Pesquisar no Blog

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Outubro Rosa: Alimentação saudável pode auxiliar na prevenção do câncer de mama

De acordo com o INCA, hábitos saudáveis podem reduzir o câncer de mama em até 13%


O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo e o segundo mais incidente em brasileiras. Por isso, durante o mês de outubro, é celebrado o mês de conscientização da doença mundialmente. Segundo dados da pesquisa "Número de casos e gastos com câncer de mama no Brasil atribuíveis à alimentação inadequada, excesso de peso e inatividade física", elaborada pela Coordenação de Prevenção e Vigilância (Conprev) do INCA, os casos de câncer de mama podem ser reduzidos em até 13% caso houvesse a readaptação de um estilo de vida saudável com exercícios e a diminuição de alimentos ultraprocessados.

"Os estudos sobre os impactos causados por uma boa alimentação, exercícios, boa noite de sono e hidratação adequada são infinitos e trazem o mesmo resultado: uma vida saudável e com menos problemas de saúde. Com pequenas adaptações no dia a dia, adicionando pequenos hábitos mais saudáveis, já é possível ver grandes melhorias na saúde e prevenir uma série de doenças no futuro" diz Matheus Motta, Responsável pela WW no Brasil, um programa de rotina saudável baseado em quatro pilares: alimentação, exercícios, sono regulado e mindset saudável.

Só em 2021 foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres, de acordo com o INCA. Por isso, seguir as orientações médicas, realizar o autoexame e manter hábitos saudáveis são as melhores formas de prevenir ou realizar um diagnóstico precoce.

Pensando nisso, a introdução de alguns alimentos podem, comprovadamente, auxiliar na prevenção do câncer de mama. São eles:

• Frutas cítricas

Cheias de vitamina C, as frutas cítricas possuem esse micronutriente que é capaz de evitar o estresse oxidativo nas células, prevenindo formação de tumores malignos, como o câncer de mama. Alguns exemplos são a laranja, o abacaxi, o limão, a acerola, entre outros.

• Pimenta e especiarias

Pimentas vermelhas como a malagueta são ricas em capsaicina, substância que age na destruição de células com características de malignidade.

• Frutas vermelhas

As frutas vermelhas contêm fitonutrientes chamados antocianinas que retardam o crescimento de células pré-malignas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos que podem ajudar na formação de um tumor.

• Vegetais crucíferos

Vegetais como o brócolis, a couve-manteiga e o repolho possuem um alto teor de fibras, vitaminas e sais minerais, além de compostos como o glucosinolato, que ajuda a combater a formação de células cancerígenas.

É importante lembrar que a alimentação é apenas um dos fatores que levam a uma vida saudável e prevenção a doenças. Não esqueça de se exercitar frequentemente, dormir ao menos 7 horas por dia e manter-se hidratado.

A WW possui um programa que pode te ajudar nessa busca. Acesse ww.com/br


WW Brasil (antigo Vigilantes do Peso)

ww.com/br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados