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segunda-feira, 25 de julho de 2022

Saiba qual é o perfil profissional mais desejado pelas empresas

Especialista fala sobre as características mais desejadas pelo RH


 Aos poucos, as empresas estão voltando a ter seus quadros de colaboradores completos depois dos primeiros impactos sofridos pela pandemia. Muitas companhias fecharam as portas e outras tiveram que demitir pessoas por conta de dificuldades financeiras, reduzindo drasticamente seu quadro de funcionários.

O fato é que agora muitas empresas estão voltando a expandir e outras estão reabrindo suas portas, o que é uma excelente notícia para quem está à procura de uma nova oportunidade no mercado de trabalho formal. “A dica para os profissionais que estão desempregados aproveitarem este momento de ouro é estarem atentos às mudanças de perfil profissional que as empresas estão buscando agora”, explica Jorge Penillo, professor universitário e mentor de Carreira e Liderança conhecido como Doutor Carreira. Jorge tem formação em universidades do Brasil e dos Estados Unidos, é graduado em Administração de Empresas com pós-graduação em Marketing e Negócios e possui MBA em Estratégia Empresarial com especialização em Neurociências. É também autor do livro “Iniciando uma carreira brilhante”.

Sobre este novo perfil, o especialista lista as dez principais características que as empresa mais têm buscado em seus candidatos:

1. Experiência Profissional –profissionais que estejam prontos para iniciar de imediato, sem necessidade de treinamento técnico.

2. Formação Escolar –candidatos com boa formação escolar em sua área de atuação e com cursos realizados recentemente, o que mostra preocupação em se manterem atualizados.

3. Comprometimento – pessoas que se envolvem com a empresa, são responsáveis e tenham um nível de entrega acima da média (o tal do “espírito de dono”).

4. Ética –pessoas honestas, transparentes e que respeitem as regras da empresa e do bom convívio com fornecedores, clientes e colegas de trabalho.

5.  Disponibilidade – pessoas com quem se possa contar em qualquer situação.

6. Iniciativa –pessoas que tomam a frente das situações e não esperam sentadas pelo que precisam fazer.

7.  Facilidade de Relacionamento –pessoas que não geram conflitos e que conseguem conviver em um ambiente de harmonia e interação entre fornecedores, clientes e colegas.

8. Trabalho em Equipe –pessoas que conseguem trabalhar em equipe, colocando seu conhecimento à disposição do time em busca de resultados.

9. Disciplina –pessoas que não se dispersam facilmente, cumprem prazos de entrega e conseguem se auto gerenciar quando precisam trabalhar em esquema home office.

10.  Foco em Resultados – pessoas que entregam resultados, e não desculpas.

Jorge garante que estas são as novas exigências das empresas na busca por talentos e que isso se reflete, também, nas perguntas feitas atualmente pelos recrutadores nos processos seletivos.

 

Jorge Penillo - conhecido como Doutor Carreira, é professor universitário, coach e mentor de liderança e carreira. Professor universitário e palestrante, tem formação em universidades do Brasil e Estados Unidos. É graduado em Administração de Empresas com pós-graduação em Marketing e Negócios e possui MBA em Estratégia Empresarial com especialização em Neurociências. Começou sua carreira profissional aos 14 anos de idade, em 1986, aos 14 anos na Eletropaulo como menor aprendiz, e permaneceu na empresa por 30 anos, passando por várias áreas técnicas e administrativas até 2016. É autor do livro Iniciando uma carreira brilhante, que tem o objetivo de orientar os jovens sobre como entrar no mercado de trabalho.

 

75% dos brasileiros utilizam streaming todos os dias

Com aquecimento no mercado on demand, MultTV tem crescimento bimestral de 32% em operação de streaming


Pesquisa realizada pela Roku, plataforma que agrega mais de 5 mil serviços de streaming e que chegou ao Brasil em 2020, 75% dos brasileiros utilizam este tipo de serviço todos os dias. Nesta crescente, a MultTV, empresa líder de compartilhamento de headend para ISPs, observou crescimento bimestral de cerca de 32%, desde janeiro, ao passar a oferecer também a TV via streaming. Neste mercado, que está cada vez mais aquecido, a empresa tem como principal objetivo facilitar ainda mais a operação de TV para os pequenos provedores.

 

“Nosso objetivo, como empresa, sempre foi facilitar a vida dos provedores, oferecendo mais conteúdo para os seus assinantes com uma operação simplificada. Incluir o streaming aos pequenos provedores trouxe novas possibilidades para o acesso a conteúdos de TV linear. Com isso, temos percebido um aumento expressivo de novos provedores aderindo aos nossos serviços”, destaca Marcelo Rodrigues, diretor comercial da empresa.

 

A MultTV oferece serviços diferentes dos produtos comercializados pelos grandes players do mercado como a Netflix e a Amazon Prime Video. O streaming da empresa disponibiliza aos provedores a possibilidade dos clientes assistirem programação ao vivo, seguindo a grade de programação dos canais parceiros da empresa, e pode ser customizado com a marca do provedor.

 

Além disso, o streaming da MultTV tem custo-benefício competitivo no mercado, fácil implementação para os ISPs e pode ser utilizado como serviço de valor agregado (SVA). O aplicativo da empresa está disponível como um dos pioneiros em TV linear via streaming, na plataforma do Roku, que é uma possibilidade para clientes que não possuem smart TV e que queiram adquirir o serviço com o seu provedor de internet.


Tecnologia foca na gestão da indústria de fertilizantes

Ferramenta criada pela Agrotis atende clientes em todo Brasil


A sazonalidade da agricultura obriga que as agroindústrias tenham agilidade em seus processos. Ainda mais, se tratando da área de fertilizantes, onde a otimização de tempo é a peça-chave para atender o cliente no prazo certo. Para isso, o acompanhamento do processo de produção desde a matéria prima até o produto final é um desafio constante. Pensando nisso, a Agrotis, empresa de desenvolvimento de software para o agronegócio brasileiro, disponibiliza para os clientes desse ramo o Sistema Agrotis Indústria de Fertilizantes.

Com mais de 30 anos no mercado brasileiro, a empresa é reconhecida por oferecer serviços de desenvolvimento de sistemas de gestão, além de prestar consultorias para a informatização de empresas que atuam no segmento. Nessa jornada, mais de 2 mil clientes já foram atendidos em todo território nacional, com foco em gestão eficiente e inteligente por meio da tecnologia.

Levando em conta os desafios das indústrias de fertilizantes, a Agrotis desenvolveu o   Sistema Agrotis Indústria de Fertilizantes, uma solução integrada que acompanha toda cadeia de produção, fazendo a integração de equipamentos e gerenciando todo o planejamento logístico – além de emitir automaticamente todas as obrigatoriedades previstas em lei, como relatórios do MAPA e das BPF's.

Assim, o software contribui para a gestão de operações e controle de dados para tomada de decisões. "Temos ferramentas que podem ser integradas a outros módulos operacionais, como nosso sistema Gerencial e módulo indústria. Também temos nosso Add-on de Agroindústria para SAP Business One, tendo assim soluções para atender diversos tamanhos destas empresas”, afirma André Marcondes, consultor e gerente de contas P.O indústria na Agrotis.

O Agrotis Indústria de Fertilizantes ainda conta com os benefícios de garantir maior segurança nas entregas fiscais, legais e contábeis, composição de preços e análises pelo custo de reposição, controle dos custos industriais diretos e indiretos, processos específicos de indústrias de fertilizantes sólidos, líquidos e biológicos.

Para Manfred Leoni Schmid, CEO da Agrotis, o sistema facilita a gestão do especialista. “Pela nossa experiência, sabemos bem quais são as dificuldades na gestão da indústria de fertilizantes e moldamos a solução para respeitar as vantagens competitivas de cada cliente, acompanhando o seu crescimento e sendo cúmplice de seu sucesso”, destaca.

Para Patrícia Natel, gerente de produto Agrotis One, o diferencial da solução está em, além de contribuir com o ganho de melhores práticas de gestão, ajudar na profissionalização dos processos. “A grande maioria das empresas, conforme crescem ao longo do tempo, se deparam com a necessidade de aderir um sistema proativo, que entenda o funcionamento da organização. Nesse aspecto, a Agrotis atua com foco em atender as particularidades de cada negócio, resultando no ganho de compliance e governança”, pontua.

Esse foi o caso do Grupo Adubos Real, que atua na oferta de insumos agropecuários de alta tecnologia e auxilia os produtores no ganho de produtividade. A empresa, que já é cliente da Agrotis há 17 anos, estava em busca de uma solução robusta que acompanhasse seu crescimento. “Nosso objetivo principal ao aderir a ferramenta, era ter um controle seguro dos processos da empresa, deixando as operações mais ágeis para atendermos os nossos clientes.”, destaca Cintia Fagundes, diretora financeira da empresa. “Podemos dizer que obtivemos esses resultados, além de, ao longo desses anos, termos consolidado um bom relacionamento com os gestores da Agrotis, que nos auxiliaram durante esse processo”, completa.

Para a Agrotis, os resultados promissores dos clientes, comprovam a expertise e excelência da empresa em anteder o setor, sendo esse o principal motivador para irem ainda mais adiante. “Sabemos que muitas agroindústrias ainda precisam de um software para fazerem uma gestão eficiente. E, por isso, temos como missão e objetivo, suprir tais demandas, com foco em sempre aprimorar o nosso sistema, para que atenda com eficácia as particularidades de cada negócio” finaliza Marcondes.

 

Agrotis

https://www.agrotis.com/

 

Cenário brasileiro abre oportunidades para empreendedorismo em Recuperação de Créditos Tributários

Empreendedores relatam oportunidades diante de tamanha complexidade fiscal e contábil no país


Somos um país empreendedor. Mas, cada vez mais, aqueles que decidem comandar seu próprio negócio se mostram despreparados para tal missão – dificultados, principalmente, por um sistema tributário complexo e constantemente passível de atualizações. Em meio a riscos constantes de pagamentos indevidos e empecilhos financeiros, as oportunidades para os profissionais de Recuperação de Créditos Tributários (RCT) se mostram completamente otimistas como solucionadores destes desafios.

Toda empresa está submetida a extensos impostos anualmente – contudo, são poucas aquelas que os administram corretamente. Segundo dados do IBGE/Impostômetro, cerca de 95% das companhias brasileiras pagam tributos indevidamente, em quantias a mais do que deveriam. Fora a dificuldade inevitável da adequação frente à legislação nacional, às inúmeras obrigações acessórias e uma fiscalização cada vez mais preparada, capaz de cruzar toda a cadeia de informações e detectar erros e indícios de sonegação.

Em meio a dados cada vez mais digitalizados, esse é o cenário propício para o destaque dos profissionais de RCT – oferecendo serviços lastreados na tecnologia para assumir o papel de verificador e identificador de oportunidades através da leitura digital. “Diante da dificuldade constante em acompanhar e se adequar à legislação tributária, é essencial contar com o apoio de uma ferramenta robusta, que facilite e otimize a conferência eletrônica de documentos, a identificação de pagamentos indevidos ou a maior e que indique os procedimentos necessários para mitigar riscos e recuperar créditos”, afirma o CEO da e-Auditoria, plataforma de solução para o empreendedor tributário, Frederico Amaral.

Exemplos de oportunidades nessa área, não faltam. Esse foi o cenário identificado por Diego Gomes dos Santos, sócio da Devant - Recuperação Tributária. Fundada em 2019, a companhia encontrou no mercado a oportunidade para disseminar a possibilidade de recuperação de valores pagos indevidos, devido ao baixo conhecimento da importância desta ação. “Muitos dos nossos clientes não conheciam as dores que tinham, e acabavam pagando muitos valores a maior e perdendo competitividade. Com nossas soluções, começaram a entender como realmente empreender e ter sucesso financeiro”, compartilha.

Contar com o apoio de um sistema que consiga gerar relatórios detalhados, verificar cálculos, identificar a falta de informações e processar dados de forma mais veloz, traz uma imensa confiabilidade e respeito do negócio no mercado – contribuindo não apenas para uma maior saúde financeira, como também atraindo olhos de investidores e parceiros internacionais. “Um sistema robusto que suba arquivos e faça encontro das informações de forma automática, é o que dá força para escalar a empresa e elevar sua produtividade”, complementa.

Com mais qualidade e segurança nas informações, respaldo judiciário, facilidade no armazenamento e verificação de documentos, os avanços tecnológicos no setor permitiram, ainda, a criação de departamentos específicos para essa tarefa – podendo operar, de forma complementar, em escritórios jurídicos e de contabilidade, no oferecimento de serviços mais assertivos aos clientes.

Essa foi a estratégia de Bruno Nascimento, sócio da AJ Contábil, escritório familiar fundado em 1984. Após terem vivenciado o amadurecimento do mercado referente à importância da RCT, a companhia estruturou um setor específico para esse segmento pautado no apoio tecnológico, de forma que pudessem não apenas atender às necessidades dos clientes com mais efetividade, como também fidelizá-los. “A contabilidade já está se tornando um produto padrão, e precisamos sempre nos diferenciar no mercado. Com um setor de Recuperação de Créditos Tributários robusto, é possível obter muito mais êxito na identificação e recuperação de todos os valores indevidos, tornando o negócio referência e autoridade em sua área”, defende.

Em um sistema tributário cada vez mais tecnológico, não faz sentido adotar técnicas manuais e arcaicas nos processos de revisão fiscal e recuperação tributária. Da mesma forma, não adianta dispor de soluções específicas e não as utilizar a seu favor. “Diante de um mar de oportunidades, o segredo de sucesso para aqueles que buscam empreender no ramo está na união de dois fatores essenciais para uma boa recuperação: contar com o apoio irrestrito de um sistema tecnológico que permita a análise e identificação dos tributos pagos excessivamente e, acima de tudo, de uma equipe robusta por trás, que faça o trabalho de acompanhar as alterações normativas e conferir se procedimentos estão corretos. Automatizando essas tarefas, muitas portas de sucesso serão abertas para os profissionais de RCT”, acredita o CEO da e-Auditoria.

 

e-Auditoria

https://www.e-auditoria.com.br


PORTABILIDADE NUMÉRICA - SÃO PAULO fez mais de 1,27 milhão de trocas de operadoras de telefonia em seis meses

 No primeiro semestre deste ano, 4,47 milhões de transferências entre operadoras de telefonia fixa e móvel foram efetivadas no País sem alteração do número de identificação do usuário.

De acordo com o último relatório da Entidade Administradora da portabilidade numérica - ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações), entre os meses de janeiro e junho deste ano, foram efetivadas 581,94 mil (13%) trocas de operadoras de telefonia por solicitação de usuários de serviço fixo e 3,89 milhões (87%) para os do serviço móvel.

Semestre em São Paulo - No período de janeiro a junho de 2022, os usuários de telefones da área dos DDDs (11 a 19), realizaram 1,27 milhão de ações de portabilidade numérica. O equivalente a 151,38 mil (12%) solicitações feitas por usuários de telefones fixos e 1,12 milhão (88%) de telefones móveis.

A portabilidade numérica existe, no Brasil, desde setembro de 2008. Implantada de forma gradativa nos 67 DDDs ativos, permite que o número de identificação dos telefones fixos e móveis sejam mantidos mesmo após a transferência de operadora.

Segundo trimestre no Brasil - A ABR Telecom destaca os meses de abril a junho, trimestre em que foram realizadas 2,41 milhões de migrações entre operadoras. No serviço fixo, 311,49 mil (13%) trocas foram concluídas, neste segundo trimestre, e 2,10 milhões (87%) no serviço móvel.

Histórico - Desde que a portabilidade numérica passou a ser possível no Brasil, em setembro de 2008, até o dia 30 de junho deste ano, 77,98 milhões de transferências foram feitas, sendo 20,29 milhões (27%) no serviço fixo e 57,69 milhões (73%) no serviço móvel.

Segundo trimestre em São Paulo - De acordo com a apuração entre os telefones atendidos pelos DDDs (11 a 19), o relatório mostra a efetivação de 682,06 mil solicitações de portabilidade numérica entre os meses de abril a junho deste ano. Os usuários de telefones fixos respondem por 84,79 mil (12%) transferências e os de móveis, por 597,27 mil (88%).

Regulamento - A portabilidade numérica é realizada entre prestadoras de Serviço Móvel Pessoal (SMP) e Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) conforme a Resolução 460/2007 da Anatel. O modelo de portabilidade numérica no Brasil, definido pelo Regulamento Geral da Portabilidade (RGP), da Anatel, determina que as trocas devem ser solicitadas pelos usuários sempre dentro do mesmo serviço, isto é, de móvel para móvel ou fixo para fixo, e na área de alcance do mesmo DDD.


Para fazer a portabilidade numérica

Para realizar o processo da portabilidade numérica o usuário deve procurar a operadora para onde ele quer migrar e fazer a solicitação. O regulamento da portabilidade numérica determina que, entre os critérios a serem atendidos para efetivar a migração, o solicitante deve:

- Informar à operadora de telefonia que recebe o pedido, o nome completo;
- Comprovar a titularidade da linha telefônica;
- Informar o número do documento de identidade;
- Informar o número do registro no cadastro do Ministério da Fazenda, no caso de pessoa jurídica;
- Informar o endereço completo do assinante do serviço;
- Informar o código de acesso;
- Informar o nome da operadora de onde está saindo.

A operadora para a qual o usuário deseja migrar fornecerá um número de protocolo da solicitação a fim de que ele possa acompanhar o processo de transferência. O modelo de portabilidade numérica no Brasil determina que as migrações só podem se efetivar dentro do mesmo serviço – móvel para móvel ou fixo para fixo – e na área de abrangência do mesmo DDD.


Prazos - O tempo de transferência para efetivação da portabilidade numérica é de três dias úteis ou após esta data, se o usuário deseja agendar.

Para desistir da portabilidade numérica, o usuário tem dois dias úteis, após a solicitação de transferência, para suspender o processo de migração.


Consultas - Acompanhe o movimento de pedidos e efetivações de transferências da portabilidade numérica conforme o DDD e a data de início do serviço, pelo site da ABR Telecom

O site também dispõe de uma ferramenta de busca para pesquisar a qual operadora pertencem os números de telefones. Consulte aqui.


10 dicas para se recolocar no mercado de trabalho

Para Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, considerar o fit cultural e ser transparente estão entre as principais recomendações aos profissionais que estão buscando recolocação


A recolocação no mercado de trabalho não é um processo fácil. Seja por conta de um corte ou uma demissão voluntária, o momento traz sensações que podem variar de ansiedade e preocupação a expectativas por um futuro melhor. 

