APRIL Brasil
destaca os principais imprevistos que devem estar cobertos pelo serviço que o
viajante contrata
Chegou o tão esperado momento de embarcar em uma
divertida viagem. Tudo foi planejado desde a saída para o aeroporto até os
passeios pelo destino escolhido, além da aquisição do seguro viagem para todos
os passageiros viajarem com tranquilidade.
Após a contratação deste item, o primeiro
procedimento é receber todas as formas de contato para solicitar assistência
durante o passeio e deixá-las sempre em lugares de fácil acesso. A seguir, a
APRIL Brasil lista oito situações em que o viajante pode acionar o seguro viagem
e receber assistência.
1. Gastos devido a atraso ou cancelamento de voo
Imagine chegar ao aeroporto, buscar pelo guichê de check-in e descobrir
que o voo foi cancelado devido a questões climáticas, e que só será possível
embarcar quando o tempo estabilizar. Neste momento, respire fundo e guarde
todos os comprovantes dos gastos com alimentação e hospedagem para reembolso,
conforme orientações disponíveis nas instruções de uso em sua apólice.
2. Extravio de bagagem
Após um voo cansativo, uma das preocupações é chegar na esteira e não
avistar suas malas. Se isso acontecer e o seguro contratado incluir essa
indenização, não entre em pânico. Basta falar com a empresa sobre a perda da
bagagem após o seu retorno e apresentar os documentos emitidos pela companhia
aérea. Caso a mala seja encontrada, mas demorem para entregá-la, também é
possível ter o reembolso dos gastos pelo atraso na devolução ou até por danos
ao objeto.
3. Necessidade de assistência médica
Caso o passageiro precise de assistência médica, o recomendado é
primeiro falar com a provedora do seguro viagem que, em um atendimento por
brasileiros, irá encaminhá-lo aos prestadores autorizados. Isso evita que você
tenha que colocar a mão no bolso e arcar com os custos do imprevisto. Caso isso
aconteça, você poderá solicitar o reembolso após o retorno, de acordo com a
cobertura contratada, item coberto e as condições gerais.
4. Assistência odontológica
Enquanto degusta uma iguaria local, você sente uma dor de dente. Não se
preocupe, os procedimentos são os mesmos da assistência médica. Entre em
contato com a empresa, que irá indicar uma clínica conveniada para prestar o
atendimento.
5. Acidente durante prática de esportes
Vai esquiar nos Alpes suíços ou surfar na Austrália? É necessário
informar ao seu agente de viagem ou corretor sobre a prática de esportes
durante a viagem, pois nem todos os seguros básicos cobrem esse tipo de
atividade. Existem opções adicionais para práticas de esporte que podem ser
contratadas. Para solicitar atendimento, o procedimento é o mesmo da
assistência médica: acione a empresa de seguro viagem, com o número descrito no
cartão ou apólice, que ela irá encaminhá-lo ao prestador e informá-lo sobre
todos os procedimentos.
6. Furto qualificado de equipamentos eletrônicos
Este é um adicional oferecido pela APRIL aos seus viajantes. Em caso de
furto qualificado de bens eletrônicos, se este serviço for contratado, basta
acionar a empresa para obter o reembolso até o limite contratado referente ao
valor do aparelho. Nesse caso, é necessário ter em mãos o boletim de
ocorrência, a nota fiscal, entre outros documentos solicitados.
7. Extensão de hospedagem por cancelamento de voo
No último dia, a nevasca toma todo o destino e os voos são cancelados.
Para esse tipo de situação, é possível adquirir um adicional para extensão de
hospedagem devido a cancelamento de voo, que cobrirá a sua estadia extra por
até cinco dias.
8. Garantia de retorno ou regresso antecipado
Também é possível acionar o seu seguro viagem caso seja necessário
antecipar a volta ao destino de origem. Nesses casos, a seguradora oferece os
custos com a nova passagem ou assume os custos do valor da multa da companhia
aérea devido a mudança das datas do retorno. Ao ativar o seguro, basta estar
ciente dos motivos incluídos nas condições gerais da apólice para ter esse
benefício.
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