se uniu ao ZAP no projeto inédito “Procurando uma nova casa? Encontre um novo amigo”. Criado pela AlmapBBDO, ele está surpreendendo as pessoas que procuram o portal de imóveis em busca de uma casa para comprar ou alugar. Em alguns dos imóveis expostos, as fotos que exibem os cômodos das casas e apartamentos mostram cães que esperam por adoção. A legenda das fotos informa o nome do cachorro fotografado e explica: ”Assim como você, ele também está procurando um novo lar. Alimente o que há de melhor”.


A ação conta com a colaboração da OSCIP AMPARA Animal - Associação das Mulheres Protetoras dos Animais Rejeitados e Abandonados -, que tem como missão atuar, de modo preventivo e efetiva, na transformação da realidade em que se encontram os cães e gatos rejeitados e abandonados no país. Ela é a responsável pela seleção dos cachorros fotografados e pelo controle das adoções que serão feitas por intermédio do projeto. Sob cada foto exposta no ZAP, estará em destaque o e-mail adote@amparanimal.org.br, pelo qual as pessoas devem informar que gostariam de adotar um pet. O objetivo principal do projeto é utilizar a plataforma do ZAP como uma nova mídia para surpreender as pessoas, divulgar o Programa PEDIGREE® Adotar é Tudo de Bom, conscientizando as pessoas sobre o abandono de animais, ajudando-os a encontrar um lar.

“Sempre investimos em ações inovadoras e, desta vez, não poderia ser diferente. Sabemos das altas estatísticas de animais abandonados no Brasil e nos sensibilizamos com essa causa; queremos ajudar pessoas e cães a encontrar um novo lar”, afirma Eduardo Schaeffer, CEO do ZAP.

Em sete anos de existência, o Programa PEDIGREE® Adotar é Tudo de Bom, uma iniciativa do segmento Petcare da Mars Brasil, já ajudou mais de 54 mil cães a encontrar um lar feliz. Com a ação “Procurando uma nova casa? Encontre um novo amigo”, junto com o ZAP, a marca quer surpreender as pessoas num momento inesperado e lembrá-las de que não são as únicas que procuram uma casa, estimulando-as a oferecer abrigo a um cachorro que espera por um lar. 

“Nossa meta com o Programa PEDIGREE® Adotar é Tudo de Bom, uma iniciativa da Mars Petcare, é ajudar a reduzir o número de cães abandonados nas ruas. Segundo a OMS ainda existem 30 milhões de animais abandonados no Brasil, sendo 20 milhões de cães. Sempre almejamos finais felizes, por isso, além dos cães que participam dessa ação, esperamos que muitos outros também sejam adotados”, destaca Fernando Manoel, Gerente de Marketing de PEDIGREE®.
     
A primeira etapa da ação começa agora e ficará no ar até que todas as casas sejam negociadas. Os interessados que procurarem a AMPARA Animal para a adoção dos cães fotografados também serão apresentados a outros cachorros que vivem nos abrigos. Todas as casas que participam da ação são da cidade de São Paulo e os cães pertencem a ONGs amparadas pela  AMPARA Animal e ao Programa PEDIGREE® Adotar é Tudo de Bom. Durante a realização dos ensaios fotográficos, os cães estavam acompanhados por representantes da AMPARA Animal, uma protetora da ONG e tinham à disposição água e produtos PEDIGREE®.

Ficha Técnica
Anunciante: Pedigree  
Título: Procurando uma nova casa? Encontre um novo amigo.
Produto: Institucional
Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches
Diretor Executivo de Criação: Bruno Prosperi
Diretor de Criação: Pernil, André Gola 
Criação: Heitor Buchalla, Bill Queiroga
Produtora de imagem: Monster Films
Fotografia: Mariana Valverde, Hugo Treu 
Direção: Monster
Prod.Executiva: Renato Rocha e Ailton Almeida
Dir.Fotografia: Raul Carielo
Finalizador: Hector Hasegawa
Montador: Henrique Aquino
Atendimento: Renato Rocha
Produtora de áudio: Cabaret Audio
Produtor: Cayto Trivellato.
Atendimento: Ingrid Lopes
RTV: Vera Jacinto, Diego Villas, Fernando Yamanaka
Art Buyer: Teresa Setti , Marina D’abramo
Atendimento: Fernanda Antonelli, Pedro Fragata, Eduardo Crepaldi, Julia Marques
Planejamento: Cintia Gonçalves, João Gabriel Fernandes, Diana Lopes, Marília Lacerda
Mídia: Juliana Melo, Bruno Sabor 
Aprovação: Marina Sachs, Daniel Calderoni, Valdir Nascimento, Fernando Manoel, Denis Nakashima

Sobre o ZAP 
O ZAP (www.zapimoveis.com.br) é o maior portal imobiliário do Brasil. Empresa do Grupo Globo, o site se destaca por reunir o maior e mais qualificado número de ofertas, além de soluções e informações para quem quer alugar, comprar ou vender. Com uma base de dados atual e confiável, o ZAP também fornece informações estratégicas para analistas do Brasil e do exterior sobre as relações entre a oferta e a demanda de imóveis em todo o País. Possui mais de 10 milhões de usuários e mais de 14 milhões de visitas por mês às suas mais de 1 milhão de ofertas listadas.

Sobre a PEDIGREE®
PEDIGREE® é marca líder de mercado mundial e também no Brasil, em alimentos para cães. No país há 26 anos, a marca foi pioneira na introdução de novas tecnologias como o alimento úmido (lata e sachê) e petiscos. Todo seu portfólio é suportado por WALTHAM ® Research Center - a principal autoridade científica em bem-estar e nutrição de pets, localizado em Leicestershire, Inglaterra. Além de ser líder de mercado, a marca é a preferida dos consumidores, sendo top of mind entre os brasileiros, com 50% de lembrança. É a única marca que possui um portfólio completo que atende diferentes etapas de vida e porte dos cachorros. O Programa PEDIGREE® Adotar é Tudo de Bom, uma iniciativa do segmento Petcare da Mars Brasil, em sete anos de existência, já mudou a realidade de mais de 54 mil cães, ajudando-os a encontrar um lar feliz.

Sobre a AMPARA Animal
A AMPARA Animal - Associação das Mulheres Protetoras dos Animais Rejeitados e Abandonados nasceu em 2010 da vontade de fazer a diferença na vida dos animais. A organização, certificada como OSCIP, tem por objetivo amparar cães e gatos necessitados, ajudando ONGs e protetores independentes com atendimento veterinário, doações de ração, remédios e vacinas através de parcerias com grandes marcas. Visando sempre o bem-estar animal, promove campanhas de conscientização, eventos de adoção semanais e mutirões de castração, a fim de gerar maior controle populacional, diminuir o abandono e os maus tratos aos animais de rua. A AMPARA Animal já ajudou mais de 500 mil animais e tem o orgulho de ser a Organização que mais ampara animais no Brasil. 

Combate à Tuberculose: a importância da informação





Causada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como Bacilo de Koch, a Tuberculose é uma doença infecciosa, transmissível pelo ar, que compromete principalmente os pulmões. Pelos elevados índices de mortalidade e morbidade, é considerada como um grave problema de saúde pública, por isso é necessário um trabalho de conscientização constante sobre a importância de uma vigilância constante para preveni-la e diagnosticá-la o mais rápido possível.

Embora tenhamos observado uma diminuição da taxa de incidência da doença nos últimos dez anos, anualmente, o Brasil notifica 70 mil casos da doença. Em linhas gerais, o ano de 2014 contou com uma proporção de 33,5 casos a cada 100 mil habitantes. Em 2004 eram 43,4. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2020, a tuberculose deve ser responsável por um bilhão de mortes em todo o mundo. 

Como explica a médica patologista Renata Bacic, membro da SBP e chefe da Seção de Patologia do Instituto de Infectologia Emilio Ribas, a tuberculose é transmitida pelo ar a partir de um indivíduo com doença ativa envolvendo a via respiratória ou os pulmões. As bactérias estão contidas em pequenas gotículas transportadas pelo ar, expelidas quando o doente tosse ou espirra. O contato se dá quando um indivíduo não infectado inala essas gotículas.

Pessoas portadoras do vírus HIV, diabetes, insuficiência renal crônica, desnutridas, idosos doentes, usuários de  álcool e outras drogas, e tabagistas são mais propensos a contrair a tuberculose por terem o sistema imunológico deficiente baixo. Esses pacientes são o principal grupo de risco. 

“No Brasil ainda temos uma elevada incidência de casos em populações de maior vulnerabilidade, como a população indígena (que apresenta um risco três vezes maior de contrair a doença), a população privada de liberdade (risco 28 vezes maior), os coinfectados HIV (risco 28 vezes maior) e a população em situação de rua (risco 32 vezes maior)”, explica.

Outro ponto importante é o desenvolvimento de cepas multirresistentes a terapia convencional, principalmente oriundas de casos em que o tratamento é irregular ou interrompido. Embora os sintomas sejam semelhantes, não haverá resposta ao tratamento. O perigo reside no fato de que estes são geralmente casos de maior gravidade, e muitas vezes são apresentados exatamente pelos grupos de maior risco descritos acima. 

Profissional do diagnóstico
O diagnóstico da tuberculose pode ser obtido por vários métodos. A radiografia de tórax é um importante método para investigação, devendo ser solicitada para todo paciente com suspeitas clínicas de tuberculose pulmonar. Quando ele apresenta secreção nos pulmões, é comum que o clínico peça um exame específico para investigar a possibilidade de tuberculose. Esse diagnóstico pode ser feito por um exame laboratorial que analisa o escarro do paciente – a baciloscopia direta. Entretanto, existem casos em que essa análise não consegue constatar a existência do micróbio. Nessas horas, entra em cena o patologista, o profissional do diagnóstico.

“Esse especialista exerce importante papel no diagnóstico citológico ou histológico da doença. Ele não somente identifica o agente na lesão, mas também associa a presença do agente ao padrão da resposta inflamatória, podendo inferir a partir das características da reação inflamatória aspectos da imunidade celular do indivíduo”, ressalta. 

Ele recebe uma amostra de tecido retirada (biópsia) e realiza uma análise quase artesanal, utilizando um microscópio e anos de estudo para emitir um laudo diagnóstico. Em alguns casos, somente o exame anatomo-patológico da biópsia permitirá o diagnóstico correto e liberação da medicação para o tratamento.  Por sua atuação nos serviços de verificação de óbito, o patologista ainda é importante por diagnosticar e apontar as estatísticas de morbidade e mortalidade proporcionais relacionadas à doença, ajudando os programas de saúde pública a entenderem melhor a tuberculose e sua magnitude, buscando melhores tratamentos e políticas para proteger a população.

Assim, pode-se concluir que a eficácia do tratamento para tuberculose depende do diagnóstico precoce e de um tratamento adequado seguido religiosamente. Como é uma doença insidiosa e lenta, se não for descoberta em estágio inicial, o bacilo vai destruindo progressivamente o pulmão. Por isso é importante que a população esteja sempre atenta a seus sintomas: tosse (com secreção ou sem), febre, falta de apetite, emagrecimento, cansaço e dores musculares.

“A tuberculose é vista pela medicina como traiçoeira. Pela diversidade da apresentação clínica, pode mimetizar muitas outras doenças. Além do mais, pela capacidade de promover resistência quando do tratamento irregular ou insuficiente, nunca deve ser subestimada. Pelo contrário, deve sempre ser lembrada, colocada como diagnóstico diferencial e, uma vez diagnosticada, seguida a passos curtos, contínuos, incessantes”, finaliza.



Sobre a SBP
Fundada em 1954, a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) atua na defesa da atuação profissional dos patologistas, oferecendo oportunidades de atualização e encontros para o desenvolvimento da especialidade. Desde sua instituição, a SBP tem realizado cursos, congressos e eventos com o objetivo de elevar o nível de qualificação desses profissionais. 

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