Estudo aponta que
20% das contas criadas na América Latina são falsasCrédito: Envato
Segundo pesquisa da Febraban (Federação Brasileira
dos Bancos), os canais digitais tiveram um aumento de 90% de contas abertas em
2019, em relação ao ano anterior. Com a pandemia, o isolamento social e o
surgimento de múltiplas fintechs, o número de contas digitais no Brasil chegou
a 82 milhões em julho de 2021. Isso demonstra que o consumidor deseja mais
agilidade na hora de pagar as contas, fazer transferências e compras on-line,
quer atendimentos personalizados e menos custos na hora de utilizar esses
serviços.
Com isso, as fintechs têm percebido que no
continente há grandes oportunidades para os serviços financeiros de todos os
tipos, muitas vezes inexplorados. Mas por que na América Latina? Um fator
determinante é a população volumosa que vivem nos países que compõem o
continente, mais de 952 milhões de pessoas em 35 países.
Contudo, da mesma forma que aumentam os números de
clientes, aumentam os riscos e volume de pessoas tentando aplicar golpes. Um
estudo realizado pela Andressen Horowitz (a16z), apontou que
20% das contas criadas na América Latina são falsas, índice que supera o nível
global. O estudo também trouxe outro dado alarmante: as fraudes com cartões de
créditos cresceram na região, com o Brasil ficando apenas atrás do México em
números de tentativas de crimes financeiros.
Para o superintendente de Engenharia de Produtos da
Tecnobank, Isaac Ferreira, os criminosos estão cada vez mais espertos e
diversificando as formas de aplicar os golpes. “Muitos deles ligam se passando por
funcionários de banco, clonam o WhatsApp e pedem dinheiro para familiares,
mandam boletos falsos, entre outros”, enumera. Ele também deixa algumas dicas
de como evitar essas situações.“O WhatsApp tem a função de verificação em duas
etapas, dessa forma o golpista não consegue clonar o número. Evitar passar
códigos recebidos através de SMS também ajuda a prevenir", alerta.
Para evitar cair em golpes durante a pandemia,
Ferreira indica algumas medidas.
- Em caso de dúvida sobre a veracidade de uma
mensagem ou conteúdo, interrompa a operação e entre
em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa em
questão.
- Não clique em links de mensagens que ofereçam brindes,
prêmios, benefícios ou atualização de seus dados cadastrais nas
instituições financeiras.
- Não coloque nome, CPF, endereço e número de cartões se
não for na página de pagamento de uma empresa conhecida.
- Nunca entregue seu cartão a outra pessoa. Os bancos nunca enviam
funcionários para recolher cartões. Nem mesmo envie pelos Correios ou
outras formas.
- Gere um cartão virtual para compras na internet.
Trata-se de um mecanismo para garantir maior segurança nas operações
on-line, pois o cartão virtual é válido por um período de tempo ou para
uma única operação.
- Também existe cartão virtual para compras recorrentes, sendo assim, aquele
cartão fica associado a uma loja e a um valor mensal, ou seja, qualquer
transação diferente desse valor ou em outra loja, é negada
automaticamente.
Tecnobank - empresa brasileira
de tecnologia para negócios, que desenvolve soluções agregadas que geram
segurança e agilidade aos processos eletrônicos dos segmentos bancário,
financeiro e de veículos.
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