Pesquisar no Blog

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Instituto Butantan inicia projeto de testagem para diagnóstico da Covid-19 em pessoas assintomáticas em São Paulo

A partir desta quinta-feira (25), sete pontos da capital paulista receberão tendas para teste do tipo RT-PCR em pessoas que não apresentem sintomas de infecção pelo coronavírus


O Instituto Butantan, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, inicia nesta quinta-feira (25) uma ação de testagem para diagnóstico da Covid-19 em pessoas assintomáticas. Tendas para coleta e cadastro de interessados serão instaladas em sete pontos da capital paulista para realização do exame do tipo RT-PCR, capaz de detectar a presença do vírus SARS-CoV-2 mesmo em pessoas que não apresentem sintomas de infecção. A ação ocorrerá até o dia 17 de dezembro e podem participar maiores de 18 anos. 

“O objetivo desta ação é testar pessoas que não estejam sentindo nenhum sintoma da Covid-19, para que possamos identificar os casos assintomáticos e, assim, isolá-los para que não sejam um risco aos outros. Com as análises também vamos entender se o vírus está circulando de forma silenciosa no atual momento da pandemia”, explica Maria Carolina Sabbaga, uma das coordenadoras da Rede de Alerta das Variantes e da Rede de Laboratórios para Diagnóstico do Coronavírus SARS-CoV-2 do Instituto Butantan. 

A análise das amostras coletadas serão encaminhadas aos laboratórios do Instituto Butantan para verificar a existência do vírus causador da Covid-19. A expectativa é que o resultado seja emitido e disponibilizado aos participantes em até 24h após a coleta. As amostras detectadas como positivas para o vírus seguirão para uma segunda etapa, nesse caso o sequenciamento genômico, com o objetivo de saber qual a variante do coronavírus em questão. 

Os interessados podem procurar um dos postos de testagem listados abaixo, das 9h às 16h, de segunda-feira à sexta-feira. O participante receberá orientações sobre o projeto e deverá responder um questionário, além de informar dados cadastrais como nome e meios de contatos. Após a coleta de amostras da garganta e do nariz, a pessoa será liberada para retomar as atividades do dia. Em até 24h o participante receberá o resultado do seu exame no e-mail ou telefone informado no cadastro. Em casos positivos, o participante pode se isolar e buscar atendimento médico, caso necessário. 

 

Locais:

Aeroporto de Congonhas 

Largo Treze (Santo Amaro)

UBS Dr. Manoel Saldiva Neto (Brás)

Metrô Faria Lima (Pinheiros)

Terminal Rodoviário Tietê (Santana)

Mercado Municipal de São Paulo (Centro)

Mercado Municipal de São Miguel Paulista (Zona Leste)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados