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quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Brincadeiras de criança antigas estimulam a inteligência

Em comemoração ao Dia das Crianças, a dica do Dr. Fernando Gomes, médico neurocirurgião e neurocientista do Hospital das Clínicas de SP, é voltar no tempo das brincadeiras de antigamente e compreender como elas podem estimular os mais diversos tipos de inteligência. “Quando comparamos amarelinha, pega-pega, par ou ímpar, telefone sem fio, entre outras, com o mundo atual que é muito mais on-line, conseguimos avaliar o quanto o mundo atual das telas comprometer o desenvolvimento do cérebro”, avisa o médico. 

Algumas brincadeiras bem simples, fáceis de produzir e de brincar podem auxiliar na educação das crianças e cada uma delas estimula um tipo de inteligência especifica e as habilidades mentais. São elas:

  • Stop, telefone sem fio ou trava língua: Aqui a inteligência linguística e comunicação são estimuladas para potencializar matérias escolares como português e inglês.
  • O que, o que é? Pedra, papel e tesoura, par ou impar e jogo da velha: Promovem a inteligência lógico matemática e melhoram as habilidades com fazer contas.
  • Esconde-esconde ou bola de gude: Tudo o que engloba a inteligência espacial, aquelas que envolvem noção de espaço, melhoram o conhecimento para andar de bicicleta e até dirigir no futuro, já que estruturas profundas do cérebro, como cerebelo e gânglios da base, são utilizadas nestas brincadeiras.
  • Perna de lata, jogar amarelinha, cama de gato, pular corda, elástico, andar de carrinho de rolimã ou de pega-pega: Como mexer com o corpo físico desperta a habilidade motora, a inteligência corporal sinestésica é trabalhada nestas brincadeiras que, além disso tudo, ainda queimam calorias e pode ser uma boa introdução ao esporte.
  • Bater bafo (bater figurinhas): Estimulam a inteligência emocional.
  • Colecionar figurinhas: A memória, a atenção e outras habilidades sociais são saudavelmente provocadas com esse hábito que aciona o circuito do prazer.
  • Ter um pet: Trabalha a empatia, desenvolve sentimentos e emoções além de aquecer as habilidades sociais.
  • Empinar pipa: Essa brincadeira envolve vários processos desde a psicomotrocidade ao montar a pipa, compreender o mundo físico como o vento que fará a pipa voar e assim, a inteligência física e interpessoal são estimuladas.
  • Vivo ou morto, gato-mia e passa anel: Ponderar atitudes provocam o controle inibitório nesses tipos de brincadeiras que ainda estimulam a atenção.

 

Dr Fernando Gomes - Professor Livre Docente de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas de SP com mais de 2 milhões de seguidores.  Há 12 anos atua como comunicador, já tendo passado pela TV Globo por seis anos como consultor fixo do programa Encontro com Fátima Bernardes (2013 a 2019), por um ano (2020) na TV Band no programa Aqui na Band como apresentador do quadro de saúde “E Agora Doutor?” e dois anos (2020 a 2022) como Corresponde Médico da TV CNN Brasil. É também autor de 8 livros de neurocirurgia e comportamento humano. Professor Livre Docente de Neurocirurgia, com residência médica em Neurologia e Neurocirurgia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, é neurocirurgião em hospitais renomados e também coordena um ambulatório relacionado a doenças do envelhecimento no Hospital das Clínicas.

drfernandoneuro


Dia do Educador: a importância do professor para a educação ambiental

Divulgação Mercur
Mercur celebra o processo que envolveu educadores de diferentes lugares do Brasil para buscar inspirações para o desenvolvimento do programa ambiental sobre os biomas brasileiros

 

A Mercur, empresa das áreas da saúde e educação, tem seu primeiro programa de educação ambiental, que disponibiliza conteúdos em vídeos, áudios, fotos, jogos pedagógicos e atividades interativas para a construção de novos conhecimentos. A proposta é ser um espaço seguro de informações e de referência para o fomento de redes de pessoas que queiram se engajar na preservação e cuidado ao meio ambiente, principalmente dos biomas brasileiros.  

