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segunda-feira, 6 de junho de 2022

Hospitais reciclam esponjas e enxovais que são transformados em bancos, lixeiras e até revestimento automotivo

Cozinhas dos hospitais curitibanos coletam esponjas usadas e direcionam para que se tornem um novo produto
Créditos: Divulgação


Projetos de logística reversa ganham importância no setor durante a pandemia; apenas em 2020, geração de resíduos hospitalares aumentou 15%

 

Mais de 290 mil toneladas. Esse é o total estimado de resíduos hospitalares gerados em todo o Brasil no primeiro ano da pandemia. Isso representa um aumento de 15% em relação a 2019. Os dados são do Panorama de Resíduos Sólidos 2021, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Mais do que números, o levantamento mostra um cenário urgente com relação à responsabilidade compartilhada sobre o ciclo de vida dos materiais usados no dia a dia das equipes que estiveram na linha de frente do combate ao coronavírus.

Em busca dessa conscientização, instituições de saúde têm implantado projetos de logística reversa em seus processos. Em Curitiba (PR), os hospitais Universitário Cajuru e Marcelino Champagnat, que fazem parte do Grupo Marista, criaram, em plena pandemia,  uma iniciativa para reciclagem dos enxovais hospitalares. Com isso, conjuntos de roupas usados por pacientes e equipes são agora transformados em revestimento automotivo. As peças são armazenadas, coletadas e então desfibradas para ganharem novos usos. 

O projeto já fez com que 1,7 tonelada de enxovais deixasse de ser resíduos, descartados em lixo comum ou infectante, para passar a ser matéria-prima. "Sempre tivemos um volume grande de enxovais descartados e vimos a necessidade de buscar uma saída. Agora, conseguimos minimizar o impacto do lixo e reaproveitar esse material de forma mais sustentável", relata o gerente de Facilities do Grupo Marista, Fabio Pace Adamo.

Na contramão do aterro sanitário, as cozinhas dos hospitais curitibanos também coletam esponjas usadas e as direcionam para que se tornem um novo produto, como um banco ou uma lixeira. O projeto, que começou no final de 2019, já destinou mais de 1,3 mil esponjas para a reciclagem. "O primeiro passo foi sensibilizar a equipe que atua nas cozinhas sobre a importância dessa ação. Logo, conseguimos mostrar que é sempre bem-vindo reciclar e dar um retorno positivo para o meio ambiente", conta a coordenadora de nutrição dos hospitais, Patrícia Conter Lara Prehs.


Pandemia e o impacto na geração de lixo

O aumento do fluxo e do período de permanência dos pacientes nos momentos mais críticos da pandemia impactou diretamente nos números da produção de lixo. A geração total de resíduos nos hospitais Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru aumentou em 10% na comparação entre 2020 e 2021. Enquanto o Marcelino Champagnat atuou como referência no atendimento à covid-19, o Hospital Universitário Cajuru, com atendimento 100% SUS, concentrou grande parte dos traumas de Curitiba e Região Metropolitana desde o início da pandemia. 

Era urgente então repensar a destinação desses resíduos, com iniciativas principalmente de logística reversa. No caso do Marcelino Champagnat, a quantidade de materiais reciclados foi 34% maior em 2021 se comparado a 2020, passando de 35 toneladas para 47 toneladas. Já no Hospital Universitário Cajuru, o aumento foi de 60%, com 38 toneladas de materiais passando a ser recicladas no segundo ano da pandemia. "A preocupação com o meio ambiente não é o futuro, mas, sim, o presente. E os hospitais não estão fora dessa realidade, afinal, a sustentabilidade, na área da saúde, não pode ser levada como modismo, mas sim como algo sério a ser tratado tanto estruturalmente quanto na conscientização de todos", complementa o gerente de Facilities do Grupo Marista.


Como transformar advogados em gestores de negócios?

A coerência e o compromisso com os clientes devem ser sempre o foco do trabalho jurídico. Estamos em um mercado completamente dinâmico, onde a procura pela assistência estratégica se tornou primordial como fator decisivo para agregar valor ao negócio. Nesse cenário, muito além de buscar ganhar a causa para o cliente, é preciso incorporar a inovação aos processos organizacionais de forma inteligente e processual – transformando os advogados em verdadeiros gestores de negócios.

Um bom preparo técnico deixou de ser o único requisito para a prosperidade dos profissionais do meio, emergindo a essencialidade de uma gestão corporativa integral que, além de visar o estabelecimento de estratégias comerciais que tragam uma maior carteira de clientes, conquiste a mesma meta mediante uma ferramenta poderosa para qualquer empreendimento: a empatia.

O consumidor moderno está diferenciando suas preferências, despertando uma maior exigência e rigorosidade em diversos critérios na aquisição de produtos ou serviços. Não à toa, muitos escritórios estão investindo em departamentos de business development para auxiliar nessa missão, buscando as melhores estratégias e governança que tragam uma melhoria na rotina interna em prol de uma verdadeira transformação do negócio jurídico.

Dentre todas as melhores ações neste objetivo, um atendimento personalizado já se mostrou ser uma arma poderosa para o destaque corporativo. Em dados divulgados pelo relatório The State of CX Maturity 2021, a inovação baseada no customer experience é considerada por 93% dos empreendedores como necessária para proteger seus negócios dos concorrentes. Todos os advogados precisam abranger sua visão de negócios, entendendo a importância de se colocar no lugar do cliente para obter uma visão mais clara sobre suas necessidades de solução ideal para cada caso, com o objetivo de oferecer uma melhor experiência.

O planejamento estratégico é a grande chave para a transformação desses profissionais em verdadeiros gestores de negócios. Ao construir seu planejamento, os advogados têm a oportunidade se aprofundar em questões administrativas muito estratégicas para a definição das melhores ações que trarão, não somente o tão desejado destaque competitivo, mas o crescimento sustentável do escritório com uma visão de longo prazo.

Esta e muitas outras ações também contribuem para uma definição mais coerente com as necessidades dos escritórios e dos consumidores. A partir de um minucioso estudo de mercado conciliado ao perfil de clientes de cada companhia, é possível alinhar o valor do serviço prestado com um custo-benefício para todos os envolvidos.  Atualmente não basta somente o advogado ter um excelente skill técnico. Saber negociar o valor de seus serviços virou essencial. Alguns advogados ainda tem dificuldade para elaborar a proposta ideal, pois não se colocam no lugar do cliente para entender, de fato, o impacto do seu trabalho nos negócios em sem este exercício, a negociação fica muito voltada a preço e pouco para valor.

Outro fator importante, é fomentar parcerias com outros escritórios. A criação de um programa de parcerias bem estruturado, resulta em muitos benefícios de uma forma geral. Internamente, fomenta oportunidades comerciais que somente a equipe interna não teria o mesmo alcance, além da oportunidade de contar com outras especializações técnicas que irão compor a solução ideal para o cliente, resultando em benefícios para todos.

Diante da impossibilidade de propagandas diretas envolvendo os serviços prestados, a governança comercial deve ser o foco estratégico para garantir melhores resultados. Com a estruturação organizacional adequada, todos os processos internos decorrem de maneira muito mais fluída, favorecendo a resolução dos problemas com maior eficiência.

Conquistar novos clientes em meio a tamanhas exigências pode parecer uma missão complexa – mas, completamente possível de ser conquistada com êxito a partir da conciliação do preparo técnico dos profissionais, com uma visão estratégica de gestão de negócios. Assim, não só o atendimento ao consumidor será favorecido, como toda a prospecção do escritório alcançará resultados excelentes, trazendo confiança e segurança para todos.

 

Camila Machado - Head de Desenvolvimento de Negócios, Comercial e Marketing e Comunicação.

 

Marcos Martins Advogados

https://www.marcosmartins.adv.br/pt/


Brasil e México são campeãs em trojans e malwares bancários, diz pesquisa

ESET Threat Report 2022 analisa as principais ameaças digitais de todo o mundo ao longo do primeiro trimestre do ano

 

A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, divulgou o ESET Threat Report 2022. O relatório aponta a América Latina como um dos maiores alvos de trojans e malwares bancários. Neste cenário, Brasil e México se apresentam como os principais países visados pelos cibercriminosos para roubar credenciais de usuários. 

 

Grandoreiro, considerado um dos trojans bancários mais ativos da região, adicionou mais de 900 novos alvos ao seu portfólio, entre eles exchanges de criptomoedas e jogos NFT. 

 

A pesquisa também destaca a descoberta de novos malwares bancários para Android ou novos vetores de distribuição, como o Sharkbot que se disfarça como aplicativos de segurança no Google Play Store encontrado pela Check Point, e as novas campanhas de FluBot e TeaBot, que conseguem roubar dados por meio de mensagens SMS que perguntam “É você nesse vídeo?”, identificadas pela Bitdefender

 

Além disso, os pesquisadores da Threat Fabric analisaram o Medusa, que iniciou um esquema de distribuição usando o mesmo esquema de roubo de informações pessoais utilizado pelo FluBot. 

 

Todas estas ameaças são detectadas pela ESET como variantes do trojan Android/TrojanDropper.Agent. e de acordo com a telemetria da empresa, os países com as maiores detecções são Brasil, México, Turquia, Argentina e Ucrânia.

 

O relatório também fez um levantamento das detecções para macOS e, para este sistema, não foram encontrados números expressivos na América Latina. Em contrapartida, os Estados Unidos lideram o ranking com 21,6% das detecções, seguido pelo Japão (12,8%), Reino Unido (7,2%), África do Sul (5,9%) e França (5 %).

 


Já a categoria Android contou com um crescimento de 8% nas detecções, de acordo com as análises de visão global. De acordo com o gráfico abaixo, o Brasil aparece como um dos principais alvos, com o índice de 9,8% .

 

As subcategorias trojans Android SMS e Android Spyware cresceram exponencialmente em 145% e a segunda em 170%, respectivamente.

 

Mesmo com as detecções diminuindo 10,2% neste primeiro trimestre, HiddenApps, conhecidos como aplicativos enganosos que ocultam seus próprios ícones, continuaram a ser o tipo de ameaça Android predominante.

 

Outra categoria do Android que sofreu uma diminuição nos números de detecção é Adware (-11%), continuando a tendência iniciada no terceiro trimestre de 2021.

 


Para saber mais sobre segurança da informação, visite o portal de notícias da ESET: 

https://www.welivesecurity.com/br/

Por outro lado, a ESET convida você a conhecer Conexão Segura, seu podcast para descobrir o que está acontecendo no mundo da segurança da informação. Para ouvir acesse:

https://open.spotify.com/show/61ScjrHNAs7fAYrDfw813J?si=242e542c107341a7&nd=1

 

ESET®

www.eset.com/br

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Posso transferir dinheiro para qualquer país?

Saiba quais moedas podem ser transferidas e o valor das taxas cobradas


As transferências internacionais consistem, em resumo, em enviar e receber recursos financeiros em moedas estrangeiras. É uma forma rápida e segura de enviar dinheiro para outros países, além de já fazer o câmbio das moedas para o país que está sendo enviado.
 
Ao fazer uma transferência internacional existem alguns códigos no caminho, chamados de canais bancários, que irão armazenar as instruções que você envia ou recebe durante uma transferência internacional. Estes canais são compostos por várias informações, entre elas os códigos IBAN e SWIFT.

O IBAN é o número que permite identificar o país, agência e conta bancária em formato internacional. Cada conta possui um número de IBAN próprio. Já o SWIFT funciona como  identificador da sua instituição financeira escolhida.

Cada plataforma irá definir quais moedas serão trabalhadas. As mais comuns são: USD, EUR, GBP e CAD.
 
Todos os países podem receber ordens, desde que não estejam na lista de embargos internacionais (países com ditadura, guerra ou sistema financeiro pouco confiável).
 
“Ao fazer a cotação da transferência, a sua instituição escolhida irá informar com quais moedas ela trabalha, assim como irá mostrar o câmbio entre elas de acordo com a cotação do momento. A Exon trabalha atualmente com as moedas USD, EUR, AUD, CAD, GBP, CHF e JPY. Nossas transferências podem ser feitas a partir de um cadastro simplificado, que abre um limite automático de 20.000 USD/ano para o cliente”, destaca Matheus Carnelossi, COO da Exon.
 
Cada instituição financeira irá cobrar uma taxa para receber/enviar e realizar as transações financeiras. Algumas podem definir taxas fixas sobre a transferência, outras operam por meio de spread, fazendo a cotação de câmbio do momento e aplicando um percentual sobre o valor. Em média, os bancos podem cobrar de 3% a 4% por operação. A Exon se destaca no mercado operando com um custo inicial de 1,3% por operação.

 

Exon - plataforma de transferências financeiras para empresas importadoras/exportadoras que une tecnologia de ponta e atendimento especializado. A plataforma também atende pessoas físicas que necessitam transacionar valores em moeda estrangeira.


Gestores devem buscar conhecimentos práticos e teóricos para encontrar o sucesso

Danilo Mendes, empresário e especialista em gestão de empresas, pontua os benefícios da constante busca por conhecimento


Abrir um negócio próprio se tornou uma alternativa muito buscada durante a crise econômica causada pela pandemia. No entanto, muitos empreendedores não conseguem enxergar uma evolução em seus empreendimentos, causando insegurança ao dar continuidade nessa empreitada.

Para Danilo Mendes, empresário e engenheiro especialista em administração industrial e gestão de empresas, em muitos casos esse cenário acontece pela falta de conhecimento prático por parte dos empreendedores gestores. “Quanto mais praticamos algo, mais nos tornamos capazes de resolver determinados problemas. Devorar os principais livros sobre técnicas de futebol, estudar questões fisiológicas dos maiores jogadores e ler sobre os treinos físicos que eles realizam não transformará ninguém em um jogador de futebol. Por outro lado, aquele que joga ou treina um pouco todo dia, acumulará uma boa quantidade de habilidade prática, que é o que traz resultado efetivo. Quando um ser humano faz repetidamente uma tarefa, permite que o cérebro mude sua estrutura para tornar aquilo mais natural”, revela.

De acordo com o empresário, para empreender não basta contar apenas com as competências técnicas, tão presentes em cursos e formações tradicionais que o mercado está acostumado a oferecer, mas também com as competências comportamentais. “Em cursos é possível obter muita informação sobre determinados assuntos, mas isso, por si só, não garante resultado. A capacidade de aplicar da melhor forma tudo o que foi aprendido depende de um comportamento adequado para cada situação e, para isso, existem novos temas de cursos e formações. Para saber qual é o mais adequado, é preciso avaliar alguns pontos como, momento, perfil, competências, pontos de melhoria e ramo de atuação”, pontua.

Mendes afirma que atualizar-se é algo imprescindível, ainda mais em um mundo hiper conectado e com uma quantidade enorme de dados e informações gerados a cada dia. “Os mercados estão todos conectados. Uma notícia pode afetar as economias no mundo todo. Muitas das profissões que existirão em cinco anos sequer são imaginadas hoje e a inclusão digital criou uma concorrência global. Portanto, a busca por melhorias e inovação devem ser constantes em toda a equipe, em todos os níveis, desde gestores, até colaboradores. Estar em contato não só com a sua área de especialidade, mas também com outras que ajudam a potencializar o próprio negócio se tornou essencial”, relata.

Recentemente, a popstar Anitta foi convidada para dar aulas em uma universidade e virou alvo de críticas. Para o especialista em gestão de empresas, a cantora é um fenômeno em diversos aspectos, inclusive empreendedorismo. “Não é à toa que ela foi convidada para compor o conselho de administração de uma das maiores fintechs brasileiras. Ela assumiu a gestão da própria carreira tomando decisões estratégicas ao emplacar diversos hits, seus videoclipes têm milhões de visualizações e ela conta com fãs pelo mundo inteiro, marcando presença internacional. Anitta com certeza tem muito a ensinar sobre empreendedorismo e seus resultados falam por si só. No entanto, muitas críticas surgem sem que as pessoas ao menos saibam o conteúdo e a forma como ela ensina. Para os que não conhecem as outras capacidades da cantora, é difícil associar a imagem de funkeira à de professora”, declara.

De acordo com Mendes, o principal risco para empresários é esperar um sinal de alerta para começar a estudar e se atualizar. “Muitos esperam uma crise para arrumar o que precisam, mas pode ser tarde demais. O mercado tem cada vez menos espaço para amadorismo e as margens estão cada vez mais apertadas, então qualquer deslize pode custar caro e comprometer o negócio. Gestores e profissionais que querem se destacar precisam estar sempre em contato de conteúdo do seu meio, e relacionados direta ou indiretamente às suas atividades, seja através de cursos, treinamentos, podcasts, livros, audiobooks e outras modalidades que possam agregar uma forma de conhecimento”, finaliza.

 

Danilo Mendes - Empreendedor, empresário e engenheiro de produção, pós-graduado especialista em administração industrial, gestão de empresas e gestão empreendedora. Com carreira na área industrial, nos campos de qualidade e produtividade, agora se dedica ao empreendedorismo, sendo apaixonado em potencializar e transformar pessoas e empresas. Participou da sexta temporada do reality de empreendedorismo Shark Tank Brasil como sócio e cofundador da Martello Educação Financeira.


5 opções para simplificar os pagamentos digitais no varejo

 Com os consumidores mais exigentes, experiências de compra variadas e mais ágeis passaram a ser um diferencial para o varejo, que tem investido em novos meios de pagamentos 

 

Dinheiro, cartão de crédito e pagamentos à vista ainda são práticas muito comuns no varejo, mas com a atual realidade financeira dos brasileiros, oferecer novas experiências de pagamento é fundamental.

Há diversas opções para inovar nessa área, como aplicativos, cashback, pagamento via PIX, que impulsionam uma grande mudança no setor bancário brasileiro visto que, nos últimos dez anos, o país registrou um aumento na inclusão financeira digital.

Num movimento forçado pela pandemia da covid-19, 85% dos brasileiros agora têm acesso a serviços financeiros - um dos maiores aumentos da bancarização visto em décadas. Esse cenário faz com que os consumidores priorizem experiências de compras cada vez mais ágeis, e por essa razão, faz sentido que as empresas invistam em diferentes meios de pagamentos.

Entusiasta dos pagamentos digitais no varejo, Fabiano Dias, diretor de negócios internacionais da Bitwage, considera que o comércio brasileiro tem reagido bem a essas novidades. Tomando como exemplo o PIX, ele explica que esse será um passo que todas as moedas terão que dar, e o Brasil saiu na frente.


1. A CHEGADA DO PIX

A adoção do Pix é considerada um dos maiores símbolos dessa inclusão por meio de pagamentos digitais. O sistema de pagamento em tempo real lançado em 2020 pelo Banco Central permitiu que mais de 40 milhões de pessoas fizessem sua primeira transferência bancária, de acordo com o BC.

A novidade teve a curva de adoção mais rápida entre todos os sistemas de pagamento em tempo real pesquisados no mundo pelo Banco de Compensações Internacionais. O número de usuários aumentou de 41 milhões para mais de 124 milhões entre novembro de 2020 e março de 2022.

Fabiano Dias explica que a tendência é que as operações cresçam ainda mais com a ampliação das funções com o lançamento do Pix Cobrança, Pix Débito Automático e Pix Parcelado, previstas para este ano. Além disso, a aceitação do Pix em estabelecimentos comerciais vem superando a dos cartões de débito e rivalizando com a dos boletos bancários.


2. CÓDIGOS DE RESPOSTA RÁPIDA

Nesse rol de métodos de pagamento diferenciados e sem contato, o QR Code (Quick Response Code) permite, entre outras funções, fazer pagamentos. Numa espécie de código de barras em imagem que armazena informações, o QR Code pode ser lido por qualquer dispositivo móvel que possua uma câmera, sendo assim de fácil acesso para consumidores.

Diversas carteiras digitais, inclusive, já disponibilizam o leitor em seu próprio aplicativo. Além disso, Dias aponta que com o QR Code tudo se torna mais prático e o consumidor não precisa andar com carteira.

“Está tudo no celular e é muito mais seguro com os procedimentos de segurança corretos. Não precisa andar com cartão, documento, e você deleta tudo do aparelho em segundos se precisar, e sem transtornos”, diz.


3. CARTEIRAS DIGITAIS

Os números mostram que o uso das carteiras digitais deve ajudar a impulsionar os setores em 2022. Segundo o relatório The Global Payments Reports, essa opção cresceu 43,5% em resposta à pandemia, somente na América Latina.

A previsão da Bain & Company é de que em 2022 as carteiras digitais representem 28% do mercado de pagamentos mundial e 47% dos pagamentos em e-commerce. O serviço deve crescer ainda mais neste ano com a adoção do Open Banking pelo Banco Central.

Apesar de um melhor controle de suas finanças, Dias destaca que as carteiras digitais trazem um entrave para o lojista. Treinar o time de ponto de venda, ou seja, caixas e entregadores, pode ser um tanto complexo no início, mas em pouco tempo trará inúmeras vantagens, como liberdade, velocidade, privacidade etc.


4. CASHBACK

Mais do que facilitar um pagamento, a disponibilização de cashback contribui para a fidelização de clientes, pois se trata de uma forma de agradar e beneficiar o consumidor sem precisar alterar o valor de nenhum produto.

Mais popular no e-commerce, o serviço já é adotado por algumas lojas físicas, de modo que o percentual do valor que retornará ao consumidor pode ser calculado de acordo com as condições de cada negócio.


5. TOKENIZAÇÃO E SEGURANÇA DIGITAL

Muito importante para a segurança de quem compra, a tokenização contribui para a imagem de uma empresa com um bom sistema de segurança, especialmente para o e-commerce. A exibição de certificados de segurança transmite confiabilidade, pois trata-se de um processo de segurança realizado para proteger as informações sensíveis dos clientes que fazem uma transação on-line.

Em resumo, os números do cartão de crédito são substituídos por letras e números, gerados de forma aleatória. Embaralhados, esse código não faz sentido para hackers e fraudadores que tentem se apossar deles. Essa camada extra de segurança pode reduzir ou até eliminar os riscos desse tipo de operação.

 

Mariana Missiaggia

https://dcomercio.com.br/publicacao/s/5-opcoes-para-simplificar-os-pagamentos-digitais-no-varejo


Serasa Experian prorroga inscrições para programa de estágio até o próximo dia 8

São mais de 80 vagas para trabalhar nos modelos remoto, híbrido e presencial com bolsa-auxílio inicial de R$1,5 mil

 

Você pediu e a gente atendeu! As inscrições para o programa de estágio da Serasa Experian foram prorrogadas. São 81 vagas sendo 20% para trabalhar home-office. Também estão disponíveis vagas nos modelos híbrido e presencial. O valor inicial da bolsa-auxílio é de R$1,5 mil. As inscrições podem ser feitas até quarta-feira (8) através deste site

 

Os selecionados terão a oportunidade de ingressar em um programa de capacitação completo e exclusivo que é composto por uma trilha de aprendizagem que guiará o desenvolvimento de competências técnicas, incluindo linguagens de programação para as áreas de tecnologia, comportamentais e voltadas ao negócio.  

 

A Serasa Experian é uma empresa inclusiva e busca contemplar a diversidade durante a seleção dos seus talentos. Além da bolsa, a empresa oferece para os estagiários uma série de benefícios como vale-transporte, vale-refeição, seguro de vida, assistência médica, assistência odontológica, Gympass. O programa tem duração de 24 meses, a depender do desempenho, o estudante pode ser efetivado a partir do 9° mês de estágio. Mesmo depois da efetivação, o progresso de cada pessoa será acompanhado por 24 meses.

 

A Analista de Marketing Camila Lino classifica o programa de estágio como um ponto de virada na carreira profissional. “Em 2021 eu me encontrava em uma fase de transição de carreira, em busca de uma empresa onde eu pudesse me desenvolver profissionalmente na área de comunicação e marketing. Fazer parte do estágio na Serasa Experian trouxe isso e muito mais do que eu poderia imaginar. A imersão e treinamentos realizados assim que entramos na empresa nós fornece toda a base necessária para ser encaminhado para área de atuação. No meu time tive oportunidade de conhecer e trabalhar com profissionais incríveis que me ajudaram e me guiaram durante a jornada, participar de projetos que realmente tem impacto no negócio e ter líderes que me inspiram como profissionais. E com 11 meses de estágio a virada em minha carreira foi confirmada ainda mais com a notícia de efetivação!"

 

A Gerente Executiva de Talent Acquisition & Employer Branding da Serasa Experian, Mayara Gomes, destaca que o programa irá desenvolver habilidades modernas e bem avaliadas no mercado de trabalho. “A capacitação contempla o que há de mais moderno em tecnologias digitais e metodologias ágeis, promovendo uma visão geral sobre a transformação digital e possibilitando aos jovens ter o conhecimento necessário para atuar no dia a dia e desenvolver habilidades profissionais valorizadas no mercado de trabalho. Essa iniciativa foi criada especialmente para contribuir com o desenvolvimento de novas competências e para abrir novas possibilidades de carreira para os jovens. A ideia é que esta trilha esteja conectada ao nosso negócio ao longo do período do estágio.”  

As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de junho através do endereço https://99jobs.cc/ProgramadeEstágioSerasa2022

 

Serasa Experian

www.serasaexperian.com.br


Entenda os riscos de usar FGTS na aquisição de ações da Eletrobrás


A notícia de que entre a sexta-feira (03) e a próxima quarta-feira (08) os investidores pessoas físicas poderão realizar o pedido de reserva de ações da Eletrobras, tanto diretamente quanto também indiretamente, usando parte do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS), está movimentando o mercado e esconde um grande risco para os trabalhadores. 

A expectativa é que a oferta movimente em torno de R 30 bilhões, no total, e a precificação está prevista para a próxima quinta-feira (9). Quem for utilizar o FGTS terá que usar pelo menos R 200 e precisará respeitar o limite máximo de investimento equivalente a 50% do saldo disponível em cada conta vinculada do FGTS. 

Porém, segundo o presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (ABEFIN), essa opção que para muitos é um caminho para investir de forma diferente, esconde na verdade um grande risco para os trabalhadores principalmente em relação ao FGTS. 

“Muito me preocupa a forma como vem sendo divulgada esse tema, como sendo sempre uma ótima opção, escondendo os existentes. Ao buscar a compra de ação nesse formato, o trabalhador está pegando o dinheiro fundamental do FGTS e colocando em um empreendimento, sendo que colocar dinheiro em ações é comprar parte de uma empresa”, explica Reinaldo Domingos. 

Ou seja, esse ato é tirar o dinheiro de um lugar seguro e colocar em algo de maior risco. “Realmente o dinheiro do FGTS tem um rendimento baixo, mas é uma garantia em caso de uma emergência e também uma garantia para a aposentadoria. Infelizmente, grande parte das pessoas não percebem os riscos existentes na compra de ações, não sabem lidar com essas e podem perder dinheiro”, alerta Domingos. 

Outro ponto de preocupação apontado pelo presidente da ABEFIN é que o trabalhador só poderá usar esse dinheiro depois de 12 meses e caso seja demitido ou tenha algum problema antes. E se a ação estiver em baixa quando puder usar, pode perder dinheiro. 

“Acredito que o governo poderia dar outras opções para os trabalhadores utilizarem o valor do FGTS, como poderia ser um investimento no Tesouro Selic, por exemplo. Isso garantiria muito mais segurança ao trabalhador e uma boa rentabilidade. Maior do que deixar o dinheiro no FGTS”, sugere Reinado Domingos. 

Um ponto importante a ser destacado é que grande parte da população não entende de educação financeira e muito menos de investimento. Assim, ao verem essa opção sendo apresentada podem tomar uma decisão sem o real conhecimento de todos os riscos existentes, podendo levar a perder dinheiro. 

O presidente da ABEFIN conta que isso já aconteceu na Petrobrás no passado, e teve pessoas que perderam dinheiro. Assim, não tem como apoiar essa decisão sem que se tenha um debate e esclarecimento maior sobre o tema. “Também é preciso dar outras opções para o trabalhador e sempre reforçar sobre a importância do FGTS para o futuro, sendo esse dinheiro fundamental para as pessoas”, finaliza Reinaldo Domingos.

 

COMÉRCIO EXTERIOR E LOGÍSTICA INTERNACIONAL

O que esperar dos próximos meses?

 

Nos últimos meses a Logística Internacional vem sendo destaque em vários canais de comunicação e redes sociais. Mas o que podemos esperar para o próximo semestre de 2022 e também para 2023?  

Inicialmente, temos dois assuntos “ultrapassados”, mas que não param de atormentar aqueles que dependem de Importação para os seus negócios, Lockdown e COVID-19.

Na última quarta-feira (01/06), encerrou-se oficialmente o Lockdown em Shanghai, o maior e mais importante centro financeiro da China, o que tem impactado diretamente nos espaços, e na disponibilidade de containers vazios, uma vez que os portos estavam parados há mais de 60 dias e as cargas, que aguardavam embarque, precisam ser escoadas.

Com os navios lotados, os comunicados dos armadores são de que cargas pesadas estão com maiores chances de rolagem, uma vez que os navios estão trabalhando com os limites máximos de peso por embarcação. Outra situação agravante é o atraso nas operações dos navios, devido à grande movimentação nos portos, os navios tem atrasado suas saídas e não estão cumprindo seus itinerários nos portos, ocasionando assim também atraso nos desembarques em seus destinos. No quesito INFLAÇÃO, voltamos a enfrentar revisões de tarifas que já tivemos no início da Pandemia, com aumentos significativos por conta das aplicações de Taxas dos armadores para junho e julho. Os aumentos devem passar da casa dos US$ 2 mil e os fretes devem chegar por volta de US$ 8 mil por container ainda em junho no trecho China X Brasil.

Uma dica importante para quem precisa importar e manter as suas operações em dia é não focar no valor do frete neste momento. Os armadores irão priorizar embarques com fretes mais altos e também para quem já tem as reservas em mãos. Os aumentos são passageiros? Não podemos afirmar, pois já sabemos que os fretes jamais irão retornar aos valores comercializados antes da Pandemia.

 

QUEM ESTÁ GANHANDO COM A CRISE?

Toda cadeia logística está sendo afetada desde os aumentos dos fretes ao longo da pandemia, sem contar os prejuízos causados pela falta de containers e também pela ineficiência logística de alguns portos no Brasil e no Mundo. Porém, um setor está lucrando muito, muito mesmo. Cito algumas publicações para melhor entendimento.

 

- “A transportadora dinamarquesa Maersk registrou lucro líquido de US$ 6,78 bilhões no primeiro trimestre, quase 2,5 vezes a mais do que há um ano atrás, sustentada pela alta nos preços do frete marítimo. As receitas entre janeiro e março somaram US$ 19,2 bilhões, número 55% maior do que há um ano. ” – 04/05/2022

- “MSC ultrapassa Maersk como maior armador do mundo

A MSC finalmente ultrapassou a Maersk como a maior empresa de navios, após décadas de supremacia da gigante dinamarquesa. ” – 07/01/2022

 

E não para por aí!

Novos negócios, investimentos e mercados.

Os armadores estão partindo para um novo campo. O famoso “Door to Door, abocanhando uma fatia do mercado que era dividida entre vários setores. O mercado que alguns armadores estão tentando pegar é perigoso, pois precisa de muitos “braços” para administrar, principalmente no Brasil, que é um país muito extenso.

 

Quais setores estão de “cabelo em pé” e o que eles pensam?

Alguns setores já falam em contagem regressiva para acabar com as suas atividades. Os dois setores que serão mais afetados são os Agentes de Carga (NVOCC) e os Despachantes Aduaneiros. Eu não acredito que seja o fim deles, mas tenho certeza que todos terão que se adaptar aos novos mercados, inovando suas operações e trazendo seus clientes para dentro de casa.

Para os armadores oferecerem o Door to Door, o trabalho é mais complexo, pois ele precisará criar uma cadeia completa de transportadoras em todos os países, fazendo a coleta na origem e a entrada no destino final. No meio deste processo, inclua o despacho aduaneiro e o armazém alfandegado/geral.

Confirmando o pensamento acima, a gigante Maersk acabou de concluir a aquisição da Senator International, uma renomada empresa global em agenciamento de cargas. A Senator traz consigo uma organização forte e uma rede de frete aéreo, incluindo voos próprios. Mais um passo para atender a Logística Integrada.

Seguindo a mesma tendência de “monopolizar” o mercado de logística internacional, a CMA CGM passa do mar para o ar. Em maio de 2022, a Cia Marítima CMA CGM anunciou um acordo com nada mais nada menos que o Grupo Air France-KLM. Uma parceria estratégica de longo prazo no mercado de carga aérea, em que suas aeronaves serão compartilhadas e a CMA CGM se tornará sócia da Air France-KLM.  

Acha que acabou? Não! Vem mais por aí.

A bola da vez são os Portos!


Jonathan Roger Linzmeyer  - jonathan@cncomex.com.br)

Diretor de Comércio Exterior da Acisbs; Coordenador do Núcleo de Comércio Exterior da Acisbs; CEO da CN COMEX – Soluções em Comércio Exterior


domingo, 5 de junho de 2022

SOL EM GÊMEOS - SAIBA AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

 


Tagarelas e curiosos:  É Assim  que são conhecidas pessoas nascidas entre  21 de maio a 20 de junho

 

Conhecidos por sua dualidade, e essa talvez seja a característica mais marcante das pessoas do signo de gêmeos.  As pessoas desse signo tendem a encarar mudanças e se adaptar a elas com muita facilidade. 

O geminiano é muito amigável e intuitivo. É muito difícil ver um geminiano entediado. São pessoas mais para “fora” do que para “dentro”, gostam de se jogar no mundo. No entanto, por conta da dualidade que o Sol em Gêmeos carrega, podem ser indivíduos contraditórios. Inquietação e impaciência são pontos fortes e que merecem atenção. 

No campo da amizade, O geminiano é bastante amável, simpático e engraçado. Com seu coração grande, atrai pessoas de boas intenções para o seu círculo social. A dificuldade dos nativos com o Sol em Gêmeos está em manter as amizades, já que ficam entediados quando não há afinidade intelectual. Por isso, é comum ter muitos colegas e poucos amigos. 

No trabalho, por conta de a comunicação ser um ponto forte, os geminianos costumam se dar muito bem em trabalhos que envolvem a língua escrita ou falada.  

No amor, a dualidade do Sol em Gêmeos tem destaque. Ao mesmo tempo em que se entregam emocionalmente ao outro, tem um lado que recusa ceder ao romantismo. Como são pessoas agitadas e que não apreciam tanto a estabilidade, acabam tendo relacionamentos curtos quando a monotonia do namoro toma conta. 

E para saber como conquistar os nativos de gêmeos, o Astrocentro, maior portal de esoterismo listou as principais características deste signo. Veja:

  • Se dão bem em profissões que exigem persuasão e capacidade de falar. Cargos de comando também são um forte. No geral, precisam trabalhar em algo que ofereça estímulos diferentes e exija executar várias tarefas ao mesmo tempo.
  • O filho geminiano é muito divertido e, muitas vezes, é considerado o “palhaço” da família.  
  • Ser dona de casa não é para a mulher geminiana. Isso porque a rotina não combina com a sua personalidade. Ela, no entanto, pode tentar pelo desejo de ser a melhor pessoa em casa. 


Saiba mais sobre a mulher de gêmeos:   Companheira e amiga pra todas as horas.  A mulher dos gêmeos é muito sociável e fala com todo mundo naturalmente. Aliás, essa é uma das principais características da mulher de Gêmeos: falar demais e é através disso que ela consegue demonstrar todo o seu talento e criatividade. 

 

Quer conquistar uma geminiana:  A nativa deste signo costuma ser muitas mulheres em uma só. Por isso é necessário ter paciência para conquistar o seu coração. Inclusive, quem a conhece sabe bem que é praticamente impossível ver a mesma personalidade por muito tempo.  

Portanto, para agradá-la é necessário entrar no jogo dela. Faça com que a geminiana se fascine através de conversas, piadas e idas ao cinema, parques e, principalmente, à festas. Só não vale ser do tipo ciumento. A mulher de Gêmeos costuma ser desapegada e ama a própria liberdade.  

 

Saiba mais sobre o homem de gêmeos:  Encantador, criativo e espontâneo, este nativo costuma viver rodeado de pessoas. É uma caixinha de surpresa, instável e volátil que nem ele entende a si mesmo. O homem do signo de Gêmeos não tem tempo ruim para nada, topa tudo, vive em busca de aventuras e o bom humor está sempre presente em sua vida. 

 

Quer conquistar um geminiano:    O primeiro passo para conquistar um homem do signo de Gêmeos é ter um bom papo, saber falar de tudo e não deixar o assunto acabar por nada! Assim você manterá o geminiano interessado em você. É necessário ser muito dinâmica e espontânea para não o deixar escapar.

  

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