Especialista
em consumo digital listou orientações para os empreendedores aproveitarem as
oportunidades da campanha que promete ser a mais concorrida.
A Black Friday é um termômetro importante para o varejo e em um ano marcado pelo crescimento do comércio eletrônico e aumento de 11% no mês de março, passando para 31% em julho em compras de itens domésticos, segundo uma pesquisa divulgada em 21 de outubro pela Serasa Experian, as vendas podem surpreender, é o que afirma a mestre em comportamento de consumo digital e especialista em implantação e gestão de e-commerce, Fatima Bana.
A edição da Black Friday de 2020, realizada em 27 de novembro, além de dar início as compras de Natal será uma das maiores oportunidades do ano de realizar boas vendas. No entanto, participar desse evento como proprietário de uma pequena empresa pode ser extremamente cansativo, principalmente quando alguns dos maiores varejistas estão oferecendo grandes descontos. Ainda de acordo com a especialista, mesmo sendo um pequeno empreendedor é possível se dar bem e faturar bastante na Black Friday. “Para começar, o empresário precisa garantir que a empresa e o seu site estejam preparados para a demanda. Uma vantagem de ser pequeno nesse caso é que você pode oferecer uma experiência de compra mais personalizada para o seu cliente” – resume.
Para a profissional, se os clientes acreditam na missão e na mensagem da empresa é mais provável que escolham seus produtos ou serviços em vez de um concorrente. O comprador está ficando mais sagaz, pesquisando e se mantendo atento as promoções mentirosas e por isso, criar essa relação de confiança é tão valioso. “Não adianta falar que é Petlover se não permitir entrada de animais ou fizer discursos contraditórios. Chegou a hora de mostrar a verdade, consumidor está com bem menos paciência para as meias verdades” – afirma.
Se ainda restaram dúvidas
de como se portar durante esse evento, Fátima Bana que também possui formação
internacional em Marketing listou algumas dicas que podem ajudar as pequenas
empresas. Anote:
1-Veja e ouça os clientes nas redes sociais.
Algumas empresas cometem o grande erro de ignorar os seguidores e
possíveis clientes nas redes sociais, principalmente no período de eventos
grandes como a Black Friday e datas comemorativas, esquecendo-se do aspecto
mais valioso da mídia social: a percepção do cliente em tempo real.
Através de postagens e comentários é bem possível saber o que ele gosta, do que
não gosta e isso te dá uma vantagem, por isso dê aquela famosa stalkeada
e passe a priorizar
seu tempo na mídia social para revisar esses conteúdos valiosos.
2-Estude grandes empresas e replique em menor escala.
Claro que você não precisa tentar ser a próxima Amazon da
vida. Mas por que não dar um mergulho profundo no que grandes empresas
como Magazine Luiza fazem para descobrir mais sobre por que seus clientes
estão ou não respondendo às suas promoções? Provavelmente, você pode
aplicar as lições aprendidas à sua própria estratégia de vendas.
3-Priorize o celular.
Você deve estar cansado de ouvir que precisa de uma estratégia
online, certo? Mas essa mensagem nunca foi tão importante do que agora. A
esmagadora maioria das pessoas tem celular e fazem tudo através dele e ainda
mais com a pandemia, muitos preferirão realizar suas compras através do
smartphone. Você não precisa necessariamente ter um site ou aplicativo (ainda
que seja importante). Comece pequeno, venda pelo WhatsApp, pelo Instagram, peça
feedbacks e os compartilhe, isso te trará um bom retorno.
4-Faça um brainstorm de táticas de engajamento da perspectiva de
um cliente.
Para descobrir maneiras de realmente conquistar seus clientes,
reserve um tempo para se colocar no lugar deles. Como você pode atender às
necessidades de seus clientes e, ao mesmo tempo, tornar outros aspectos de suas
compras um pouco mais fáceis? Oferecer inspiração e assistência na hora da
compra é uma forma de ajudar.
5-Concentre seu pequeno orçamento em um objetivo ou evento.
Existem várias maneiras diferentes de causar impacto na Black
Friday, mas seria necessário um orçamento enorme para poder fazer todas
elas. Em vez disso, decida qual objetivo é mais importante para o seu
negócio e, em seguida, escolha as táticas que o ajudarão a
alcançá-lo. Você terá mais sucesso dedicando sua energia e recursos em um
grande evento do que tentando fazer mais do que pode/consegue.
6-Use e abuse das redes sociais.
Divulgue seus itens, serviços e promoções
especiais. Devido às constantes mudanças no algoritmo do
Facebook , pode ser difícil alcançar os clientes de forma
orgânica. Você pode considerar o uso de anúncios pagos. Use tudo o
que tiver, Instagram, WhatsApp. Peça para os amigos compartilharem em seus
stories, você verá como o “boca a boca” digital faz sucesso.
7- Atente-se à segurança
dos seus clientes físicos.
Apesar de muitos já estarem saindo na rua, a
pandemia ainda não acabou, por isso, como empresa é necessário que você tome
medidas de segurança tanto para o bem-estar do cliente quanto para o seu e de
seus funcionários. Por isso, distribua os itens que estão à venda em diferentes
partes da loja para evitar a superlotação em um mesmo local. Deixe corredores
largos o suficiente para mais de um cliente passear ao mesmo tempo. Se você
tiver um número limitado de determinados itens em promoção, coloque-os atrás do
balcão para que os clientes não agarrem. Esses truques ajudam a empresa
controlar os clientes sem que eles percebam. Além disso, não se esqueça de
sempre verificar a medição de temperatura de cada um e disponibilizar álcool em
gel para todos.
Fatima Bana - mestre em comportamento de consumo digital e especialista em
liderança de equipes, planejamento, implantação de e-commerce, gestão empresarial
e negócios digitais. A especialista possui formação internacional na área de
marketing pela University of Califórnia (UCLA / USA) e atualmente, é graduanda
em Neuropsicologia o que garante análises com base nos processos cognitivos.
Fatima já atuou como líder em grandes empresas: foi diretora executiva em
companhias como Gafisa, Accenture e Tivit, e ocupou o cargo de Head de
Marketing na LATAM e CMO da Buser.
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