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segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Veja as 3 dicas de como se alimentar de forma saudável

 Sabe como ser saudável? A nutricionista doutora da USP e autora do best-seller "O peso das dietas", Sophie Deram, dá orientações importantes para se alimentar de forma saudável

As pessoas adotam as dietas restritivas por buscarem a perda de peso, mas essa nunca é a melhor opção (Crédito: Freepik)


 Não tem sido difícil encontrar pessoas que buscam uma alimentação mais saudável. Essa vontade vem de diversos fatores, como o simples desejo de manter-se em forma, aquela vontade de emagrecer e comer saudável para ganhar saúde e imunidade. Mas, na verdade, você sabe o que é comer de forma benéfica e ter saúde?

Alimentar-se de maneira saudável tem muitas definições. No entanto, não há um consenso definido: alguns acreditam que tudo deve ser integral; outros defendem os alimentos orgânicos; ou existem pessoas que optam por comer sem açúcar, farinha branca e por aí vai. Apesar da existência de todas essas diferentes teses, a nutricionista doutora da USP e autora do best-seller "O peso das dietas", Sophie Deram, não apoia nenhuma dessas definições. A especialista destaca três importantes dicas de como fazer isso sempre em paz com a comida.

"Precisamos ter uma visão menos reducionista da alimentação. Devemos parar de focar em alimentos milagrosos e acreditar que a melhor definição é comer de tudo, sem restrição, sem culpa, com prazer e sempre respeitando nossa fome e emoções. Uma ótima dica é privilegiar a qualidade e variedade dos alimentos, mas também com um comportamento alimentar sadio", orienta.

A nutricionista também alerta que os consumidores criam uma obsessão por "comer perfeito" ou "comer limpo". Porém, elas não percebem que isso pode virar uma doença. "Uma dessas condições é a Ortorexia. Essa obsessão é um excesso de informação e do terrorismo nutricional que acontece com muitas pessoas. Precisamos aprender a filtrar tudo o que lemos a respeito de dietas restritivas e alimentos bons e ruins. Esse tipo de preocupação dá origem à culpa e a uma forma de comer transtornada", explica.

Para ajudar quem quer aprender a comer de maneira saudável e nutrir não só o corpo, mas também a mente, a nutricionista lista três dicas essenciais.

1. Não faça dietas restritivas
As pessoas adotam as dietas restritivas porque buscam perder peso rapidamente, mas essa nunca é a melhor opção. Essa prática agride não somente o físico, mas também o emocional. Além disso, quem escolhe as dietas restritivas costuma sofrer com o efeito sanfona, ou seja, volta para o peso maior de antes e ainda ganha alguns quilos extras. Isso afeta com mais força seu emocional.

"Dietas restritivas causam um grande estresse e afeta ainda mais a saúde mental das pessoas. Por conta disso, é importante perceber que a resposta não está nas dietas, mas sim optar por um estilo de vida mais saudável. Precisamos entender que a saúde tem uma definição mais ampla do que somente peso. É um bem-estar físico, mental e social", justifica.

2. Coma alimentos mais frescos e caseiros
Outra dica essencial é começar a escolher alimentos menos industrializados. Isso não quer dizer que você precisa deixar de comer um chocolate ou biscoito quando sentir vontade. No entanto, ter o hábito de escolher mais itens frescos e caseiros para seu consumo ajuda na sua saúde.

"É sempre bom entendermos que comer bem, por exemplo, é aquele almoço que tem cara dessa refeição: arroz, feijão, salada, legumes e carne. Esse é o padrão brasileiro e ele é fantástico. As pessoas estão com medo de comer arroz pensando que isso engorda, mas precisamos esquecer esse terrorismo nutricional. A nutrição ficou reducionista e só fala de nutrientes. Não falamos mais de carne com arroz, mas de proteína com carboidrato. Tem uma confusão entre saúde e peso. Parece que precisa emagrecer para ser saudável", explica.

3. Cozinhe
A população ainda vive em isolamento e talvez esse seja o momento para frequentar ainda mais a cozinha. Quando você vai para o fogão, ou alguém faz isso para você, a alimentação tem mais qualidade e é melhor planejada. É mais uma forma de consumir comida caseira e ter mais consciência na hora da refeição.

"Cozinhar também ajuda no que falamos sobre diminuir o consumo de alimentos processados e ultraprocessados. Precisamos entender que a saúde tem uma definição mais ampla do que somente peso. É um bem-estar físico, mental e social. Ser saudável é a melhor coisa que podemos fazer para fortalecer nosso corpo e o emocional", conclui.

Sophie Deram - Autora do livro "O Peso das Dietas", é engenheira agrônoma de AgroParisTech, Paris, nutricionista franco-brasileira e doutora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) no departamento de Endocrinologia. Além de especialista em tratamento de Transtornos Alimentares pelo AMBULIM - Programa de Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP é coordenadora do projeto de genética e do banco de DNA dos pacientes com transtorno alimentar no AMBULIM.

 

 

A incrível ascensão do TikTok

 


Se você ainda não possui uma conta no TikTok, certamente já se deparou com vídeos "dele" em sua *timeline ou story do Facebook, Whatsapp e Instagram.

Veja a seguir as 8 principais estratégias que ajudaram o TikTok a se tornar a rede social mais rápida de todos os tempos:


1.Detalhes e mais detalhes

O início da ascensão se deu principalmente à sua capacidade de dar atenção aos pequenos detalhes.

Primeiro que sua UI (Interface de usuário) revolucionou a internet possibilitando que qualquer um crie, edite e poste videos curtos facilmente dentro do próprio *app automaticamente aparecendo para milhares de outros usuários.

Inclusive caprichou nos filtros e efeitos especiais divertidos e engraçados que o usuário pode usar ao criar e editar seus vídeos, gerando emoções positivas em quem assiste aos vídeos, além de gerar curiosidade para explorar novos filtros.

Sua UX (experiência do usuário) também não foi deixada para trás. Ao acessar o app você já entra diretamente no feed de conteúdo e, diferentemente dos seus principais concorrentes Facebook e Instagram, é imediatamente puxado por vídeos que ocupam a tela inteira do seu smartphone gerando maior imersão no conteúdo, o que realmente importa.


2.Parcerias

Apesar do rápido crescimento inicial, o TikTok acabou tendo sua ascensão reduzida e para continuar acelerando, apostou em parcerias com celebridades e influenciadores locais gerando curiosidade em milhões de usuários de outras plataformas, incentivando sua migração e/ou utilização paralela

Em seguida partiu para grandes marcas de serviços ou produtos, como a GM (Chevrolet), com a criação de conteúdos instigantes e divertidos pelas próprias marcas, uma abordagem bastante diferente do que estão habituadas a ter em outras redes.

 

 


3.Integrações com os campeões

De forma a reduzir ainda mais o atrito de espalhamento, o TikTok foi atrás de integrar seu sistema com outras redes sociais já consolidadas na China como os mensageiros QQ e WeChat, espécies de WhatsApp no país.

Com isso se tornaria fácil de compartilhar os vídeos do TikTok para pessoas que ainda não possuíam cadastros, dando um tipo de amostra grátis do que o app pode fazer.

 


4.*M&A: Aquisição do Musica.Ly por US
1B

Em 2017 a ByteDance, mãe do TikTok adquiriu a Musica.Ly, também chinesa, porém com grande penetração nos EUA. A aquisição trouxe enormes vantagens competitivas para a startup como a função de *lip-sync, na qual os usuários podem sincronizar seus movimentos de lábio e dança com músicas reais, e a parceria com produtoras musicais ocidentais como a Warner, que permitiu que seus mais novos lançamentos (músicas) já estivessem automaticamente licenciadas para utilização sem a necessidade de burocracia e pagamento música a música, possibilitando o maior engajamento dos usuários mais jovens e antenados.

Além do mais, a fusão com a Musica.Ly trouxe 200 milhões de novos usuários para o TikTok, claro.

 

5.Made in China


Não podemos deixar de mencionar que o app nasceu em terras de Jackie Chan e Bruce Lee, onde moram mais de 1,4 bilhão de pessoas. O crescimento dentro da cultura dos grandes centros urbanos chineses, que é de abundância de internet (apesar de regulada) e smartphones proporcionou ultrapassar a barreira dos 100 milhões de usuários mensais ativos e 1 bilhão de vídeos assistidos todos os dias com apenas 1 ano de vida.

 

6.Os Millennials


Ao analisarmos a base de usuários do TikTok, encontramos quase metade dos usuários entre 15 e 25 anos de idade. Adolescentes e jovens adultos dessa faixa etária são seres que estão sempre motivados para criar vídeos cativantes e cheios de energia positiva, além de incessantemente conectados, o que facilita muito o engajamento no app, "aprisionando" os demais usuários que o assistem.


7.COMO O coronavírus

Uma excelente tática da empresa para continuar atingindo usuários de outras redes sociais foi a pequena barreira de compartilhamento criada.

Vou explicar, para você exportar o vídeo que acabara de gravar e editar, você primeiro precisa postá-lo na plataforma, garantindo a geração de conteúdo interno, só assim pode salvá-lo no celular para compartilhar nas demais redes sociais.

Ainda há a famosa marca d'água do TikTok na margem inferior da tela em todos os vídeos compartilhados nas demais plataformas, o que gerou muita curiosidade em todos que a viam nos posts de seus influenciadores preferidos nas outras redes sociais como Whatsapp, Facebook e principalmente, no Instagram. Fazendo sua marca aparecer para milhões de usuários do concorrente de forma orgânica e espontânea.

 

8.E COM O coronavírus

Durante a quarentena, a estratégia foi incentivar a utilização do TikTok para novos tipos de conteúdos como *Lives, Tutoriais e DIYs (do inglês Do It Yourself, ou Faça Você Mesmo), que são vídeos educativos ensinando diversidades como por exemplo, construir uma escrivaninha à partir de uma velha porta que não lhe é mais útil.

Com a união desse tipo de conteúdo com a pandemia e epidemia, que "quarentenou" não apenas os jovens, mas também os adultos, o aplicativo iniciou uma escalada também nos usuários mais velhos em busca desse tipo de conteúdo regado à entretenimento.


Conclusão

Assim como diversas outras startups, o fenômeno TikTok teve seu sucesso baseado principalmente em planejamento, visão estratégica, boa execução, timing, flexibilidade e melhoria contínua.

A vida do TikTok não é apenas um mar de rosas, mas conto isso em num próximo artigo.

Agora em 2020 seu *valuation é de aproximadamente 75 bilhões de dólares.

Glossário

*valuation = valor da empresa / valor de mercado

M&A = mergers and acquisitions / fusões e aquisições

*timeline = linha do tempo / feed de conteúdo

*app = redução para palavra aplicativo / application

*lyp-sync = sincronização de lábios

*lives = vídeos para que seus seguidores assistam ao vivo

 

 

Dennis Nakamura - engenheiro e especialista em project finance. Em 2008, ajudou a fundar uma ONG para apoiar mais de 2.500 jovens estudantes, de mais de 9 cidades, a descobrirem a melhor forma de trilhar suas carreiras. Como gestor de 2 UNICÓRNIOS ajudou a aumentar a margem de lucro, aperfeiçoar a experiência de compra do consumidor e ultrapassar a marca dos BILHÕES por ano. Mentor de startups para a Oracle Brasil, aceleradora Bluefields ligada à Univ. Mackenzie, mentor de carreira na Poli-USP, sócio de startups de Foodtech, HRTech, HealthTech e investimentos.

dennisnakamura.com


Idealizadora do Enem alerta: leitura vai fazer a diferença nas provas

Estudantes que aproveitam o tempo em casa para ler e adquirir conhecimentos gerais terão mais chances nas provas, dizem especialistas

 

Com a pandemia e a necessidade de se praticar o isolamento social e evitar aglomerações, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) precisou ser adiado para o final de janeiro de 2021. O tempo a mais que estudantes ganharam não significa necessariamente uma vantagem, já que a suspensão das aulas presenciais deve trazer prejuízos para alunos em todo o país. Em debate promovido pelo Colégio Positivo, Curso Positivo e pelo Sistema Positivo de Ensino para discutir a melhor forma de minimizar os impactos do atual contexto para que os jovens não saiam prejudicados, a professora e membro do CNE (Conselho Nacional de Educação), Maria Helena Guimarães de Castro, disse que é muito difícil que as escolas consigam cumprir com o currículo de 2020 até o final deste ano. Uma das saídas indicadas por ela para que estudantes consigam superar essa defasagem é a leitura. "Os jovens precisam ler muito. A leitura é o fator mais importante para o estudante ter sucesso no Enem ou em qualquer outro concurso de entrada no Ensino Superior. A leitura é a macro competência. É ela que vai ajudar o estudante a compreender o enunciado de todas as questões, a escrever melhor e a produzir uma redação mais coerente", destacou a professora e socióloga responsável pela organização e implantação do Enem, em 1998, quando presidiu o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

A reforma do Ensino Médio deve aumentar ainda mais os desafios de jovens frente ao Enem. De acordo com o diretor editorial do Sistema Positivo de Ensino, Joseph Razouk Junior, muitas escolas já começam a implantar a nova proposta a partir de janeiro de 2021. "O Sistema Positivo de Ensino já implanta a nova grade curricular para alunos da 1ª série do Ensino Médio em 2021, e o Enem ainda terá um prazo para se adaptar a essas mudanças. Certamente, enquanto o Novo Ensino Médio e o Enem não estiverem alinhados, os alunos terão mais esse desafio pela frente", alerta Razouk. Para ele, além do estudo sistemático, a leitura é a principal aliada dos jovens nesse contexto. "Não tem outra alternativa para o jovem a não ser ler muito. Não existe mágica que faça alguém que não escreve bem durante todo o ano todo fazer uma boa redação no dia da prova. Produz um bom texto quem lê muito, quem fala bem, quem argumenta bem. E isso é possível e está acessível a todos. Ler é para todos", defende Razouk. O professor do Curso Positivo, João Pedro Mateos, destaca ainda que redação requer técnica - e tudo que depende de técnica exige muito treino e prática. "É preciso ler muito e escrever muito. A leitura vai garantir o repertório necessário. Todo conhecimento é válido na hora da redação, inclusive para a compreensão dos enunciados, para entender o que o texto da questão está pedindo", completa Mateos.

De acordo com o diretor geral do Colégio Positivo, Celso Hartmann, o estímulo à leitura é um dos pilares do trabalho desenvolvido por professores de todas as unidades da instituição. "É por meio da leitura que vamos formar indivíduos bem preparados para um mundo cada vez mais exigente e complexo. Ler muito - e sempre - torna as pessoas mais críticas, com conhecimento e capacidade de expressão e argumentação, e isso, com certeza, faz a diferença na hora de suprir outras defasagens ou encarar uma avaliação, uma entrevista de trabalho e outros desafios que o mundo adulto reserva para esses jovens", completa o diretor.


VEJA COMO ESCOLHER A ESCOLA PARA 2021 COM OS NOVOS PARÂMETROS PÓS-PANDEMIA

 Além de parâmetros tradicionais, como projeto pedagógico e qualidade do corpo docente, especialista destaca as 5 principais dicas após o contexto da Covid-19


Os meses de setembro e outubro marcam para muitas instituições de ensino o momento de iniciar o processo de rematrículas e das novas matrículas para o ano seguinte. Com a pandemia do novo coronavírus em curso, uma série de dúvidas pairam sobre a decisão dos pais para o próximo ano letivo, ainda que remédios e vacinas em fase final de desenvolvimento apontem para um cenário bem mais positivo já no início de 2021.

Algumas das questões, mais tradicionais, não podem ficar de fora. É o caso por exemplo da afinidade dos pais e responsáveis com o projeto político pedagógico da escola, a qualidade do corpo docente, o material didático utilizado, a estrutura física, os programas complementares (socioemocional, steam, bilíngue), opinião de outros alunos e pais. Sem falar, também, da adequação da mensalidade junto ao orçamento da família.

Se todas essas questões já seriam suficientes para uma ampla e refinada busca pela escola, a pandemia faz aflorar agora outros itens, muitos deles mais prioritários àqueles que até o início de 2020 eram os mais importantes. Para Christian Coelho, especialista em gestão escolar, membro do grupo União Pelas Escolas Particulares de Pequeno e Médio Porte e CEO do Grupo Rabbit, existem alguns itens que os pais devem se atentar e as escolas não podem negligenciar para o próximo ano letivo.

Veja a seguir novas 5 dicas para escolher a escola de 2021:


1 – Ensino presencial e ensino híbrido

O ensino remoto tem sido talvez o maior desafio para as instituições de ensino, e tudo indica que veio para ficar. É certo que ele não será único e nem o principal na educação pós-pandemia, mas constará em um formato híbrido, mesclando o virtual com presencial. Por isso, escolas que já tenham um plano para o ensino híbrido, largam na frente para serem ainda mais efetivas no processo educacional a partir de 2021. 


2 – Capacidade da escola trabalhar à distância

Tão importante quanto as plataformas e como a escola desenvolvem seu trabalho pedagógico, é como ela consegue atender à distância. Visitar as escolas não é a melhor opção no momento atual, em que as autoridades sanitárias preveem as escolas fechadas. Portanto, dispor de um atendimento à distância, com sistemas e plataformas de apoio on-line, ou até visitas virtuais, ajudam os pais a terem maior segurança em realizar essa tarefa sem sair de casa.

3 – Protocolos de segurança em dia

Ainda que o cenário seja promissor para 2021, e mesmo a pandemia tendo sido contida logo no primeiro semestre, os protocolos são essenciais.  Em especial, porque a doença causada pelo coronavírus é uma situação nova para todos; não há uma conclusão 100% efetiva por parte das autoridades sanitárias. Estar pronto para novos problemas de maneira preventiva no pós-pandemia garantirá maior segurança.


4 – Agilidade e clareza na comunicação

Outro grande desafio que requereu atenção especial em 2020 pelas escolas foi a capacidade de se manter em constante comunicação com sua comunidade, responsáveis e alunos. A vida pós-pandemia vai requerer estado de atenção permanente, e saber que a escola do seu filho estabelece uma relação de comunicação eficiente garantirá a tranquilidade necessária em relação aos filhos e ao o que ocorre nas dependências (físicas e virtuais) da escola.


5 – Projetos e ações sociais apresentados na pandemia

O momento da pandemia fez aflorar o senso social das escolas e das pessoas como um todo. O aprendizado na escola não é apenas pedagógico, mas inclui outros aspectos como o desenvolvimento da cidadania, da ética. A escola que demonstrou sensibilidade e capacidade de comunicação das suas ações, certamente está preparada para ter a sensibilidade necessária de educar o seu filho com todo o cuidado e todos os aspectos possíveis, incluindo os aspectos sociais e éticos.

 


Rabbit Partnership


Exemplo de hoje, atitude de amanhã

Atualmente, nossa sociedade vive o que chamamos de “Abismo de Desigualdade”, que podemos definir como colossais problemas sociais, econômicos e ambientais, totalmente interligados. O ponto, é que se faz urgente pensar e discutir a estrutura do problema, para que cada vez mais, soluções conscientes possam garantir um futuro possível. Acima de tudo, é necessário ter em mente os resultados que serão sentidos nas próximas gerações. 

É fato que desde o final da década de 80, mundialmente, a sociedade tem tratado os temas de responsabilidade socioambiental com mais seriedade. A criação da teoria do desenvolvimento sustentável é exemplo disso. Entendemos que é preciso proporcionar uma resposta ao crescimento de problemas, como o aquecimento global, poluição desacerbada, consumo e descarte inconscientes, além do aumento da desigualdade social, fome e violência, especialmente em países de capitalismo periférico como o nosso Brasil. 

Portanto, a premissa principal do desenvolvimento sustentável é atender às necessidades atuais sem comprometer as gerações futuras, de forma que o crescimento deva ocorrer com respeito à natureza e ao ser humano. Logo, para que esse pensamento seja alcançado na prática, as metodologias de administração dos países precisam se sustentar cinco pilares importantíssimos, que são: meio ambiente, sociedade, cultura, economia e política. 

Do ponto de vista social, o desenvolvimento sustentável está atrelado à redução da desigualdade mundial e ao objetivo de dizimar a fome. Porém, as estimativas apontam que em 2050 teremos cerca de 9 bilhões de pessoas vivendo no planeta, evidenciando então a enorme dificuldade e a urgente necessidade de acelerar a instalação de medidas sustentáveis, para que em 30 anos já exista maior igualdade de sobrevivência para que alimentação e saneamento sejam entregues com qualidade e capilaridade para toda a população. 

Já na economia, é preciso gerar empregos e engajar o empreendedorismo consciente, só assim, pode-se gerar mais vagas para o mercado de trabalho e girar a economia de forma sólida. Não podemos esquecer que a internet gerou oportunidades e, tecnicamente falando, é um modelo sustentável em vários aspectos. Durante a pandemia, as vendas pela internet apresentaram um significativo crescimento, com 40% das compras sendo feitas por pessoas que não viam no ambiente virtual uma forma de aquisição. 

Obviamente, é importante que as empresas combinem o cuidado com o meio ambiente à igualdade social e ao sucesso econômico, e que criem valores, como medidas para diminuição do impacto causado pelas atividades e o investimento em uma cultura organizacional mais ecológica. Isso, sem dúvida, aumenta o nível de consciência dos colaboradores e ajuda a desenvolver suas competências, o que fortalece o comprometimento e resulta em um maior desempenho geral da equipe. 

Então, pensar no meio ambiente, que é apenas um dos principais pilares do desenvolvimento sustentável, seria apensa o começo, uma vez que há um conexão direta e complexa entre todas áreas da nossa sociedade. Todas essas medidas sustentáveis visam cultivar um melhor presente, para que exista possibilidade de futuro para nossos filhos e próximas gerações. Acima disso, o nosso exemplo de hoje, significa a ascensão das atitudes do amanhã e o pensamento de um desenvolvimento sustentável, garante que sempre haja a iniciativa da evolução e preservação de uma sociedade que se autorregule.

 

 

Levy Seiya Maeda - sócio fundador e diretor da Villa Mandacarú, empresa especializada na realização de casamentos sustentáveis. www.villamandacaru.com.br

Na crise, como pedir aumento para o chefe? Especialista FGV responde

A pandemia da Covid-19 desestruturou milhares de orçamentos familiares. Muitos profissionais perderam o emprego e outros tiveram seus rendimentos reduzidos, impactando fortemente e de maneira negativa, a receita de muitos lares brasileiros. Em cenários como este, duas medidas podem ser adotadas: reduzir os custos e/ou aumentar os rendimentos. Pedir aumento salarial para o chefe é uma das alternativas.

No ambiente corporativo, pedir aumento em momentos considerados ‘normais’ já é um grande desafio para os colaboradores, pois eles sentem-se receosos e com medo de falar e argumentar com o chefe sobre essa necessidade. Num período de crise tão intenso como o atual, para muitos, pode parecer algo impossível.

“Pedir aumento não é uma tarefa fácil, mesmo para quem já tem um certo tempo de casa. Na crise, o assunto acaba se tornado um tabu. Mas, para quem está disposto a conversar com o chefe sobre o assunto, antes de ir até a sala dele, o primeiro passo é analisar a situação da empresa, se autoavaliar e se autoquestionar sobre o seu desempenho, oportunidades e crescimento. Ao fazer criticamente essa análise, você poderá identificar quais são suas reais chances de conseguir o tão sonhado aumento salarial”, explica o professor da IBE Conveniada FGV e coach em carreira, Vagner Sandoval.

Para auxiliar os profissionais que, mesmo na crise estão enxergando a necessidade e oportunidade de pedir esse ajuste, Sandoval preparou um roteiro de como planejar e fazer esse pedido da forma mais eficaz. Confira as recomendações para diversas situações exemplificadas pelo especialista FGV.

- Se a situação financeira da empresa foi comprometida pela crise, ou seja, provocou a demissão de funcionários, reduziu salários e carga horária daqueles que ficaram, não solicite aumento nesse momento, nem que o seu desempenho seja extraordinário. “Pedir aumento num momento que a empresa está fazendo todos os esforços possíveis para honrar seus compromissos ou até mesmo sobreviver vai soar como uma total incoerência e falta de visão sistêmica da sua parte”, alerta Sandoval.

- A empresa não foi afetada pela crise, mas os resultados da sua área estão abaixo do esperado, as suas chances reais de conseguir aumento neste caso são baixas. “Como pagar mais para um jogador sendo que o time não está ganhando? Espere um melhor momento para avançar com essa solicitação, pois certamente seu chefe vai utilizar a baixa entrega de resultados da área como motivo para não te remunerar melhor, o que faz sentido”, recomenda o coach em carreira.

- A empresa não foi afetada pela crise, os resultados da sua área estão acima da meta, mas as suas metas individuais não estão sendo atingidas, da mesma forma que no cenário anterior, aguarde um pouco para pedir aumento. “Identifique o porquê seus resultados não atingem o esperado pela organização, defina e implemente um plano de ação eficaz e espere seus resultados melhorarem para aumentar suas chances de conseguir o aumento esperado”, ressalta o professor.

- A empresa não foi afetada pela crise, os resultados da sua área estão acima da meta, suas metas individuais estão sendo atingidas e a sua remuneração está abaixo do patamar salarial pago pelo mercado. “Quando todas estas variáveis forem atendidas, o cenário é muito propício para chegar e pedir um aumento salarial ao chefe”, indica Vagner Sandoval.

Entre as recomendações elencadas, ele indica que, ao fazer a solicitação, é preciso explorar junto com o chefe, o atual cenário mercadológico e financeiro da empresa, tais como o aumento do faturamento e da base de clientes nos últimos seis meses e o aumento do lucro líquido da empresa.

“Saliente o desempenho da área através da superação das metas estabelecidas para cada indicador, demonstre sua grande contribuição para a construção destes resultados e, para finalizar, demonstre como o mercado tem remunerado profissionais de alto rendimento que atuam na mesma posição que você”, finaliza o especialista. 


Colegas que dividem a casa também compartilham contas digitais, mas há desconfiança

Pesquisa da Kaspersky em mais de 20 países, incluindo o Brasil, revela que quase metade dos housemates dividem serviços de streaming; e um terço repartem serviços de vendas, entregas de comida e jogos online



Um novo estudo da Kaspersky mostra que boa parte dos housemates - pessoas que dividem a mesma residência, mas não são casais nem pertencem à mesma família - compartilha suas contas digitais. Realizada em mais de 20 países, incluindo o Brasil, a pesquisa "Mais conectados do que nunca: como estabelecemos nossas zonas de conforto digital" revela que quase metade (46%) se sente à vontade para compartilhar serviços de streaming com colegas de casa. Já cerca de um terço divide serviços de vendas online, como Mercado Livre ou Amazon Prime (33%), ou contas de entrega de comida, como o iFood, e assinaturas de jogos online, como Xbox Live (30%).

Por outro lado, a pesquisa mostra ainda que nem todos os respondentes têm certeza da segurança das pessoas que moram com eles ao usar a internet. Cerca de um terço (32%) tem dúvidas sobre a segurança de suas contas, pois não conhecem os hábitos digitais de seus colegas. Já um quarto (24%) das pessoas tem alguma apreensão de que os hábitos digitais de seus colegas possam afetar a velocidade da internet e, consequentemente, seu desempenho em jogos online.

"Os serviços de filmes, séries, TV e músicas online mudaram os hábitos das pessoas, que passaram a consumir mais conteúdos legítimos e menos de origem duvidosa. Porém, a variedade de serviços disponíveis hoje dificulta o acesso ao obrigar o usuário a manter três ou quatro assinaturas diferentes. Por isso é comum o compartilhamento das credenciais entre amigos, colegas de trabalho, amigos da escola/universidade e nossa pesquisa alerta para o risco disso. Para piorar, é comum que os brasileiros tenham duas ou três senhas para gerenciar todas as suas contas online . Ou compartilhar a credencial com outras pessoas, a pessoal pode dar acesso a outros serviços também", alerta Roberto Rebouças, gerente-executivo da Kaspersky no Brasil .

A Kaspersky apresenta as seguintes recomendações para pessoas que compartilham moradia para ajudar a manter seus dispositivos protegidos:

• Não abra links não solicitados ou suspeitos que tenham sido enviados por e-mail, SMS ou app de mensagens. Primeiro, verifique se o remetente é autêntico checando o site oficial da empresa.

• Não compartilhe informações pessoais, nem permita o acesso de terceiros a suas contas, a menos que seja totalmente necessário. Isso reduzirá as chances de elas serem descobertas.

• Use um gerenciador de senhas, como o Kaspersky Password Manager, para criar códigos únicos e fortes para cada conta, e resista à tentação de reutilizar a mesma senha várias vezes.

• Instale uma solução de segurança confiável, como o Kaspersky Security Cloud. O recurso de Verificação de Conta avisa caso seus dados pessoais sejam vazados na internet.

Para ajudar as pessoas durante a pandemia e depois dela, a Kaspersky fez recomendações para estabelecer uma "zona de conforto digital" com segurança. Por exemplo, você pode descobrir como proteger sua vida digital e também como compartilhar suas assinaturas on-line com segurança .




Kaspersky

http://www.kaspersk y.com.br

 

Golpe do Whatsapp

 Procon-SP alerta para golpe que clona o whatsapp; consumidor deve ficar atento e jamais fornecer seus dados, senhas ou códigos 


Procon-SP alerta os consumidores para terem cuidado com o golpe da clonagem da conta do whatsapp. Dizendo ser funcionário de site de compra, o golpista entra em contato e pede que a vítima digite um código de seis números para supostamente ativar um anúncio; esse código é a verificação do whatsapp e com ele o criminoso consegue clonar a conta do consumidor.

Após a clonagem, o golpista passa a enviar mensagens para os contatos da pessoa pedindo dinheiro em seu nome. Assista ao vídeo.

O consumidor não deve enviar o código de seis números. É importante ainda habilitar a "verificação em duas etapas" no whatsapp: clicando em "configurações", "conta" e "verificação em duas etapas".

"Nesse momento de pandemia, os golpes pela internet e redes sociais explodiram. É preciso que o consumidor desconfie sempre, redobre a atenção e nunca forneça senhas ou sequência de números", destaca Fernando Capez, secretário de defesa do consumidor.

Caso tenha sido vítima do golpe, a pessoa deve entrar em contato com support@whatsapp.com e pedir a desativação temporária da conta.

Veja vídeo 



Outras dicas para evitar cair em golpes:

* não forneça dados, senhas, códigos, etc;

* não acredite em ofertas de ajuda, sorteio, dinheiro etc enviadas pelo whatsapp, redes sociais, e-mails e não clique nesses links;

* não confie e não compartilhe links e informações dos quais não tenha certeza da origem;

* não preencha formulários que não estejam nos sites oficiais;

* baixe aplicativos apenas das lojas oficiais;

* em caso de dúvidas ou dificuldades, procure um familiar ou amigo que possa ajudar;

* utilize antivírus no computador, tablet e smartphone;

* o Procon-SP não pede informações do consumidor e não envia mensagens via whatsapp; o consumidor deve procurar a instituição pelos canais oficiais, veja quais são aqui http://www.procon.sp.gov.br/espaco-consumidor/