"Pedir demissão enquanto ainda vivemos um reflexo de crise econômica e sanitária parece distante da realidade de muitas pessoas, porém, segundo dados do Caged, compilados pela LCA Consultores, o Brasil registrou mais de 6 milhões de auto demissões nos últimos 12 meses. E apesar da desocupação ter partido por vontade própria dos trabalhadores, é natural que alguns fiquem confusos ao buscar um novo emprego", pontua Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, empresa de soluções tecnológicas para RH. Pensando nisso, a CEO listou 10 dicas para a recolocação no mercado de trabalho. 

 

  • Mantenha seu currículo sempre atualizado: em primeiro lugar, é essencial manter o currículo atualizado, já que essa pode ser a porta de entrada para uma oportunidade. Dentro deste sentido, descreva suas experiências em ordem cronológica: da mais recente para a mais antiga. Aproveite o documento para detalhar suas últimas experiências e contar sobre os projetos que esteve envolvido.  
  • Busque oportunidades em sites de recrutamento: hoje em dia, a maioria das empresas pedem que os candidatos preencham um formulário em seus sistemas ou sites de recrutamento. Por isso, além de atualizar o currículo é imprescindível buscar oportunidades nas principais plataformas de vagas, como o Infojobs, por exemplo. Desta forma, será mais fácil os recrutadores encontrarem seu perfil.  
  • Faça um mapeamento de vagas: com o currículo atualizado e formulários preenchidos em sites de recrutamento, é possível realizar um mapeamento de vagas para uma inscrição mais assertiva. Aqui, você pode checar o site das empresas que possui interesse e os perfis nas redes sociais, como LinkedIn. 
  • Procure qualificação profissional: cada vez mais, os cursos e atividades extracurriculares estão ganhando força no mercado de trabalho. Durante a pandemia, por exemplo, muitas faculdades abriram sua grade de cursos para possibilitar que as pessoas tivessem mais acesso. Se você teve a oportunidade de realizar algum deles, não hesite em colocá-los no seu currículo.  
  • Pense sobre seus objetivos de carreira: esse pode ser o momento ideal para refletir sobre sua trajetória profissional e seus objetivos de carreira. Comece listando as principais conquistas e aprendizados que teve até o momento e ordene o que deseja da sua carreira nos próximos meses e anos.  
  • Defina metas profissionais: depois de avaliar seus objetivos profissionais, ficará mais fácil identificar quais caminhos buscar e quais oportunidades fazem mais sentido para seu momento de carreira. Com isso em mente, defina suas metas a curto e longo prazo, e esteja sempre atento a elas. 
  • Considere o fit cultural: fit cultural nada mais é do que o alinhamento entre os valores do candidato e da empresa. Por isso, antes de aceitar um novo desafio é interessante verificar o histórico da empresa, avaliações de funcionários e ex-colaboradores, além de suas principais missões. Ao se identificar com esses pontos, você, provavelmente, terá mais segurança e ânimo para encarar a nova oportunidade.  
  • Pesquise sobre a empresa: estude sobre a empresa e sobre a vaga para alinhar seu objetivo com o propósito do lugar. Assim, também é possível ordenar quais competências destacar na hora de preencher o currículo online e focar no momento da entrevista. Muitas vezes, durante as entrevistas, os recrutadores deixam em aberto um espaço para os candidatos fazerem perguntas sobre a empresa e sobre a vaga, e é neste momento que eles medem o interesse do candidato.  
  • Prepare-se para a entrevista de emprego: apesar das entrevistas de emprego nunca serem iguais, o objetivo é sempre o mesmo: conhecer melhor o candidato e entender de que forma ele pode colaborar com a posição oferecida. Desta forma, prepare-se antecipadamente para a conversa, estude perguntas e suas possíveis respostas; quanto mais alinhado estiver com a mensagem que quer passar, mais confiança passará. As empresas não contratam currículos, mas sim, pessoas. Logo, no momento da entrevista é importante, além de citar suas experiências profissionais, inserir e detalhar vivências, contar o que de fato fez em seus últimos empregos, o que aprendeu, de que forma a oportunidade complementou e de que maneira você acrescentou para a empresa.  
  • Seja transparente: essa pode parecer uma dica óbvia, mas acredite, muitas pessoas ainda aumentam ou até mesmo omitem informações na tentativa de impressionar os recrutadores. Não tem nada melhor do que ser 100% sincero. Foi demitido do último emprego por corte de gastos? Não fique constrangido. Não é fluente em uma língua estrangeira? Fale. Ainda não domina uma certa ferramenta, mas está estudando para isso? Conte a verdade. Mais importante do que você sabe fazer, é sua vontade de aprender.

  

Infojobs 

 

Trabalhador com sequela tem direito a auxílio-acidente mesmo que volte à função

É bastante comum que o trabalhador desconheça o direito básico de receber o auxílio-acidente durante toda a vida profissional, sempre que sofra algum tipo de ocorrência que gere sequela e torne a realização da atividade laboral um pouco mais difícil. O benefício é concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que exige perícia médica para aprovar o pagamento mensal de um adicional ao segurado, mesmo que ele volte a trabalhar na mesma função.

Isso significa que o benefício não cessa quando se retoma a rotina de trabalho, diferentemente do que ocorre com o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez. Ainda, é preciso destacar que não importa se o acidente ocorreu durante a atividade profissional ou em um momento de folga. Para ter o direito, basta a comprovação de que houve sequela permanente que impactou negativamente no desempenho laboral. 

Por exemplo, um  trabalhador que sofra um acidente de moto durante uma folga e perca o dedão da mão, consequentemente, terá a capacidade para o trabalho reduzida. Assim, ele terá direito a receber o auxílio-acidente do INSS.

O valor pago corresponde a 50% do salário de benefício e funciona como um tipo de indenização para o segurado que contribui com o INSS. Após a reforma da Previdência, a definição do valor do auxílio-acidente é feita pela soma de todos os salários com contribuição a partir de julho de 1994, dividida pela quantidade de meses contados. Basta pegar a média dessa conta e descontar 50%.

Antes da reforma previdenciária, era possível descontar os 20% das menores contribuições ao INSS, o que aumentava um pouco a média. Desde 13 de novembro de 2019, data da promulgação das regras atuais, isso não é mais possível.

No entanto, caso o trabalhador tenha sofrido o acidente com sequela antes da entrada em vigor da nova legislação e ainda não tenha buscado o auxílio em questão, ele poderá requerer o benefício com o desconto dos 20% das menores contribuições ao instituto.

