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quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Empresas estão otimistas com emprego e crescimento da economia

Ser farmacêutico é ser agente da saúde, fiscalizando com amor os serviços prestados à saúde. (Imagem: Unsplash).

 

O mercado de farmácia está em constante expansão por se tratar de uma área que é de extrema relevância para a sociedade. A área deve crescer 12% até o fim do ano de 2022 e 10% em 2023. As empresas do setor preveem que a situação econômica vai melhorar no próximo ano: 57% estão otimistas sobre a recuperação dos empregos e o crescimento da economia no país, segundo os dados apresentados no Fórum Expectativas 2023, realizado pelo Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos). 

Exercer a função da saúde envolve mais do que a experiência técnica, mas também a sabedoria em lidar com as pessoas, seguindo os protocolos e código de ética da profissão, a fim de atender o paciente com todas as informações precisas e de acordo com a prescrição médica. A missão do farmacêutico é orientar sobre os cuidados relacionados a medicamentos para que melhorem a qualidade de vida dos pacientes. 

A profissão com grande relevância social corresponde a média salarial de R 2.700, 00 e, atualmente, oferece mais de 2 mil vagas espalhadas pelo Brasil, segundo levantamento da Catho (site de empregos).
 

Os caminhos para atuar no ramo farmacêutico vão desde se especializar em um curso de graduação, técnico ou profissionalizante. No Cebrac, o curso de Atendente de Farmácia capacita o aluno a se desenvolver a partir de aulas dinâmicas, em curto prazo, envolvendo as disciplinas de ‘Anatomia e Fisiologia’ e ‘Atendente de Farmácia’, preparando-o para o mercado de trabalho com foco na formação empreendedora diante das ferramentas interdisciplinares, das oficinas, criatividade, e da liderança no meio social”, pontua Larissa Marcelino, Supervisora de Marketing Digital do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos).

Para a aluna de Atendente de Farmácia - do Cebrac de Anápolis-GO, Kethlen Araújo de Almeida, de 23 anos de idade, o curso abre portas para se destacar na área de saúde. “Quando eu procurei o Cebrac, eu estava desempregada, totalmente sem expectativas de vida. Me inscrevi no curso justamente na esperança de mudar de vida, indo até o Cebrac por ser uma escola com boas recomendações. O curso de Farmácia é excelente, o ensino é ótimo, o suporte que os profissionais nos dão também é muito bom, o quadro de funcionários do Cebrac é excelente. Fiz o curso, e mesmo antes de terminar, já estava trabalhando graças ao Cebrac, e estou muito feliz. Foi um ótimo investimento”, disse Kethlen. 

O setor de saúde junto a outros, como: tecnologia, educação, cultura, entre outros, influencia de modo determinante para a melhoria de um país, impactando nos aspectos de saúde e econômicos. 

Dito isso, a Supervisora de Marketing Digital do Cebrac, Larissa Marcelino, cita 5 passos de como conquistar um emprego nas redes farmacêuticas das suas cidades
 

1- Conhecer as especificações técnicas dos remédios;

2 - Saber os primeiros socorros;

3 - Saber realizar os processos de limpeza, desinfecção e esterilização;

4 - Prezar pela qualidade no atendimento aos clientes;

5 - Entender a prescrição farmacêutica.
 

Para ter todos esses requisitos, especialize-se em um curso de Atendente de Farmácia. Inscreva-se, agora, aqui! 

Além disso, o CEBRAC ainda possui o Cebrac Empregos, o qual encaminha os alunos e familiares para o mercado de trabalho. “Nós fazemos contato e parceria com empresas e instituições locais; sempre ofertamos vagas aos nossos alunos. Somos mais que uma rede de cursos, nós queremos proporcionar a melhora na qualidade de vida das pessoas”, assegura Rogério Silva, CEO do CEBRAC.

 

CEBRAC

https://portal.cebrac.com.br/


Abra o olho: nova rotulagem alerta para açúcares, gorduras saturadas e sódio nos alimentos

Especialistas comentam as regras estabelecidas pela Anvisa ontem

 

As novas regras para rotulagem de alimentos -- estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) -- estão em vigor desde ontem (9). Entre as novidades estão a nova rotulagem nutricional frontal (símbolo de uma lupa que deverá constar na parte da frente da embalagem, de forma bem visível) e algumas mudanças na tabela de informação e nas alegações nutricionais. 

“O objetivo da rotulagem nutricional frontal é alertar e esclarecer o consumidor, de forma simples, sobre o elevado conteúdo de nutrientes que não são benéficos para a saúde, especialmente para crianças e pessoas com comorbidades como hipertensão arterial e diabetes, entre outras doenças”, explica a advogada e especialista em Direito Médico Mérces da Silva Nunes. “O símbolo de uma lupa deve ser aplicado na parte da frente e superior das embalagens -- para ficar bem visível e chamar a atenção dos consumidores sobre o alto teor de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio de um determinado alimento”, acrescenta. 

A especialista informa que os produtos novos, lançados a partir do dia 9 de outubro, já devem estar adequados às novas regras de rotulagem nutricional; os que já estão no mercado devem obedecer aos prazos de adequação estabelecidos pela Anvisa: até 09 de outubro de 2023 para os alimentos em geral; até 09 de outubro de 2024 para os alimentos fabricados por agricultor familiar ou empreendedor familiar rural, empreendimento econômico solidário, microempreendedor individual; e até 09 de outubro de 2025, para bebidas não alcoólicas em embalagens retornáveis, observando o processo gradual de substituição de rótulos. 

“Os consumidores poderão consultar a plataforma digital https://olhonalupa.com.br, uma iniciativa de 11 associações ligadas à indústria e ao varejo de alimentos e bebidas destinada a informar o consumidor brasileiro sobre a nova rotulagem de alimentos”, orienta Mérces.

Gato por lebre -- “É real o que consumimos ou é só expectativa? Nada como um ‘X-Picanha’ para nos lembrar que nem tudo é o que parece ser”, lembra a advogada Renata Abalém, especialista em Direito do Consumidor, em referência ao notório hambúrguer do McDonald’s que continha tudo, menos picanha.

Para ela, a nova rotulagem não ajuda o consumidor brasileiro a enfrentar problemas como “a troca de ingredientes e a menor quantidade de produto sem a devida informação, que, infelizmente, não entraram no radar dos órgãos competentes”. “Com as novas regras, a Anvisa teve como objetivo somente alertar a população a respeito do excesso de nutrientes contidos em determinados produtos, ou ao caráter nutricional do produto. Isso é muito importante, mas não é o bastante.”

Ainda assim, a especialista concorda que “a padronização de rótulos com fundo branco e letras pretas e as informações nutricionais na parte frontal da embalagem, de fácil visibilidade -- com destaque para o símbolo de lupa, a fim de facilitar a identificação do alto teor de açúcares, gorduras saturadas e sódio -- de fato farão com que compreendamos melhor o que estamos consumindo”.
 

Fonte:
Mérces da Silva Nunes - graduada em Direito pela Instituição Toledo de Ensino - Faculdade de Direito de Araçatuba; mestrado e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Advogada sócia titular do Silva Nunes Advogados Associados. Autora de obras e artigos sobre Direito Médico.
 

Renata Abalém - diretora Jurídica do Instituto de Defesa do Consumidor e do Contribuinte (IDC), diretora da Câmara de Comércio Brasil Líbano, membro da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/SP.


10 dicas para os estudantes de Medicina alavancarem o aproveitamento da graduação

A faculdade de Medicina é um ambiente de muito conhecimento e que prepara os alunos com todo o conteúdo para exercer a profissão. Mas, sabemos que seguir a carreira de médico vai muito além da parte técnica, e há atitudes e habilidades que podem ser desenvolvidas.

É evidente que, na trajetória da formação profissional, cada estudante irá encontrar as melhores práticas e métodos de absorver a informação e adequar a rotina de estudos. Porém, algumas práticas são importantes para alavancar o aproveitamento do curso dentro e fora da sala de aula. Veja as 10 dicas abaixo:


1. Feito é melhor do que perfeito: geralmente, os estudantes de medicina são bastante estudiosos e metódicos, que tendem ao perfeccionismo. Acreditam que é necessário ter estudado e aprendido toda a matéria, para se sentirem seguros e avançarem. No entanto, sabemos que isso não é possível, pois são muitos conteúdos, várias informações. Portanto, fiquem tranquilos, pois a perfeição não existe. Façam o melhor com o que vocês têm em mãos hoje.


2. Evite o efeito manada: cuidado para não fazer tudo o que te indicam, sem avaliar melhor se aquela disciplina ou mentoria fazem sentido para você. Não assuma tantos compromissos durante a faculdade, para não ter problemas mais sérios posteriormente, por exemplo, a síndrome de Burnout, por conta de um esgotamento físico e mental. Analise se aquilo está alinhado com seu futuro, e se realmente fará diferença para você.


3. O paciente é seu melhor professor: sabemos que o estudo, o conteúdo teórico e toda a faculdade de medicina são importantes para sua formação. Mas, a maioria das grandes lições quem me deu foi o paciente. Essa aproximação nos torna mais humanos. Por isso, aproveite muito o contato à beira-leito, e seja respeitoso. No curso, o grande objetivo do internato é simular o que será o ambiente real da prática médica depois da formação, então aproveite.


4. Esteja sempre à procura de bons mentores: durante a faculdade, converse com aquelas pessoas que você admira e tende a confiar. Troque ideias, pergunte como é a vida real e a rotina depois da formação, e sobre erros e acertos. Tenha cuidado com o dia a dia que você vê no hospital universitário, porque a realidade pode ser bem distinta. Além disso, leia biografias daqueles que agregam à sua vida. Todas essas atitudes podem encurtar caminhos e te direcionar para lugares que fazem mais sentido para você e sua carreira.


5. Desenvolva soft skills: as habilidades técnicas, chamadas de hard skills, são necessárias para a formação. Mas, muitas vezes, não são elas que determinarão seu sucesso profissional. Geralmente, o que leva as pessoas a ter uma posição de mais destaque são as soft skills: boa oratória, senso de liderança e trabalho em equipe, inteligência emocional, criatividade, empatia, entre outras. Então, as desenvolva, pois elas serão cruciais na relação com seus colegas de trabalho e, principalmente, com o paciente, levando a uma conexão e maior confiança.


6. Cuide de sua saúde: sabemos que a vida do estudante é corrida e que pode haver desculpas para não praticar exercício físico. Mas, lembre-se que é comprovado que o sedentarismo irá aumentar o risco de doenças no futuro e os profissionais de saúde precisam ser os grandes defensores dessa prática. Portanto, atividade física tem de ser inegociável, trate-a como prioridade. Cuide do seu corpo, porque senão a mente pode sofrer também. Que tal diminuir um pouco o uso do celular, por exemplo, para cuidar mais da sua saúde?


7. Leia livros fora da medicina: esteja sempre com um livro que não seja sobre medicina, mesmo que por apenas dez minutos no seu dia. Isso vai melhorar sua visão de mundo e suas capacidades como médico. Leia ficção, livros sobre produtividade, finanças, biografias de pessoas que podem te inspirar. Encontre algo que realmente te interesse e amplie sua visão de mundo.


8. Use sempre a regra de ouro “trate os outros como gostaria de ser tratado”: olhe para as pessoas de forma empática e tente se colocar no lugar delas. Precisamos ter em mente que nós trabalhamos o dia inteiro em prol do paciente. Muitas vezes, teremos que lidar com um paciente terminal, por exemplo. Conheça e se interesse pelos cuidados paliativos, uma área que mudou minha visão de vida e de morte, dedicada àqueles em estado terminal ou que não têm mais possibilidade de cura. Nesses momentos mais difíceis, o profissional de saúde pode trazer luz, acalento e palavras de conforto, mesmo quando mais nada pode ser feito do ponto de vista técnico.


9. Não se preocupe em escolher a especialidade cedo: não limite sua visão de mundo, pois não há como ter uma noção tão firme daquilo que não se conhece. Quando você foca em algo muito rápido, todo o resto que você não escolheu tende a ficar de lado e você se priva de ter uma formação completa. Na faculdade de Medicina, é possível você conquistar um conhecimento de moderada profundidade de todas as áreas, para ser um bom generalista, a princípio. Não seja ansioso ou apressado, e deixe essa escolha de carreira para os últimos anos de formação.


10. Aproveite a jornada: nós tendemos a deixar a felicidade para depois. Pensamos que só seremos felizes e bem-sucedidos quando estivermos em algum lugar pré-determinado naquele momento. Por isso, se preocupem apenas em ver sua evolução. Sabemos que terão dias mais corridos e difíceis, mas esteja bem com seu dia a dia. A felicidade está na jornada e não no destino final. 

 

 

Eduardo Lapa - médico cardiologista e fundador do Cardiopapers, empresa adquirida pela Afya, maior ecossistema de educação em saúde e heatlhtechs do Brasil.


Investir com antecedência para a faculdade dos filhos pode significar economia de até 46% de acordo com levantamento da Onze

Na simulação, a fintech considerou as faculdades privadas mais bem avaliadas nos cursos Direito, Engenharia Civil, Publicidade, Medicina e Administração de Empresas

 

Uma das principais preocupações dos pais é proporcionar aos filhos uma educação de qualidade, o que é compreensível, já que os estudos podem definir o futuro profissional das crianças e as oportunidades que elas terão no mercado.

Na semana do Dia das Crianças, a Onze, fintech de saúde financeira e previdência privada, fez um levantamento que mostra que poupar e investir com antecedência para a faculdade dos filhos pode ser muito vantajoso, levando em conta fatores como “tempo” e “retorno nos investimentos”. 

Foram consideradas mensalidades praticadas atualmente nas instituições de ensino privado mais bem avaliadas do país nos cursos de Medicina, Administração de Empresas, Publicidade e Propaganda, Direito e Engenharia Civil. O estudo analisou três cenários: poupança/investimento com 18 anos de antecedência; poupança/investimento com 10 anos de antecedência e sem poupança/investimento.

Na simulação, o dinheiro poupado mensalmente é aplicado em produtos financeiros conservadores que rendem em média 5% ao ano, já descontada a inflação (taxa de juros real). Considera-se que os valores ficarão investidos até o começo da faculdade, quando os pais começarão a fazer retiradas mensais para pagamento das mensalidades, enquanto o restante do montante acumulado fica mantido na aplicação até que o curso chegue ao fim juntamente à reserva. 

De acordo com o estudo, os pais que começam a poupar logo no nascimento ou nos primeiros anos de vida dos filhos têm um desembolso até 46% menor para pagar a faculdade do que os pais que não poupam com essa finalidade. Já os que começam a investir com cerca de 10 anos de antecedência podem economizar até 33%. 

“A educação dos filhos representa um investimento familiar considerável, por isso a importância de se preparar previamente e fazer um planejamento. Essa antecedência vai gerar uma boa economia no futuro, reduzindo o impacto dos estudos no orçamento dos pais”, explica Samuel Torres, consultor financeiro da Onze. 

 

Onze


Avião Solidário da LATAM transporta gratuitamente 7 flamingos-chilenos e 1 maguari para Foz do Iguaçu


Ação auxilia a preservação de espécies de aves silvestres

 

 Somente em 2022, companhia já transportou 128 animais silvestres por meio do programa Avião Solidário

 

O programa Avião Solidário da LATAM - que beneficiou mais de 130 milhões de pessoas e 4.600 animais na última década - concluiu no último sábado (8/10), o transporte aéreo gratuito de 7 flamingos-chilenos (Phoenicopterus chilensis) e 1 maguari (Ciconia maguari) de Fortaleza, Ceará, para Foz do Iguaçu, no Paraná. Os animais estavam no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Fortaleza, e serão acolhidos pelo Parque das Aves, passando a conviver na instituição, que realiza diferentes ações de abrigo, resgate e conservação com outros 1.300 animais, de 150 espécies. Os animais saíram de Fortaleza para São Paulo/Guarulhos no voo LA3527 na noite de sexta-feira (7/10) e seguiram para Foz do Iguaçu no voo LA3336, que pousou em seu destino às 07h55 do último sábado (8/10).

 

“Sustentabilidade é parte estratégica do negócio da LATAM. A companhia tem um compromisso real com o desenvolvimento sustentável do país e coloca a sua infraestrutura para apoiar na conservação da biodiversidade. Diante disso, é muito gratificante compartilhar nosso valor com a sociedade colocando o Avião Solidário em benefício de projetos de conservação de espécies ameaçadas de extinção”, destaca Silmara Santos, coordenadora de Sustentabilidade da LATAM Brasil. 

“Estamos honrados em poder receber essas aves aqui no Parque das Aves. Agradecemos ao CETAS Ceará por ter acolhido temporariamente esses animais e à LATAM Brasil por apoiar a vinda deles para Foz do Iguaçu. Ficamos satisfeitos em poder ofertar às aves os melhores esforços de toda nossa equipe e de nossas instalações. Estes 25 anos de experiência no manejo desta e de outras espécies nos permitem um aprimoramento frequente que nos faz refinar nossos protocolos cada vez mais", comenta Paloma Bosso, diretora técnica do Parque das Aves.

 

AVIÃO SOLIDÁRIO E A ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE DO GRUPO LATAM 

O Avião Solidário existe há mais de 10 anos e é um dos mais importantes do Grupo LATAM no contexto da sua estratégia de Sustentabilidade, com compromissos assumidos em três frentes: Economia Circular, Mudança Climática e Valor Compartilhado. O programa coloca à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da LATAM para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais. Para este tipo de transporte, a LATAM utiliza a LATAM Cargo com toda a sua experiência logística e conectividade no Brasil. Os animais são transportados com todo cuidado e segurança, reservando exclusivamente parte do porão de cargas da aeronave para esta operação.

 

LATAM Airlines Group

www.latamairlinesgroup.net


Como encontrar o cofundador perfeito para o seu negócio?

Já dizia o ditado: quer ir rápido, vá sozinho. Quer ir longe, vá acompanhado. A frase é super válida para quem está criando um novo negócio e quer encontrar um cofundador.

Na minha história como empreendedora, ter um sócio alinhado foi muito importante. Há muitos motivos pelos quais deve se considerar ter um co-founder, como aumento da produtividade, suporte emocional e a chance de dar certo, times com mais fundadores têm mais possibilidade de sucesso. 

De acordo com pesquisa realizada pelo site TechCrunch, startups com dois ou mais fundadores possuem mais chances de serem bem sucedidas. Na verdade, fundadores solitários levam 3,6 vezes mais tempo para chegar na mesma escala do que uma equipe com mais pessoas. Além disso, times bem balanceados levantam 30% mais de dinheiro em funding e crescem 3 vezes mais. Ou seja, motivos não faltam para iniciar um negócio com alguém.

Mas isso não quer dizer que você vai escolher qualquer pessoa para embarcar, afinal é um projeto de longo prazo. Seja amigo, colega ou pessoas com quem já trabalhou, é necessário se atentar às questões como, os objetivos, metas e valores da pessoa. Busque quem te complemente, em todos os sentidos, profissional e emocionalmente, enquanto dividem valores e crenças chave. Não há uma receita de bolo!

O relacionamento entre os fundadores tem que ser otimizado para o longo prazo, todo mundo tem as suas discussões e dias difíceis, faz parte. Inclusive, a diversidade de opiniões é um trunfo para o seu negócio, mas tem coisas que precisam ser evitadas a qualquer custo no momento da discussão, como críticas vazias e ficar na defensiva. Com isso, ter um plano de como lidar com qualquer problema, permite criar um ambiente saudável, onde todos estão preparados e alinhados em como resolver os problemas. Separei três dicas para te ajudar. 

1 - Use um framework para feedbacks construtivos: Desentendimentos são partes da vida, mas a forma de lidar nesses momentos é que irão dar a conclusão.
O framework da Comunicação Não Violenta (CNV), fala assim: Quando [observação de um fato], eu sinto [emoção, não pensamento], porque estou precisando de [necessidade universal inegável]. Você poderia [solicitar, ao invés de demandar]? 

Dando um exemplo para ficar ainda mais prático, seria assim: “Quando você não entregou a arte ontem de acordo com o prometido, eu fiquei frustrada, porque é preciso respeitar os prazos. Você poderia avisar com antecedência quando não conseguir entregar algo no prazo?”. Tomar consciência não é fácil, requer prática e vontade, mas muda o jogo nas relações.


2 - Alinhamento de expectativas e funções: deixe bem claro, desde o início, quem é o responsável pelo que, os objetivos e funções. Lembre que cada sócio full-time tem uma posição executiva no negócio. Fazer essa separação gera alinhamento e mais produtividade.


3 - Exercite a vulnerabilidade: o relacionamento entre os sócios deve ter o máximo de confiança. Isso é construído com base na transparência total, empatia e vulnerabilidade. Não deixe as pequenas coisas se transformarem em grandes, comunique sempre.

Agora, você sabia que empreender em casal ou com família é muito mais comum do que se imagina? E, provavelmente, você conhece algum negócio familiar perto de você. Apesar disso, cansei de escutar pessoas falando que enlouqueceriam se trabalhassem com seus parceiros e a verdade, é que de fato, não é fácil.

Quando você empreende junto, começa a passar 24 horas com seu parceiro ou parceira. São muitas horas de trabalho, poucas de lazer e as coisas se confundem muito. Por isso, muitas vezes essa dinâmica acaba aumentando a tensão entre o casal, se não há mecanismos claros de prevenção. 

Além das recomendações padrões que valem em qualquer sociedade, existem algumas outras dicas quando envolve parceiro ou família, como buscar virar bem a chave do pessoal versus profissional ao longo do dia, evite usar termos de relacionamento ou manifestações, como beijos e abraços, o que ajuda a deixar as coisas mais separadas e traz um tom mais profissional para o ambiente. 

Além de não tomar críticas profissionais para o lado pessoal; estabeleça rituais no dia a dia onde o foco seja o seu relacionamento e a família, treinar junto ou ter um dia de jantar romântico, por exemplo. E sempre comunique 10x mais do que você acha ser saudável. 

A comunicação empática e transparente é a chave em todos os pontos, seja na procura de um co-founder ou no relacionamento pessoal.

 


Débora Spada - cofundadora da Start Empreendedor, edtech criada por empreendedores para empreendedores, com o propósito de apoiar em todas as etapas da jornada de uma startup, da fase inicial a aqueles que já estão prontos para escalar o seu negócio. Debby, como gosta de ser chamada, tem como missão empoderar outras mulheres, incentivando-as para que encontrem o seu poder dentro de si e sejam donas da própria vida. Reconhece e fortalece o papel individual das mulheres na sociedade e trabalha para que alcancem uma vida mais leve, independente e completa.


Saiba os profissionais mais procurados pelas empresas de turismo na rota da inovação

Divulgação 
Análise da Decolar mostra que foco no cliente, criatividade e inovação serão os

fatores mais relevantes para quem trabalhar no setor, um grande gerador de empregos

  

A indústria turística é um dos setores mais resilientes e um dos principais geradores de emprego. De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), a previsão é que o setor, nos próximo dez anos, gere 5,5 milhões de novos empregos na América Latina, sendo os perfis digitais os que terão maior demanda. A Decolar – empresa de viagens líder na América Latina – analisou as posições mais demandadas pelas companhias que atuam no setor de turismo. Confira: 

 

  • Programadores: são aqueles que se dedicam ao desenvolvimento de software utilizando linguagens de programação. Para o setor de turismo isso é fundamental, pois esse tipo de perfil ajuda a inovar e a criar soluções tecnológicas para enriquecer e melhorar a experiência do viajante. Por exemplo, comprar todos os produtos turísticos que uma pessoa precisa em uma única plataforma.

 

  • Designers de experiência do usuário (UX): profissional responsável por cuidar da experiência do usuário, desde o design até a implementação de estratégias, com o objetivo de satisfazer as necessidades dos usuários em potencial, focado principalmente em três aspectos: usabilidade, acessibilidade e interação. Este trabalho é essencial para entender a percepção, necessidades, hábitos e crenças dos viajantes e criar, a partir disso, experiências diferenciadas e personalizadas.

 

  • Analista de dados: é responsável por estudar e interpretar os dados para convertê-los em informações relevantes para a tomada de decisões. No turismo, é de grande utilidade para compreender padrões de comportamento dos viajantes e oferecer-lhes propostas adaptadas aos seus interesses.

 

  • Especialista em Estratégia Comercial: responsável por analisar o mercado e desenhar estratégias direcionadas para atingir os objetivos organizacionais. Deve ser um profissional criativo, resiliente e de grande proatividade.

 

De acordo com o estudo "O futuro do trabalho no turismo e o desenvolvimento de competências", desenvolvido pela Organização Mundial do Turismo, sete em cada 10 trabalhadores e estudantes do setor do turismo seguirão trabalhando na área nos próximos cinco anos. Da mesma forma, foco no cliente, criatividade e inovação serão as habilidades mais relevantes para os trabalhadores do turismo nos próximos anos. 

“Um dos principais desafios do turismo é encontrar os melhores talentos que ajudem a resolver os problemas complexos dessa área que ainda precisam ser enfrentados, agregando valor a um dos setores mais importantes para a economia nacional", diz Camila Russo, diretora de Recursos Humanos da Decolar. "Por isso, acreditamos que é fundamental promover o talento, que é o nosso principal ativo. Trabalhamos constantemente para fomentar o desenvolvimento, a aprendizagem e o crescimento de todas as nossas equipes.”

 

Decolar

decolar.com/media-kit/#/


Um novo olhar sobre a gestão

"O analfabeto do século 21 não será aquele que não consegue ler nem escrever, mas sim aquele que não consegue aprender a desaprender para reaprender!"

Alvim Tofler

Inicio esse artigo com essa frase provocativa que me inspira diariamente a buscar o aprendizado contínuo e minha evolução pessoal e profissional, me convidando constantemente a me desapegar de algo que já sei, para me abrir para o “NOVO”. Isso significa se reinventar, se adaptar, evoluir e transformar.

Cada vez mais os profissionais serão valorizados pelas transformações que geraram por onde passaram e pelo seu legado. Hoje, “Reinvenção” é a palavra-chave.

Em mais de 20 anos atuando como mentora, conheci e avaliei a gestão de mais de 1.000 empresas de diversos segmentos e portes. Além de ter contato com as melhores práticas de mercado, também presenciei muitas dores no dia a dia da gestão destas organizações e principalmente nas relações interpessoais. Isso sempre me gerava bastante incômodo e um desejo enorme de contribuir com todos, usando meu aprendizado e atuando como consultora de empresas.

Durante a condução dos projetos, uma das metodologias que aplico consiste em gerar questionamentos e reflexões sobre porque determinada rotina é realizada daquela forma, e, pasmem, as respostas que escuto são: “Sabe que eu não sei?! Desde que cheguei na empresa me disseram que era para ser feito desta forma e assim eu venho fazendo. Nunca parei para me questionar” ou “A empresa criou este controle, mas, para ser bem sincero, não vejo nenhuma utilidade e valia” ou, ainda, “Eu recebo este relatório da outra área, mas nós não utilizamos nenhuma informação dele”.

Aí quando questiono: E você nunca procurou a outra área para dizer isso? A resposta muitas vezes é: “Nosso dia a dia é muito corrido”. Noto que faltam nas relações ingredientes fundamentais: o respeito mútuo no sentido de compreender o impacto do seu trabalho e das suas entregas no trabalho do outro; a comunicação assertiva e humanizada e o alinhamento de necessidades e expectativas.

Triste não é mesmo? Por isso que percebo em muitas organizações uma jornada pesada. Então, meu primeiro convite para você é: Questione e busque compreender o porquê das coisas. Tudo tem que fazer sentido e ter uma utilidade. Cada vez mais neste mundo VUCA acelerado e em constante transformação, precisamos ter rotinas assertivas na gestão que levam ao aumento da produtividade, redução de retrabalhos e alinhamento de propósito, com uma gestão humanizada e engajada para a entrega dos resultados.

Como meu papel é trazer provocações que levem vocês a reflexões sobre as práticas e modelos de gestão que podem estar sendo adotados mas empresa, com a missão de identificar mudanças e gerar transformações proponho abordarmos o contexto da Inteligência Artificial para mostrar a importância de revermos a abordagem de gestão, considerando a potência que ela pode proporcionar ao seu negócio.

A princípio não devemos nos assustar com este avanço nem enxergá-la como uma ameaça de desemprego em massa, mas, sim, compreender que esse avanço tecnológico nos trará inúmeras facilidades, mas que agora devemos focar o nosso olhar nas pessoas, com o objetivo de investir cada vez mais no desenvolvimento das suas habilidades comportamentais, também conhecidas como soft skills, para gerarmos um ambiente saudável e humanizado em busca de melhores resultados.

De acordo com o International Association of Artificial Inteligence, a Inteligência Artificial já é capaz de:

  • Compreender o contexto;
  • Extrair informações relevantes de uma conversa;
  • Planejar e otimizar;
  • Falar;
  • Interagir;
  • Responder adequadamente a um problema;
  • Gerar frases e histórias;
  • Reconhecer pessoas e objetos;
  • Negociar;
  • Aprender padrões;
  • Seguir regras estabelecidas

A partir dessas constatações sobre a Inteligência Artificial, sugiro que você reflita e avalie quais dessas habilidades você já possui e quais deve desenvolver ou melhorar. Elas estão intrinsicamente relacionadas às soft skills que são seus diferenciais que irão garantir seu sucesso pessoal e profissional.

 

Lucedile Antunes - idealizadora dos best-sellers “Soft Skills: competências essenciais para os novos tempos” e “Habilidades do Futuro para o Profissional do Agora” e do recente “Soft Skills Kids: Como desenvolver as habilidades humanas nas crianças para se tornarem adultos bem sucedidos”. É fundadora da L. Antunes Consultoria & Coaching, especialista no desenvolvimento de Soft Skills, Palestrante, Coach e Mentora de Carreira. Apaixonada por apoiar pessoas a evoluírem e por estimular transformações através da expansão de consciência, inspira as pessoas a assumirem seu protagonismo experimentando novas formas de agir e pensar, obtendo resultados completamente diferentes. É coautora de diversos livros e artigos sobre desenvolvimento humano e organizacional.

 

Instagram: @antuneslucedile

Linkedin: LucedileAntunes

www.lantunesconsultoria.com.br

Divulgação

Segundo números da CNAE, o volume de empresas envolvidas na produção e comércio de brinquedos é superior aos registrados em 2019 e 2020

 

Um levantamento feito pelo Sebrae a partir de dados da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) mostra que o segmento de pequenos negócios envolvidos com a fabricação e comércio de brinquedos continua otimista em 2022, apesar de uma relativa queda da atividade em comparação com o ano passado. A análise, com base no número de empresas abertas de 2019 a 2022 nos setores de “Comércio varejista de brinquedos e artigos recreativos” e “Fabricação de outros brinquedos e jogos recreativos”, mostra que nos seis primeiros meses deste ano foram criadas 2.899 empresas (entre Microempreendedores Individuais, os MEI, micro e pequenos negócios). Esse resultado é 12% menor do que o registrado no primeiro semestre do ano passado, mas – ainda assim – superior aos números do mesmo período de 2020 (2.052 empresas abertas) e 2019 (2.294 empresas).

Considerando o volume total de empresas em atividade, o primeiro semestre de 2022 registrou um montante de 33.250 negócios contra 32.096 empresas em operação no mesmo período de 2021. Apesar da ligeira recuperação, a quantidade total de MPE em atividade atualmente continua atrás do resultado identificado no 1º semestre de 2020, quando havia 35.397 pequenos negócios operando no setor – o melhor resultado entre os semestres avaliados.

Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, os dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) indicam que as vendas no varejo em agosto de 2022 cresceram 2,8%, descontada a inflação, em comparação ao mesmo mês em 2021. “Em julho 2022 o crescimento foi de 0,7%. Então, é possível que haja uma relação entre o maior número de empresas e a melhora no varejo”, avalia.


terça-feira, 11 de outubro de 2022

O retorno do rol exemplificativo da ANS e a garantia à saúde

No último dia 22 de setembro foi publicada a Lei nº 14.454/2022 no Diário Oficial da União. A norma visa alterar a Lei n° 9.656/98 que regulamenta a atuação dos planos privados de assistência à saúde, visando combater o posicionamento até então adotado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). 

A nova lei retrata a definição de posicionamento quanto à estipulação do rol exemplificativo de tratamentos e medicamentos em que deve ser dada a cobertura obrigatória pelos planos privados de assistência à saúde, contrariando o posicionamento até então utilizado pela ANS.

 Igualmente, resguarda que a relação dos planos privados de assistência à saúde com os respectivos beneficiários e segurados será tutelada pelo Código de Defesa do Consumidor, de modo expresso, conferindo maior proteção ao hipossuficiente. 

Desde a implementação da Resolução Normativa n° 465/21 da ANS, o ajuizamento de ações por meio de tutelas era a solução para a problemática estabelecida quanto ao “rol taxativo da ANS”. 

Isto porque, em determinados casos urgentes em que não era concedida a cobertura necessária pelo plano de saúde e por seguro de saúde, os segurados precisavam se socorrer ao Poder Judiciário para obtenção da proteção necessária. 

O cenário sofreu grande alteração com a entrada em vigor da lei. No momento, a lista estabelecida pela ANS por meio da resolução nº 465/21 se tornou apenas referência para a concessão dos medicamentos e tratamentos. 

Deste modo, a cobertura não se limita a lista, possibilitando o fornecimento do procedimento, tratamento ou fármaco mediante prescrição médica, desde que possua a devida comprovação científica da eficácia do medicamento para a doença em que o paciente foi diagnosticado; que seja recomendado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec); ou que ocorra a recomendação da utilização do fármaco por pelo menos um órgão de avaliação de tecnologias em saúde com renome internacional. 

O rol de tratamentos, medicamentos e procedimentos estabelecidos como referência básica, possibilitará maior flexibilidade e proteção ao consumidor nos casos em que a nova normativa os protege, garantindo os direitos fundamentais à vida e à saúde.

 

José Santana Júnior - advogado especialista em Direito Empresarial e sócio do escritório Mariano Santana Sociedade de Advogados

 

Centro de São Paulo promove ações infantis gratuitas durante todo o mês de outubro em comemoração ao dia das crianças


 
O Shopping Light terá uma agenda recheada de entretenimento. Dentre as atividades, eles apresentam o Walking Tour Kids e brincadeiras culturais e educativas.

 

Programação com atividades culturais para crianças, traz quebra-cabeça gigante, ativação especial com jogos de fliperama e um Walking Tour Kids - edição para os pequenos conhecerem o centro histórico da cidade de São Paulo. Essas são as atrações que o Shopping Light preparou para o mês das crianças!

 

A fim de promover uma agenda gratuita e recheada de muita diversão para pais e filhos, o Shopping Light, localizado no Centro de SP, conta com uma programação especial em prol do dia das crianças. Em parceria com a São Paulo Companhia de Dança - gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, chega a ação “Qual é a sua Dança?”, em que um quebra-cabeça de 3 metros ficará exposto no piso térreo. A ação acontece do dia 10 ao dia 30 de outubro, no horário de funcionamento do shopping. 

 

No dia 15 de outubro das 11h às 17h, as primeiras 10 pessoas que montarem o quebra-cabeça gigante em menos tempo, ganham um par de ingressos para o espetáculo da SPCD. Para entrar nessa bricandeira baixe o App do Shopping Light e resgate seu cupom de participação.

 

Além disso, para fomentar ainda mais a interação familiar, todos os dias no 3° piso, o empreendimento expõe vários jogos antigos como máquinas de fliperama para adultos e crianças se divertirem ainda mais. A atração também se inicia no mês outubro, no horário de funcionamento do shopping. 

 

O dia das crianças é uma data muito especial e queremos que ela seja celebrada com muita cultura e diversão pelos nossos clientes. Essas ações reforçam nosso compromisso em proporcionar experiências de lazer e entretenimento para toda a família, oferecendo ativações gratuitas”, afirma Debora Neves, coordenadora de Marketing do Shopping Light.

 

WALKING TOUR KIDS PARA A CRIANÇADA CONHECER O CENTRO HISTÓRICO 

 

E é claro, que para fechar o mês com chave de ouro, o Shopping Light não poderia deixar de realizar seu amado Walking Tour, com uma edição especial no mês de outubro para as crianças, que contará com uma interação de personagens e dinâmicas ao longo do passeio, e também com pipoca, algodão doce e várias atividades divertidas.  O evento ocorre dia 16 de outubro, a partir das 9h45 da manhã. As inscrições são feitas através do App do shopping. O Tour será realizado pelo Rafael Gushiken guia turístico e idealizador do IG SP da Garoa.

 

Serviços

- Qual é a sua Dança?

Data: 10 a 30 de outubro, com ação especial no dia 15/10 das 11h às 17h

Horário: horário de funcionamento do shopping.

Local: Shopping Light, Centro de SP, piso térreo

 

- Jogos de Fliperama no Espaço do Vinil

Data: 10 a 30 de outubro

Horário: horário de funcionamento do shopping.

Local: Shopping Light, Centro de SP, 3° piso

- Walking Tour Kids

Data: 16 de outubro 

Horário: 9h45 da manhã

Local: Shopping Light, Centro de SP, ponto de encontro na entrada da Rua Formosa, 157.

Inscrições feitas pelo app

 

Sobre a São Paulo Companhia de Dança

Direção Artística | Inês Bogéa

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada, tendo recebido cerca de 40premiações e indicações nacionais e internacionais. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 900 mil pessoas em 18 diferentes países, passando por cerca de 150 cidades em mais de 1.100 apresentações e acumulando mais de 40 prêmios nacionais e internacionais. Por meio do selo #SPCDdigital, criado em 2020, realizou mais de 40 espetáculos virtuais e transmissões de apresentações que somam quase um milhão visualizações. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.

 

Shopping Light

Rua Coronel Xavier de Toledo, 23 – centro – SP.

Para acesso de carro o endereço é Rua Formosa, 157


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