Pesquisar no Blog

terça-feira, 6 de junho de 2023

Aquecimento global pode matar 40 milhões de pessoas

Documento do Programa das Nações Unidas ressalta a importância de medidas urgentes para reverter o cenário

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado hoje (5 de junho). A data foi instituída durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, que aconteceu em Estocolmo, capital da Suécia, em 1972. O objetivo é chamar a atenção da população sobre os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, até então considerados inesgotáveis. 

Entre as grandes questões que merecem atenção dos governantes, das corporações e da sociedade estão o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e projetos de reciclagem, o consumo exagerado de recursos naturais, o desmatamento, a inserção de espécies exóticas, o uso de combustíveis fósseis, o desperdício de água e o esgotamento do solo. 

Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano 2021-22 – elaborado pelo Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD) – cerca de 40 milhões de pessoas podem morrer no mundo até o fim do século, em função das altas temperaturas causadas pelo aquecimento global. O documento ressalta a importância de medidas urgentes para reverter o cenário.

 

Atitudes responsáveis

O cuidado com os impactos ao meio ambiente, gerados pela atividade empresarial, é tema recorrente nos debates das organizações. Cada vez mais a soma de esforços é fundamental para ajudar o planeta. 

De olho nessas questões, o Centro Universitário Integrado realiza diferentes ações que fomentam a sustentabilidade. Uma delas foi zerar a emissão de carbono durante o 13º Congresso Científico e Cultural do Estado do Paraná (Conccepar), evento realizado de 15 a 18 de maio e que reuniu mais de 3 mil pessoas de todo Brasil. 

“Fizemos o plantio de árvores na região. Os participantes receberam um crachá com papel semente, que também foi plantado em escolas públicas de Campo Mourão e germinou em hortaliças. Outros cuidados foram o uso de apenas um copo por pessoa durante todos os dias do evento, a redução do uso de descartáveis, o recolhimento, a destinação de lixo eletrônico e óleos e a substituição de banners de lona por painéis online ”, explica o diretor de Operações do Grupo Integrado, Alan Fonseca.

 

Energia limpa

Outra solução encontrada para ajudar o meio ambiente e poupar recursos naturais envolve o uso de energia solar. O Grupo Integrado – que engloba um colégio, plataformas educacionais e o Centro Universitário - investiu R$ 600 mil na instalação de 99 placas fotovoltaicas. Desde que o sistema entrou em funcionamento, em dezembro de 2022, a economia energética foi de 28%. 

“Os painéis foram instalados no telhado da unidade de serviços. Toda energia consumida neste local, no colégio e na área administrativa do coworking do grupo vêm desta produção que é totalmente limpa, eficiente, renovável e sustentável”, destaca Fonseca. 

“Esse sistema instalado no Grupo Integrado tem o que há de mais avançado em questão de eficiência, todos os módulos possuem selo Procel, o que traz confiabilidade e a geração de energia projetada”, ressalta o engenheiro eletricista Rodrigo Schweitzer Dalmolin, da Efi Energy Engenharia e Consultoria.

 

Aumento da temperatura

Exemplos como o do Grupo Integrado contribuem com o planeta. De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM) – agência da ONU que aborda clima e meio ambiente – nos próximos cinco anos as temperaturas globais devem bater a marca dos registros atuais por causa dos gases que causam o efeito estufa e do fenômeno El Niño, que está ocorrendo naturalmente. 

A OMM afirma que existe 98% de chance de um - dentre os próximos cinco anos - ser o mais quente desde o início de registros das temperaturas globais. 

“Esses dados mostram o quanto é importante atuar de forma responsável para ter um mundo mais verde e sustentável para nós e as futuras gerações. Estamos comprometidos com isso. Adotamos diferentes práticas e iniciativas que minimizem impactos ambientais, promovemos a eficiência no uso de recursos, a redução de emissões, a preservação da biodiversidade e a gestão adequada de resíduos. Todos devem seguir esse modelo”, completa o diretor de Operações do Grupo Integrado, Alan Fonseca. 

 

Centro Universitário Integrado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados