sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Como escolher espumantes para as festas de fim de ano?

Sommelière Érika Líbero dá dicas para escolher a bebida das celebrações de fim de ano e conta algumas curiosidades sobre os espumantes


Em clima de festas de final de ano, a Sommelière Érika Líbero preparou um Guia dos Espumantes com dicas e curiosidades sobre a bebida sempre popular no Réveillon.  

O espumante é um dos tipos de vinhos mais democráticos. Tem para todos os gostos, todos os níveis de açúcar, todas as cores, todos os bolsos e acompanha todos os tipos de refeição - da entrada à sobremesa. 

A Sommelière Érika Líbero começa explicando o que é o espumante: É o vinho que passa por duas fermentações, a primeira para transformar a uva em um vinho base branco ou rosé, e a segunda para adicionar o gás carbônico nesse vinho base.

 

Métodos para produção de espumante 

Há 3 métodos para produção dos espumantes. Para obter um espumante, o vinho base deve ser fermentado novamente para a formação da perlage (aquelas bolhas do espumante). Essa segunda fermentação pode ser feita de dois métodos:

 

Tradicional 

Também conhecido como método champenoise ou clássico, a segunda fermentação ocorre na garrafa.

 

Charmat 

A segunda fermentação ocorre em tanques de inox e só depois é envasado.

 

Asti: Uma única fermentação 

O método Asti é uma variação do método Charmat, mas consiste em uma única fermentação, gerando álcool e perlages de uma só vez.

 

Nem todo espumante é Champagne ou Prosecco 

"Vamos começar já dizendo que nem tudo que borbulha é Champagne ou Prosecco. É muito comum usar os termos 'champanhe' e 'prosecco' para falar de um espumante." conta Érika Líbero.

 

Champagne 

O Champagne é o espumante feito em Champagne (região da França) pelo método tradicional (champenoise) com as uvas permitidas em Champagne: Chardonnay,

 Pinot Noir e Meunier. Outras 4 uvas são permitidas (Arbane, Petit Meslier, Pinot Blanc e Pinot Gris), mas estas representam menos de 0,3% da produção de uvas de Champagne. 

 

Prosecco 

O Prosecco é o espumante feito no Vêneto (Itália) pelo método Charmat com a uva Glera. Antigamente a uva Glera era chamada de Prosecco, mas mudou de nome para evitar que espumantes de outras regiões e países que usassem essa uva também fossem chamados de Prosecco.

 

Cava 

O Cava é o espumante da região de Penedés (Espanha) com as uvas Macabeo, Xarel-lo e Parellada. É feito pelo método tradicional.

 

Não é “A” Espumante e sim “O” Espumante 

"É comum ouvir 'Vou tomar UMA espumante', mas o correto é UM espumante, substantivo masculino", destaca Érika que também fala sobre a questão linguística em relação ao Champagne: "O Volp traz champanhe como substantivo masculino e feminino, portanto é permitido dizer “O” champanhe ou “A” champanhe."

 

Espumantes brancos podem ser feitos de uvas tintas 

Uma das uvas de Champagne é a Pinot Noir, uma uva tinta. Um espumante branco pode ser feito 100% com a uva Pinot Noir. O termo usado para um espumante feito com uvas tintas é Blanc de Noir.

 

Blanc de Blancs é só com uva branca 

Quando encontrar um rótulo com a descrição Blanc de Blancs, se trata de um espumante branco feito exclusivamente com uvas brancas. Em geral, esses vinhos são produzidos 100% com a uva Chardonnay. 

 

Você sabia que a pressão de uma garrafa é superior a 4 atm?  

Um dos fatores que classifica um espumante é a pressão, que deve ser acima de 4 atm. Uma pressão de 4 atm pode causar um bom estrago, por isso, cuidado ao abrir uma garrafa de espumante. A gaiola, aquele arame que segura a rolha, está lá justamente para a garrafa não expulsar a rolha, então, a partir do momento que a gaiola é retirada, a atenção deve ser redobrada para evitar acidentes.  

Érika compara: "Para ter uma ideia do que é 4 atm:

Panela de pressão de 4 litros: 2,5 atm (temperatura acima de 100 graus Celsius)

Pneu de caminhão: 4 atm (depende do pneu)." 

E complementa: "Não precisa se apavorar, mas é bom manipular com cuidado. Não aponte a garrafa em direção às pessoas, animais, objetos (cuidado com lâmpadas e lustres!!)." 

Já reparou que, em geral, o espumante não é safrado como outros tipos de vinho?  

Geralmente não tem o ano da safra no rótulo do espumante. Isso acontece porque o enólogo faz cortes com diferentes safras para manter o padrão do espumante ano a ano. 

O termo Brut encontrado nos espumantes diz respeito ao teor de açúcar 

Teor de açúcar do espumante, de acordo com a descrição do rótulo. 

Nature: até 3g

Extra–brut: superior a 3g e até 8g

Brut: superior a 8g e até 15g

Sec (ou seco): superior a 15g e até 20g

Demi-sec (meio-seco ou meio-doce): superior a 20 e até 60g

Doce: superior a 60g

 

No Brasil, há um espumante que pode ser chamado de Champanhe

A Vinícola Peterlongo possui um espumante que pode ser chamado de Champanhe. O Recurso Extraordinário 78.835 concedeu de maneira irrevogável o direito do uso do termo Champagne em alguns de seus rótulos. A Vinícola Peterlongo foi a pioneira na produção de espumantes no Brasil, em 1915.

 

Espumantes tintos? 

Não é muito comum, mas existe. Aqui no Brasil, duas vinícolas já produziram espumante tinto com a uva Merlot: Estrelas do Brasil e Guatambu. 

A vinícola Viapiana (Flores da Cunha-RS) lançou um espumante tinto elaborado 100% com a uva Gamay. 

 

Hamonizações

 Érika destaca a versatilidade do espumante: " É um tipo de vinho que vai bem do começo ao final da refeição. Espumantes harmonizam da salada à sobremesa."  

A Sommelière dá uma sugestão de ordem para que os espumantes sejam servidos do início ao fim da refeição: 

Entrada: Brut/Nature elaborado pelo método Charmat.

Prato Principal: Brut/Nature elaborado pelo método Tradicional.

Sobremesa: Moscatel, elaborados pelo método Asti. 

Érika destaca que "a escolha vai depender do gosto pessoal ou da harmonização com os pratos." 

Espumantes feitos pelo método Charmat são mais leves, frescos e frutados. Acompanham bem pratos leves, entradas, tábua de queijos e frios. 

Espumantes elaborados pelo método tradicional, em geral, são mais estruturados e cremosos. Acompanham bem pratos com mais estrutura, como peixes assados, aves e até uma feijoada. 

Espumantes doces feitos pelo método Asti harmonizam perfeitamente com sobremesas.

 

O espumante deve ser servido gelado ou resfriado? Por quê? 

Os espumantes são servidos gelados para realçar a acidez e não acentuar o álcool. 

Antes de servir, deixe por pelo menos 2h30 na geladeira ou uma hora no balde de gelo. Durante o serviço, mantenha no balde de gelo para manter a baixa temperatura. 

 

Os espumantes brasileiros estão entre os melhores do mundo 

"Pode comprar sem medo! Temos espumantes de todos os métodos , todos os teores de açúcar e todas as cores. Recebem vários prêmios mundiais e são elogiados mundo afora. Não tenha medo de comprar espumantes nacionais", conta Érika.   

Em relação às regiões que produzem espumantes no país, a Sommelière explica que Garibaldi é conhecida como a capital nacional do espumante, já Farroupilha é a capital nacional do Moscatel e a Região do Vale do Rio São Francisco produz excelentes espumantes.

 

Qual a taça mais indicada para o Espumante?  

A taça mais indicada para servir o espumante é a flüte, mais alta e estreita, para manter o gás carbônico. Caso não tenha, não se preocupe, utilize a taça de vinho, mas sirva em pequenas quantidades. 

 

Assim como o vinho, o espumante precisa envelhecer ou perde o gás com o tempo? 

A maioria dos espumantes já chega no mercado prontos para consumo e em geral são consumidos jovens. A rolha armazena bem o gás carbônico dos espumantes, mas após aberto o gás se perde rapidamente e recomenda-se o consumo imediato. 

Que comecem as celebrações de final de ano com brindes de espumantes. Tin Tin! 

 

Festas de fim de ano com Barilla: Aprenda três receitas exclusivas para sua ceia


Em comemoração às festas de final de ano, a Barilla, empresa líder em produção de massas, ensina três receitas para compor sua ceia: uma entradinha em Tábua de Patês com Snacks Barilla, um saboroso Finger Food de Massas e como prato principal, um delicioso Risoni à Grega.
 

A Tábua de Patês com Snacks e o Finger Food de Massas são receitas especialmente preparadas com Fusilli e Farfalle, ideais para quem ama uma deliciosa combinação de ingredientes. Enquanto a receita de Risoni à Grega é preparada com o Risoni, da linha Clássica, massa produzida com trigo 100% Grano Duro e em formato de arroz, ideal para quem busca uma opção versátil com um sabor surpreendente.

 

Buon appetito!

 

TÁBUAS DE PATÊS COM SNACKS BARILLA


Tempo de preparo: 60 minutos | Dificuldade: Básico

 

Ingredientes:

 

500 gr de Farfalle Barilla

100 ml de azeite extravirgem

2 colheres de sopa de lemon pepper, páprica defumada, flor de sal.

Sal a gosto

80 gr de patê de salmão

80 gr de patê de gorgonzola

80 gr de patê de azeitonas

80 gr de molho pesto Barilla
 

Modo de preparo:

  1. Em uma caçarola com grande quantidade de água, quando ferver acrescentar o sal e cozinhar a massa o dobro do tempo indicado na caixinha. Se 10 minutos -- cozinhe 20 minutos.
  2. Escorrer a massa e colocar em cima de um papel toalha para que ela fique sem muita água acumulada nela.
  3. Em um bowl, misturar o azeite com tempero de limão pepper e acrescente a massa cozida e misture bem até que toda a massa esteja envolvida no tempero -- se necessário acrescente mais azeite e tempero.
  4. Coloque os Farfalle sem encostar um no outro em uma forma e leve ao forno.
  5. Leve ao forno -- Pré aquecido por 15 minutos a 170 graus -- por 30 minutos -- retire a massa do forno e vire os Farfalle e volte por mais 10 minutos para finalizar.
  6. Retire do forno e coloque em cima de um papel toalha para absorver qualquer resquício de azeite que tiver -- espere cerca de 25 minutos e pode consumir
  7. Enquanto isso, vamos a tábua ou um prato grande, com colheres de sobremesa, uma para cada patê, usando a parte de trás da colher, passe os patês conforme o desenho que desejar. Colocamos uma degradê de cores mas pode fazer na forma que desejar.
  8. Sirva os snacks com os patês e aproveite.
     

Dica do chef: Para guardar os snacks e manter a crocância -- guarde em sacos plásticos fechados com slip ou em potes com tampa. Manter guardado até consumir.

  

FINGER FOOD COM MASSA


Rendimento: 30 unidades | Tempo de preparo: 25 minutos | Dificuldade: Básico

 

Ingredientes: 

40 gr de qualquer corte curto de massas Barilla; Podendo ser Farfalle e Fusilli, 20 unidades de cada;

Sal

15 pedaços de tender ou chester picado em quadradinhos de 1x1 cm,

15 pedaços de queijo coalho, mussarela ou que preferir em quadradinhos de 1x1 cm,

10 unidades de damasco picado ao meio;

15 unidades de muçarela de búfala bolinha pequena;

15 unidades de tomate cereja,

50 folhas de manjericão fresco ou folhas de salsinha,

60 unidades de palitos para servir finger food (quantidade sobrando)

1 colher de sopa de Molho Pesto Barilla com ½ colher de sopa de creme de leite fresco ou requeijão;

 

Modo de preparo:

  1. Cozinhe o Farfalle e os Fusilli em água abundante e salgada, lembre se que o tempo de cozimento estão na caixa, mas para essa receita cozimento deve ser 1 minuto a menos do tempo;
  2. Retire e passe na água fria para parar o cozimento;
  3. Em uma tigela ou bowl, coloque os Farfalle e Fusilli cozidos, e adicione 1 colher de molho pesto e ½ colher de creme de leite ou requeijão e envolva as massas,
  4. Corte os tomates cereja e as mussarelas de búfala ao meio, reserve;
  5. Corte o tender ou chester em quadradinhos de 1 x 1 cm aproximadamente,
  6. Corte o queijo de escolha em quadradinhos de 1 x 1 cm, reserve;
  7. Corte os damascos ao meio ficando meia lua, reserve;
  8. Separe as folhas do manjericão ou salsinha do caule e reserve;
  9. Com todos os preparos já cortados e organizados, agora é hora de montar:
  10. Para montagem, para cada palito, comece furando no meio do Farfalle ou Fusilli, delicadamente, adicione uma folha de manjericão em seguida com parte do corte para cima adicione a muçarela de búfala e o tomate cereja com a parte do corte para baixo (apoio para manter de pé),
  11. E de outro modo, comece furando no meio o Farfalle ou Fusilli, delicadamente, adicione uma folha de salsinha, tender ou chester, mussarela ou coalho e por último o damasco.
  12. Coloque os espetinhos em pé em um prato ou bandeja e sirva com Molho Pesto Barilla, ou um molho de sua preferência.

  13.  

RISONI À GREGA

Rendimento: 6 porções | Tempo de preparo: 45 minutos | Dificuldade: Básico

 

Ingredientes: 

500 gr de Risoni Barilla

1 cenoura média picada em quadradinhos pequenos

1 cebola média picada pequeno

1 pimentão amarelo picado pequeno

3 tomates picados quadrados pequenos

150 gr de azeitonas picadas pequeno

100 gr de uva passa

Salsinha e cebolinha picados a gosto

Sal e pimenta do reino a gosto

2 colheres de sopa de manteiga com sal

 

Modo de preparo:

  1. Corte as cenouras em quadrados pequenos e leve para cozinhar em água fervente e com sal;
  2. Corte a cebola, pimentão e tomates em quadrados do mesmo tamanho, enquanto a cenoura cozinha, reserve os em um bowl;
  3. Corte as azeitonas em pequenos pedaços e junte dos demais ingredientes cortados, adicione junto a uva passa,
  4. Pique bem a cebolinha e a salsinha, reserve;
  5. Em uma panela com água abundante e salgada, cozinhe o Risoni conforme o tempo da caixa;
  6. Escorra as cenouras e adicione os demais ingredientes.
  7. Em uma panela grande, com um fio de azeite e uma colher de manteiga, adicione os ingredientes já picados e tempere com sal e pimenta do reino, deixando-os murcharem na panela.
  8. Quando Risoni estiver cozido, escorra e leve direto a panela com os ingredientes já refogados e temperados, acrescente uma colher de manteiga e misture até que a mesma esteja toda incorporada;
  9. Acerte o sal e a pimenta, adicione a salsinha e a cebolinha picados e sirva.
     

Buon Appetito!
 

Barilla

www.barilla.com


Celebre as mudanças: aprenda a fazer uma receita de Bolo Salgado de Lentilha

Celebração, sentimento de mudanças e muito sabor são fatores importantes para as festas de fim de ano. Para encerrar o ano, o Chef e Coordenador da Casa do Sabor -- Cozinha Experimental da Camil, Lucas Canalis, indica uma receita fácil e diferente para dar boas-vindas para um novo ciclo: Bolo Salgado de Lentilha.

A receita leva em torno de uma hora e vinte (1h20) para ficar pronta e rende até 6 porções.

 

Divulgação/Camil

Ingredientes:

  • 3 xícaras (chá) de Lentilha Camil cozidas
  • 1 xícara (chá) de aveia em flocos finos
  • 1/2 unidade de cebola grande picada
  • 1 unidade de alho picado
  • 300 gramas de batata doce cozida e espremida
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de páprica defumada
  • 1 colher (chá) de pimenta do reino
  • 1 unidade de requeijão cremoso
  • Tomate holandês confit para decorar
  • Manjericão Fresco para decorar

 

É assim que se prepara:

  1. Em um processador, adicione a Lentilha Camil cozida, a aveia, a cebola e o alho e triture bem até virar uma massa homogênea.
  2. Em uma tigela coloque a batata doce amassada, o conteúdo do processador, a água e tempere com o azeite, o sal, a páprica e a pimenta-do-reino. Misture bem.
  3. Em uma forma inglesa (23x9,5 cm), unte com azeite, acrescente metade da massa reservada forrando o fundo e as laterais, recheie com o requeijão e cubra com a outra parte da massa.
  4. Polvilhe gergelim e leve em forno preaquecido (200°C) por 20 minutos ou até dourar.
  5. Retire do forno, espere amornar e desenforme.
  6. Finalize decorando com tomates confit e as folhas de manjericão e sirva em seguida.

 

Para deixar a sua receita ainda mais saborosa, Lucas Canalis, Chef e Coordenador da Casa do Sabor -- Cozinha Experimental da Camil, deixa dicas para o preparo da lentilha Camil e os tomates confits:

  • Para o preparo da Lentilha Camil, coloque 1 e meia xícara (chá) de Lentilha Camil, 9 xícaras (chá) de água e cozinhe em fogo médio por 35 minutos. Escorra completamente a água e utilize em seguida.

Para fazer os tomates confits, coloque em uma assadeira pequena 200g de tomate holandês, meia xícara (chá) de azeite, 5 dentes de alho com casca, sal a gosto e asse em forno preaquecido a 180°C por 20 a 25 minutos. Utilize em seguida.


Dicas para ceia de Réveillon: veganas, sem glúten e sem lactose

Criatividade e ingredientes alternativos são regras para consumir uma ceia democrática, saudável e saborosa

 

Quando o assunto é confraternizações de fim de ano, um dos momentos mais esperados entre famílias e amigos é a ceia. Sinônimo de fartura, desde as toalhas coloridas, frutas que remetem à época, assados e pratos clássicos são presença confirmada nas festas de fim de ano. Na pegada da gastronomia festiva, quem possui intolerância alimentar ou opta pela dieta vegana ou vegetariana, merece uma ceia tão saborosa e festiva quanto. Especialista em Nutrição do Centro Universitário de Brasília – CEUB, Paloma Popov destaca que toda ceia pode e deve ser inclusiva, com opções para todos os públicos.

“As comemorações de festas em geral exigem de quem tem condição alimentar diferenciada atenção na forma de preparo dos alimentos. Essas pessoas devem ajustar sua refeição”, indica a especialista. Paloma destaca que existem diversas alternativas de ingredientes e preparo. A nutricionista indica a criatividade como ponto alto para esse fim de ano, com opções de saladas, pães sem glúten, queijos, leites e derivados sem lactose para compor belas receitas. A ceia de Ano Novo, em geral, não contém preparos com glúten e lactose. O que acaba surpreendendo são as sobremesas, entradas, o clássico panetone, alem das famosas rabanadas, sempre presentes na ceia de e Ano Novo. A especialista em nutrição sugere alternativas fáceis de serem preparadas.

“Podemos pensar em saladas com um teor nutritivo importante para não faltem nutrientes para esses pacientes. Pensando em usar extratos vegetais para substituição do leite e seus derivados, temos leite de coco, amêndoas, arroz, ou próprio leite de soja”, sugere. No caso do público vegano, a professora indica o uso de proteínas de origem vegetal, tanto nas leguminosas, onde com o grupo dos feijões, lentilha, ervilha, soja, grão de bico e proteínas presentes nos cereais, que é o grupo do arroz, milho, cevada, centeio, trigo e aveia. “A ideia é o vegano substituir o consumo dessas proteínas com esses grupos alimentares”, explica.

Quando o assunto é dica de receita, Paloma revela algumas preparações, entre elas um quibe feito com trigo para quibe, em que se pode usar cenoura, abobrinha ou abóbora. Pode-se utilizar até o tofu, que é o queijo de soja, para a montagem desse quibe. Também são muito interessantes saladas à base de grão de bico, de lentilha, de feijão branco. Sao saladas frias, ricas, apetitosas e coloridas.

Outra alternativa para festas é o “Escondidinho” com proteína de soja texturizada, que pode ser coberto com purê de batata, de aipim ou de batata baroa. Para substituir os assados, a dica da especialista é o hambúrguer de grão-de-bico ou hambúrguer de soja. De entrada, o snack de grão-de-bico é a indicação. “O que sempre tem que se levar em consideração é a criatividade. Dá para fazer pratos e cardápios bem elaborados e atender todos os grupos que estarão presente”, arremata.

Confira uma receita exclusiva desenvolvida pelos alunos de Nutrição do CEUB:

 

 Tabule de quinoa, lentilha, damasco e hortelã


Ingredientes:


200g de quinoa;
150g de lentilha Seca;
100g de damasco seco em cubos;
100g de rabanete;
30g de folhas de hortelã fatiadas;
Suco de 3 limões;
50ml de Azeite extravirgem;
50g de nozes picadas;
Sal e pimenta a gosto;

 

Modo de preparo 

• Cozinhe a quinoa e a lentilha separadamente em água fervente com sal e reserve;
• Junte a quinoa, a lentilha, o rabanete, o damasco, a hortelã, o suco de Limão, o azeite e misture tudo, acertando o sal e a pimenta;
• Acrescente as nozes picadas e sirva.


Ano-Novo: confira as melhores receitas para compor e surpreender na ceia da virada

Para impressionar com aquela mesa de respeito, o Kwai tem diversos conteúdos com receitas imperdíveis para reunir a família e os amigos e curtir no Réveillon

 

  

Falta pouco para 2023 chegar e nada melhor do que comemorar as conquistas de 2022 e celebrar a chegada do novo ano com aquela mesa repleta de quitutes temáticos para impressionar família, amigos e até o crush. Se eles forem feitos por você, melhor ainda. Para solucionar a dúvida sobre o que preparar para a noite de Réveillon, o Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, selecionou alguns vídeos com receitas dos pratos mais deliciosos do app para dar aquela mãozinha –com níveis de dificuldade diversos, dos mais fáceis aos complexos, das entradinhas ao prato principal. Confira:

Salpicão (+150,1 mil visualizações)  – Com muito bom humor, Scarlatxi Caluête ensina os usuários do app a fazer sua deliciosa receita de salpicão para a ceia de Ano-Novo. A criadora de conteúdo tem 13,6 milhões de curtidas e 966,6 mil seguidores.

Lentilha da Sorte (+88,8 mil visualizações) – Não há quem duvide que comer lentilha na festa de Réveillon atrai dinheiro para o próximo ano, né? Sendo assim, o Tastemade Brasil, perfil com 670,4 mil curtidas e 1 milhão de seguidores no app, ensina uma receita simples e saborosa desse tradicional prato que não pode faltar no cardápio da virada.  

Manjar de Coco (+192,9 mil visualizações) – Uma sobremesa gostosa é de lei na hora de completar a noite de Réveillon! Para as formigas de plantão, o Receituando Master mostra o passo a passo para fazer um manjar de coco com ameixa em calda de dar inveja em qualquer tia cozinheira. O perfil tem 3,9 milhões de curtidas e 746,1 mil seguidores.

Pernil Defumado (+1,1 milhão de visualizações) –  Ruffos Grill, que tem 10,3 milhões de curtidas e 657,7 mil seguidores, mostra aos usuários do Kwai como se faz um dos pratos principais mais famosos da ceia de Ano-Novo, que ainda por cima é símbolo de progresso e abundância.

Peito de Frango Recheado (+463 mil visualizações)  –  O Aqui Tem Receita ensina uma receita fácil e barata de peito de frango recheado, além de um acompanhamento feito com legumes. O perfil, que tem diversas receitas para qualquer ocasião, tem mais de 1,2 milhão de curtidas e 282 mil seguidores.

Musse de Maracujá com Chocolate (+147,7 mil visualizações) – O Pobre na Cozinha mostra que combinar maracujá com chocolate pode resultar na receita perfeita para a sua festa. O melhor: sem gastar muito dinheiro. O perfil reúne mais de 20,5 milhões de curtidas e 4,2 milhões de seguidores no Kwai.

Antepasto de Berinjela (+557,7 mil visualizações) –  Uma entradinha deliciosa e fácil de fazer pode conquistar a família toda na hora da ceia, então a dica é seguir o perfil Gostei do Gosto, que tem mais de 3,88 milhões de curtidas e 686,9 mil seguidores, e aprender essa receita simples de antepasto de berinjela para servir com torradas.

Bolo de Tapioca (+125,8 mil visualizações) – O bolo cremoso de tapioca, que não vai ao forno, pode ser a grande estrela da noite. Quem aposta nisso é Jobson Amancio, que mostra como é fácil e rápido ter uma receita gostosa para a ceia. O criador do bolo tem cerca de 16,5 milhões de curtidas e 2,7 milhões de seguidores.

Farofa Especial (+890,8  mil visualizações) – Com mais de 10,3 milhões de curtidas e 657,7 mil seguidores, Ruffos Grill ensina a fazer essa farofa maravilhosa, que pode fazer parte da noite de Ano-Novo.

 

Kwai
App Store
Google Play
kwai.com