O programa foi desenvolvido por meio da cocriação entre organizações da sociedade civil de preservação do meio ambiente e rede de professores. “Fizemos uma roda de conversa com professores de diferentes localidades do país para compreender a relevância do tema na área da educação”, comenta Márcia Murillo, Pedagoga da Mercur. Assim, educadores contribuíram com as experiências de sala de aula e uso da tecnologia para a construção do programa ambiental. “Foram encontros de muitas trocas e de escuta para que fizesse sentido para todas as pessoas envolvidas. A cocriação possibilitou contemplar muitas ideias trazidas nas trocas, como exemplos, o uso do QR Code na borracha para facilitar o acesso às informações formativas e a curadoria de qualidade feita para crianças e adolescentes”, relata a Pedagoga. 

A empresa acredita em uma educação transformadora, emancipadora e que pode oportunizar caminhos para que as diferentes realidades contribuam para a criação de um mundo melhor para todos. “Programa Biomas do Brasil parte da compreensão de que os processos de aprendizagem se dão nos bons encontros, nas boas conversas entre crianças e adolescentes com seus educadores. É na aproximação entre ação e reflexão dos saberes que é possível transformar a cultura e a realidade”, finaliza Márcia. 

Vinculado ao programa, a Mercur lançou uma borracha escolar que traz os animais de cada bioma, representados por um desconhecido ou pouco conhecido, um ameaçado de extinção e outro mais popular. Cada borracha contém, além da imagem, um QR Code que leva ao site do programa.  Dessa forma, fomenta a ampliação do aprendizado dos biomas como sistemas do meio ambiente que abrangem a biodiversidade de espécies da fauna e flora.  

A plataforma disponibiliza informações, imagens e histórias sobre cada um dos bichos. Para saber mais, acesse: www.mercur.com.br/biomas. 

 

Mercur

mercur.com.br  


CPS abre 7,2 mil vagas em cursos da Google, Salesforce, GeneXus e Six Sigma

Reprodução

Treinamentos tratam de temas como computação em nuvem, big data e machine learning, além de ferramentas de administração e marketing


O Centro Paula Souza (CPS) está com inscrições abertas para 7,2 mil vagas em cursos gratuitos online de qualificação profissional em tecnologias da Google, Salesforce, GeneXus e Six Sigma. As capacitações fazem parte do programa Minha Chance, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE). Os interessados em participar do teste de seleção devem fazer a inscrição pelo www.cps.sp.gov.br/minhachance.

Voltados a estudantes de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, bem como demais pessoas da comunidade, com conhecimentos em áreas como informática e gestão de negócios, os treinamentos são ministrados em plataforma virtual por professores do CPS e especialistas de mercado. A seleção é feita por meio de um teste online, com questões relacionadas a lógica e conceitos de computação.

Além do conteúdo específico, os participantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades socioemocionais e comportamentais, como liderança, comunicação, resolução de conflitos, empreendedorismo, entre outras. Ao término dos cursos, os melhores candidatos poderão receber, gratuitamente, vouchers para exames de certificação com reconhecimento internacional.

Confira os cursos:

Google Cloud Computing Foundations – Com auxílio da plataforma Google Cloud Skills Boost, a capacitação tem duração de 64 horas e apresenta uma visão geral sobre conceitos básicos de computação em nuvem, big data e machine learning, além de explicar a função do Google Cloud. São mil vagas oferecidas para o público em geral. Inscrições até 23 de outubro

Green Belt Six Sigma – melhorias de processos e solução de problemas em nuvem – Capacitação online voltada a quem quer utilizar a metodologia Six Sigma, com dados em nuvem, para identificar e implementar melhorias nos processos internos empresariais, projetar custos de operação menores e aumentar os lucros ao longo do tempo. São 3 mil vagas para o público em geral. Inscrições até 16 de outubro

GeneXus Core – Desenvolvimento Low Code em Java e C# – Com 64 horas de atividades online, a capacitação ensina a utilizar a ferramenta de criação de software e aplicações flexíveis, baseadas em modelagem, geração e interação, com suporte para linguagens de programação e bancos de dados. São 500 vagas para alunos de Etecs e Fatecs, além da comunidade em geral. Inscrições até 16 de outubro

Salesforce – Formação de Administrador – Capacitação aborda introdução ao Salesforce, licenciamento, configuração, estratégias de utilização e integração com outros apps. Com duração de 64 horas online, o curso está com 2 mil vagas abertas para o público em geral. Inscrições até 23 de outubro

Salesforce – Formação Profissional de Marketing – Com duração de 64 horas, divididas em 16 encontros online, treinamento ensina melhores práticas e fundamentos de administração no Marketing Cloud. São 700 vagas para o público em geral. Inscrições até 23 de outubro

Minha Chance

O programa Minha Chance é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da SDE e do CPS, que visa capacitar estudantes de Etecs e Fatecs, além da comunidade em geral, em colaboração com a iniciativa privada. O objetivo é estimular a geração de emprego e renda. Os cursos são elaborados em parceria com empresas que têm a vantagem de direcionar as vagas a profissionais com boa formação.

Interessados em participar do teste de seleção para ingressar
nos cursos devem fazer a inscrição pela internet
Confira:

 

Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 96 mil estudantes.

4 razões para implementar a modalidade ´Hunting de TI´ na sua empresa

Uma ótima estratégia para encontrar profissionais qualificados e assertivos, o Hunting de TI entrega profissionais especializados para projetos complexos, de acordo com a demanda de tempo e a necessidade de cada cliente.

Uma estratégia de Hunting de TI tem como objetivo facilitar o processo de contratação de uma empresa, pois visa otimizar a procura por profissionais através das skills necessárias à função que estes desenvolverão.

Empresas, especialistas em processos de busca do candidato ideal, o que condiz com o cenário atual, já que o mercado, nacional e internacional, tem intensificado suas buscas na captação de talentos para as especificidades de suas vagas, principalmente desenvolvedores que dominam linguagens de programação específicas, proporciona suas buscas através da criação de um ecossistema completo e da absorção do processo de recrutamento, acompanhamento dos profissionais e de onboarding. O intuito do Hunting de TI é fazer com que o cliente não perca o foco na rotina de seus negócios, o que faz com que a transparência da sua prestação de serviço permaneça inclinada ao respeito da confidencialidade, prezada pela empresa, bem como à adequação às diretrizes da LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados.

Outro diferencial ao delimitar a prestação desse serviço consiste na contratação, assim como o acompanhamento de uma consultoria mensal, pela qual se responsabiliza, durante a alocação do profissional na empresa.


Modelo Hunting de TI

A busca e entrega do profissional específico à empresa em questão acontecerá através da absorção do modelo de Hunting de TI pelo contratado, com acompanhamento e análise total da empresa de Hunting; o objetivo dessa ação é manter o profissional em evolução dentro das responsabilidades de suas funções, já que o fit cultural e o fit técnico estão sempre alinhados ao padrão empresarial que comumente agrega o Hunting de TI como modelo tecnológico.


Experiência do candidato

Durante o processo seletivo, o candidato experimenta a oportunidade de vivenciar a seleção customizada de acordo com as exigências do cliente, ressaltando a troca de conhecimentos e o foco em inovação ao responder às suas necessidades e à consolidação do serviço oferecido com segurança e novidade.


Trabalhando com Hunting de TI em Recursos Humanos

A empresa opta por trabalhar com estratégias de Hunting de TI quando as especificidades dos negócios sugerem a contratação de profissionais com práticas diferenciadas e mais difíceis de se encontrar no mercado.

Vagas de alta gestão, por exemplo, que demandam capacidades típicas e especializadas para atingir os objetivos da empresa, precisam de estratégias assertivas no momento da contratação e é neste exato ponto que entra a função estratégica de Hunting.

A mesma tem como intuito delimitar o processo de busca, evitando a lentidão e as burocracias e tornando o procedimento de contratação mais simples, ao facilitar a procura de profissionais com as especificidades requeridas.


Hunting de TI e o caminho para o match perfeito

A busca por esses talentos não é fácil, requer dedicação e, é claro, muito tempo, e esta estratégia vai facilitar e muito esse processo para a sua empresa:

  1. Otimização de tempo: o tempo do time de recrutadores será otimizado ao utilizar o Hunting, porém todo o processo de atração e recrutamento do candidato permanecerá na empresa; esse processo será filtrado e, logo em seguida, entregue ao cliente, o gestor responsável pela contratação. Esse modelo de entrega facilita o trabalho do cliente, porque evita que ele acumule horas, eliminando o tempo excedido que uma entrevista tradicional poderia impor;
  1. Assertividade: um dos principais desafios ao procurar um novo profissional é o match perfeito, um perfil que combine com as necessidades e experiências técnicas, da empresa, é essencial. E o Hunting também ajuda nessa parte no momento da triagem dos currículos para encontrar profissionais que tenham as habilidades necessárias para a vaga;
  1. Previsibilidade no funil: com essa estratégia, há um controle maior sobre os perfis que serão passados adiante no processo, aqueles que estão mais alinhados ao que a empresa está procurando, assim o time de recrutadores já sabe o que esperar para desenvolver melhor as próximas etapas do processo seletivo;
  1. Contratações mais rápidas: otimizando o tempo da equipe, com perfis mais assertivos e adequados à vaga, é possível encontrar aquele profissional que está faltando na equipe mais rapidamente e pronto para ocupar a posição.

 

Priscila de Oliveira - Head de Cultura e Pessoas da Kstack, é formada em Psicologia, com MBA em Gestão de Pessoas e especializada em Carreira e Sucessão.


SUVS lideram ranking dos carros novos mais buscados na Webmotors em Minas Gerais

  • Levantamento inédito da companhia revela quais foram os 0 Km mais procurados pelos mineiros em setembro;
  • Hatches e sedãs são os seminovos preferidos pelos consumidores do estado


A Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento automotivo, divulga o ranking dos carros novos e usados mais buscados pelos mineiros em setembro.

A plataforma registrou no período um maior número de buscas envolvendo utilitários esportivos e picapes entre os consumidores que desejam um carro novo. Nessa categoria, o Jeep Compass conquistou a liderança do top 3, seguido por dois modelos da Fiat: Toro e Pulse.

Já quando se trata de veículos mais em conta, a procura por seminovos e usados revela a preferência dos motoristas mineiros por Civic, Corolla e Ônix nos três primeiros lugares.


Confira o ranking mensal de setembro em Minas Gerais:

Busca por modelos novos:

  1. Compass
  2. Toro
  3. Pulse
  4. Strada
  5. Renegade
  6. HR-V
  7. 208
  8. Onix
  9. Fastback
  10. Creta

Busca por modelos usados:

  1. Civic
  2. Corolla
  3. Onix
  4. Gol
  5. Palio
  6. S10
  7. Strada
  8. Uno
  9. Golf
  10. Cruze

 

Webmotors

www.webmotors.com.br


Ministro da Infraestrutura acompanha entrega de 215 vagões para transporte de celulose solúvel na Ferrovia Centro-Atlântica

Em visita ao Terminal Integrador de Araguari (MG), Marcelo Sampaio participou do recebimento do material rodante para operação que prevê investimento total de cerca de R$ 400 milhões por parte da VLI

 

Em visita ao Terminal Integrador de Araguari, da VLI, o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, participou, nesta segunda-feira (10), da celebração de entrega da nova frota de 215 vagões da Ferrovia Centro-Atlântica especialmente desenvolvidos para o escoamento de celulose solúvel. Os vagões são destinados ao transporte da produção da fábrica da LD Celulose, no Triângulo Mineiro, em direção ao sistema portuário do Espírito Santo. Com duração de 30 anos, o contrato entre VLI e LD foi firmado em 2021 e prevê investimentos totais de R$ 400 milhões por parte da VLI, incluindo também a aquisição de nove locomotivas. 

O ministro Marcelo Sampaio foi recebido pelo presidente da VLI, Ernesto Pousada, e executivos da companhia. “A operação conjunta com a LD Celulose é um exemplo do foco do nosso time em cocriar soluções com nossos clientes, gerando ainda mais eficiência ao transporte de cargas pelo sistema integrado da VLI. Com esta operação, há o estímulo à indústria ferroviária nacional, ao transporte sustentável pelo modal ferroviário e ao aumento da movimentação portuária no Espírito Santo. É a FCA crescendo e contribuindo para o desenvolvimento do país”, afirma Ernesto. 

A operação de transporte de celulose solúvel se iniciou neste ano, permitindo levar o material produzido em Indianópolis – a cerca de 60 km de Araguari – ao Espírito Santo, de onde é exportado após percorrer uma distância de aproximadamente 1.400 km, 100% por ferrovia. Os vagões foram desenvolvidos na fábrica da Randon, em Araraquara (SP).

 

Terminal Integrador de Araguari 

O Terminal Integrador de Araguari, no Triângulo Mineiro, é um dos símbolos da logística integrada da companhia e completou 10 anos de inauguração em agosto, com o registro de mais de 50 milhões de toneladas movimentadas durante o período, contribuindo para o escoamento de grãos e fertilizantes de forma eficiente e sustentável pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). 

O terminal foi o primeiro da companhia a ter um modelo de expedição construído em pera ferroviária para a saída dos trens. Ao proporcionar a redução de manobras, a estrutura permitiu que o tempo médio para a formação de composições com 80 vagões passasse de 64 horas para 5 horas. O Terminal Integrador de Araguari possui capacidade de expedição de grãos de 1.500 toneladas por hora e descarga de fertilizantes de 500 toneladas por hora.

 O terminal recebe a carga de por meio do transporte rodoviário. Após o tombamento, o produto vai para os armazéns e silos e, na sequência, os trens percorrem a FCA com destino ao Porto de Tubarão, em Vitória (ES), e ao Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam), localizado em Santos (SP).

 

Ferrovia Centro-Atlântica 

A Ferrovia Centro-Atlântica percorre sete estados brasileiros, transportando riquezas de diversos segmentos, como o agronegócio, siderurgia e construção civil para abastecimento dos mercados interno e externo. A renovação antecipada da concessão da FCA, atualmente em curso nos órgãos reguladores, poderá marcar um novo ciclo de crescimento, investimentos e contribuição com a indústria ferroviária nacional, em virtude da aquisição de novos vagões e locomotivas para transportar o aumento de carga previsto, proporcionando um atendimento ainda mais amplo e eficiente aos clientes.


Professores do Senac São Paulo listam filmes para estudar e distrair na reta final antes do Enem e vestibulare

Especialistas indicam títulos para revisar conteúdos, ampliar repertório e chegar 100% na maratona de provas

 

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) vem aí e, logo após, começa a temporada de vestibulares para quem deseja começar 2023 em uma universidade. Nessas últimas semanas de estudos para as provas, professores do Senac São Paulo criaram uma lista supercompleta de filmes e outras obras para auxiliar, de forma mais leve, nos preparativos para essa fase de testes.

 

História do Brasil


· Período imperial: “Carlota Joaquina”, “Xica da Silva” e “A viagem de Pedro”

· Literatura brasileira: “São Bernardo” e “Macunaíma”

· Tiradentes e Inconfidência Mineira: “Joaquim” e “Os inconfidentes”

· Ditadura brasileira: “Marighella”, “Pra frente Brasil”, “Ação entre amigos”, “Que bom te ver viva”, “O dia em que meus pais saíram de férias”, “O que é isso, companheiro?”, “Anos rebeldes”, “Cabra cega”, “Batismo de sangue” e “Quase dois irmãos”   

 

História do mundo:


· Descoberta da América: “1492 – A Descoberta do Paraíso”

· História Francesa: “Rainha Margot”

· Revolução Francesa: “Maria Antonieta”

· I Guerra Mundial: “1917”

· II Guerra Mundial: “A Lista de Schindler” e “O Pianista”

· Conflitos políticos na África: “O último rei da Escócia” e “Hotel Rwanda”

· Apartheid na África do Sul: “Invictos”

· União Soviética e Guerra Fria: “Adeus, Lenin” e “A vida dos outros”

 

Matemática:


· Cinebiografia de Alan Turing: “O jogo da imitação”

· Cinebiografia de John Forbes Nash Jr: “Uma mente brilhante”

 

Temas para a redação:


· Luta antimanicomial e tratamento de dependentes químicos: “Bicho de sete cabeças”

· Desigualdades e regionalismos: “Que horas ela volta?”

· Educação: “Pro dia nascer feliz”

 

Dicas extras:


· Respira e não pira! – pela manhã, crie o hábito da respiração alternada “Pranayama”. Sente-se confortavelmente e feche os olhos. Tampe a narina esquerda com o dedo mínimo e inspire com a narina direita. Com os pulmões cheios tampe a narina direita com o polegar direito e solte o ar com a narina esquerda, voltando a inspirar com a narina esquerda e troque as narinas com os pulmões cheios.


· Alimente-se bem a partir de agora – prefira alimentos leves e mais naturais para manter a disposição. Desde já, opte por refeições preparadas em casa (arroz, feijão, salada, carne, legumes). Para o dia a dia ou para levar de petisco nas provas, dê preferência para frutas frescas ou secas, biscoitos sem recheio, mix de castanhas, sanduíches naturais ou assados, água mineral ou água de coco.

· Look do dia – deixe para desfilar suas peças preferidas no lazer, com os amigos. Para encarar todas as avaliações que estão porvir, escolha peças confortáveis, que não apertem ou piniquem o corpo, poucos acessórios e calçados básicos, como tênis e sandálias sem salto. E como diriam as mães: “não esqueça de levar um agasalho!”.

 

Leituras no Vestibular


Para colaborar ainda mais com os estudantes, especialistas do Senac São Paulo também desenvolveram uma série de vídeos com a iniciativa Leitura no Vestibular. As publicações são mensais e cada edição conta com a apresentação de dois professores e a mediação de um bibliotecário, que discutem aspectos importantes de uma obra literária.

 

Interessados podem acompanhar diretamente no canal do Senac São Paulo no YouTube, na playlist “Leitura no Vestibular”, material que tem como objetivo facilitar e tornar as leituras mais atraentes, por meio da abordagem contextualizada da relevância das obras para a formação dos estudantes.


Um mês para o Enem: e agora?

Fabrício Pires, Diretor de Ensino do Colégio Master, destaca que, nesta reta final, é importante manter a rotina, revisitar conteúdos importantes e buscar apoio emocional

 

Na agenda: 13 de novembro é o primeiro dia de provas do Enem 2022. Faltando um mês para o exame, a preparação dos vestibulandos está a todo vapor e, junto com esse período que antecede, diversas inseguranças surgem. Com todos os conteúdos do ano já dados em sala de aula, as próximas quatro semanas demandam uma boa organização de estudos e rotina.

 

Pensando nisso, o professor Fabrício Pires, Diretor de Ensino do Colégio Master, de Fortaleza e Natal, dá cinco dicas de como aproveitar esta reta final, que é estratégico e pode fazer muita diferença, da melhor forma. Esse direcionamento se estende desde o trabalho com os conteúdos a como manter o bem-estar e a saúde mental neste momento repleto de emoções da trajetória escolar.

 

Hora de repassar

Utilize apostilas e livros de revisão para revisitar conteúdos já estudados ao longo da terceira série do Ensino Médio. Afinal, o último ano escolar tem, geralmente, caráter revisional, ou seja, já foi visto em diferentes momentos da vida escolar do aluno. Nesse apanhado, é importante selecionar os temas mais importantes, trabalhando os assuntos mais cobrados na prova.

 

Praticar sempre

Pires recomenda que os estudantes revejam as últimas três provas do Enem, respondendo às questões e analisando item por item. “É importante lembrar que não houve uma atualização do banco de alternativas do Enem, de modo que as questões podem não ser tão diferentes das de anos anteriores. Veja o que foi mais cobrado e de que maneira”, enfatiza.

 

Manter sua rotina de estudos e “recarregar as baterias”

Não desanime, falta pouco! Continue com a mesma rotina adotada ao longo do ano, assistindo às aulas, revendo questões e tendo uma rotina no período extraclasse.

 

“Além disso, não deixe de lado seus momentos de relaxamento e descontração. O descanso também é importante para a melhoria de desempenho e rendimento, uma vez que uma mente cansada não absorve tão bem os conteúdos” explica o diretor. “Inclua intervalos de trinta minutos a cada duas horas e meia de estudos”.

 

Buscar suporte em familiares e amigos

Nesse momento, é essencial estar perto das pessoas que mais ama. O cansaço é muito comum com a aproximação do fim do ano, ainda mais com tamanha preparação. Por isso, esse apoio emocional se faz importante para manter a energia, a motivação e a saúde mental do estudante. Tudo isso auxilia na fixação dos conteúdos e melhora o desempenho na prova.

 

Agenda preparatória

Nesta reta final, muitas instituições promovem eventos preparatórios. No caso do Colégio Master, ocorre o “Master Night”, um dos mais esperados pelos alunos. É um encontro com duração de 12 horas no qual acontece muita confraternização em meio à revisão de conteúdo, com os estudantes e professores estudando em conjunto durante a madrugada com atividades interativas e de descontração.

 

Nas últimas duas semanas pré-Enem, o Colégio Master busca fazer um ambiente tranquilo e leve para os alunos, promovendo ações nos intervalos e o projeto “Prepara Enem”, no qual há, inclusive, a presença de um massoterapeuta na escola.

 

O Enem 2022 ocorre nos dias 13 e 20 de novembro, com as provas de ciências humanas, linguagens e redação no primeiro dia, e, no segundo, de ciências naturais e exatas. Os portões abrem às 12h e se fecham às 13h. A prova se inicia às 13h30.

           

 

Colégio Master

https://www.colmaster.com.br/


Professor: Uma Espécie Que Entrará em Extinção?

Envelhecimento dos profissionais e o desinteresse dos jovens em ser professor deve gerar um "apagão" de profissionais até 2040.

 

Uma pesquisa realizada pelo Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, revela que o Brasil terá uma falta de professores em todas as etapas da educação básica nos próximos anos. Conforme os dados do levantamento, o déficit de profissionais pode chegar a 235 mil em 2040. 

O país precisará de 1,97 milhão de professores em 2040, mas projeções indicam que o total de novos professores cairá 20,7% em 18 anos, gerando um déficit de 235 mil profissionais. 

A educadora, pedagoga, psicopedagoga e especialista em neurociência, Kátia Chedid, comenta que o envelhecimento dos professores e o desinteresse dos mais jovens em seguir o magistério fará com que no futuro as escolas tenham dificuldade para contratar professores. O processo de precarização da profissão, como a baixa remuneração e a falta de reconhecimento, as condições inadequadas de trabalho, como infraestrutura ruim das escolas, falta de equipamentos e materiais de apoio, violência na sala de aula, além de problemas de saúde, agravados pela pandemia e pelo estresse crônico, afastaram os mais novos da sala de aula. 

A pesquisa mostra também que os professores são a categoria que mais sofrem com burnout— síndrome de esgotamento físico e mental, apontada como um dos principais motivos de afastamento da sala de aula.
 
Para que o professor possa exercer a profissão dele é necessário que tenha investimento. Se o local de trabalho dele não auxiliá-lo para que ele dê uma boa aula, não tem como ser professor. A pedagoga Kátia Chedid comenta que para reverter o cenário e estimular que jovens escolham a carreira de professor, é necessário tornar a profissão mais atrativa. Melhorar a remuneração, a segurança dentro das salas de aula, a infraestrutura das escolas e a formação.

 “Ninguém nasce sabendo e absolutamente tudo na vida necessita de aprendizado, quaisquer profissão e formação que escolhemos seguir depende de alguém para ensinar: o professor. É na sala de aula e com educadores que se constrói o conhecimento e onde conhecemos os assuntos e entramos em contato com temas importantes das mais diversas áreas para formar a base do nosso saber. É o trabalho nesse ambiente que nos prepara para a vida e nos capacita a exercer uma profissão, com o conhecimento necessário para isso.” afirma Kátia Chedid. 

As atividades escolares mediadas pelo professor também proporcionam o contato com as habilidades e competências exigidas para a vida profissional do futuro e para a vida pessoal. A educação, enquanto pilar da sociedade, tem o professor como agente formador de cidadãos aptos a atuar na sociedade, munidos de conhecimento e habilidades fundamentais. 

"Vamos travar uma luta contra o analfabetismo, a pobreza e o terrorismo. Vamos pegar nossos livros e nossas canetas, pois são as armas mais poderosas. Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. A educação é a única solução." (Malala Yousafzai -- Discurso, ONU, 2013). 

A humanidade precisa de educadores com visão emancipada, que possibilitem transformar as informações em conhecimento e em consciência crítica, para formar cidadãos sensíveis e que busquem um mundo mais justo, mais produtivo e mais saudável para todos. 

“O papel do professor como mediador nos processos de elaboração do conhecimento é primordial para que a educação evolua e sirva ao seu propósito social. O trabalho docente é a base da formação escolar e contribui não só com o desenvolvimento dos alunos, mas com o progresso da sociedade em geral, utilizando o conhecimento e a educação como instrumento.” finaliza Kátia Chedid.

Kátia A. Kühn Chedid - Educadora e especialista em Neurociência aplicada a Educação. Educadora há mais de 35 anos. Pedagoga, psicopedagoga, especialista em gestão escolar, com extensão em Neuropsicologia, participou de grupos de estudo em Neurociência na Faculdade de Educação da PUC-SP, na Escola Politécnica e na Faculdade de Educação da USP. Finalizando a especialização em Neurociência aplicada à Educação pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Em 2020 recebeu o Prêmio Special Tribute International, Categoria Best Practices in Education, and Health, Brazil-Europe, Projeto Cap Sur Ecole Inclusive d’Europe. O prêmio foi conferido pela European Commission Erasmus+.


Segurança cibernética: um pilar fundamental da Indústria 4.0

Toda revolução decorre de rupturas e inovações. Com a Quarta Revolução Industrial isso não seria diferente. Marcada pela incorporação de novas tecnologias na produção industrial, tecnologias como a inteligência artificial, virtualização, descentralização, robótica, metaverso, realidade aumentada, impressão 3D e internet das coisas ganham cada vez mais espaço no setor industrial. 

A nomenclatura Indústria 4.0 decorre desse atual período de transformação que a industrial se encontra e que não tem volta. Ignorar essa realidade é uma passagem (só de ida) para a obsolescência. Aliar novas tecnologias na produção industrial é destino obrigatório (e sem volta) para uma indústria nacional forte e competitiva. 

O foco da Quarta Revolução Industrial é a melhoria da eficiência e produtividade dos processos através da automação e integração entre equipamentos, transferências de dados, máquinas e softwares. 

No entanto, o desenvolvimento tecnológico precisa ser sustentado pela segurança cibernética. Ouso dizer: sem segurança cibernética, não existe indústria 4.0. 

De acordo com estudo realizado pela FortiGuard Labs, no primeiro semestre de 2022 o Brasil sofreu 31,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos de janeiro a junho deste ano – um aumento de 94% com relação ao mesmo período do ano passado (com 16,2 bi) – sendo o segundo país mais atacado na América Latina, atrás de México, com 85 bilhões, e seguido por Colômbia (com 6,3 bilhões) e Peru (com 5,2 bilhões). 

O Relatório do custo de uma violação de dados de 2022 da IBM Security reforçam a necessidade de atenção para o assunto: o custo de uma violação de dados foi em média de US$ 4,35 milhões em 2022. 

Mas não é só: 83% das organizações estudadas sofreram mais de uma violação de dados e apenas 17% disseram que esta foi sua primeira violação de dados. Sessenta por cento das organizações estudadas afirmaram que aumentaram o preço de seus serviços ou produtos por causa das violações de dados, o que, inegavelmente, impacta fortemente a sua competitividade. 

Na era da Economia Digital as empresas precisam encarar a cibersegurança como um risco empresarial e não como uma questão restrita ao Departamento de TI. Isso porque, as consequências de um ataque cibernético podem implicar na paralisação da produção, descumprimento de contratos, vazamentos de propriedade intelectual, informações estratégias, violação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), prejuízos financeiros, perda de trabalhos, danos à reputação e tantas outras consequências desastrosas. 

Para empresas que desejam implementar um ambiente cibernético mais seguro faz-se necessário, entre outras medidas: o mapeamento da estrutura digital, pois aquilo que não é conhecido, não pode ser protegido, a gestão das vulnerabilidades encontradas, a formação de uma equipe de respostas à incidentes, treinamento constante da equipe sobre educação digital, a utilização de ferramentas que protejam e monitorem os terminais remotos e adoção de criptografias.

  

Juliana Callado Gonçales - sócia do Silveira Advogados e especialista em Direito Tributário e em Proteção de Dados

www.silveiralaw.com.br


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