Instituição reforça a importância do licenciamento para executar músicas durante os dias de folia
Das 20
músicas mais tocadas em todo o Brasil no carnaval de 2023, segundo levantamento
do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), 14 foram marchinhas
carnavalescas, com "Mamãe eu quero" na liderança do ranking nacional.
Muitos artistas têm suas músicas tocadas especialmente nessa época do ano e são
beneficiados com o pagamento do direito autoral. No último carnaval, o Ecad
distribuiu R$ 19,9 milhões em direitos autorais de execução pública para mais
de 12 mil compositores, intérpretes, músicos e outros artistas que tiveram as
suas canções tocadas no período de pré-folia até os últimos eventos
carnavalescos realizados no país.
Em prol da
classe artística, a instituição lança sua campanha de carnaval focada na
conscientização sobre o pagamento do direito autoral. Intitulada “Com música, a
folia fica melhor”, a ação é voltada para quem vai utilizar música publicamente
em programações e eventos carnavalescos, como organizadores e promotores de
shows, trios elétricos, blocos de rua, prefeituras, casas de espetáculos e
outros. A campanha, que conta com landing page, depoimentos de artistas,
postagens nas redes sociais e envio de e-mails, reforça a importância da música
para esses eventos.
“Não
existe carnaval sem música e os compositores, intérpretes e músicos têm o
direito de serem remunerados quando elas tocam. É importante lembrar também que
o direito autoral é diferente do cachê. O direito autoral pago por meio do Ecad
é destinado aos compositores e demais criadores das músicas tocadas em eventos,
bailes, clubes e outros locais. Por isso, é fundamental que os organizadores de
eventos de carnaval, sejam eles da iniciativa pública ou privada, façam o licenciamento
musical”, disse Isabel Amorim, superintendente executiva do Ecad.
A
obrigatoriedade do licenciamento musical prévio é uma determinação da
legislação brasileira, por meio da Lei dos Direitos Autorais (9.610/98), que
estipula, inclusive, que não é necessário que um evento tenha finalidade de
lucro para que os seus responsáveis e organizadores tenham que efetuar o
pagamento dos direitos autorais pelas músicas tocadas.
Licenciamento
musical: como fazer?
O
licenciamento musical é a garantia de que os valores em direitos autorais serão
destinados a compositores e artistas que terão suas músicas tocadas no
carnaval. São responsáveis por esse pagamento toda pessoa física e jurídica que
produz e organiza shows, trios elétricos, bailes, clubes, casas de show, blocos
e outras programações e eventos. Antes das programações carnavalescas, eles
devem entrar em contato com a unidade mais próxima do Ecad para fazer o
cadastro e solicitar o cálculo do valor a ser pago pela utilização musical. A
licença permitirá o uso de todo e qualquer tipo de música, sem limites de
execuções.
Além da
obrigatoriedade do pagamento dos direitos autorais, há também a
responsabilidade de informar ao Ecad o repertório tocado e enviar os roteiros
musicais. É desta forma que a instituição faz a identificação das músicas
tocadas e a posterior distribuição dos valores arrecadados aos artistas. Outra
forma de identificar as canções é por meio de gravações feitas por
colaboradores do Ecad em trios elétricos, bailes e eventos durante o período
dos festejos carnavalescos.
A
distribuição dos direitos autorais de execução pública musical é feita com base
em critérios utilizados internacionalmente e definidos por Assembleia Geral,
composta pelas associações de música que administram o Ecad. De todos os
valores arrecadados, 85% são distribuídos para compositores, intérpretes,
músicos, editores e produtores fonográficos. As associações de música recebem
6% para suas despesas administrativas e, ao Ecad, são destinados os 9%
restantes para suas despesas operacionais.
Carnaval 2023 –
Ranking das músicas mais tocadas em blocos, bailes de carnaval, clubes, casas
de diversão, eventos de rua, shows e trios elétricos no último ano em todo o
Brasil
Posição |
Música |
Autores |
1 |
Mamãe eu quero |
Jararaca / Vicente Paiva |
2 |
Zona de perigo |
Fellla Fellings / Yves / Rafa Chagas / Pierrot
Junior / Lukinhas / Adriel Max |
3 |
Allah-la-ô |
Haroldo Lobo / Antonio Nassara |
4 |
Marcha do remador |
Castelo / Antonio Almeida |
5 |
A jardineira |
Humberto Carlos Porto / Benedito Lacerda |
6 |
Me dá um dinheiro aí |
Homero Ferreira / Glauco Ferreira / Ivan
Ferreira |
7 |
Eva |
Cartavetrata / Umto / Ficarelli |
8 |
Ta-hi |
Joubert De Carvalho |
9 |
Cabeleira do Zezé |
João Roberto Kelly / Roberto Faissal |
10 |
Não quero dinheiro |
Tim Maia |
11 |
Cachaça |
Heber Lobato / Lucio de Castro / Marinosio
Filho / Mirabeau |
12 |
Vassourinhas |
Batista Ramos / Mathias da Rocha |
13 |
Quem sabe sabe |
Jota Sandoval / Carvalinho |
14 |
Tesouro de pirata |
Fuzza / Ziriguidum do Marcelão |
15 |
País tropical |
Jorge Ben Jor |
16 |
Cidade maravilhosa |
Andre Filho |
17 |
O teu cabelo não nega |
Raul Do Rego Valença / João Valença /
Lamartine Babo |
18 |
Saca-rolha |
Zilda do Zé / Zé da Zilda / Waldir Machado |
19 |
Arerê |
Gilson Babilonia / Alaim Tavares |
20 |
Mulata iê iê iê |
João Roberto Kelly |
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