Veja também os outros alertas contra os golpes virtuais que estão sendo denunciados.
http://www.procon.sp.gov.br/procon-sp-alerta-para-golpe-da-troca-de-cartao/

http://www.procon.sp.gov.br/aviso-ao-consumidor/

http://www.procon.sp.gov.br/procon-sp-alerta-para-golpe-do-delivery/ 




Procon-SP 



Especialista aponta organização como quesito para sucesso do home office

O trabalho remoto, também chamado de home office ou de teletrabalho, foi imposto às pressas pela pandemia do Covid-19. Há aproximadamente 5 meses, boa parte dos trabalhadores que exercem funções que podem ser realizadas à distância, estão produzindo de suas casas. Aparentemente, o fim do isolamento social não significará o fim dessa modalidade de trabalho para muita gente. Algumas empresas já estenderam o trabalho remoto até o final do ano e outras decidiram migrar de vez para o formato à distância. Outras planejam voltar à medida em que a crise sanitária melhorar, mas com flexibilização. Mesclar o trabalho presencial e o home office deverá ser comum no cenário corporativo pós-pandemia. 

Inclusive, uma pesquisa realizada pela Cushman & Wakefield aponta que cerca de 85% dos executivos no Brasil enxergam mais vantagens do que desvantagens no trabalho remoto. Além disso, 73,8% das empresas pretendem adotar o sistema home office de alguma forma após a pandemia. Pelo levantamento, 42,6% das empresas nunca tinham adotado qualquer prática de home office antes do isolamento social. Com uma teórica redução nos gastos, 29,5% dos executivos que participaram da pesquisa indicaram que a empresa deve se mudar para um espaço menor devido ao sucesso do home office e 15,6% devem adotar a mudança por questões financeiras e desdobramentos da pandemia.  

Para Beth Mariano, especialista em liderança e gestão de pessoas e equipes e sócia da Prosphera Educação Corporativa, consultoria multidisciplinar especializada em gestão de negócios, a organização é um dos pilares mais importantes para o sucesso do home office. A especialista explica que tudo deve começar pela mesa de trabalho. Na sua visão, a mesa desorganizada é apenas uma das consequências em evidência e pode provocar a perda de produtividade e impactar no resultado das atividades. A especialista explica que uma mesa desorganizada contribui para elevação do nível de stress e da ansiedade, que pode provocar, ainda, problemas de sono, dores lombares, problemas de apetite, etc.  

A profissional alerta ser importante pensar no trabalho como um todo. Definitivamente, uma pessoa mais organizada inspira e transmite mais credibilidade e comprometimento com a qualidade. Além disso, o tempo e a energia que a pessoa desorganizada perde procurando materiais e informações para dar sequência na execução das tarefas pode ser crucial em determinados momentos. Documentos espalhados no meio de relatórios, por exemplo, com certeza favorecem a perda de algo importante.  Além disso, a especialista explica que a desorganização pode estar também na forma de trabalhar, na organização do dia-a-dia, no cumprimento de prazos, etc.

Beth Mariano explica que para o home office ser assertivo e de sucesso, as pessoas devem saber aproveitar as facilidades da era digital. Uma dica é utilizar ferramentas, aplicativos, programas que não só eliminam os papeis, como também ajudam a pensar de maneira mais sistematizada todos os processos, atividades e gerenciamento de equipes. A especialista criou, inclusive, uma lista com dicas para ser mais organizado e, consequentemente, obter mais sucesso no trabalho remoto. São as seguintes: 

  1. Deixa tudo que você utiliza frequentemente a mão. Assim, defina os documentos e objetos segundo a frequência de utilização deixando por perto o que usamos muito e arquivamos aquilo que raramente usamos; 
  2. Pensar na sua mesa como uma ferramenta de trabalho facilita - e muito - a organização. Enfeites e porta-retratos devem ficar de fora ou em prateleiras. Devemos sistematizar os objetos de maneira produtiva; 
  3. Cada coisa em seu lugar. Identifique gavetas, prateleiras, porta-treco, porta-lápis. As coisas sempre devem ter o seu lugar de retornar; 
  4. Utilize programas e aplicativos que facilitem o fluxo de trabalho. Tenha uma agenda pessoal com suas tarefas e, se possível, uma agenda compartilhada com a sua equipe para que todos saibam no que você está focado, evitando muitas interrupções; 
  5. Qualifique suas caixas de e-mails por assuntos e departamentos. Compartilhe com seus pares. Assim, quando for tratar de assuntos da contabilidade os e-mails devem indicar “contabilidade – (assunto)”. Ao consultar sua caixa de e-mail você irá resolver todos os problemas de contabilidade de uma única vez; 
  6. Pode também eleger um caixa de entrada especial. Ali você recebe todos os documentos, relatórios e materiais que chegam. Ao longo do dia, processa cada item e verifica o que deve ser arquivado, o que dever ser visto depois e já agenda quando e quanto tempo, o que deve ser descartado, o que deve ser enviado a outras pessoas ou clientes. Desta forma você cria uma rotina e não deixa acumular.

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