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Fabiana Wu, gerente de RFID da Avery Dennison para a América Latina, aponta as vantagens dessas soluções para atender as exigências de transparência, rastreabilidade e redução dos desperdícios no segmento
Segundo dados do IBGE, 30% dos alimentos produzidos
acabam sendo descartados. Por conta disso, tecnologias de identificação
digital, como o RFID (identificação por radiofrequência), com capacidade de
conexão do mundo físico ao digital – da matéria-prima ao alimento
disponibilizado em gôndola – podem ajudar a superar este desafio, que impacta
diretamente nas projeções de competitividade dos negócios, no impacto ambiental
e nos índices de fome e pobreza de diferentes regiões do país.
De acordo com Fabiana Wu, gerente de RFID da
Avery Dennison para a América Latina, empresa líder mundial em
ciência de materiais, as questões de rastreabilidade e prevenção de perdas são
os principais pontos que têm motivado o setor de alimentos a aderir essas
soluções.
“O rastreamento em tempo real, por meio de
etiquetas RFID, permite que as cadeias de suprimentos tenham uma gestão
efetiva, monitorando armazéns, centros de distribuição e estoques. Essa
inteligência tecnológica, além da transparência nos processos, em conformidade
com as diferentes exigências – legais, sanitárias e da própria demanda de
consumo – estabelece uma possibilidade direta de reduzir as taxas de desperdício”,
explica Fabiana.
Os desperdícios, em números
Ocupando o 10º lugar no ranking de países que mais
desperdiçam alimentos no mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas
(ONU), o Brasil descarta cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos todos os
anos, o que representa, em termos econômicos, um valor estimado em R$ 61,3
bilhões.
Outro recorte, presente no recente relatório
elaborado pela Avery Dennison, quando foram ouvidas mais de 300 empresas e mais
de 7.500 consumidores globais - em segmentos como alimentos, beleza, vestuário,
automotivo, saúde e produtos farmacêuticos, a cadeia de suprimentos das
empresas que ainda não adotaram medidas de gerenciamento eficientes vivencia um
período crítico, em que os desperdícios dos estoques correspondem a um prejuízo
anual na casa dos 160 bilhões de dólares. Se por um lado a produção em larga
escala permitiu otimizar recursos financeiros e de tempo, adotar uma estrutura
operacional com foco sob demanda é um dos caminhos para superar este cenário.
“Se a indústria de alimentos tem produzido mais e
atendido às preferências de consumo, é preciso investir em soluções
inteligentes capazes de reduzir as perdas, de modo que as operações sigam
totalmente de acordo com as frentes de atuação positiva dessas companhias.
Os consumidores esperam que esse tipo de atitude venha das donas das marcas,
impactando , entre outros fatores, no enfrentamento da crise climática que
estamos atravessando. Muitos dos nossos materiais contam agora com a tecnologia
SmartFace, uma das soluções de UHF RFID mais sustentável”, complementa Fabiana.
Case Chipotle Mexican Grill: rastreabilidade e
segurança de alimentos
Recentemente, a Chipotle Mexican Grill - rede de
restaurantes nos Estados Unidos, encontrou no RFID uma solução eficaz para
rastrear os ingredientes de seu centro de distribuição e de aproximadamente 200
unidades de restaurantes em Chicago, nos Estados Unidos. As etiquetas,
fornecidas pela Avery Dennison, passaram a contribuir diretamente para o
gerenciamento digital e automatizado dos estoques e operações, melhorando a
experiência dos colaboradores e fornecedores. Agora, os alimentos chegam
etiquetados aos restaurantes e são escaneados pela equipe em segundos,
permitindo segurança e qualidade de alimentos de forma rápida, eficiente e
precisa.
“As soluções de identificação digital, como o RFID, ajudam a evitar a superprodução, melhorar a visibilidade dos estoques e as datas de validade dos produtos. A redução do desperdício é ainda uma grande preocupação às indústrias, tanto em termos de prejuízo quanto de sustentabilidade. Hoje, existem soluções em diferentes formatos e tamanhos, que podem ser implementados pelas companhias em sintonia com os tipos de alimentos comercializados”, conclui Fabiana.
Avery Dennison Corporation
Avery Dennison
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