Entender sobre o perfil do cliente é uma das formas mais eficazes de alavancar a empresa e crescer entre os concorrentes, é o que destaca Tatiana Moura, profissional cadastrada no GetNinjas
Conhecer o
público-alvo do seu negócio é fundamental para criar estratégias de comunicação
com alto poder de conversão. Sem conhecer as necessidades, desejos e objetivos
dos seus clientes potenciais, torna-se quase impossível criar produtos e
serviços que sejam capazes de atender as expectativas de cada um.
Pensando em
esclarecer esses pontos e proporcionar um direcionamento mais abrangente,
Tatiana Moura, da Fix Online (@fixonline), profissional cadastrada na categoria
de Assistência técnica de celulares do GetNinjas, maior aplicativo de
contratação de serviços do Brasil, comenta sobre esse processo.
Tati da fix,
como é popularmente conhecida nas redes sociais, onde concentra quase 20 mil
seguidores, é especialista em conteúdo para gestão de assistências técnicas.
Ela acredita que a chave para o sucesso está em entender as necessidades,
desejos e objetivos dos clientes, permitindo criar produtos e serviços que
atendam às suas expectativas e aumentem a taxa de conversão. "Conhecer
profundamente o público-alvo é o primeiro passo para construir um negócio de
sucesso”, destaca a especialista.
Aqui, ela traz
dicas valiosas, mostrando que é completamente possível fazer um bom trabalho.
Para
começar, você precisa entender o que o público-alvo:
O público-alvo
representa um grupo específico de pessoas que compartilham algumas
características e interesses semelhantes e a partir daí é que conseguimos
desenvolver estratégias de marketing mais segmentadas e focadas em dores ou
desejos específicos.
Quais
características devem ser filtradas:
Entre os
principais pontos que são utilizados para formar um público-alvo, destacam-se a
idade, o gênero, a renda, a formação, a localização geográfica, os hábitos de
consumo e os interesses em temas específicos, permitindo, dessa forma, entender
quais são os produtos e serviços que atendem, da melhor forma possível, os
interesses dessas pessoas que contemplam interesse no seu negócio.
A
importância da ação:
Conhecer e
entender seu público é necessário justamente para abrir a possibilidade de
fazer a sua campanha chegar nas pessoas certas, com o perfil de consumidor do
seu produto e que têm a necessidade em adquiri-lo.
Dessa forma, os
investimentos serão direcionados aos produtos certos, evitando erros e gastos
sem retorno.
Conheça o seu mercado:
Para entender o
público da sua empresa é necessário avaliar o mercado. Esse tipo de análise vai
ajudar a compreender quem são os consumidores e como os concorrentes estão
atendendo, gerando maior consciência sobre como impactar as pessoas. “Faça a
avaliação dos concorrentes; escute clientes e consumidores; encontre dados
sobre nicho de atuação, entenda comportamento de cada um e acompanhe
informações do mercado”, orienta Tatiana Moura.
Invista em pesquisas:
Realizar pesquisas
de mercado para entender o perfil do público da empresa também é um ponto que
pode ajudar a defini-lo. Esse tipo de tarefa é realizado de diversas formas,
como: utilizar redes sociais para compreender mais sobre os consumidores; fazer
pesquisas em plataformas de questionários; realizar entrevistas com pessoas que
já compraram pela sua empresa; analisar dados e recorrer a pesquisas de mercado.
Fidelizar
clientes:
“Quanto mais a sua
empresa conhece o cliente, mais vocês criam conexões. Isso quer dizer que
quando ele pensar em comprar algo que a sua empresa oferece, logo ele vai
pensar em você”, explica. E antes de fidelizar o cliente, você precisa saber
quem ele é e quais são as suas necessidades.
Por fim, é tão
importante quanto cada dica repassada, entenda qual problema o seu negócio
resolve, para, assim, mostrar os benefícios do seu serviço ou produto aos
clientes.
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