No “novo normal”, a tecnologia quebra barreiras geográficas e aproxima as pessoas em eventos híbridos de alto nível de interatividade
O mercado de eventos
presenciais, afetado pelo cenário de pandemia, precisou se adaptar rapidamente,
tornando-se uma das principais ferramentas para criar e manter a socialização
entre as pessoas, principalmente em ambientes corporativos, educacionais e
culturais. Surgem então os chamados Eventos 4.0.
A diferença entre os
Eventos 4.0 e os eventos online já conhecidos, como encontros e reuniões em
salas de teleconferência, está na interação e integração do indivíduo àquele
ambiente, algo que acontece em eventos híbridos, com parte do público
presencial e outra parte acompanhando virtualmente.
O conceito vem da já
conhecida Indústria 4.0, que une ambiente cibernético e inteligência artificial
para simular a inteligência humana em máquinas, e Internet das Coisas (IoT),
conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a
internet.
“A interação é o que
imerge as pessoas que estão virtualmente naquele evento, essa tem sido a maior
vantagem e o maior desafio do Evento 4.0: como integrar o espaço digital com
quem está fisicamente?”, questiona Binho Dias, Diretor de Produto da Blitzar,
plataforma de eventos digitais interativos.
Em pesquisa do Panorama Mobile Time/Opinion Box, 75% dos internautas
brasileiros já assistiram a uma transmissão ao vivo na tela do seu smartphone.
O aumento no volume das produções, no entanto, exigiu profissionais e
plataformas que o mercado já vinha preparando, com novas tecnologias e recursos
inovadores.
No evento híbrido, as
situações se unem com conectividade,
visto que a internet é uma parte fundamental do evento, extrapolação geográfica,
pois o evento pode ocorrer digitalmente onde quer que o indivíduo esteja, e metrificação de data
analysis, para o controle de dados na plataforma. A metrificação surge como uma
vantagem para o mercado, com a possibilidade de análise do que acontece nesse
espaço e o tempo de cada usuário navegando pelo evento, algo ainda visto como
desafio para o evento físico.
A união entre tecnologia e
eventos híbridos
As possibilidades de
modelagem para o evento são transformadas por palcos 3D, ao trazerem
experiências imersivas com a aceleração digital, uma realidade acessível para
as marcas que querem fazer sua propaganda nas redes. Com o aumento desses
recursos, é possível simular diversos cenários em um único evento, como um novo
universo em que é possível passear online por espaços criados digitalmente.
Com a chegada das marcas
nesse ambiente digital, agora também é possível obter informações mais precisas
de audiências utilizando recursos da plataforma e preferências de consumo, com
a obtenção de dados como cadastros de usuários, número de acessos e nível de
satisfação dos participantes.
Alguns recursos são
aprimorados, como a adição de vídeos e interações com outros palestrantes
remotos, o que traz uma familiaridade ao espectador, como ocorre em programas
de televisão. Além disso, as interações com recursos de enquetes e postagem de
hashtags nas redes sociais ajudam a reter a atenção do público.
A ideia é criar um novo
universo online, já nomeado como metaverso, universo virtual onde os indivíduos
interagem entre si por meio de avatares digitais. Esse mundo é criado a partir
de diversas tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada, redes
sociais, criptomoedas e outras realidades já inseridas no mundo online.
Nesse novo cenário, comunicação, diversão e negócios são coexistentes em uma única imersão, universo que ainda está em construção para que o online se modifique e aprimore em questão de alguns anos, algo já pensado pelas gigantes de tecnologia.
“Em um evento
híbrido, você possui um evento físico ocorrendo e um outro digital se referindo
a ele mesmo virtualmente, conhecido como metaevento ou evento 4.0. Quando você
une esses dois mundos, buscando a unificação dessa experiência, gera uma
relação especial a nível tecnológico”, finaliza Binho.
Blitzar
- plataforma de eventos, que une software e atendimento aos seus clientes
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