quarta-feira, 12 de junho de 2024

Dia dos Namorados: a influência dos alimentos nas emoções e memórias

Professor de nutrição do UniCuritiba ensina receitas fáceis para celebrar a data mais romântica do ano e explica a conexão entre sabores e sentimentos

 

A comida e as emoções estão intimamente ligadas. Não é à toa que o Dia dos Namorados é celebrado, na maioria das vezes, com um jantar romântico. O efeito dos alimentos na memória e nos sentimentos é tão real que tem até explicação na ciência.

 

Em todo o mundo, pesquisadores estudam como os sabores e aromas podem influenciar a saúde, a nutrição, os sentimentos e a memória afetiva. Um deles é o neurologista e psiquiatra Giuseppe Ierace, ex-professor da Universidade de Messina, na Itália.

 

Para justificar a relação das pessoas com a comida, ele explica que há uma ligação direta entre o chamado lobo límbico – o centro das emoções no cérebro - e o córtex gustatório e olfatório (região que processa odores e sabores).

 

Segundo o nutricionista Jhonathan Andrade, professor do UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação – os alimentos desempenham papéis que vão além das funções biológicas e metabólicas da nutrição.

 

Ele ressalta a importância de considerar aspectos sociais e psicológicos envolvidos nesse processo. "Ao redor da mesa surgem sentimentos como conforto, identidade, prazer e pertencimento. Além disso, preparar uma refeição é um gesto carregado de amor, atenção, carinho e dedicação.”

 

Todos esses elementos, continua o nutricionista, estão intrinsecamente ligados à alimentação e nutrição eficazes. “É possível desfrutar de uma refeição deliciosa e satisfatória no Dia dos Namorados sem comprometer a saúde ou os objetivos de emagrecimento ou hipertrofia. A exceção, é claro, são as situações de patologias. Nestes casos é importante contar sempre com orientação nutricional.”

 

Relação histórica

A ligação entre alimentos e emoções – que começa na infância, com a amamentação – tem explicações históricas. No passado, as refeições eram baseadas nas necessidades biológicas e de sobrevivência, hoje são movidas também pelo prazer e pelas memórias que são capazes de trazer.

Da receita passada de geração em geração ou das memórias de um doce da infância, o fato é que os alimentos estão diretamente associados às emoções e experiência. Por isso, no Dia dos Namorados, se transformam no ingrediente perfeito para um gesto de romantismo.

 

Opções para encantar no Dia dos Namorados

 

O jantar romântico no Dia dos Namorados é uma tradição que se consolidou como forma de celebrar o amor e a paixão. Para quem ainda não decidiu como vai celebrar a data, o professor do curso de Nutrição do UniCuritiba, Jhonathan Andrade, dá sugestões fáceis para encantar no jantar.]

 

Entrada: Bruschettas de tomate e parmesão 

 


Ingredientes:


·        Fatias de pão italiano

·        Azeite de oliva

·        1 xícara de tomates picados

·        1 dente de alho amassado

·        Folhas de manjericão a gosto

·        Queijo parmesão ralado

·        Sal a gosto

 

Modo de preparo:

 

Em uma vasilha, misture o tomate picado, o alho e o manjericão. Tempere com sal e azeite. Na assadeira, coloque as fatias de pão e regue-as com azeite. Acomode os tomates temperados sobre a fatia de pão e salpique com o queijo parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido por 5 minutos ou até que o queijo esteja derretido. Sirva em seguida.

 

 

Prato principal: Nhoque cremoso

 


Ingredientes:

 

·        500 gramas de nhoque de batata

·        120g de cogumelos Paris fatiados

·        ½ cebola picada

·        2 dentes de alho picados

·        ½ xícara de vinho branco seco

·        ½ xícara de creme de leite

·        ¼ xícara de parmesão ralado

·        1 colher (sopa) de margarina

·        Sal e pimenta-do-reino a gosto

·        ¼ xícara de salsinha picada

 

 

Modo de preparo:

 

Leve ao fogo uma panela grande com água e sal. Espere ferver e coloque o nhoque. Cozinhe conforme as instruções da embalagem. Para o molho, escolha uma frigideira grande. Doure a margarina e adicione a cebola, o olho e os cogumelos. Refogue em fogo médio até que os cogumelos estejam dourados.

Adicione o vinho branco e deixe reduzir (cozinhe por cerca de 2 minutos). Adicione o creme de leite, o parmesão ralado e tempere com sal e pimenta-do-reino. Baixe o fogo e deixe o molho ferver por 5 minutos (ou até engrossar).

Escorra o nhoque e adicione-o à frigideira com o molho. Misture bem e cozinhe por mais dois minutos (apenas para aquecer o nhoque). Retire do fogo, finalize com a salsinha picada e sirva.

 

 

Sobremesa: Brownie

 


Ingredientes:

 

·        250g de chocolate meio amargo

·        250g de manteiga

·        200g de açúcar

·        100g de farinha de trigo

·        ½ colher (café) de sal

·        4 ovos



Modo de preparo:

 

Misture o açúcar, a farinha e a pitada de sal. Reserve. Em banho-maria, derreta o chocolate com a manteiga. Depois, junto os ovos (um por vez). Misture bem. Em seguida, acrescente os ingredientes secos, mexendo delicadamente.

Coloque a massa em uma forma untada e asse em forno médio (170º C) até que esteja firme (aproximadamente 35 minutos). Para confirmar se está no ponto, aperte o bolo com o dedo indicador e, se ele voltar ao formato original, está pronto. Se preferir, sirva com uma bola de sorvete de creme.

 

Imagens: Freepick / Banco de imagens
UniCuritiba


Nenhum comentário:

Postar um comentário