Embora otimistas, o levantamento feito pela Boa Vista aponta que as empresas têm desafios como estoques baixos e falta de capital de giro; 64% apostam nas vendas online para o período
Um levantamento
realizado pela empresa de inteligência analítica Boa Vista mostra otimismo entre os pequenos e médios
empresários com as vendas durante a Black Friday em 2021. Mais da metade – 54%
– dos entrevistados acreditam em um aumento no faturamento para o período,
enquanto apenas 39% declararam o mesmo em 2020.
Embora as PMEs estejam
mais confiantes, elas têm enfrentado desafios como estoques baixos e falta de
capital de giro. 62% dos entrevistados afirmaram que trabalharão com estoques
ainda disponíveis, sem reposição, e outros 76% afirmaram à Boa Vista que não
farão contratações para o período e permanecerão com a força de trabalho atual.
Essas dificuldades se dão pela falta de capital de giro. Conceder desconto será
a estratégia de um em cada quatro empresários, enquanto um em cada cinco
pretende criar promoções e estimular venda nas redes sociais.
Além das boas
expetativas para período, o levantamento detectou um aumento significativo na
quantidade de empresas que passaram a fazer negócios online nos últimos dois
anos. Cerca de 64% das PMEs estão apostando em fazer negócios online, enquanto
em 2019, menos da metade, 46%, faziam vendas digitais. “Esse aumento do uso do
e-commerce foi impulsionado pela pandemia, quando as empresas passaram a
investir na digitalização dos seus negócios para se adaptar às restrições
sanitárias”, explica Flávio Calife, economista da Boa Vista.
Em contraste com a
aposta nos meios digitais, mais da metade – 60% – destas companhias não possuem
site próprio e utilizam outros artifícios para gerar vendas. As alternativas
passam por contar com o ambiente digital de fornecedores e parceiros, realizar
campanhas por e-mail e buscar apoio em marketplaces. As redes sociais passaram
a ser a plataforma de vendas preferidas de 69% das PMEs.
6 em cada 10 empresas
estão aptas à concessão de crédito
Importante para retomada
econômica, a concessão de crédito para o consumidor conta com uma oferta
razoável neste mercado, no qual cerca de 60% das empresas disseram estar aptas
a isso. No entanto, há algumas barreiras para alavancar os negócios como a
necessidade de ampliar a atuação no mercado, apontada por 21% dos
entrevistados, e a redução da inadimplência para gerar fluxo de caixa, listada
por 16%.
Em contrapartida, 40%
das empresas aptas a conceder crédito declaram que precisam de apoio para esse
tipo de operação, ou seja, ferramentas para a analisar e conceder a melhor
oferta. Para 23% das PMEs, a conquista de novos clientes poderia dar mais
fôlego ao negócio. Já 20% consideram que a obtenção de crédito para o negócio
seria a melhor alternativa para alavancar as vendas.
“A pesquisa mostra que
maioria das empresas entrevistadas diz precisar de apoio em algum momento do
seu ciclo de crédito. Hoje há no mercado soluções que contêm inteligência
analítica, muitas delas acessíveis para os seus respectivos negócios, que podem
apoiá-las da prospecção à concessão, do gerenciamento de carteira à recuperação
de crédito”, explica o economista da Boa Vista.
Metodologia
A pesquisa realizada
pela Boa Vista foi feita por meio de questionário de autopreenchimento
encaminhado por e-mail, em outubro de 2021. Contou com a participação de
aproximadamente 500 pequenas e médias empresas dos setores do comércio,
indústria e serviços, de todas as regiões do país. A margem de erro é de 4%,
para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 95%
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