Além do desconhecimento de muitos trabalhadores sobre o direito ao auxílio-acidente, existe a possibilidade de o benefício ser cessado pelo INSS quando o perito entende que a pessoa tem capacidade para o trabalho. Porém, se houver sequela permanente, o beneficiário deve requerer nova perícia, pelo telefone 135 ou pelo site do Meu INSS (https://www.gov.br/pt-br/servicos/marcar-ou-remarcar-pericia-medica-do-inss), e pedir o pagamento do auxílio B94.

Outro ponto que gera dúvidas é se o auxílio-acidente continua a ser pago a partir da aposentadoria. Se ambos os benefícios foram concedidos antes de 1997, quando uma mudança na legislação excluiu a natureza vitalícia do recebimento, o segurado poderá acumular ambos. Se qualquer um dos dois foi concedido após 1997, o auxílio-acidente será cessado, conforme decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Não há carência para receber o auxílio-acidente. Basta ter contribuído com o número mínimo de contribuições exigidas pelo INSS. No caso do segurado rural, é possível até mesmo receber o auxílio-doença sem ter contribuído ao INSS. Essa diferenciação ocorre pela natureza especial do trabalho no campo e garante o direito ao benefício até a aposentadoria. 

Caso o perito do órgão não reconheça que a sequela decorrente do acidente reduziu a capacidade profissional do trabalhador, é possível recorrer à Justiça. Para isso, é recomendável buscar um especialista em direito previdenciário para analisar o caso. 

 

João Badari - advogado especialista em Direito Previdenciário e sócio do escritório Aith, Badari e Luchin Advogados.

 

Metaverso x LGPD: Um espaço seguro para meus dados?

O impacto comportamental, vigilância e privacidade, roubo de identidade, golpes sofisticados de engenharia social e acesso de crianças e/ou adolescentes são apenas alguns dos tópicos que precisam de discussão urgente


Nos últimos meses, o termo Metaverso tem sido mencionado com frequência e seu desenvolvimento abraçado por grandes empresas. Contudo, pouco se fala sobre o que a terminologia quer dizer efetivamente e quais as implicações práticas na vida.

Em essência, o Metaverso diz respeito a tecnologias capazes de replicar a realidade ou de criar um universo paralelo por meio do uso de dispositivos e de ambientes digitais, como, por exemplo, jogos e até salas de reuniões interativas.

Portanto, o termo não se refere a uma única tecnologia ou a uma única empresa e sim a ambientes virtuais com um grau de imersão tão alto, que conseguem replicar em parte, ou em sua totalidade, as interações possíveis no mundo real.

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou, em outubro de 2021, que o nome da empresa seria alterado para “Meta”, em uma alusão ao Metaverso. A princípio, pensou-se que fosse apenas uma jogada de marketing para dissociar a empresa das controvérsias que envolviam seu nome na época. Contudo, diante da própria apresentação do CEO, foram revelados que os ambiciosos planos da empresa abrangendo o Metaverso iriam muito além de um rebranding da empresa.

Embora possa parecer novo, os termos e conceitos do Metaverso foram usados pela primeira vez no livro do autor Neal Stephenson, Snow Crash, publicado em 1992. Assim como no romance de Stephenson, na prática, o conceito de Metaverso consiste em um ambiente virtual onde os usuários usam seus avatares para interagir uns com os outros e vivenciar uma experiência real.

Imagine poder se mover para quase qualquer lugar da Terra utilizando avatares que se assemelham fisicamente com você na vida real, ou mesmo utilizar um avatar completamente diferente? Poderia até mesmo comprar roupas de marca, acessar seu banco e trabalhar, tudo em um só ambiente. Após o estabelecimento do Metaverso, tudo isso será possível. Grandes empresas de moda como: Nike, Ralph Lauren, Gucci, Balenciaga e outros, Bancos e até mesmos influenciadores digitais já estão apostando e investindo grandes quantias nesse “novo mundo”.

Dadas as mudanças iminentes, a inovação trazida pelo Meta, embora impressionante e futurista para muitos, é de grande preocupação para os países e seus reguladores em todo o mundo, principalmente quanto ao monopólio da Meta no Metaverso. Isso porque, o domínio massivo dessa nova tecnologia por uma única empresa significa assumir o controle das informações pessoais de inúmeros cidadãos ao redor do mundo, portanto, o domínio desses dados proporciona um uso arbitrário e inadequado.

Ainda assim, há um agravante: o Facebook, nome anteriormente dado ao Meta, foi envolto em grandes polêmicas ao longo de sua existência, notadamente relacionadas ao uso indevido dos dados pessoais de seus usuários para fins publicitários e até mesmo eleitorais. Assim, diferentemente da internet, que é uma sociedade sem fins lucrativos e que permite a coexistência de várias redes, neste caso teremos um cenário em que uma única empresa com credibilidade e reputação abaladas controlará o acesso à plataforma.

A engenheira de dados norte-americana, Frances Haugen, em entrevista à The Associated Press após as recentes polêmicas, disse que o Metaverso é "viciante e rouba mais informações pessoais" porque, segundo ela, o Facebook permitirá que grandes empresas de tecnologia tenham maior domínio sobre seus usuários e sobre informações pessoais da natureza de seus ambientes imersivos e compartilhamento de dados entre plataformas web, forçando os usuários a abrir mão de seus dados e privacidade.

Se as informações atualmente rastreadas pelas redes sociais forem contestadas, o Metaverso levantará preocupações ainda maiores. Os ambientes virtuais poderão coletar grandes quantidades de dados e informações monitorando cada ação que os avatares realizam, observando e analisando seus movimentos.

O crescimento na geração de informações é uma tendência que vem sendo percebida nos últimos dois anos, período em que, segundo artigo da Forbes, a quantidade de dados gerados é maior que toda a história da natureza humana. Se já é possível hoje na Internet mapear as preferências e hábitos de consumo dos usuários com base apenas em cliques, curtidas e tempo gasto em publicações, pode-se esperar recursos ilimitados para coletar e processar dados no mundo virtual. Pode haver mais elementos para analisar em novas plataformas, como batimentos cardíacos, expressões e reações a produtos e anúncios, além das interações que existem nas redes sociais atuais.

O impacto comportamental, vigilância e privacidade, roubo de identidade, golpes sofisticados de engenharia social e acesso de crianças e/ou adolescentes são apenas alguns dos tópicos que precisam de discussão urgente para acelerar o aumento da regulamentação. Qualquer uso indevido da infraestrutura Metaverso e a possibilidade de captura de dados fornecidos pela plataforma podem levar a violações graves.

Dessa forma, apesar das vantagens que a plataforma pode trazer, o Metaverso permitirá que a inteligência artificial descreva o comportamento de todos os usuários em uma escala maior do que as redes sociais podem fazer atualmente.

 

Mas afinal, o que é um dado pessoal e como a LGPD traz a proteção de dados?

A Lei 13.709 de 14 de agosto de 2018, popularmente conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), foi criada com intuito de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural, para os dados pessoais que serão tratados, incluindo o tratamento de dados no meio digital.

Afinal, o que seria um dado pessoal? Em seu artigo 5º a LGPD descreve o que considera ser os dados pessoais, sensíveis, anonimizados e banco de dados. Sendo classificado da seguinte maneira:

  • Dado pessoal- informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável. Por exemplo, documento de identidade RG, número de inscrição no CPF, nome e afins;
  • Dado pessoal sensível- toda aquela informação que defina raça, cor, origem, convicção religiosa, opinião política, orientação sexual, doenças e afins;
  • Dado anonimizado- informação utilizada quando não se pode identificar uma pessoa, explicando melhor, essa informação originalmente era usada por uma pessoa, mas passou por etapas para a desvinculação da informação com a pessoa. Esse dado, pela natureza de não identificação da pessoa, não é protegido pela LGPD
  • Banco de dados- conjunto estruturado de dados pessoais, estabelecido em um ou em vários locais, em suporte eletrônico ou físico.

A LGPD em seu artigo 13 traz a chamada pseudonimização, que nada mais é que o tratamento por meio do qual um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo, senão pelo uso de informação adicional mantida separadamente pelo controlador em ambiente controlado e seguro.

Vale salientar que o dado anonimizado e pseudonimização, são informações distintas e não devem ser confundidos. O dado anonimizado não é capaz de identificar uma pessoa, já a pseudonimização é considerado um dado pessoal, por ser capaz de identificar uma pessoa através de um dado auxiliar que fica mantido em outro ambiente.

A proteção dos dados é feita através de um processo minucioso e detalhado de tratamento dos dados. Cada vez que navegamos por um site ou informamos algo para emissão de nota fiscal, por exemplo, vários dados são coletados e precisam ser minuciosamente tratados e acompanhados para que não se percam ou não cheguem em locais que não foram autorizados.

Todos os dados recepcionados, independente da maneira de recepção, precisa ter o aceite do titular do dado, sendo que o consentimento deverá referir-se a finalidades determinadas, e as autorizações genéricas para o tratamento de dados pessoais serão nulas. A partir do consentimento, opera-se o tratamento de dados que deverão ser acompanhados até a data de sua exclusão naquela base/banco de dados para que não prejudique a privacidade da pessoa natural.

Para a utilização das redes sociais, como o Facebook (agora nomeado como Meta), são coletados alguns dados iniciais, porém não há uma conferência desses dados, uma vez observadas a quantidade de contas falsas, bem como a quantidade de golpes de roubos de contas. Vê-se urgência na criação de tratamento eficiente para os dados pessoais e sensíveis coletados pelas redes sociais, porém ainda estamos em fase de adaptação, as empresas estão conhecendo e se adaptando a LGPD.

Ocorre que além da fase de adaptação temos o lado das pessoas naturais, que por muitas vezes, não possuem conhecimento de que os dados fornecidos são dados pessoais e sensíveis, que devem ser protegidos para que não haja a violação de privacidade. Se faz necessário que haja uma conscientização dos direitos dos titulares dos dados.

Na LGPD temos o capítulo III denominado como Dos Direitos do Titular, começando no art. 17 e finalizando no art. 22, e nele constam diversos meios de controlar e saber como seus dados estão sendo utilizados, como por exemplo o art. 19, que aborda a possibilidade do titular dos dados pessoais requisitar a confirmação e acesso aos seus dados, sendo possível receber um relatório simples para acesso imediato, ou um mais elaborado no prazo de até 15 (quinze) dias.

E, ainda, se prevê a possibilidade de ajuizamento para manutenção de seus direitos, como se vê no artigo 22 “A defesa dos interesses e dos direitos dos titulares de dados poderá ser exercida em juízo, individual ou coletivamente, na forma do disposto na legislação pertinente, acerca dos instrumentos de tutela individual e coletiva”.

Se, em caso da má execução de tratamento de dados, houver dano patrimonial, moral, individual ou coletivo, em violação à legislação de proteção de dados pessoais, é obrigado a repará-lo. Sendo que, além da reparação dos danos causados, a empresa responsável poderá ser responsabilizada administrativa de diversas maneiras, definidas no artigo 52, como por exemplo, advertência, multas, proibição total ou parcial de atividades relacionados ao tratamento de dados.

Ao observar a realidade das fraudes cometidas nas redes sociais se esclarece a urgência na aplicação de um tratamento mais assertivo e início das aplicações de sanções para que as empresas responsáveis pelas redes sociais passem a cumprir a LGPD e tantas outras legislações sobre proteção de dados.

Diante da atual situação, podemos concluir que as empresas de tratamento de dados não estão preparadas para o desenvolvimento deste novo mundo virtual, ao olhar a perspectiva de proteção de dados.  Entretanto, com a devida aplicação do tratamento de dados e seguindo à risca o disposto na LGPD o metaverso será uma realidade mais segura.

As leis nacionais de proteção de dados incidirão na manipulação de informações pessoais no mundo virtual, e os agentes de processamento precisarão cada vez mais transparência, além da adoção de políticas e garantir o cumprimento de requisitos legais para esses dispositivos, como LGPD do Brasil. Dessa forma, as empresas devem assumir a responsabilidade ao processar os dados de inúmeros usuários, prestando contas e cumprindo os princípios trazidos pelas regras, garantindo o processamento transparente com finalidades legítimas, não excessivas e não violando os direitos dos titulares previstos na lei.

Por isso, será de extrema importância fortalecer as autoridades de proteção de dados, assumir uma postura proativa e preventiva sobre as tendências das novas tecnologias e monitorar as atividades, principalmente para as empresas que se beneficiam da produção de dados no mundo virtual. Além disso, a cooperação internacional entre essas entidades para desenvolver diretrizes, procedimentos e parâmetros para a aplicação de sanções terá um papel importante na padronização das boas práticas de privacidade e proteção de dados no cenário mundial.

Portanto, o Metaverso vai revolucionar a tecnologia e alterar a realidade, com efeitos colaterais positivos e negativos, que podem ser monitorados e fiscalizados por meio de ações conjuntas das autoridades competentes para regular a privacidade e a proteção de dados previsto na nossa LGPD.

 

Cristiano Souza – Sócio e Head de Arquitetura na AP

Um programador e empreendedor apaixonado pela profissão, hoje atua como Head na área de Arquitetura na AP INTERACTIVE, área responsável por estruturar soluções utilizando as melhores tecnologias do mercado com alto padrão de qualidade. A área também é responsável por apoiar os times de produto a entregar soluções seguindo as boas práticas de cada tecnologia.

Autodidata desde os 14 anos de idade, ama compartilhar conhecimento, participou de projetos de alta complexidade em grandes empresas do Brasil e exterior. Possui experiência em várias áreas da tecnologia, entre elas programação, IA, Devops, Arquitetura de Software/Sistemas e Cloud Computing. Tem o sonho de tornar o ensino da programação acessível a comunidades e pessoas de baixa renda.

 

Leonardo Souza – Gerente de Transformação Digital na AP. Intraempreendedor, futurista, agilista e principalmente comunicativo, dinâmico, muito fã de pessoas e seus relacionamentos, “um cara de família, de fácil amizade e conexões...” Atuou em empresas como a Azul Linhas Aéreas, Decathlon, Motorola Solutions, Odebrecht, e hoje atua como Gerente de Transformação Digital na AP Interactive.


Entidade mundial procura “superinteligentes” e realiza testes de alto QI em 13 cidades brasileiras

 


Associação Mensa Brasil faz rodada de testes para identificar pessoas com altas habilidades/superdotação em Araraquara – SP, Belém – PA, Belo Horizonte – MG, Brasília – DF, Campinas – SP, Cuiabá – MT, Curitiba – PR, Fortaleza – CE, Ribeirão Preto – SP, Rio de Janeiro – RJ, Salvador – BA, São Paulo – SP e São José dos Campos - SP


Testes acontecem em 30 de julho, às 10h, e são destinados a pessoas com 17 anos ou mais e que cursem ou que tenham formação no ensino superior 


A Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas e profissionais de altas capacidades intelectuais no País, vai intensificar as atividades para identificar pessoas com altas habilidades/superdotadas, popularmente chamadas de “superinteligentes”.
 
A entidade promove no dia 30/7, às 10h, uma rodada de testes de admissão com avaliação de QI (quociente de inteligência) em 13 cidades brasileiras: Araraquara – SP, Belém – PA, Belo Horizonte – MG, Brasília – DF, Campinas – SP, Cuiabá – MT, Curitiba – PR, Fortaleza – CE, Ribeirão Preto – SP, Rio de Janeiro – RJ, Salvador – BA, São Paulo – SP e São José dos Campos – SP.
 
As avaliações são destinadas a pessoas com 17 anos ou mais e que cursem ou que tenham formação no ensino superior. O local do teste é informado de maneira individual e privada aos inscritos. Os testes são feitos de forma presencial, conforme diretrizes do Conselho Federal de Psicologia (CFP), e seguem todos os protocolos de segurança sanitária.
 
A associação é afiliada brasileira oficial da Mensa Internacional, principal organização de alto quociente de inteligência (QI) do mundo. A entidade está presente em cerca de 100 países e conta com, aproximadamente, 145 mil membros.


 
Brasil atinge 2 mil superinteligentes
 
Em junho deste ano, o Brasil atingiu a marca de 2 mil brasileiros superinteligentes identificados pela associação no território nacional. Segundo mapeamento da entidade, do total de pessoas identificadas no Brasil, o estado de São Paulo lidera o ranking, com 984 superinteligentes. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 229 pessoas, Distrito Federal, com 135, Paraná, com 134, e Rio Grande do Sul, com 94.
 
Na Mensa Brasil, 163 brasileiros de QI muito acima da média foram admitidos pela instituição antes de completar 18 anos de idade. Segundo mapeamento, a primeira criança entrou na entidade em setembro de 2006, quando tinha 9 anos. Já em setembro de 2011, ingressou na associação um membro ainda mais novo, com 7 anos de idade. Atualmente, há também 56 menores de 18 anos associados à entidade.
 
Atualmente, do total de superinteligentes identificados pela entidade no Brasil, 70% têm entre 19 e 36 anos. As pessoas entre 13 e 18 anos correspondem a 10%, mesmo patamar verificado para a faixa etária entre 37 e 45 anos. Apenas 5% possuem atualmente mais de 45 anos de idade. Uma curiosidade: o membro mais idoso foi identificado pela Mensa Brasil aos 72 anos de idade.
 
Segundo Rodrigo Sauaia, presidente da Associação Mensa Brasil, o tema altas habilidades/superdotação é de suma importância para o País. “A inteligência é ferramenta cada vez mais estratégica para o desenvolvimento e a evolução da sociedade, em todos os campos da vida humana. Por isso, precisamos identificá-la e fomentá-la no Brasil. Com isso, poderemos usar essas capacidades em benefício dos indivíduos e da humanidade”, explica Sauaia.
 
“Trazer esse tema para a agenda nacional é fundamental para pessoas com alta inteligência, ao proporcionar ambientes que ajudem no desenvolvimento de suas habilidades e potenciais, muitas vezes desconhecidos pelas próprias pessoas, por seus familiares, seus professores e seus colegas de trabalho”, observa Sauaia.


 
Potência intelectual adormecida
 
Na avaliação de Sauaia, o Brasil é uma potência intelectual ainda adormecida e subaproveitada. “Temos uma das maiores populações do planeta. Cerca de 2% dos habitantes do País podem apresentar sinais de altas habilidades, com um QI muito acima da média. Porém, ainda não há um mapeamento abrangente destes indivíduos. Também faltam programas e políticas públicas adequadas para apoiá-los a se desenvolver e contribuir com o avanço da nossa sociedade”, alerta Sauaia.
 
“Por isso, nossa entidade está comprometida em aumentar o conhecimento da população sobre o tema, ampliar a identificação de pessoas com alto QI e criar um ambiente positivo para que possam interagir e se desenvolver”, reforça Sauaia.
 
Um dos principais mitos sobre pessoas superinteligentes é de que se trata de um grupo homogêneo, com personalidades e históricos parecidos. Em realidade, o alto QI está presente em diferentes etnias, gêneros, classes sociais, níveis de escolaridade, situações econômicas e em personalidades com as mais variadas visões de mundo. “Isso faz da nossa entidade um ambiente muito diverso, dinâmico e inclusivo”, comenta Sauaia. A Associação Mensa Brasil tem levantado dados e informações, para ajudar a traçar um perfil dos superinteligentes no Brasil.
 
Em média, a população brasileira apresenta QI de 100 pontos, com variação de 15 pontos para mais ou para menos, ou seja, numa faixa entre 85 e 115 pontos. Pessoas com altas habilidades e superdotação apresentam QI muito acima dessa média. Os valores podem variar para cada país e de acordo com os diferentes tipos de testes existentes.



Serviço
 
Teste de admissão e avaliação de alto QI da Associação Mensa Brasil
 
Data: 30 de julho de 2022, às 10h
 
O local do teste é informado individualmente aos candidatos confirmados.
 
Araraquara - SP
Belém - PA
Belo Horizonte - MG
Brasília - DF
Campinas - SP
Cuiabá - MT
Curitiba - PR
Fortaleza - CE
Ribeirão Preto - SP
Rio de Janeiro - RJ
Salvador - BA
São Paulo - SP
São José dos Campos - SP
 
Para inscrições, acesse o website: https://mensa.org.br/admissao/ ou entre em contato pelo e-mail testes@mensa.org.br
 
 
Sobre a Associação Mensa Brasil
 
Fundada em 2002, a Associação Mensa Brasil é a afiliada brasileira oficial da Mensa Internacional, a maior, mais antiga e mais prestigiada organização de alto quociente de inteligência (QI) do mundo. Ela congrega pessoas com altas capacidades intelectuais, tendo como único requisito de ingresso possuir QI acima de 98% da população em geral, comprovado por teste referendado de inteligência. A entidade coordena, representa e mobiliza seus associados, com foco em três objetivos principais: (i) identificar e promover a inteligência humana em benefício da humanidade; (ii) estimular pesquisas sobre a natureza, características e usos da inteligência; e (iii) prover um ambiente intelectual e socialmente estimulante para seus associados.
 
 
Sobre a Mensa Internacional
 
Fundada em 1946, no Reino Unido, a Mensa Internacional é a maior, mais antiga e mais prestigiada organização de alto QI do mundo. Foi criada com o objetivo de promover a inteligência como ferramenta estratégica para o desenvolvimento e a evolução da humanidade. A palavra Mensa significa “mesa”, em Latim, em referência à natureza de mesa-redonda da organização, representando a união de iguais, indendentemente de características como etnia, cor, credo, nacionalidade, idade, visão política, histórico educacional ou socioeconômico.


Dia Mundial da Prevenção do Afogamento: 10 dicas para curtir o mar com segurança

UPA 24h Zona Leste, em Santos, alerta para os perigos de acidentes nas praias, que atraem turistas neste período de férias escolares e calor fora de época


Na semana em que é celebrado o Dia Mundial da Prevenção do Afogamento (25/7), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Zona Leste alerta para os perigos de acidentes nas praias. A unidade está localizada na cidade de Santos, litoral sul de São Paulo, destino de muitos turistas neste período de férias escolares e calor fora de época.

 

Gisele Abud, diretora Técnica da unidade, explica que o afogamento ocorre, de forma geral, por asfixia decorrente da aspiração de líquido, que obstrui as vias aéreas (traqueia, brônquios ou pulmões), ocasionando alterações das trocas gasosas, que levam a falta de oxigênio no sangue e, por consequência a acidez excessiva do sangue e fluidos corporais.

 

“Infelizmente o risco de afogamento em cidades litorâneas é real. A maioria das mortes ocorre porque as pessoas ignoram os riscos, não respeitam seus limites pessoais e não sabem como agir nessas situações”, alerta a profissional da UPA Zona Leste, que pertence a rede pública de saúde da Prefeitura de Santos e é gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde. 

 

Estudo da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), aponta que a cada uma hora e meia um brasileiro morre afogado e 90% dos óbitos acontecem em águas naturais, ou seja, rios, oceanos, represas, cachoeiras etc. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os afogamentos são a terceira causa de morte acidental no mundo e representam quase 8% do total de mortes globais.

 

No Brasil, as principais causas de afogamento nas praias são a ingestão de bebidas alcoólicas (que alteram a capacidade de julgamento e resposta do banhista), correntes de retorno (onde o banhista é puxado para dentro do mar), depressão no fundo das praias e o impacto das ondas (onde o movimento forte da água arremessa o banhista para baixo).

 

Como a prevenção é a ferramenta mais eficaz contra os afogamentos, a UPA destaca algumas orientações importantes:

 

1- Procure o guarda-vidas mais próximo antes de entrar na água, ele saberá informar sobre as condições do mar e o local mais apropriado para banho;

2- Respeite as sinalizações, como bandeiras verde, amarela e vermelha. Em caso de alerta de perigo, não entre no mar;

3- Fique na parte rasa, principalmente se não souber nadar. Como diz o ditado: “Água no umbigo, sinal de perigo”;

4- Entre no mar acompanhado;

5- Não entre no mar sob efeito de drogas ou álcool ou após ter ingerido alimentos pesados;

6- Não entre no mar a noite e em situações com chuva e raios;

7- Nade em locais seguros, longe de pedras e costões;

8- Tenha atenção redobrada com crianças, que devem entrar no mar sempre acompanhadas por um adulto. É importante também colocar pulseiras de identificação;

9- Lembre-se que no mar há condições adversas. Dados apontam que 50% dos afogados são pessoas que sabem nadar, então cuidado com o excesso de confiança.

10- No caso de uma ocorrência ligue imediatamente para os bombeiros (193), ou chame o guarda-vidas quando perceber pessoas em situação de afogamento.

 

Caso seja necessário agir, entre no mar sempre com uma boia ou objeto flutuante que possa ser jogado para o banhista em dificuldade agarrar. “Evite se aproximar, pois no momento do desespero, o banhista pode se agarrar a você e ambos se afogarem”, alerta a médica.

 

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