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quarta-feira, 18 de maio de 2022

O que os consulados americanos sabem sobre cada imigrante

Daniel Toledo, advogado especialista em Direito Internacional, revela que o FOIA - Freedom of Information Act contém informações relevantes para o processo de imigração


Muitas pessoas têm suas solicitações de visto para os Estados Unidos negadas e ficam sem entender o motivo ou até mesmo quais informações fizeram com que o consulado optasse pela negativa. No entanto, a Lei da Liberdade de Informação (FOIA – Freedom of Information Act) garante a possibilidade de verificar todos os dados que o governo americano coletou e armazena sobre cada indivíduo.

De acordo com Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional, fundador da Toledo e Associados e sócio do LeeToledo PLLC, escritório de advocacia internacional com unidades no Brasil e nos Estados Unidos, o FOIA conta com todas as informações que foram reunidas ao longo dos processos consulares. “Vai aparecer tudo ali, desde o momento da entrada em um pedido de qualquer visto, o que foi dito no consulado durante a entrevista de solicitação, as informações fornecidas ao entrar e sair dos Estados Unidos. Enfim, conta com todo o histórico daquele solicitante de imigração”, relata.

Para o especialista em Direito Internacional, é importante ter acesso ao documento pois, ter um pedido de visto negado, seja para estudos ou turismo, pode impactar em novos pedidos de imigração no futuro. “Ter um visto negado pode gerar repercussões, atrapalhando processos futuros ou imediatos de imigração. Na maioria dos casos, depende de quais são a intenção e o propósito do imigrante e, quando ocorre uma negativa, é preciso entender exatamente o que foi dito pelo solicitante e o que foi anotado pelo agente de imigração. Afinal, nem sempre o que você diz é o que eles entenderam e anotaram, impactando diretamente o planejamento para um próximo visto”, lamenta.

Além disso, esse documento é fundamental para solicitantes que querem fazer uma alteração em sua categoria de visto, visando a imigração permanente para os Estados Unidos. “Em casos nos quais o imigrante parou de renovar sua permissão de trabalho há anos, por exemplo, pode ser que seu arquivo esteja sob uma ordem de deportação e seu caso nunca tenha ido a um tribunal. Então, definitivamente, é preciso saber o que aconteceu com sua aplicação antes de solicitar um Green Card e o FOIA é essencial nesse cenário”, revela Toledo.

Embora a maioria dos documentos e dados estejam incluídos no Freedom of Information Act - FOIA, algumas informações podem ser censuradas de acordo com as leis americanas. “É preciso cobrir todos os registros da agência, o que, na maioria dos casos, inclui e-mails, alguns documentos impressos, registros, mapas, vídeos e fotografias obtidos pela agência em questão. Portanto, é necessário estar atento a esse detalhe quando solicitar o documento”, finaliza.

 


Daniel Toledo - advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em Direito Internacional, consultor de negócios internacionais, palestrante e sócio da LeeToledo PLLC. Para mais informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br. Toledo também possui um canal no YouTube com mais de  150 mil seguidores https://www.youtube.com/danieltoledoeassociados com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente. Ele também é membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB Santos.

 

Toledo e Advogados Associados

http://www.toledoeassociados.com.br


Você líder, aceita feedback de seus colaboradores?

Empatia, Escuta e Atenção Plena. Essas são as três principais habilidades que devemos utilizar em um processo de feedback humanizado e respeitoso. A cultura fundamentada no feedback é uma das melhores formas de construir parcerias e se conectar com a equipe. E a melhor forma de criar um ambiente que conecte os participantes do processo às suas habilidades é liderar dando o exemplo e gerar segurança para que cada membro se sinta acolhido e não tenha medo de falar o que quer. Gosto muito de oferecer o feedback e no final perguntar: o que você aprendeu com isso? Esta é uma forma adequada para criarmos um canal de comunicação aberto e a prática leva ao aperfeiçoamento.

O feedback ajuda o líder a ter condições de avaliar o seu desempenho e buscar soluções para aprimorá-lo. Mas nem todas as empresas adotaram essa prática: 23% das companhias pesquisadas no Brasil não utilizam feedback. Globalmente, o índice fica em 19% e há países, como o Japão, onde 39% não adotam a prática. Mais de 70% dos brasileiros sentem que podem ter uma conversa aberta com seus gestores durante a avaliação de desempenho, contra 68% da média global (dados da Randstad/2019).

Empresas que implantaram e seguem os métodos ágeis na prática criam uma cultura baseada no feedback. Por seguirem os rituais ágeis, como fazer reuniões de planejamento, reuniões diárias, reuniões de revisão e de retrospectiva, incentivam a descoberta cedo dos erros, gastando menos e demandando menos esforços.

Nas empresas que focam na inovação, observamos uma mudança no processo de feedback, que deixa de ser oferecido com uma periodicidade definida, formalmente e somente na direção do líder para a equipe, migrando para um modelo informal, oferecido frente a um evento e entre os participantes de uma SQUAD (equipe formada por especialistas) e seus pares. Empresas como Amazon, Google, Nubank, NTT Data e Sinquia já praticam o modelo.

 

Estou preparado para receber feedback? 

A pressão crescente por resultado - agora não mais o resultado a qualquer custo e sim o resultado sustentável por meio da motivação, do engajamento e do comprometimento - desafia o líder a olhar para a sua equipe e, em conjunto, cocriar, inovar e influenciar positivamente. 

A pergunta é: será que estou preparado para receber feedback? Mesmo antes de iniciar a carreira e durante toda a minha trajetória, não fui preparada para receber feedback. Lembro dos meus pais dizendo que no dia que eu me tornasse "chefe" poderia fazer as coisas do meu jeito. Receber feedback é um desafio. Nunca fui treinada para tal e, até bem pouco tempo, ele gerava uma dor profunda, motivada pelo pensamento: "Nossa, fiz tanto para chegar até aqui e agora tenho que ouvir isso?”. 

Seja para reforçar que estou no caminho certo ou para corrigir uma rota, o feedback definitivamente serve para melhorar a minha performance e gerar oportunidades de inovação. E então, resolvi refletir sobre os meus próprios erros e experimentar novas alternativas para encontrar outros resultados. Decidi lidar com o meu desconforto e identificar porque ouvir o que o outro diz era tão doloroso. Descobri que o principal motivo era a "pessoalidade" e com esta descoberta fui explorar soluções e colocar em prática o meu aprendizado, com o objetivo de escutar, me afastar, observar, processar e corrigir o rumo daquilo que fizesse sentido para mim.

Como, então, preparar-se para receber um feedback corretivo? 

1) Quando receber o feedback, busque exemplos concretos. Pergunte: o que você me viu fazendo ou falando que o levou a esta conclusão? 

2) Valide outros pontos de vista. Exemplo: em sua opinião, como foi o meu desempenho durante a interação com o cliente? 

3) Certifique-se de que as pessoas que o cercam estão confortáveis em oferecer-lhe um feedback genuíno. Não é porque não lhe oferecem feedback que você não tenha o que melhorar. Pode ser que tenham medo de compartilhar o que veem e ouvem. 

4) Crie um ambiente seguro, onde sem ofensas ou "pessoalidade", os membros de uma equipe possam dar e receber feedback naturalmente.

5) Se faça perguntas:

. De qual forma me planejo para oferecer um feedback?

. Qual o tipo de feedback que me deixa mais desconfortável?
Com qual feedback eu mais me conectei e gerou uma mudança em mim? Qual era a característica que ele tinha?

. O que fizemos bem-feito? O que podemos melhorar?

Criamos um ambiente seguro por meio do exemplo e praticando aquilo que falamos, então seja o primeiro a incentivar o feedback. Por último, lide com os seus medos e inseguranças de forma sincera. Valide o pensamento e o sentimento que o levam a lutar contra o que ouviu e de que forma pode ser mais confortável receber o próximo feedback. Compartilhe a sua descoberta. Exemplo: comunique a equipe que feedbacks corretivos devem ser oferecidos de forma privada. Que todos os feedbacks devem ser acompanhados por exemplos tangíveis e que, após um tempo de reflexão ou pesquisa, você se comprometerá com um plano de ação. E siga em frente.

 

Ferramentas para controle e acompanhamento de projetos que permitem o cadastro do feedback em tempo real: Qulturerocks, Runrunit, Trello e Slack.

 

Regina Campilongo - Sócia fundadora da Moving Forward – Heads, professora, designer e facilitadora de programas de treinamentos comportamentais organizacionais, mentora estratégica ágil, conselheira Trends Innovation, Master IE.

 

Brasileiros flagrados ilegalmente na fronteira dos EUA bate recorde do ano

Mais de 3.300 brasileiros foram detidos ou expulsos tentando entrar ilegalmente no país em abril


Dados divulgados nesta terça-feira (17) pelo Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP, na sigla em inglês) revelam que a quantidade de brasileiros detidos ou expulsos tentando entrar ilegalmente no país chegou ao maior patamar do ano. Em abril, foram 3.333 encontros com cidadãos do Brasil – alta de 99% sobre março.

 

Encontro é um termo técnico dos órgãos de controle e refere-se a dois tipos de eventos: a detenção, que acontece quando os imigrantes são levados sob custódia para aguardar julgamento, e a expulsão, quando eles são imediatamente devolvidos para seu país de origem ou último país de trânsito.

 

Nos quatro primeiros meses de 2022, o governo americano já registrou 9.718 detenções ou expulsões de brasileiros nas fronteiras, a maior parte vindo da divisa com o México, no sul do país. O número, porém, é 32,5% inferior ao anotado no mesmo período do ano passado (14.413).


Brasileiros detidos ou expulsos na fronteira americana


 

“Os números deste ano já são maiores do que 2020 inteiro, mas dificilmente devem superar 2021. De todo modo, o fato é que ainda há muitos brasileiros que arriscam a vida tentando entrar ilegalmente nos EUA. É importante, porém, que eles busquem a via correta, pois quem for flagrado pelas autoridades corre o risco de ser banido de retonar ao país”, explica o advogado de imigração e sócio-fundador da AG Immigration, Felipe Alexandre.

 

Em 2021, mais de 80 mil brasileiros foram impedidos de entrar ilegalmente nos EUA. Se a média deste ano se mantiver, a expectativa é de que 2022 encerre com cerca de 40 mil flagrantes.

 

Alexandre destaca que, diferentemente de cidadãos de países como Haiti, Ucrânia, Venezuela ou El Salvador, os brasileiros em geral não se qualificam para os critérios de asilo e refúgio. “É preciso mostrar ao governo dos EUA que existe um risco real de que, ao retornar ao país de origem, o imigrante poderá ser vítima de violência, tortura ou morte”.

 

O Brasil foi o 13º país com mais cidadãos sendo flagrados na fronteira americana, de acordo com os dados do CBP. O primeiro foi o México, com quase 83 mil encontros em abril, seguido por Cuba, com 35 mil.

 

Ao todo, os EUA tiveram 260 mil encontros, considerando todas as nacionalidades estrangeiras. O número é 4,1% maior do que o total de março e o mais alto de todos os tempos. A grande maioria dos registros (234 mil) aconteceu na fronteira com o México.

 

“Aqueles que tentam entrar nos Estados Unidos sem autorização, e que são incapazes de estabelecer uma base legal para permanecer no país (como um pedido de asilo válido), serão rapidamente removidos. Indivíduos que forem removidos também estão sujeitos a consequências adicionais a longo prazo, incluindo serem barrados para futuros benefícios de imigração”, alertou em comunicado o CPB, prevendo também um aumento no fluxo de imigrantes.

Em março, a administração federal havia anunciado o fim do Título 42 – uma medida imposta durante a pandemia que automaticamente bloqueava a entrada ilegal de estrangeiros pelas fronteiras, mesmo que eles pedissem asilo.

 

O fim do Título 42 está previsto para acontecer em 23 de maio, mas uma decisão judicial anunciada para os próximos dias pode prolongar a validade da medida restritiva. Contudo, caso a justiça concorde com o governo e entenda que a restrição deve mesmo ser encerrada, autoridades e especialistas preveem um salto agudo na quantidade de imigrantes pedindo asilo aos EUA.

 

Guerra ucraniana

A invasão russa na Ucrânia tem se refletido em uma mudança brusca na quantidade de ucranianos flagrados nas fronteiras americanas. Se em 2021 a média era de 800 encontros por mês, esse número cresceu rapidamente a partir de março deste ano (5.069) e agora explodiu no mês passado, chegando a 21.153.

 

Segundo o Departamento de Segurança Interna dos EUA, o governo já realizou o processamento de mais de 20 mil ucranianos que chegaram às fronteiras do país desde 11 de março, após a promessa do presidente Joe Biden, em visita à Polônia, de receber 100 mil refugiados ucranianos ao longo do ano, por meio de instrumentos humanitários.

 

Felipe Alexandre - Advogado de imigração da AG Immigration. O Dr. Felipe Alexandre, fundador da AG Immigration é referência internacional em assuntos ligados a imigração, vistos e green cards. Figura há 5 anos como um dos 10 melhores advogados de imigração do Estado de Nova York, prêmio concedido pelo “American Institute of Legal Counsel”. Considerado, em 2021, um dos 10 principais advogados da Califórnia, em votação da revista jurídica “Attorney & Practice Magazine”, e reconhecido pela “Super Lawyers (Thomas Reuters)” como referência no campo das leis imigratórias dos EUA. Nascido no Brasil, mudou-se para os Estados Unidos ainda criança. Tem dedicado sua carreira à comunidade estrangeira que busca viver legalmente no país. 

 

AG Immigration 

 www.agimmigration.law 


Como impactar o consumidor omnichannel e aumentar as vendas do seu negócio?

O consumidor omnichannel é muito mais exigente do que os outros. Com o poder da informação em suas mãos, se tornou muito mais fácil comparar preços, canais e encontrar a melhor promoção sobre um determinado produto. Conquistar sua fidelidade em meio à tamanha concorrência não é uma tarefa simples, mas extremamente importante para aumentar as vendas do seu negócio.

Ávidos pela interatividade e integração de canais de comunicação, o amplo leque de opções disponibilizados pelos avanços tecnológicos os tornaram muito mais exigentes frente aos seus desejos. Mesmo já familiarizados há anos, a busca por essa facilidade aumentou significativamente durante a pandemia, impossibilitados de irem fisicamente às suas lojas prediletas.

Hoje, com a volta à normalidade, as vantagens do e-commerce se expandiram para além da comodidade em comprar produtos e serviços à distância. Para muitos consumidores ominchannel, as plataformas online servem como importantes ferramentas de comparação de preços, a fim de encontrarem aquela que ofereça o objeto desejado por um menor custo – e, em muitos casos, como opção final da jornada de compra após terem analisado o produto presencialmente, ou vice-versa.

Segundo um estudo conduzido pela Ipsos, 60% dos clientes costumam pesquisar online antes de comprar em uma loja física, enquanto 27% deles seguem o caminho inverso. A crescente procura por esta comodidade exigiu um preparo imenso por parte das empresas, especializando e aperfeiçoando constantemente suas ferramentas de compras para facilitar o fluxo de vendas internamente.

Com o consumidor omnichannel, não há barreiras de vendas. As companhias podem expandir imensamente suas fronteiras de compras, aumentando sua margem de lucro e, acima de tudo, sua visibilidade no mercado. Muitos pequenos lojistas, inclusive, surfam a onda deste universo ao se juntarem aos famosos marketplaces, sem a necessidade de grandes investimentos – impulsionando a roda econômica da empresa rumo ao sucesso.


Como impactar o consumidor omnichannel?

O consumidor omnichannel é movido pelo bom atendimento e pelo preço competitivo. Afinal, é notório que, quando um produto surpreende o cliente, acaba sendo indicado para outros possíveis usuários – mas, para alcançar tal êxito, dependerá da organização ter uma preocupação constante em proporcionar uma jornada de compras sem empecilhos.

Um atendimento sem fricções, com uma entrega veloz do produto adquirido e uma qualidade excepcional, são as grandes chaves de fidelização destes clientes. Uma boa experiência deve ser fundamental ao longo do processo, direcionando sua jornada de maneira personalizada, de forma que se sinta completamente à vontade ao longo do caminho.

Um pacote completo destas necessidades é capaz de trazer enormes benefícios para os lojistas – mas, ao mesmo tempo, perigosas armadilhas que devem ser cuidadas. Acostumados com tamanhas comodidades, qualquer imprevisto ou deslize com produtos danificados, comunicação falha ou atraso na entrega, pode ser motivo suficiente para afastá-lo da marca. A credibilidade e fidelidade demoram muito para serem criadas, mas podem ser perdidas muito facilmente.


Vantagens dos chatbots para consumidor omnichannel

Uma comunicação constante e clara fará toda a diferença para evitar riscos de insatisfação do consumidor omnichannel. Nessa tarefa, o apoio dos chatbots vem se tornando cada vez mais presente – capazes de trazer os usuários cada vez mais próximos da marca.

As funcionalidades destes robôs para o atendimento ao consumidor são amplas. Quando implementados, podem lembrar o consumidor de seu interesse em algum produto, informar descontos, atrasos na entrega, e fazer com que volte para a loja para engajar e repensar alguma compra. Ainda, são capazes de rastrear suas movimentações na plataforma, identificando possíveis interesses e, como chamar sua atenção para uma determinada compra.

Em qualquer imprevisto, a companhia deve se mostrar presente para ajudar o consumidor omnichannel a sanar sua demanda ou necessidade da melhor forma possível. Quando apoiadas com estas ferramentas tecnológicas, sua lucratividade certamente será beneficiada – atraindo, retendo e fidelizando cada vez mais clientes em diversos territórios.

 

Igor Castro - Diretor de Produtos e Tecnologia na Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.

 

Pontaltech

https://www.pontaltech.com.br/


Mês das Mães

Crédito: Canva. com
  Conheça os direitos das mães e gestantes 

Advogada especializada em Saúde esclarece garantias previstas em lei


Maio é o mês das mães e coloca em destaque questões ligadas às mulheres que já têm filhos ou estão grávidas. Um dos mais conhecidos são os direitos sociais da gestante, que garantem à mulher grávida atendimento em caixas especiais, prioridades na fila de bancos, supermercados, acesso à porta da frente de lotações e assento preferencial. 

“Em várias cidades, como é o caso de São Paulo, a gestante tem direito a não passar pela catraca do ônibus (embora pague a passagem) e tem direito a assentos reservados para passageiros prioritários (gestantes, pessoas com crianças de colo, idosos e portadores de deficiência) em ônibus e metrôs. As gestantes, assim como as pessoas com crianças de colo, idosos e portadores de deficiência, têm prioridade de embarque nos ônibus e aviões”, explica a advogada especializada em Saúde Tatiana Viola de Queiroz. 

Para a especialista, é importante conhecer também os direitos das mulheres antes de engravidar, durante a gestação, durante o parto e após o nascimento do bebê para que possam exigir o respeito a esses direitos.
 

Planejamento familiar 

As pessoas têm o direito de decidir livremente se querem ou não ter filhos. Os serviços de saúde oferecem recursos, tanto para auxiliar a ter filhos, quanto para prevenir uma gravidez indesejada. Por isso, a mulher e seu companheiro devem conversar sobre quando e quantos filhos os dois querem ter. A lei permite a ligadura de trompas, conhecida também como laqueadura em mulheres com mais de 25 anos ou com mais de dois filhos. A ligadura não pode ser feita logo após o parto normal ou durante a cesária, a não ser que a mulher tenha algum problema grave de saúde ou tenha feito várias cesarianas.
 

Direitos nos casos de infertilidade 

A fertilização in vitro ou reprodução assistida, pode ser usada como tratamento para outras patologias além da infertilidade, como por exemplo a endometriose.
 

O SUS deve fornecer o tratamento, mas consegui-lo é bastante difícil. Já os planos de saúde, pelo entendimento atual do STJ, infelizmente, não são obrigados a custear o método, ainda que toda a legislação sobre o assunto diga que devam. 

Contudo, todos os exames e procedimentos para tratar a infertilidade devem ser custeados pelos planos. Como por exemplo, os exames anti-mullerianos e espermogramas necessários. 

Contudo, infelizmente hoje, o STJ -- Superior Tribunal de Justiça entende que os planos de saúde não são obrigados a custearem o tratamento de reprodução medicamente assistida. 

Direitos no Pré-natal - O acompanhamento de pré-natal deve ser assegurado de forma gratuita pela Secretaria Municipal de Saúde (Portaria nº 569, de 1º de junho de 2000). 

Assim que a mulher desconfiar que está grávida ela deve procurar o Posto de Saúde para confirmar a gravidez e dar início ao pré-natal. Toda gestante tem o direito de fazer pelo menos seis consultas durante toda a gravidez. O pré-natal oferece segurança, uma gestação saudável e um parto seguro. 

Toda gestante tem o direito de levar um acompanhante nas consultas (companheiro, mãe, amiga ou outra pessoa). O cartão da gestante informa tudo o que acontece na gravidez, os resultados dos exames realizados e todas as anotações sobre o estado de saúde da mulher. Deve ser levado em todas as consultas, verificando se ele está sendo preenchido. Para tirar qualquer dúvida sobre o cartão, a gestante deve conversar com os profissionais de saúde para que tudo fique bem explicado.
 

Atenção: As mulheres têm direito aos seguintes exames gratuitos durante o pré-natal: - Exames de sangue: para descobrir diabetes, sífilis e anemia e para classificar o tipo de sangue. - Exames de urina: para descobrir infecções. - Preventivo de câncer de colo do útero. - Teste anti-HIV: esse exame é para identificar o vírus da Aids. Ele é uma proteção para a mulher e para a criança. 

Estes exames são realizados, geralmente, nos três primeiros meses e depois nos últimos três meses da gestação. Caso haja necessidade, estes exames poderão ser repetidos gratuitamente quantas vezes o médico achar necessário. A gestante deve tomar a vacina contra Tétano. A gestante também tem o direito de conhecer antecipadamente o hospital onde será realizado seu parto (Lei nº 11.634, de 27 de dezembro de 2007).
 

Direitos no parto 

Na hora do parto a gestante deve ser escutada em suas queixas e poder expressar seus sentimentos e suas reações livremente, isso tudo apoiada por uma equipe preparada e atenciosa. “A mulher tem direito a um parto normal e seguro, pois é a maneira mais saudável de ter filhos. A cesárea deve ser exceção e somente ser feita em caso de risco para a criança e/ou para a mãe. No parto pelo SUS, o cartão da gestante é muito importante, porque nele está anotado todo estado de saúde da mulher. Por meio dele, a equipe médica saberá como foi a gestação e os cuidados que deve ter”, afirma. 

Para os partos feitos na rede particular é fundamental saber que é proibida a cobrança da famosa “taxa de disponibilidade” para os partos naturais. Essa taxa é cobrada (indevidamente) pelo tempo que o médico fica disponível àquela paciente enquanto durar o trabalho de parto. 

Além disso, para os casos em que a gestante ainda está cumprindo o prazo de carência, se o parto for considerado de urgência ou emergência, o plano de saúde deve custear. Só não custeará dentro do prazo de carência se o parto for a termo, ou seja, dentro do prazo normal. 

A escolha pelo tipo de parto (normal ou cesárea) deve ser feita pela gestante e pela equipe médica, seja na rede pública ou privada. “No momento do parto e pós-parto, a gestante tem direito a um acompanhante: companheiro, mãe, irmã, amiga ou outra pessoa que ela escolher”.

 

Dra. Tatiana Viola de Queiroz - Sócia-fundadora do Viola & Queiroz Advogados, especialista em Autismo, tem mais de 20 anos de experiência como advogada. É Pós-Graduada e especialista no Transtorno do Espectro Autista, em Direito Médico e da Saúde, em Direito do Consumidor, em Direito Bancário e em Direito Empresarial. É membro efetivo da Comissão de Direito à Saúde da OAB/SP. É Diretora Jurídica do Instituto Multiplicando de Apoio à Pessoa com Deficiência. Atuou por oito anos como advogada da PROTESTE, maior associação de defesa do consumidor da América Latina.

Em março, turismo nacional cresce 43,5% na comparação anual

Embalado pelos últimos dias de carnaval e pela volta à normalidade em quase todo o País, setor faturou R$ 15,4 bilhões no mês

 

Em março, o turismo nacional faturou R$ 15,4 bilhões – alta de 43,5% (R$ 4,8 bilhões, em termos monetários) –, em relação ao mesmo período de 2021. Os dados são do levantamento do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Diante deste resultado, ainda que os números permaneçam 7,1% inferiores, quando comparados ao mesmo mês de 2019, o setor se aproxima dos patamares anteriores à pandemia.
 
O turismo brasileiro cresceu impulsionado, principalmente, pelo setor aéreo, que faturou R$ 4,4 bilhões – aumento de 113,5% em um ano. Entretanto, na comparação com 2019, o segmento apresentou faturamento 3,8% menor (já com a atualização monetária).
 
Quatro fatores contribuíram para o crescimento do transporte aéreo no mês, dentre eles, maior contenção da variante ômicron, demanda reprimida na pandemia, dias de carnaval no início do mês e redução quase total das restrições e do uso de máscaras. Além destes fatores, a alta do querosene de aviação influenciou o aumento no faturamento, ao fazer os preços das passagens subirem na segunda quinzena de março.
 
O movimento nos aeroportos também pressionou os meios de hospedagem e restaurantes. Os serviços de alojamento e alimentação, os mais importantes para o setor, cresceram 57,7%, apontando faturamento de R$ 4,45 bilhões. Outra variação expressiva foi observada nas atividades culturais, recreativas e esportivas, que cresceram 33,2%, chegando a R$ 1,25 bilhão.
 
Os mesmos fatores que influenciaram o setor aéreo também impactaram o transporte terrestre, que faturou R$ 2,7 bilhões (alta de 11,1%), superando em 9,3% o nível registrado em março de 2019. O aumento das passagens aéreas deve continuar incentivando a procura por viagens via ônibus interestaduais.
 
As atividades de locação de meios de transporte, agência de turismo, operadoras e outros serviços apontaram alta anual de 4,5%. O faturamento foi de R$ 2,54 bilhões. Mesmo com a variação relativamente menor às demais, o desempenho do grupo está apenas 3% abaixo do nível de março de 2019.
 
Por fim, o transporte aquaviário faturou R$ 41,4 bilhões, registrando queda de 1,6% na comparação anual. A baixa está relacionada à base de comparação, já que o setor apresentou desempenho bastante favorável durante a pandemia, superando, em 25,2%, o nível anterior à crise sanitária.
 
Para os resultados de abril, a expectativa é que feriados e desfiles de carnaval, além da própria base de comparação – já que, no ano passado, o faturamento estava na casa dos R$ 10 bilhões –, demonstrem impacto positivo no turismo nacional. No entanto, há o desafio de amenizar o aumento dos custos, tanto para reduzir o repasse aos consumidores, quanto para manter a lucratividade.
 
Para Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, ao mesmo tempo que se celebra a equiparação do faturamento ao pré-pandemia, observa-se que o cenário econômico que se desenha implicará queda no número de pessoas viajando, seja a lazer, seja a negócios.
 
“A diversificação da oferta de produtos com custo final mais baixo ou com boas condições de parcelamento pode ser uma alternativa para o setor de agenciamento e operação. O turismo doméstico de curta distância tende a sair fortalecido”, avalia ela.
 


 Nota metodológica

O estudo é baseado nas informações da Pesquisa Anual de Serviços e dados atualizados com as variações da Pesquisa Mensal de Serviços, ambas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números são atualizados mensalmente pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e foram escolhidas as atividades que têm relação total ou parcial com o turismo. Para as atividades que têm relação parcial, foram utilizados dados de emprego ou de entidades específicas para realizar uma aproximação da participação do turismo no total.


FecomercioSP


Cinco dicas para quem pensa em investir em uma franquia de agronegócio

Abrir um novo negócio é sempre um desafio e diversos itens precisam ser considerados durante todo o processo. O modelo de franquias é uma solução para quem pensa em investir em um modelo de negócio que já vem testado pelo mercado e que apresenta resultados. Mas como qualquer investimento, é necessário que haja um planejamento prévio. 

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias faturou mais de R$ 185 bilhões em 2021, o que representa um crescimento 10,7% em relação ao ano anterior. O resultado mostra que o setor está se recuperando, já que a receita do último ano chegou próximo do patamar registrado em 2019, antes da pandemia do novo coronavírus. 

Para Juliano De Stefani, gestor de Expansão e Franquias da Rech, rede de peças para máquinas agrícolas e pesadas (construção civil, pavimentação e mineração) e que também opera no formato de franquias, antes de pensar em comprar uma franquia, é imprescindível que o interessado tenha afinidade com o setor que planeja investir. “Operar em ramos de nicho, por exemplo, requer mais do empresário do que se optasse por segmentos mais abrangentes”. O executivo também afirma que para garantir o desempenho almejado, é necessário que o candidato conheça bem a região onde pretende instalar a unidade.

Confira as nossas dicas:

1.  O ideal é que o candidato a franqueado tenha uma mescla de perfis comercial (60 a 70%) e técnico (30 a 40%) ou tenha um sócio que possua uma das habilidades;

2.  É importante que você tenha potencial ou se especialize para administrar mais de uma unidade;

3.  Seja movido a desafios e esteja disposto a correr riscos que sejam administráveis;

4.  Desenvolva o seu perfil para que tenha habilidades em atendimento e vendas;

5.  Mantenha seu foco principal no atendimento à demanda do mercado local.

Boa sorte e bons negócios!


ENEL DISTRIBUIÇÃO SÃO PAULO DÁ DICAS DE ECONOMIA DE ENERGIA PARA OS DIAS MAIS FRIOS

·        O uso consciente do chuveiro elétrico pode resultar em uma economia de até 30% no mês;


·        Pequenas mudanças de hábito ajudam a reduzir o impacto no orçamento doméstico

 

Com a chegada de uma frente fria em cidades do Estado de São Paulo nos próximos dias, provocada por uma massa de ar polar, as temperaturas podem chegar a mínima de 6ºC na capital paulista. Nos dias mais frios, é comum que as pessoas alterem os hábitos para manter o conforto. Os banhos ficam mais demorados, aquecedores passam mais tempo ligados e as secadoras de roupa são usadas com frequência.

Por isso, a Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, compartilha algumas dicas para que os consumidores possam curtir o friozinho de forma mais eficiente e com economia:


Chuveiros Elétricos:

1. A recomendação é ficar o mínimo possível no banho. Os aparelhos mais comuns têm potência de, aproximadamente, 5.500W. Desta forma, o banho de 15 minutos por dia, por pessoa, para uma família de quatro pessoas, equivale ao consumo de energia de mais de 400 lâmpadas LED de 13W ligadas por uma hora, o que corresponde a cerca de R$ 100 na conta;

2. Se utilizarmos o chuveiro elétrico na posição morno ou verão, haverá uma economia de cerca de 30%, ou seja, R$ 30,00. Se possível, programe o banho para as horas mais quentes do dia;


Aquecedores:

 3. Em dias mais frios, podem chegar a corresponder a 1/3 do gasto doméstico com eletricidade, conforme a utilização. Evite deixar o aquecedor ligado por longos períodos e utilize-o apenas quando estiver no ambiente;


Iluminação:

4. Aproveite a luz natural e abra as cortinas durante o dia;

5. Ao pintar paredes e tetos, dê preferência às cores claras, que refletem melhor a luminosidade;

6. Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED, que consomem de 60% a 80% menos energia;


Máquinas de lavar e secar:

7. Utilize a capacidade máxima das máquinas de lavar e secar;

8. Nas máquinas de lavar, fique alerta à quantidade de sabão, evitando repetir a operação de enxágue;

9. Para as máquinas que têm a função de água aquecida, a empresa recomenda não usar esse recurso;

10. Quanto às secadoras, utilize-as apenas quando realmente necessário e com a capacidade máxima;


TVs e Computadores:

11. Não deixe a TV ligada sem que haja alguém assistindo;

12. Programe o timer (desligamento automático) antes de dormir, evitando que a TV fique ligada desnecessariamente;

13. No caso do computador, desligue o aparelho sempre que ficar mais de 2 horas sem utilização;

14. Desligue o monitor a partir de 15 minutos de inatividade;

Geladeiras:

15. Não abra a porta da geladeira desnecessariamente para não forçar o motor do eletrodoméstico;

16. Verifique se a borracha de vedação da porta está cumprindo sua função;

17. Nunca utilize a parte traseira do equipamento para secar roupas ou sapatos;

18. Em dias frios, reduza a potência de resfriamento da geladeira, tendo em vista que a temperatura externa já estará mais fria.

 

A Enel SP disponibiliza um simulador de consumo elétrico (https://enel-sp.simuladordeconsumo.com.br/).  É possível calcular o quanto de energia é consumida em cada cômodo da casa ao inserir as informações dos aparelhos eletrônicos. Desta forma, é possível descobrir quem são os “vilões” e fazer a gestão de cada aparelho de acordo com a rotina de cada casa. O cálculo do simulador também é feito levando em conta o perfil de consumo de cada família na hora de dar o resultado, já que a cobrança de impostos pode variar.

Mais informações estão disponíveis no site da distribuidora  https://www.enel.com.br/pt-saopaulo/Para_Voce/Dicas_e_Orientacoes.html


Caravana Brasil Pra Elas: ação conjunta para incentivar o empreendedorismo feminino tem início em maio

As ações oferecerão cursos e serviços como formalização de empresas, aberturas de contas bancárias, solicitações de crédito, entre outros


Com objetivo de impulsionar o empreendedorismo feminino por todo o país, a Caravana Brasil Pra Elas tem início neste mês de maio, inicialmente nos estados de Mato Grosso do Sul, Amapá, Tocantins e Bahia. Neste primeiro ciclo, a iniciativa busca percorrer as cidades das regiões Norte e Nordeste, levando cursos, capacitações, ofertas de crédito, palestras e demais serviços que podem alavancar a participação feminina nos negócios.

A Caravana Brasil Pra Elas faz parte do Programa Brasil Pra Elas, ação do governo federal em parceria com Sebrae e outros órgãos do sistema S, além de governos estaduais, municipais e instituições financeiras. É estruturada com uma abordagem multifacetada aderente aos diversos perfis e particularidades de cada cidade ou região.

O foco é gerar emprego e renda, inserindo as mulheres no empreendedorismo, dando a elas autonomia e liberdade econômica. Todos os cursos e serviços serão gratuitos, oferecidos em áreas de maior movimentação das cidades. O Sebrae participará de todas as caravanas, levando conhecimento e capacitação para as brasileiras que sonham em empreender ou para aquelas que já possuem o seu negócio.

Além do acesso ao conhecimento com os cursos e oficinas do Sebrae, o público da Caravana poderá formalizar empresas, abrir contas bancárias, solicitar acesso a crédito, renegociar dívidas, fazer registros de pix, entre outros. A programação também respeitará as necessidades e sensibilidades de cada região, além de incentivar as mulheres a se posicionarem em situações de vulnerabilidade ou violência doméstica. A Caravana ainda promoverá feiras com produtos das empreendedoras locais para incentivar os negócios e promover o relacionamento entre as empreendedoras.

Para a secretária de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques, o evento mostra a importância do empreendedorismo para a inclusão desse público. “Toda jornada começa com um primeiro passo. Investir em mulheres muda trajetórias de cada uma delas, de suas famílias, de comunidades, de cidades e do país. Os cursos e serviços ofertados pelos parceiros do Brasil pra Elas durante as caravanas são uma porta de entrada no empreendedorismo”, reforçou.

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, as Caravanas Brasil Pra Elas terão um forte impacto no empreendedorismo feminino, devido à sinergia do trabalho entre as instituições envolvidas. “Já vínhamos operando o Sebrae Delas e, agora, unindo esforços com o governo, o leque de oportunidades para as mulheres empreendedoras será ainda maior”, enfatiza. Ele reforça que as mulheres serão amparadas nas suas principais necessidades ao empreender. “Irá oferecer os primeiros passos de uma jornada empreendedora, com conhecimento, informações sobre organização financeira e crédito”.

Melles destaca que a iniciativa apresentará os resultados para a economia do país, já que milhares de mulheres que empreendem poderão sair da informalidade. “É  uma mobilização pelo empreendedorismo feminino. Quem já atua poderá se tornar Microempreenededora Individual (MEI), quem quiser abrir um negócio vai saber o que precisa e como fazer, aquela que tiver dívidas ou pendências poderá negociar e as interessadas em crédito poderão solicitar. São diversas soluções feitas exatamente para amparar e fortalecer as mulheres empreendedoras”, garante.


Serviço

21/5 Campo Grande MS

26/5 Amapá AP

27/5 Palmas TO

30/5 Salvador BA


Alienação mental na isenção do IR: como funciona e como obter?

Aposentados, pensionistas e ex-militares diagnosticados com alienação mental, possuem o direito de se isentarem do pagamento do Imposto de Renda – enquadrados na lista das 16 doenças graves em nossa legislação. Entretanto, mesmo se tratando de um benefício legal, o procedimento é desconhecido por muitos, especialmente devido à necessidade de um laudo psiquiátrico que comprove tal estado.

Prevista na Lei n. 7.713/88, a alienação mental é uma condição ampla que engloba diversas doenças. Em uma análise geral, o paciente diagnosticado apresenta alteração – completa ou parcial – de sua personalidade, comprometendo seu juízo de valor e, em situações mais severas, incapacidade de conviver sem o acompanhamento irrestrito de um responsável.

A distorção da realidade é uma das características mais presentes nestes quadros, agravada pelo alto risco a si próprio ou às pessoas ao seu redor. Dentre as classes mais conhecidas, a Esquizofrenia em estado crônico é uma das mais comuns e diagnosticadas, em conjunto com o mal de Alzheimer, entre outras psicoses. Existem diversas doenças que, quando não tratadas adequadamente, podem levar o indivíduo à alienação mental – casos que, poderão apenas ser identificados com a avaliação de um profissional qualificado.

Um médico perito deve realizar uma análise completa com cada paciente, identificando qual doença possui e sua gravidade, caso seja enquadrado na alienação mental. O relatório elaborado deverá ser o mais completo possível para fins de isenção do Imposto de Renda, identificando o quadro atual, todas as medicações de uso contínuo, além do CID da doença.

Quando preenchido por um profissional licenciado pela rede pública de saúde, o laudo deverá ser levado às fontes pagadoras para sua aprovação – seja o próprio INSS ou outras complementares. Uma vez aprovado, os beneficiários poderão recuperar todos os valores pagos retroativamente em até cinco anos, desde que a condição tenha sido adquirida dentro deste período.

Mesmo não existindo nenhum exame capaz de comprovar tal condição, é essencial contar com uma avaliação minuciosa de um psiquiatra e/ou neurologista para comprovação do estado do paciente. Apenas este documento completo poderá possibilitar a isenção do IR para os aposentados e pensionistas, evitando gastos desnecessários que possam prejudicá-los financeiramente.

Em 2021, mesmo em meio à pandemia, o número de contribuintes declarantes do IR superou a expectativa da Receita Federal, com cerca de 34 milhões de documentos recebidos, segundo dados do próprio órgão. Fora este alto volume, grande parte arca com quantias excessivas e indevidas, podendo se tornarem isentos em casos como o da alienação mental.

Evitando tal perpetuação, é extremamente importante que os pacientes diagnosticados enviem seus laudos para os órgãos responsáveis, viabilizando a recuperação dos valores dos cinco anos retroativos. Ainda, é sempre vantajoso contar com o apoio de uma empresa especializada no segmento, trazendo maior confiança na aprovação da isenção e garantindo a entrega correta dos documentos solicitados dentro do prazo estipulado.

 


Dra. Célia Moreira - médica psiquiatra.

 

Bruno Farias - sócio da Restituição IR, empresa especializada em restituição de imposto de renda.

 

Restituição IR

https://restituicaoir.com.br/

 

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