Os conselhos são
de Lucien Newton, vice-presidente da vertical de consultoria da 300 Ecossistema
de Alto Impacto, expert em negócios e professor de especialização de gestão em
franquias
No cenário competitivo dos negócios, se destacar
como empreendedor é um desafio. No entanto, algumas estratégias e atitudes
podem fazer a diferença. Para Lucien Newton, vice-presidente da vertical de
consultoria da 300 Ecossistema de Alto Impacto, escolher empreender no
franchising é uma boa saída, afinal, é um modelo de negócio já testado e bem
sucedido. “O mundo dos negócios é dinâmico e desafiador, no entanto, para
garantir a prosperidade contínua de um negócio, seja ele franquias ou não, é
crucial entender e monitorar de perto uma série de métricas de desempenho”,
explica.
O especialista em gestão de franquias ressalta que
para se sobressair no empreendedorismo, vale explorar detalhadamente os números
e como elas impactam a rentabilidade sustentável do sistema. São elas:
- Crescimento de vendas em lojas: o pulso do
negócio
O crescimento das vendas em lojas já estabelecidas
é um indicador-chave da saúde e do sucesso do empreendimento. Esse número não
apenas reflete a demanda contínua pelos produtos ou serviços, mas também a
eficácia das estratégias de marketing, atendimento ao cliente e operações em
geral. É uma medida do quão bem a marca está conseguindo manter e
expandir sua base de clientes existente, bem como atrair novos clientes.
- Breakeven das novas unidades: a jornada da
aceleração
O tempo que leva para uma nova unidade atingir
rentabilidade é outro indicador crítico do sucesso. Quanto mais rápido uma nova
operação se tornar rentável, mais cedo poderá reinvestir em suas
operações e em estratégias de marketing local para impulsionar o crescimento.
Por outro lado, se o tempo de ramp-up (aceleração) se prolongar e as perdas
continuarem a aumentar, isso pode desencadear um ciclo prejudicial de cortes de
custos, atrapalhando a expansão.
- Satisfação do cliente: construindo a reputação
A satisfação do cliente é um componente essencial
do sucesso de qualquer empresa . Consumidores satisfeitos são mais propensos a
retornar às lojas e recomendar a marca a amigos e familiares, o que pode levar
a um aumento nas vendas e na lucratividade a longo prazo. Por outro lado,
clientes insatisfeitos podem prejudicar a reputação da marca e afetar
negativamente o desempenho financeiro. Para garantir a satisfação do cliente,
os empreendedores devem garantir que suas unidades mantenham altos
padrões de atendimento, qualidade de produtos e serviços e cumprimento de
promessas de marca.
- Eficiência
operacional: maximizando os recursos disponíveis
A eficiência operacional é fundamental para o
sucesso de qualquer negócio . Empresários que conseguem maximizar a eficiência
operacional são capazes de reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar
a rentabilidade. Isso pode envolver uma variedade de estratégias, como
otimização de processos, utilização eficiente de recursos, automação de tarefas
repetitivas e identificação de oportunidades de economia de custos.
O professor de especialização em gestão de
franquias também destaca que aqueles que optam por empreender pelo franchising
contam com o benefício de terem suporte contínuo, recursos e orientação
estratégica para ajudá-los a alcançar o sucesso a longo prazo e contribuir para
a saúde geral do sistema de franquias. “Ao priorizar a análise e o
acompanhamento de métricas de desempenho relevantes, os franqueadores
constroem uma rede forte, resiliente e em constante crescimento que
beneficia todos os envolvidos”, finaliza.
300 Ecossistema de Alto Impacto
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