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segunda-feira, 23 de agosto de 2021

2021: bicentenário de Anita Garibaldi

Anita Garibaldi
Divulgação

Trajetória da mulher que lutou bravamente no Brasil e ajudou a mudar história na Itália pode ser conhecida por meio de filmes e livros; conheça alguns deles


Numa época em que figuras femininas não costumavam ter destaque na sociedade e na história, Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva mudou o curso de sua vida ao conhecer o italiano Giuseppe Garibaldi. Com apenas 18 anos se uniu aos farroupilhas sulistas que desejavam separar-se do Brasil e fundar uma República.

Assim se iniciou a trajetória da heroína Anita Garibaldi, nascida em Laguna (SC), que este ano recebe homenagens por seu bicentenário de nascimento. Junto de seu companheiro Garibaldi, pegou em armas, combateu tropas, conduziu soldados em marchas, além de organizar um hospital para cuidar dos feridos em batalhas. Hoje, nomeia avenidas, ruas e escolas em todo o país, já foi tema de escola de samba no carnaval do Rio de Janeiro e sua história também já foi contada em filmes, livros e documentários. Nos dias atuais, Anita pode ser considerada um símbolo do empoderamento feminino. 

"O fato de ser uma figura feminina lutando como soldado, ativa e bravamente, contribuiu para conferir à Anita a importância que a figura tem em nossa história. Se considerarmos a época em que viveu e as atitudes que tomou, Anita rompeu padrões em uma sociedade em que mulheres estavam relegadas a tarefas domésticas e familiares", analisa o coordenador editorial do Sistema Positivo de Ensino, Norton Nicolazzi Junior. 

Depois de lutar ao lado do novo companheiro no Brasil e também no Uruguai, Anita e Garibaldi seguiram para o país natal de Garibaldi, a Itália, onde novamente se envolveram na luta armada, desta vez pela unificação da península italiana. Já com 4 filhos de Garibaldi, Anita mais uma vez não aceitou ficar em casa e seguiu com o companheiro para lutar contra austríacos e franceses. Mesmo doente, Anita se recusou a abandonar as tropas. A guerreira morreu aos 28 anos, grávida do quinto filho. Seu mausoléu está em Roma, capital italiana, onde é tratada como uma das heroínas que se sacrificaram para que a Itália se tornasse um país unificado.

"Certamente, a participação como um soldado bravo e guerreiro, sendo mulher, a destaca na história da Revolução Farroupilha, aqui no Brasil e, em seguida, na luta pela unificação da Itália. O fato de estar casada com Giuseppe Garibaldi, figura importante nesses contextos, também conferiu a ela, na época, prestígio e proeminência em meio às tropas", afirma Nicolazzi.

Decretos estaduais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina estabelecem comemorações pelos 200 anos de nascimento da heroína. Um concurso literário organizado pela Biblioteca Pública de Santa Catarina pretende promover a memória de Anita. Outros eventos, como exposições e mostras de filmes sobre a personagem também prestigiam sua história, bastante conhecida no Sul do Brasil.

Para aqueles que querem conhecer um pouco mais da vida e trajetória de Anita, Nicolazzi lista uma seleção de filmes, séries e livros que contam a história da heroína.

 

Filme: Anita (2016)

Direção: Olindo Estevam

O filme narra a história de Anita Garibaldi, que após casar-se, aos 14 anos, com Manuel Duarte de Aguiar, conhece o revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi, por quem se apaixona. Decidida, ela se separa e casa com o italiano. Ao seu lado, vai se tornar uma heroína ao lutar contra o regime imperial.

 

Filme: Anita e Garibaldi (2013)

Direção: Alberto Rondali

A narrativa traz Giuseppe Garibaldi com 32 anos, comandante dos rebeldes republicanos que invadem Laguna, Santa Catarina, durante a Guerra dos Farrapos (1835 - 1845). Ele encontra sua alma gêmea em Anita, 18 anos, esposa do sapateiro local. Entre a paixão e as batalhas, eles definem o rumo de suas vidas e influenciam o curso da revolução.

 

Série: A casa das sete mulheres (2003)

Direção: Jayme Monjardim

Minissérie brasileira produzida e exibida pela TV Globo em 51 capítulos. As mulheres da família de Bento Gonçalves vivem as dificuldades e os dramas da guerra durante o conflito dos Farrapos. Anita Garibaldi é uma dessas mulheres.

 

Livro: Anita Garibaldi, heroína de dois mundos (2012)

Autores: Marco Tomatis e Loredana Frescura

Editora Fundamento

Biografia da personagem que dá destaque ao relacionamento de Anita com Giuseppe. A menina que desafiava os costumes encontrou seu norte em Giuseppe Garibaldi - uma paixão arrebatadora que uniu dois mundos. Almas gêmeas no amor e na ideologia, Anita e o "pirata italiano" buscaram a liberdade do povo e encontraram lugar na História do Brasil e da Itália.

 

Livro: Anita Garibaldi, uma heroína brasileira (1999)

Autor: Paulo Markun

Editora Sebac

A obra mostra que na vida da brasileira Anita Garibaldi, parece não haver limite entre ficção e realidade. Personalidade indissociável de seu marido - o aventureiro italiano Giuseppe Garibaldi, Anita foi uma figura cativante de mulher e guerreira, traços recuperados por esta biografia fartamente ilustrada, em que a objetividade da comunicação do jornalista se alia ao rigor da pesquisa histórica.


Pandemia aumentou solicitações de crédito online, segundo pesquisa global da Experian

O Brasil foi o país participante que teve maior crescimento percentual para pedidos de cartões de crédito e empréstimos

 

Uma pesquisa global da Experian mostra que os brasileiros foram os que mais passaram a solicitar crédito online durante a pandemia de Covid-19. Em uma questão que analisa o comportamento digital em todo o mundo, as alternativas de solicitações de cartões de crédito cresceram 5 pontos percentuais e a de pedidos de empréstimos aumentou 9 p.p., enquanto nos outros países houve estabilidade e até queda.


Segundo o diretor de Decision Analytics da Serasa Experian, Pedro Braga, “a pandemia aumentou a já crescente demanda pelo autoatendimento digital relacionado a solicitações de crédito e a busca de assistência no cumprimento das obrigações financeiras. Os consumidores não só querem como esperam ser possível solicitar crédito quando e onde eles estiverem, geralmente utilizando um dispositivo móvel”. Para Braga, a adaptação deve ser primordial, uma vez que os dados mostram ainda que um a cada quatro consumidores começou a comprar em outro lugar porque uma empresa da qual era cliente não se adaptou às suas necessidades digitais.

Outro fator que impacta nas mudanças é o cenário econômico mundial, com incentivos governamentais e linhas de crédito mais acessíveis, que acabam fazendo com que as companhias tenham o desafio de identificar a real situação dos consumidores. Por isso cerca de metade delas em todo o mundo estão dedicando recursos para aprimorar suas capacidades analíticas. Os investimentos em analytics, como soluções de Machine Learning, permitem que os negócios usem conjuntos de dados não tradicionais rapidamente, expliquem o que os dados estão revelando e testem novos modelos de previsão e risco de crédito.

“Empresas inovadoras precisarão ir além das fontes de dados tradicionais e aproveitar dados alternativos e sintéticos a fim de antecipar as necessidades de crédito de seus clientes ao usar ferramentas para automatizar o processo e reduzir o risco. Bons exemplos são as iniciativas como o Cadastro Positivo e Open Banking no Brasil, que auxiliam a aprimorar as análises”, comenta Braga.


1 em cada 3 consumidores no mundo ainda se preocupa com as finanças

A pandemia trouxe ainda muitas mudanças nos perfis financeiros dos consumidores, que hoje globalmente se dividem entre aqueles que ainda enfrentam preocupações com as finanças e outros que afirmam já terem se recuperado deste período de distanciamento social. Globalmente, 1 em cada 3 pessoas ainda apresenta essa preocupação, ainda que a pesquisa indique também uma queda entre os que dizem ter reduzido os gastos supérfluos. No Brasil, ainda que a atenção aos problemas financeiros ainda seja maior do que a média global (44%), alguns pontos indicam melhora, como a redução daqueles que utilizam as reservas financeiras para manter as contas em dia.

Com essa diferença no perfil econômico, as empresas precisam entender bem seu público-alvo e o segmento no qual atua para uma melhor tomada de decisão de risco de crédito. O relatório global indica três ações essenciais para os líderes que desejam ter bons resultados, mesmo neste período atípico: alavancar dados e análises, para obter um entendimento abrangente do risco e quais oportunidades o portfólio de produtos e serviços oferece, assim como ter agilidade na identificação de mudanças nos perfis dos clientes para desenvolver a melhor estratégia; envolver os clientes de forma proativa, com novos produtos de crédito e condições para auxiliar a retomada; e preparação para possível onda de inadimplência, dando condições possíveis para quem ainda enfrenta dificuldade e evitando perdas financeiras maiores ao negócio.

“Os países enfrentaram a pandemia e observam seus efeitos de formas diferentes, com consequências às companhias e aos consumidores. Por isso a importância de entender o momento que a região vive, seus níveis de desemprego e inadimplência, além dos movimentos do setor de atuação, para desenvolver estratégias que atendam diferentes necessidades de crédito. Os credores precisam entender agora, mais do que nunca, quem são seus clientes e fornecer a eles as soluções certas na hora certa”, afirma Pedro Braga.


Metodologia
O material resultou de três estudos realizados entre junho de 2020 e janeiro de 2021. Foram entrevistados 9.000 consumidores e 2.700 empresas de 10 países: Alemanha, Austrália, Brasil, Cingapura, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Japão e Reino Unido.
 

 

Serasa Experian

www.serasaexperian.com.br


Jovens já representam quase metade dos empreendedores de Vendas Diretas no país

Mais de 48,1% dos empreendedores que atuam na área pertencem à nova geração, que utiliza aplicativos e internet para a venda de produtos. Segmento é oportunidade para que a nova geração possa dar o primeiro passo no empreendedorismo.


Mesmo antes do desemprego ser agravado pela pandemia, os jovens brasileiros já buscavam uma alternativa para empreender. Dados levantados pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) indicam que, desde o início de 2020, os brasileiros de 18 a 29 anos representam 48,1% empreendedores independentes que atuam com Vendas Diretas.

Com base na pesquisa realizada em 2020 pela entidade, outra diferença no cenário atual é o crescimento de homens que atuam no setor, chegando a 42,2%, e a mudança dos meios de divulgação dos produtos, sendo que o aplicativo de comunicação WhatsApp (84,7%) e as mídias sociais (79,8%) tomaram à frente e hoje são os mais utilizados.

A geração que cresceu com acesso à internet, viu na familiaridade e no alcance da rede, juntamente com o baixo investimento para iniciar nas vendas diretas, a oportunidade de se tornar um empreendedor independente, ser seu próprio chefe e dedicar a quantidade de horas que desejar para o trabalho.

A pesquisa da Associação mostra que aqueles que inovaram na maneira de vender e não permaneceram somente no estilo clássico de porta em porta e sua própria casa - 29,1% das vendas totais - obtiveram resultados assertivos, pois internet, WhatsApp e mídias sociais alcançaram o percentual de 53,5% das vendas, demonstrando que o caminho passa pela união dos dois mecanismos.

A presidente executiva da ABEVD, Adriana Colloca, explica a entrada do número volumoso de jovens nas vendas diretas. "Com o uso da tecnologia e mídias sociais para divulgar e vender os seus produtos e serviços, trabalhar com vendas diretas é uma excelente oportunidade para esse público, que sonha em empreender, mas não quer ter risco ou investimento inicial. Além disso, a atividade oferece flexibilidade de horário e autonomia, como almeja grande parte da nova geração de brasileiros".


Especialista dá 6 dicas para maximizar os resultados de sua empresa

Cláudio Lasso, assessor contábil, indica como aprimorar a gestão empresarial 

 

Para ter sucesso em um empreendimento não basta apenas ter força de vontade. Para sobreviver e melhorar os resultados, a empresa precisa seguir uma gama de diretrizes.

Segundo Cláudio Lasso, assessor contábil e CEO da Sapri Consultoria, o empresário precisa estar atento a diversos fatores, como em processos que não estão no escopo do core business da empresa, mas que são importantes para o gerenciamento do negócio.

"Para isso, há presente no mercado softwares de gestão que fazem parte do Business Process Outsourcing ou BPO. Esse mecanismo de controle de processo permite às organizações aumentarem a produtividade e reduzir custos", completa o especialista. 

Lasso deu 6 dicas para maximizar os resultados aprimorando a gestão empresarial:

 

1. Fazer um planejamento orçamentário 

Em toda e qualquer empresa deve haver planejamento financeiro com objetivos, projeções e estratégias bem definidas. Caso contrário, facilmente o controle sobre as despesas será perdido.

 

2. Não misturar a conta pessoal com a conta empresarial

Uma falha recorrente entre proprietários é achar que, por serem donos do negócio, eles podem misturar a conta pessoal com a conta empresarial. Isso é um erro dos mais graves, pois as duas coisas são bem distintas. Vale destacar que até que um negócio apresente lucro isso leva tempo e, se o empreendedor misturar as duas contas, possivelmente a lucratividade nunca vai acontecer.

 

3. Acompanhar as entradas e saídas de dinheiro

A melhor maneira de manter as despesas sob controle é acompanhar as entradas e saídas de dinheiro através do fluxo de caixa. Isso permite que o gestor tenha uma visão ampla da situação financeira do negócio, além de facilitar a mensuração dos ganhos e gestão da movimentação financeira da empresa.

 

4. Administrar devidamente o capital de giro

Toda empresa precisa ter um capital de giro para que o negócio possa fluir com tranquilidade, mas hoje em dia não basta ter um dinheiro extra disponível em caixa. É preciso saber administrá-lo, além de entender que o capital de giro existe para honrar com os compromissos imediatos, a fim de manter a empresa saudável e garantir uma boa imagem do negócio perante o mercado, os clientes e fornecedores.

 

5. Colocar pequenas despesas em primeiro plano

Muitos gestores fazem questão de focar nos grandes gastos com o abastecimento de mercadorias, aluguel, impostos e salários, mas acabam deixando de lado as despesas pequenas e rotineiras, como água, luz, material de escritório, internet, produtos de limpeza e manutenção de equipamentos. Para que um negócio dê certo, é preciso ter o pleno controle sobre todos os gastos, inclusive os mínimos.

 

6. Usar software de gerenciamento

Por muito tempo a gestão financeira das empresas foi feita de forma manual. Entretanto, as novas tecnologias estão tornando as atividades de gerenciamento muito mais rápidas, práticas e eficazes. É o caso dos softwares gerenciais personalizados para as necessidades de cada negócio. Essa tendência é o que chamamos de Business Process Outsourcing ou BPO.

Através de um bom software de gerenciamento, o empreendedor economiza tempo na emissão de gráficos e relatórios, pode acompanhar as contas a pagar e receber, agilizar o andamento das notas fiscais, verificar se a empresa está tendo lucro, identificar quais produtos têm melhor saída, controlar estoques, acompanhar o saldo do caixa e assim por diante.


Sebrae transforma Whatsapp e Telegram em ferramentas de aprendizagem em empreendedorismo

Ao longo deste ano, quase 60 mil pessoas já fizeram os cursos online disponibilizados nos aplicativos de mensagens instantâneas


Com o sonho de tirar seu negócio do papel em breve, a farmacêutica Mayele Prado, de Pouso Alegre (MG), procurou os cursos online do Sebrae disponibilizados pelo Whatsapp e Telegram para aprender mais sobre empreendedorismo. De olho nas oportunidades, ela tem se dedicado a aprender mais sobre comércio eletrônico e gestão. “Enquanto eu não desenvolvo o meu negócio, eu estou buscando aprimorar meus conhecimentos sobre negócios e atuação no mercado digital. Os cursos são dinâmicos e com uma linguagem simples e direta com vídeos e podcasts bem interessantes. Eu faço no intervalo do almoço do meu trabalho, durante meu deslocamento e tenho aprendido muito”, contou. 

Assim como a futura empreendedora, os cursos online oferecidos pelo Sebrae por meio de aplicativos de mensagens têm conquistado o interesse de um número cada vez maior de donos de negócios e potenciais empresários. Desde janeiro até início de agosto deste ano, foram quase 60 mil usuários que realizaram em torno de 80 mil matrículas. Com fácil acesso pelo celular, o técnico em Contabilidade, Eladio Andrade, de Cajazeiras, na Paraíba, fez quase todos os cursos disponíveis. Ele conta que o interesse surgiu a partir da demanda de alguns clientes que são Microempreendedores Individuais (MEI) com interesse no enquadramento no Simples Nacional. “Eu precisava entender melhor o universo dos MEI e vi que o Sebrae oferecia diversos cursos sobre o assunto. Comecei fazendo um e quando percebi tinha feito quase todos. Fiquei surpreso com a facilidade e rapidez com que obtive os conhecimentos que procurava”, comentou. 

O gerente de Soluções do Sebrae, Diego Demétrico, explica que os cursos disponibilizados pelos aplicativos foram pensados para atender quem precisa de praticidade e não tem muito tempo. Com o uso de tecnologia de Inteligência Artificial e chatbots, os cursos oferecem vídeos, áudios, imagens e textos curtos que podem ser baixados e assistidos em qualquer hora e lugar.  “Essa solução foi desenvolvida pelo Sebrae com um grande arcabouço tecnológico para facilitar a vida dos empreendedores. Nossas pesquisas apontam que muitos querem se capacitar para alavancar os negócios, mas não têm tempo suficiente. Ao mesmo tempo, observamos o potencial que os aplicativos apresentam ao serem usados por muitos brasileiros”, explicou. 

Atualmente são oferecidos 29 cursos para acesso pelo Whatsapp e Telegram. Todos têm certificado com verificação de autenticidade e são 100% gratuitos. Ao concluir o curso, o documento é emitido em até 1 hora e entregue direto pelo próprio app.

Além de contribuir para a atualização dos conhecimentos sobre gestão da microempreendedora individual, Juliana Recuche, o curso também a ajudou na hora de buscar um empréstimo para ampliar o negócio. Com uma vasta experiência no ramo da confeitaria, ela faz doces, bolos, salgados para vender na cidade de Dois Córregos, no interior de São Paulo. “Fui indicada pelo banco a fazer os cursos do Sebrae e os certificados fizeram parte dos documentos exigidos. Mesmo tendo formação em administração, os conteúdos foram bons para relembrar assuntos e me atualizar”, declarou. 

Para conhecer os cursos online disponíveis pelo Whatsapp, basta acessar aqui. No caso dos cursos pelo Telegram, o acesso deve ser feito por este link

 

O percurso do combustível até os postos de gasolina


CEO de transportadora de produtos perigosos ressalta os cuidados para o trajeto dessas mercadorias
 

 

Em todos os setores do mercado, há diversos riscos que podem afetar os profissionais e o local de trabalho. Nas atividades de logística, isso se torna ainda mais cauteloso quando é colocado em pauta o carregamento de materiais que se enquadram nas classes de produtos perigosos.

Quando ocorre um prejuízo financeiro, por exemplo, as empresas conseguem planejar estratégias que possam se recuperar com o tempo. Em contrapartida, quando o dano é causado por produtos químicos, isso pode afetar em maior escala não só a vida humana, como a do meio ambiente também.

Por ser responsável pelo transporte de mais de 80% das cargas do país (exceto grãos e minérios), o modal rodoviário também é o mais utilizado no deslocamento de produtos perigosos. São, aproximadamente, 1,5 milhão de quilômetros de rodovias.

Tendo isso em vista, é natural que as pessoas se perguntem como o combustível, um dos produtos mais perigosos transportados, chega até os postos de gasolina para a sua distribuição – afinal, com um grande risco de acidentes, a preocupação com a saúde e com o bem-estar do motorista e do meio ambiente é prioridade.

Para isso, Antonio Lodi, CEO da Transportadora Andrade, conta como é o percurso dessa mercadoria e os principais cuidados. “Durante o carregamento, deve-se armazenar o combustível em tanques devidamente homologados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), podendo ser de aço carbono ou de inox. Nos postos, os tanques normalmente são de aço carbono, muitas vezes revestidos de fibra de vidro para conter a corrosão. Pode-se utilizar tanques subterrâneos ou aéreos e, em ambos os casos, deve-se aplicar inspeções periódicas para certificar a condição de armazenagem”.

Além disso, ainda segundo o empreendedor, o transporte deve respeitar as normas previstas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), bem como ser realizado por uma empresa devidamente legalizada para esse serviço.

Com isso, a atenção se redobra também para as equipes que conduzem esses produtos tóxicos e altamente inflamáveis. Na Transportadora Andrade, a capacitação é primordial: “Todos os colaboradores envolvidos nesse serviço precisam ter cursos específicos que habilitam a condução das atividades e enfocam a segurança de cada um. Entre eles encontram-se o NR 20, o NR 35 e o MOPP (Movimentação de Produtos Perigosos)”.

No setor de transporte de cargas, cada processo, desde armazenagem até o percurso para a distribuição, é devidamente analisado, preparado e capacitado para ser executado com qualidade. O assunto produtos perigosos pode assustar, mas o cuidado e o profissionalismo devem ser fatores essenciais para priorizar a segurança de todos os profissionais envolvidos e do meio ambiente.

 


Antonio Lodi - CEO da Transportadora Andrade, empresa fundada em 1967, Antonio Augusto Andrade Lodi é graduado em Engenharia Mecatrônica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais e pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Além disso, é coordenador da COMJOVEM Belo Horizonte. 

 

Aprovação da lei da geração própria de energia pode alavancar investimentos em geração solar no País, diz Win

Segundo a empresa, Câmara dos Deputados aprova criação de marco legal e traz mais segurança jurídica no setor  


Com a aprovação no dia 18/8 pela Câmara dos Deputados do Projeto de Lei (PL 5829/2019), que cria um marco legal para a geração própria de energia no Brasil, os consumidores ganham mais segurança para os investimentos em novos projetos fotovoltaicos em telhados e pequenos terrenos, bem como pode ajudar a reduzir a conta de luz de todos os brasileiros.
 
A avaliação é de Camila Nascimento, diretora da Win Energias Renováveis e coordenadora estadual da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) no Rio de Janeiro. De acordo com a executiva, o marco legal, que agora será apreciado no Senado Federal, caminha para estabelecer o justo preço da energia solar e de demais fontes para todos os consumidores do setor elétrico, no sentido de democratizar o acesso das tecnologias renováveis no País.
 
“Com cerca de 6,3 gigawatts (GW) de potência instalada em telhados e pequenos terrenos de cerca de 80% dos municípios brasileiros, o mercado de energia solar ultrapassou a marca de R$ 32 bilhões em investimentos acumulados desde 2012, com aproximadamente 189 mil empregos gerados”, comenta.     
 
Na visão da executiva, o PL 5829/2019, de autoria do deputado federal Silas Câmara e com atual relatoria do deputado federal Lafayette de Andrada, é hoje a solução mais efetiva para afastar o risco de retrocesso à energia solar e demais fontes renováveis utilizadas para a geração distribuída.
 
“Foi criada uma regra gradual de transição que estabelece um custeio da infraestrutura elétrica quando o consumidor com geração própria injetar eletricidade na rede de distribuição. O texto determina que sejam considerados e calculados todos os benefícios da geração própria de energia renovável ao sistema elétrico”, explica.
 
O texto do PL garante estabilidade aos mais de 700 mil consumidores pioneiros que já possuem sistema de geração própria instalado, para os quais as regras atuais serão mantidas até o final de 2045. Também entrarão nessas mesmas condições os novos pedidos feitos em até 12 meses da publicação da lei, trazendo estabilidade ao mercado.
 
“O marco legal fortalece a diversidade e segurança de suprimento elétrico do Brasil, aliviando ainda mais a pressão sobre os recursos hídricos, reduzindo a dependência das termelétricas fósseis e da importação de energia, além de dar suporte à recuperação da economia, atraindo novos investimentos, gerando novos empregos, renda e oportunidades aos cidadãos”, conclui Camila.
 


 
Win Energias Renováveis


Aplicativo do Poupatempo permite comprovar vacinação contra a Covid-19

Certificado, carteirinha digital e pré-cadastro para vacinação estão na palma da mão
  

Graças ao avanço da vacinação contra a Covid-19 no Estado, já ofertada a todas as pessoas com mais de 18 anos em território paulista e iniciada na última semana em adolescentes, as atividades sociais e comerciais têm sido retomadas com os cuidados necessários para barrar o avanço da pandemia. Por isso, alguns estabelecimentos e municípios começam a exigir que seus profissionais, frequentadores e a população comprovem a imunização contra a Covid-19. 

Pelo aplicativo Poupatempo Digital, é possível acessar na palma da mão a versão digital da carteira de vacinação, que conta com as mesmas informações do modelo impresso entregue nas unidades de saúde. Além disso, a ferramenta permite realizar o pré-cadastro, direcionado ao site Vacina Já – www.vacinaja.sp.gov.br, que diminui em até 90% o tempo de permanência no posto de saúde, e o serviço de validação do certificado de vacinação, que é a garantia de um documento oficial, que pode ser conferido online. 

“Em um mundo cada vez mais digital, não faz sentido exigir que o cidadão ande com a carteirinha de papel em mãos. Por isso, o aplicativo do Poupatempo permite que o usuário não apenas tenha sua carteira digital no celular, como também que ela possa ser validada, através de um QR Code, que emite o certificado de autenticidade desse documento”, afirma Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, que administra o Poupatempo no Estado. 

A checagem da validação da carteira de vacinação contra a Covid-19 é muito simples. Basta que o cidadão que tenha a carteirinha digital no app do Poupatempo apresente o QR Code ou o código do certificado para verificação do órgão ou pessoa interessada. “Isso pode acontecer, por exemplo, com familiares que moram em locais distantes e querem confirmar se seus parentes tomaram as duas doses da vacina”, explica Murilo Macedo.   

 

Poupatempo Digital 

Desenvolvido pela Prodesp, o aplicativo do Poupatempo disponibiliza 120 serviços online de diversos órgãos. Lançando em maio de 2020, a ferramenta já foi baixada mais de quatro milhões de vezes. Já a versão digital da carteira de vacinação da Covid-19 contabilizou entre janeiro e julho deste ano mais de um milhão de acessos. 

 

Cinco dicas para economizar com os gastos da casa

Fintech Jeitto, especializada em crédito para as classes C e D, reuniu algumas pequenas mudanças do dia a dia que podem fazer diferença no orçamento do mês

 

De acordo com uma pesquisa realizada recentemente pelo IBGE, a renda média mensal dos brasileiros é de R$ 1,380, antes da pandemia, o valor era de R$ 1.439. O impacto da queda reflete em outro dado, 14% dos brasileiros que não eram considerados pobres em 2019, estão nesta situação em 2021.

Diante deste cenário, para manter as contas em dia e ainda fazer sobrar um dinheiro no final do mês, é preciso muito jogo de cintura para evitar gastos extras, por isso, pequenas mudanças de hábito na rotina são importantes para uma boa economia, e isso, independente do quanto se ganha e do padrão de vida que se tem.

E para começar, nada melhor do que algumas dicas sobre economia doméstica. Pensando nisso, o Jeitto - aplicativo que concede limite de crédito de maneira descomplicada, rápida e segura e, que pode ser usado para pagamento de contas e serviços ou compras online - separou cinco dicas práticas que podem ajudar a economizar um dinheiro legal no fim de cada mês.

Confira:


 1 – Tente fugir do horário de pico ao usar eletrodoméstico: o horário de maior consumo de energia é entre às 18h e 22h. Mesmo com o home-office, nesse período o consumo tende a aumentar, pois é o momento em que a maioria das pessoas estão com TVs ligadas e luzes de diferentes ambientes acesas. Além disso, tem os banhos noturnos, portanto se puder neste período evite o uso de eletrodomésticos, como ferro de passar roupa, coifa, forno elétrico e outros. Vale a pena, ainda, observar as bandeiras tarifárias praticadas pelas distribuidoras.


2- Evite guardar alimentos quentes na geladeira: o alimento quente faz a geladeira trabalhar mais, por isso, mantenha ele fora da geladeira até ficar frio e depois guarde para poder conservá-lo. O resfriamento demanda muito do eletrodoméstico, portanto exige muita energia. 


3 – Descubra quais são as frutas da época: você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com economia, certo? Pois bem, as frutas da época tendem estar mais em conta no mercado e principalmente na feira, portanto, se puder, opte por elas. No site https://organis.org.br/as-frutas-de-cada-estacao/ você pode saber mais sobre as opções do período.


4 – Tampe as panelas ao cozinhar:  muitos não sabem, mas ao preparar a comida com as panelas abertas, o consumo de gás é maior e isso consequentemente gera um aumento na conta de gás ou a necessidade de comprar mais botijões por mês.


5 – Nada de banho demorado: essa é uma dica antiga, porém fundamental. Cada minuto a menos no banho gera em média uma economia de 23 litros de água. Ou seja, tome banhos rápidos, pois além de economizar na conta de água, o gasto com energia no caso de chuveiros elétricos, um dos equipamentos que mais consomem energia, será menor.

 


Jeitto

 

Hidrogênio verde: entenda sua importância para as metas de descarbonização mundiais

O mundo vive um momento de alinhamento de estratégias rumo a um objetivo comum: a descarbonização. A neutralidade do carbono é pauta do dia, uma vez constatado o papel do dióxido de carbono (CO2) no aquecimento global.

A missão, portanto, é reduzir a emissão de CO2 na atmosfera o quanto antes e isso passa pela mudança de matriz energética nos setores de energia, indústria e mobilidade.

A transição já vem ocorrendo. Muitas indústrias têm se comprometido com novos processos para operar de forma limpa e sustentável. O mesmo ocorre no setor de transportes. Carros elétricos ou movidos a hidrogênio verde não são mais uma projeção para um futuro distante. Diversos países já apresentam opções de veículos adaptados a essas matrizes alternativas e o avanço destas tecnologias devem torná-los cada vez mais acessíveis ao grande público.

O hidrogênio já vem sendo utilizado também em grande escala em indústrias para algumas aplicações e também como fonte energética. O que muitas pessoas ainda não sabem, é que dependendo do processo de produção, o hidrogênio tem suas categorias, divididas em 3 cores: cinza, azul e verde. Ainda, o mais utilizado pelas indústrias, é o cinza, produzido a partir de gás natural, com liberação de dióxido de carbono, o que contribui para o aquecimento global.

O azul, demanda o consumo de combustíveis fósseis, com captura e armazenamento de carbono visando ter uma menor pegada de carbono. Ele gradualmente vem sendo substituído pelo hidrogênio verde, produzido a partir de energia limpa como por exemplo solar, hidroelétrica, eólica ou uma combinação destas todas, ou seja, com zero impacto ambiental. Hoje a fabricação do hidrogênio verde demanda mais investimentos que a do azul, mas estudos recentes apontam que este custo está em queda e que o verde se tornará a opção mais econômica até 2030*.

E o Brasil desempenha um papel-chave nessa iniciativa mundial de descarbonizar o planeta, nas próximas décadas. Isso porque o país é abundante em recursos limpos para geração de energia necessária para produção do hidrogênio verde, como vento e sol para energia eólica e solar, respectivamente, além de hidrelétricas – nossa matriz energética é 83,7% renovável.

Comprometida com a descarbonização, a Air Products está com uma iniciativa adiantada para produção de hidrogênio verde em escala global. Trata-se da parceria entre Air Products, thyssenkrupp, ACWA Power e NEOM, para instalação de uma fábrica de amônia baseada em hidrogênio verde, movida a energia renovável na Arábia Saudita. Considerado o maior projeto de hidrogênio verde do mundo, essa parceria fornecerá 650 toneladas de hidrogênio sem carbono por dia, reduzindo as emissões de CO2 em três milhões toneladas por ano.

 Previsto para entrar em operação em 2025, o Projeto NEOM terá a Air Products como compradora exclusiva da amônia verde, que será destinado à produção de hidrogênio verde em diversos mercados internacionais, buscando atender prioritariamente o setor de transporte.

“A parceria da Air Products com a thyssenkrupp, ACWA Power e a NEOM é motivo de orgulho. Aproveitando o perfil único do sol e do vento do NEOM para converter água em hidrogênio, este projeto renderá uma fonte de energia totalmente limpa em grande escala que eliminará emissões de carbono equivalentes a mais de 700.000 carros por ano. Queremos expandir pelo mundo a ideia do hidrogênio verde como um combustível produzido a partir de energia limpa, que não traga consequências para o meio ambiente, e disponível para todos os países”, explica Marcus Marinho, Gerente Geral da Air Products Brasil e Argentina.

Recentemente, a Air Products também assinou um memorando de entendimento (MOU) com a Cummins Inc. para um projeto de aceleração de integração de caminhões com células de combustível de hidrogênio nas Américas, Europa e Ásia. A Cummins fornecerá motores elétricos de combustível de hidrogênio integrados em caminhões pesados de parceiros selecionados para a Air Products, que inicia processo de conversão de sua frota global de veículos.

 



* https://www.airproducts.com/news-center/2020/07/0707-air-products-agreement-for-green-ammonia-production-facility-for-export-to-hydrogen-market

*https://www.bloomberg.com.br/blog/hidrogenio-verde-deve-superar-o-azul-ate-2030/

 

Integração de ferramentas de comunicação melhoram atendimento entre cliente e empresa

Soluções de comunicação em nuvem oferecem qualidade e agilidade no relacionamento com o consumidor


Diversos meios de comunicação têm surgido nos últimos anos, começando por SMS, e-mails, evoluindo para Facebook e Whatsapp. E as empresas têm procurado se adaptar a essas várias plataformas, com a integração dessas inúmeras ferramentas como ponto inovador e chave no atendimento ao cliente. Para Paulo Chabouh, CEO da L5 Networks, empresa pioneira no desenvolvimento de soluções de comunicação em nuvem, “há inúmeras formas tecnológicas, hoje, para atender bem o cliente e a empresa que entende isso, acaba por sair na frente no mercado”.

Dados divulgados pelo Whatsapp em 2020 apontam a grande demanda no atendimento online. Só no aplicativo são cerca de 2 bilhões de usuários no mundo, enquanto que o tráfego diário de mensagens chega a 100 bilhões. E os brasileiros são destaque no uso da plataforma, estando em segundo no ranking mundial e tendo 98% dos smartphones em uso, com o aplicativo instalado.

Para lidar com essa demanda de dados, o CRM tem passado a integrar o dia-a-dia das empresas, a sigla significa Customer Relationship Management, ou seja, é uma ferramenta de vendas para registrar e organizar todos pontos de um contato que um consumidor tem com o vendedor de uma empresa.

O que facilita para que as empresas construam estratégias de negócio e relacionamento com o cliente de acordo com os dados fornecidos e os objetivos a serem alcançados. Dessa forma, com os dados integrados de todas as plataformas de comunicação, é possível entender melhor o perfil de cada cliente e saber qual a forma mais adequada de atingí-lo. 

Um dos mecanismos para criar as estratégias é ter “A Gestão de Relacionamento com o Cliente”, que não é somente um software ou mais uma plataforma. É um conjunto de recursos que auxiliam na gerência e análise das interatividades com consumidor ou utilizador, possibilitando antecipar necessidades e interesses, otimização da lucratividade e conforme o segmento de aplicação é possível aumentar as vendas e aumentar a captação de novos clientes.

Ao integrar esse tipo de ferramenta a outras já disponíveis no mercado como a telefonia VoIP, que permite que empresas consigam comunicar-se facilmente com clientes através do telefone via internet, o seu tempo de resposta e maximização de ações junto do cliente torna-se melhor para lidar com as demandas do mundo atual, que demanda cada vez mais agilidade.

De acordo com Chabbouh: “O aumento das receitas a partir do melhor foco dos clientes e retenção de informações por longos períodos são grandes vantagens, pois podem ser  quantificadas por meio de bancos de dados que ajudam as empresas a compreender melhor seus clientes e utilizar esse conhecimento para promover a lealdade e otimizar o valor do cliente conforme o tempo, criar soluções descomplicadas, e que facilitem o dia-a-dia de pessoas e empresas”.

 


L5 Networks

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Como o Coaching ajuda os estudantes?

Como o coaching pode ser fundamental na escolha da profissão


Com certeza você já ouviu as máximas “nunca é tarde demais para estudar” e “estudar nunca é demais”. Não existem frases mais verdadeiras do que essas. Embora antigas, o pensamento que elas transmitem são extremamente atuais e cada vez mais importantes, afinal, a concorrência no mercado é sempre muito grande e, destacar-se hoje em dia é necessário.

Desde que nascemos, somos estimulados a pensar na carreira que iremos seguir. No auge dos nossos 17, 18 anos, somos encorajados a tomar uma decisão que poderá nos guiar pelo resto da vida: a nossa profissão. Porém, nem sempre essa é uma decisão fácil. Por isso vemos tantas pessoas que deixam para prestar vestibular mais tarde, que se formam, mas não exercem a profissão, ou até mesmo aquelas pessoas que iniciam vários cursos, mas não chegam até o fim em nenhum deles. 

De acordo com a coach e gestora de carreira Madalena Feliciano, “são várias as razões que fazem com que uma pessoa desista do seu curso ou não se sinta satisfeita com as suas escolhas”. Uma das principais é o fato de querer agradar aos pais, abandonando a vontade própria vontade, o não conhecimento dos cursos e do mercado de trabalho e, em outros casos, a preguiça e a falta de proatividade.

Não existe uma ‘receita de bolo’ para se ter uma carreira de sucesso. Contudo, hoje já existem ferramentas que auxiliam a construir um caminho sólido e a conquistar o que se deseja, e uma dessas ferramentas é o coaching. Essa metodologia busca auxiliar as necessidades humanas para atingir metas, solucionar problemas e desenvolver novas habilidades. O coaching é um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais, psicológicas e emocionais direcionado à conquista de objetivos e obtenção de resultados. E como ele pode ser aplicado ao estudo?

“O coaching pode ser um grande ajudante em todas as áreas do estudo: ele auxilia a manter o foco; a colocar no papel seus objetivos e fazer um caminho concreto até alcançá-los; a ter um bom autoconhecimento; a descobrir suas habilidades e pontos fracos – e trabalhar com eles a seu favor; a melhorar suas tomadas de decisões e muitas outras áreas”, afirma a especialista. 

Essa ferramenta também é um grande auxílio para pessoas que possuem objetivos, mas que não sabem como alcançá-los. Ajudamos as pessoas a colocarem no papel as suas metas, transformando-as em conquistas reais.  

 


Madalena Feliciano - Gestora de Carreira e Hipnoterapeuta

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Como frear o aquecimento global: a parte que cabe a cada um

Nesta semana, li uma anedota muito interessante. Uma conversa entre duas pessoas. A primeira falava: “Já que a vacina (da covid-19) protege menos que 100%, não tenho interesse em tomar”. A segunda respondia: “Claro. Você está certo. Já que estou com frio e vestindo pouca roupa, por que não retirar o restante e andar na rua sem roupa? ”. Essa anedota ilustra o tempo de extremos que vivemos.

Recentemente, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), um órgão da ONU, publicou um relatório com a conclusão: não é mais possível impedir que o aquecimento global se intensifique nos próximos 30 anos. Como de costume, na sequência, vários líderes e personalidades midiáticas se pronunciaram a respeito. Mas efetivamente, o que isso significa para o cidadão comum?

Surpreendentemente, em um primeiro momento, quase nada. Haja vista que as mudanças climáticas ocorrem lentamente, portanto, quando se fala em aquecimento global, essa realidade é muito abstrata e distante. Ainda mais num ano em que o inverno no Brasil tem tido períodos rigorosos, com temperaturas negativas e neve na região Sul.

Veja, caro leitor, como cientista, não espere que eu diga que o aquecimento global não traz impactos à nossa vida em sociedade. Pelo contrário! É esperado que os extremos climáticos, como secas em oposição a enchentes, e frio em oposição ao calor, sejam mais e mais frequentes. Certamente isso trará desafios para a humanidade como um todo.

Por outro lado, não é de se esperar que um relatório feito com base em aproximadamente 14 mil artigos científicos seja de fácil acesso à população mundial. Muito menos a políticos e ativistas que pegam carona em temas de grande importância e destaque na imprensa para ter seus nomes estampados nos noticiários, mas que, efetivamente, pouco fazem para contornar ou sanar o problema. Em especial, quando esses políticos e ativistas vêm de países que têm os maiores índices de emissão de CO2 do mundo, como EUA e China, ou de países supostamente “verdes”, como Suécia, que apenas terceirizam suas produções poluentes para China e Índia e fingem não ser parte do problema. Menos ainda um certo presidente de um país europeu que, por vezes, reclama de incêndios na Amazônia, mas cujo país tem 84% da sua matriz energética composta por energia nuclear. O mesmo presidente simplesmente se omite de condenar outros incêndios de grandes proporções em outros países que não o Brasil.

Ora, se o relatório em si é um documento científico que deveria ser analisado por cientistas e não ser só tema de comentários de políticos e ativistas, qual deve ser o foco? Quem pode falar com propriedade a respeito dele? Há solução? Ou vamos “tirar o restante da roupa, já que estamos com frio?”.

Pela ordem. O foco deve ser na solução, e não no relatório ou no problema. Aquecimento global e suas consequências – o problema – devem ser debatidos em casa, no trabalho, no dia a dia. E há solução?

Há. A maioria a longo prazo e, certamente, não com muitos resultados visíveis a curto prazo. Ainda mais num país onde o recurso sempre foi limitado. Assim, vamos ao que é possível fazer no Brasil. Propostas de soluções apontam para investimentos, não necessariamente financeiro, em educação ambiental nas escolas de ensino fundamental. Cito exemplos: em vez de apenas conteúdos teóricos de botânica e suas intermináveis classificações, por que não ensinar reciclagem e práticas de cultivo orgânico? Na matemática, em vez de problemas abstratos de funções, por que não ensinar que é possível ter lucro limitado com o qual é possível ter uma boa qualidade de vida e sem depredar o meio ambiente? Em família, por que não fazer ações como recolher lixo e ajudar na limpeza da vizinhança? Todo trabalho conta. A lista segue e ações de baixo custo podem ter grandes impactos a longo prazo.

E se cada país fizer sua parte, mesmo que seja um trabalho de formiguinha, podemos ter notícias melhores no futuro. Mas neste momento de extremos, sigamos Aristóteles, que aponta como virtude agir com equilíbrio. Nem desespero, nem a calma irresponsável. Em vez disso, uma preocupação consciente e atitudes simples que possam nos fazer caminhar ao tão sonhado futuro melhor.

 


Alysson Nunes Diógenes - engenheiro eletricista, doutor em Engenharia Mecânica (UFSC), é professor do Mestrado e Doutorado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo (UP).


domingo, 22 de agosto de 2021

Cirurgia plástica ou estética: qual é o método mais eficaz para a eliminação da papada?

Em tempos de redes sociais e reuniões on-line, o queixo duplo ou a famosa "papada" se tornam ainda mais evidentes e incômodos


Nada incomoda mais homens e mulheres do que o queixo duplo ou a popular papada, que surge com mais frequência após os 35 anos. Quem nunca tentou fazer uma selfie ou participou de uma reunião on-line em que aquele volume entre o pescoço e o rosto ficou muito evidente? Esse acúmulo de gordura na região abaixo do queixo pode acontecer devido ao excesso de peso e, também, quando a pele fica mais flácida. Para o tratamento muitos recorrem a cremes - que nem sempre apresentam os resultados esperados -, outros fazem tratamentos estéticos, que, normalmente, não são baratos e podem não resolver totalmente o incômodo precisando refazer com certa frequência.

Para um resultado duradouro, há quem prefira a cirurgia plástica de lipoaspiração ou lifting de pescoço e colo, porque estes tratamentos conseguem eliminar totalmente a 'papada', conferindo uma aparência mais fina e harmoniosa do rosto. "A papada incomoda bastante, pois ‘entrega a idade’, já que interfere diretamente na fisionomia do rosto, dando um semblante mais envelhecido. Para saber exatamente o que causou o problema, é necessária uma análise de fotografias realizadas em uma primeira consulta com um cirurgião plástico, para identificar todas as alterações e, assim, ver a melhor abordagem a ser realizada", afirma Arnaldo Korn, Diretor do Centro Nacional - Cirurgia Plástica.

Segundo ele, a lipoaspiração do queixo é uma cirurgia estética em que o excesso de gordura do queixo é aspirado através de pequenos orifícios e, normalmente, é feita em pessoas que estão acima do peso. "Há casos em que, além da lipoaspiração, é preciso também fazer um lifting de rosto para remover o excesso de pele desta região, como acontece em pessoas mais velhas ou que emagreceram muito", completa.

Korn explica que ambos os procedimentos são simples e devem ser feitos sob anestesia local, não sendo necessária a internação e a recuperação é rápida, demorando em média duas semanas. "Depois da cirurgia, o local pode ficar um pouco inchado e pode surgir manchas escuras nos primeiros dias, por isso, para auxiliar na recuperação, é colocada uma faixa de compressão no rosto e é preciso fazer drenagem linfática na primeira semana", detalha.

Apesar de incomodar e ser uma cirurgia simples, muitas pessoas optam por permanecer dessa forma ao longo da vida, acreditando que não há alternativas quando se trata de questões financeiras e do próprio medo da cirurgia. Porém, os dois quesitos já não são mais desculpas para ficar insatisfeito com o rosto "que lhe encara no espelho". Primeiro, porque todo os riscos são baixos - tudo dependerá do cirurgião escolhido, de preferência com especialidade e experiência neste procedimento; segundo, que hoje existem diversas formas de se realizar o sonho da cirurgia plástica de uma forma que caiba no bolso. "Para realizar o procedimento, muitos recorrem a empresas que fazem essas intermediações financeiras, facilitando os pagamentos, que podem ser parcelados, como é o caso do Centro Nacional Cirurgia Plásticas", finaliza Korn.


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