O Customer Experience, ou Experiência do Cliente, é uma tendência de mercado e um dos principais pontos de atenção para quem deseja obter sucesso nas vendas, conquistando novos clientes e fidelizando os já existentes. A prática nada mais é do que conhecer o perfil de consumidor do seu negócio, melhorando a jornada de compra e tornando a experiência do cliente mais íntima em todos os estágios do processo de consumo: pré-compra, consumo e pós-compra.
Pensando em ajudar quem possui uma loja
virtual própria, ou vende em marketplaces, o Magis5,
Hub de Integração e Automação para vender em marketplaces, lista quatro dicas
para começar a aplicar o Customer Experience no seu negócio e cativar o
consumidor final.
Fale a mesma língua do seu público
Ao criar um anúncio para vender online, é importante se
preocupar, primeiramente, com o tipo de público que deseja atingir. Nesse sentido,
existem duas partes fundamentais: o título e a descrição - eles serão os
primeiros pontos para chamar a atenção do usuário e converter em vendas. Para
chegar ao modelo ideal de anúncio, é necessário começar realizando testes, ou
seja, criar diversas versões do mesmo anúncio e observar, por meio de métricas,
qual funcionou melhor. Após isso, ficará mais fácil construir os próximos
anúncios, obtendo melhores resultados.
Priorize prazos rápidos
Com cada vez mais opções disponíveis do mesmo produto à venda,
o consumidor procura não apenas pelo melhor preço, como também o melhor prazo.
Muitos marketplaces e lojas virtuais estão adaptados à famosa entrega express,
que acontece em 1 ou 2 dias - por isso, é importante se organizar e se preparar
para oferecer prazos e fretes cada vez melhores. Para isso, busque soluções
como o fulfillment - oferecido pela maioria dos grandes players, como
Mercado Livre, Via Varejo, AliExpress, Magalu e Carrefour -, que permite aos
vendedores armazenar seus estoques em armazéns físicos distribuídos nas
principais cidades.
Ofereça múltiplas opções de contato
É essencial fazer com que o cliente se sinta confortável
durante todo o processo de venda. Sendo assim, além de falar a mesma língua e
agilizar a entrega, é importante dar liberdade para que o consumidor escolha o
canal que se sinta mais confortável para falar com a sua marca, caso seja
necessário. O caminho mais fácil é fazer um API do WhatsApp Business e utilizar
em todas as suas redes sociais, tornando a comunicação mais simples, rápida e
em tempo real.
Tenha um pós-venda criativo
Atualmente, o pós-venda é tão importante quanto realizar a
venda em si. Com cada vez mais opções no mercado, fidelizar o consumidor e
fazer com que ele volte a comprar o seu produto é o que irá diferenciá-lo da
concorrência. Uma opção é enviar flyers com produtos semelhantes ao que o
cliente comprou, já com os QRs codes, guiando para os anúncios e fazendo com
que esse consumidor volte à sua página. Outra dica é enviar brindes e descontos
personalizados em datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia das Crianças e
Natal.
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