Pesquisar no Blog

quarta-feira, 7 de junho de 2023

Quais os cuidados pré e pós-operatório na cirurgia de abdominoplastia

 

Médico do Hospital Sapiranga explica cuidados importantes para quem recorre ao procedimento

 

A abdominoplastia é um procedimento de remodelamento cirúrgico do abdômene que está entre os procedimentos mais realizados em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora. O primeiro alerta é de que é fundamental cuidar da alimentação e do exercício físico, que podem ser combinados com cirurgia plástica para otimizar os resultados.

O médico cirurgião plástico do Hospital Sapiranga, André Valiati, chama a atenção para alguns cuidados pré-operatórios.

“Os cuidados pré-operatórios são os mesmos de qualquer cirurgia, entre eles interromper por 10 dias medicamentos à base de AAS, medicamentos antidepressivos, anticoncepcionais orais, entre outros. Caso seja fumante, interromper o fumo 30 dias antes do procedimento, pois o cigarro prejudica a circulação aumentando o risco de morte dos tecidos por falta de oxigênio, dificulta a cicatrização e tem associação à possibilidade de trombose venosa e de embolia pulmonar. Adotar uma rotina de alimentação saudável evita o risco de anemia e da falta de vitaminas que possam atrapalhar a cicatrização, priorizando o consumo de fontes de ferro, como carnes e verduras escuras”, explica.

O médico ressalta que os benefícios da alimentação só terão efeito se o cardápio for alterado meses antes do procedimento.


Pós-operatório

A cirurgia do abdômenexige no pós-operatório alguns cuidados que são essenciais para uma boa recuperação e para o bom resultado do procedimento.

“Os cuidados no pós-operatório da abdominoplastia são tão importantes quanto a própria cirurgia em si. O paciente terá um pouco de dor e desconforto por alguns dias após a cirurgia, o que será combatido com o uso de remédios prescritos pelo cirurgião plástico. Durante a recuperação, dormir com a barriga para cima e com as pernas e quadris dobrados para ajudar a reduzir a pressão sobre o abdômen. O paciente deverá utilizar uma malha elástica semelhante a um cinto entre 2 a ou 3 semanas. Atividades extenuantes ou que exijam esforço devem ser evitadas por, no mínimo, um período de 4 a 6 semanas. Provavelmente o paciente será capaz de retornar ao trabalho em 2 a 4 semanas”, completa.

Existem outras orientações específicas que serão repassadas pelo seu cirurgião plástico, como por exemplo, não levantar muito peso; tossir e espirrar protegendo a região operada; levantar da cama com a ajuda de alguém; usar corretamente das malhas modeladoras (nem muito apertadas, nem muito soltas).

 

Marcelo Matusiak

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados