Pesquisar no Blog

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Sentir choque sem estímulo exterior pode indicar problemas de saúde

Hérnias de disco, bico de papagaio e diabetes são doenças associadas 

 

A alteração do funcionamento normal dos nervos pode gerar aquela sensação de choque sem causa aparente, tratando-se de um estímulo sensitivo anormal causado por inflamação ou compressão, o que pode sugerir alguma doença. “Pacientes ansiosos também podem apresentar choques, ou seja, essas sensações também podem ter origem psicossomática, no entanto esse diagnóstico é sempre de exclusão”, comenta o médico neurocirurgião Dr. Marcelo Amato, especialista em endoscopia de coluna e cirurgia minimamente invasiva da coluna.

 

Os nervos espalhados pelo nosso organismo são os responsáveis por conduzir impulsos elétricos do sistema nervoso central para todo o corpo. As sensações de choque são percebidas pelo nosso cérebro e demonstram que alguma coisa está errada com aquele nervo.

 

As doenças da coluna, como as hérnias de disco e bicos de papagaio, são causas comuns de compressão das raízes nervosas e podem cursar com choques. Se a coluna cervical for acometida, o choque pode aparecer nos braços ou nas mãos. Se o problema estiver na coluna lombar, os choques podem ser sentidos nos glúteos, pernas ou pés. 

 

“A Síndrome do Túnel do Carpo também é uma doença comum, que pode causar choques bem incomodativos nas mãos. O Diabetes geralmente leva a lesões nervosas: a neuropatia diabética, que acomete as extremidades dos membros, especialmente os pés, pode cursar com alterações de sensibilidade como dormências, formigamentos e choques, além de perda de força em casos mais graves”, explica o neurocirurgião. Pode ser difícil identificar a perda de força no início do quadro, geralmente o paciente queixa-se de fadiga naquele grupo muscular, pode apresentar câimbras frequentes ou tremores. Esses sinais mostram que o nervo pode já estar muito comprometido. 

 

Uma situação mais corriqueira é a síndrome miofascial, contraturas de grupos musculares por postura inadequada, algum esforço ou mesmo por stress, pode levar a compressão de terminações nervosas e causar alguns choques.

 

Na face, um nervo bastante importante chamado trigêmeo também pode causar choques. A neuralgia do trigêmeo é uma doença conhecida pela dor mais intensa que existe. A pessoa queixa-se de choques na face, ao comer ou falar. Geralmente é causada por uma compressão do nervo trigêmeo dentro do crânio. 

 

Tratamento - Diversas doenças da coluna que causam compressão dos nervos, como osteófitos (bico de papagaio), estenoses, cistos e tumores, além das hérnias de disco em outras regiões como na coluna cervical e torácica, podem ser tratados com a cirurgia endoscópica de coluna.

 

Por meio desta técnica, a qual o Dr. Amato é pioneiro no Brasil, é utilizado um endoscópio associado a uma câmera pelo qual o neurocirurgião acessa o local, remove a hérnia de disco ou outra lesão, e descomprime as estruturas neurais, com dano mínimo às estruturas da coluna, preservando ao máximo as articulações, ligamentos e musculatura, através de uma incisão de 0,8 a 1 cm, que é fechada com um ponto e recebe um pequeno curativo. Como o procedimento é simples e exige apenas um corte pequeno, o trauma cirúrgico é mínimo e a recuperação é extremamente rápida.

 

 

Dr. Marcelo Amato - Graduado pela USP Ribeirão Preto e doutor pela USP São Paulo, o médico neurocirurgião Marcelo Amato é especialista em endoscopia de coluna e cirurgia minimamente invasiva de crânio e coluna. Doutor em neurocirurgia pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Especialista em neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). Neurocirurgião referência do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) desde 2010. Possui publicações nacionais e internacionais sobre endoscopia de coluna, neurocirurgia pediátrica, tumores cerebrais, cavernomas, cistos cerebrais, técnicas minimamente invasivas, entre outros. É diretor do Centro Cirúrgico do Amato – Hospital Dia.

 

www.neurocirurgia.com

https://www.instagram.com/dr.marceloamato/

http://bit.ly/MarceloAmato

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados