Iniciativa criada pela agência Curious integra a campanha “Para Não Esquecer”, reforçando a importância do diagnóstico da doença no momento certo.
Para celebrar o Setembro Lilás e o Dia Mundial da Conscientização
da doença de Alzheimer (21/09), a Eli Lilly do Brasil e a marca Post-it®
da 3M lançam uma ação inédita, criada pela agência Curious, do Grupo TV1, que
utiliza o simbolismo das notas adesivas para lembrar da importância de
identificar os primeiros sinais da doença.
Assim como as notas adesivas Post-it® fazem parte do dia a dia de
milhões de pessoas para registrar compromissos, ideias e memórias importantes,
esta iniciativa se inspira nesse gesto simples para convidar à reflexão: quando
se trata da doença de Alzheimer, cada lembrete pode significar melhor qualidade
de vida, planejamento do futuro e esperança.
O ponto central da iniciativa é um kit especial que simula um
grande Post-it® lilás — cor símbolo do mês de setembro, dedicado à
conscientização sobre a doença de Alzheimer — e que será enviado a
influenciadores, celebridades e jornalistas. Dentro da embalagem, desenvolvida
para remeter ao formato característico do produto, estão itens que convidam à
reflexão sobre a memória e a relevância de buscar avaliação médica ao perceber
sinais iniciais da doença.
O material inclui um bloco de notas adesivas original Post-it®,
um quebra-cabeça e conteúdos gráficos sobre a doença.
Segundo o Data folha, 68%1 dos brasileiros acreditam
que a perda de memória está associada ao envelhecimento natural. Diante desse
cenário, a campanha “Para Não Esquecer” destaca que a doença de Alzheimer não é
uma consequência inevitável da idade, mas sim uma condição que pode ter seu
avanço desacelerado quando identificada nos primeiros sintomas. “Agir no
momento certo pode transformar vidas. O diagnóstico da doença de Alzheimer nos
estágios iniciais é a chave para a qualidade de vida de pacientes e familiares.
A hora de agir é agora”, explica Daniel Binette, presidente da Lilly no Brasil.
Para Caio Machado, ECD da Curious, muitas campanhas sobre a doença
de Alzheimer abordam o estágio avançado, quando a memória e outros aspectos
cognitivos e funcionais já foram gravemente comprometidos. “Aqui, a proposta é
diferente: falamos sobre agir antes, no momento em que o diagnóstico pode mudar
o rumo da vida de quem convive com a doença. A campanha fala sobre manter
lembranças e não sobre o que já foi esquecido. É uma mensagem de esperança que
mostra que ainda há tempo para planejar o futuro e preservar a qualidade de
vida, desde que as intervenções ocorram precocemente no desenvolvimento da
doença", afirma o criativo.
Segundo o relatório sobre a doença de Alzheimer, elaborado pelo
grupo The Economist com apoio da Lilly, estima-se que 1,85 milhão de
brasileiros com 60 anos ou mais vivam com algum tipo de demência, número que
deve subir para quase 2,8 milhões até 2030 e 5,5 milhões até 20502.
No entanto, mais de 80% dos casos permanecem sem diagnóstico no país3,
evidenciando a urgência de ações para aumentar a conscientização, combater o
estigma e capacitar profissionais de saúde, de forma a identificar a doença nos
estágios iniciais e oferecer melhor qualidade de vida aos pacientes.
A iniciativa faz parte da estratégia da Lilly de ampliar o acesso
à informação e combater o estigma em torno da doença de Alzheimer, levando
conhecimento a diferentes públicos e fortalecendo a conversa sobre bem-estar
neurológico.
Para saber mais, acesse o site da Lilly do Brasil
Instagram, Facebook e LinkedIn
Post-it®
Para mais informações, siga @postitbrasil no Instagram e no Facebook
3M
TV1
Saiba mais em grupotv1.com.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário