Pesquisar no Blog

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Black Friday

 Estudo da BDO revela o percentual de impostos inclusos nos produtos mais procurados entre as promoções


TV, secador de cabelo e smartphones estão no topo do ranking de tributos

 

Com a chegada de novembro o consumidor brasileiro se prepara para aproveitar os descontos na última sexta-feira do mês. No entanto, o que poucos sabem é que mesmo com os descontos, a quantidade de tributos pagos nos produtos adquiridos nessa data continua a mesma e, muitas vezes, passa de 47% do valor pago. Um levantamento feito pela BDO Brasil, uma das Big 5 do setor de auditoria e consultoria, mostra que tributos com alíquotas expressivas estão embutidos nos itens mais procurados da Black Friday.

Com 47,25% de seu valor em carga tributária, as TVs e os produtos de beleza, como secadores de cabelo, lideram o ranking de tributos. A lista continua e os itens mais procurados pelo consumidor, como smartphones, notebooks e eletrodomésticos também têm mais de 40% de seu valor final em impostos. O sócio da área de Tax da BDO, Marcio Melo, explica que a tributação pode variar entre os tipos de produtos. “Dependendo do produto, poderão incidir impostos e contribuições como PIS, COFINS, IPI e ICMS. Os tributos brasileiros estão entre os mais altos do mundo”, diz.

Confira abaixo o ranking dos itens mais tributados:

 

Produtos

Carga Tributária Estimada

Beleza/Secador de cabelo

47,25%

Televisão

47,25%

Celular/Smartphone

42,25%

Informática/Notebook

42,25%

Eletrodomésticos/Geladeira

42,25%

Eletroportáteis/Fritadeira

39,25%

Móveis/Sofá

27,55%

Moda Vestuário/Tênis

27,25%

 * Fonte: BDO – Carga tributária estimada, considerando a venda das mercadorias no estado de São Paulo.


Os produtos da categoria de móveis, como o sofá, tiveram um aumento na tributação no estado de São Paulo em relação ao ano passado no montante de 1,3% na alíquota do ICMS, passando a ter uma alíquota de 13,3% de ICMS, conforme indicado no § 7º do artigo 54 do RICMS/SP.

Ainda de acordo com a BDO, os livros estão entre os produtos menos procurados, mas são uma ótima opção para aqueles que desejam fugir dos tributos, visto que os valores repassados aos consumidores não são tributados.

 


BDO - faz parte do seleto grupo das Big 5 de auditorias e consultorias no Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados