Mais de 60% das crianças que terminam o ensino fundamental não consegue ler e escrever palavras bisilábicas, explica a Neuropsicopedagoga Lidiane Leite.
Segundo Lidiane Leite, o grande problema da educação é que
as crianças estão indo para o processo de alfabetização sem ter as habilidades
necessárias. Muitas crianças estão sendo alfabetizadas, entretanto, não possuem
consciência fonológica, vocabulário e nem fluência de leitura. Sem ter essas
habilidades preditoras fica muito difícil alfabetizar. Por isso é muito
importante trabalhar os sons das palavras antes de apresentar as letras.
Sem contar que essas habilidades não são inatas elas precisam ser desenvolvidas.
De acordo com a Neuropsicopedagoga Lidiane Leite é na primeira infância que devemos estimular as funções executivas para se ter um raciocínio matemático. Sempre oriento as pessoas nos meus cursos e palestras que dos 3 anos até os 5 anos, precisamos estimular muito as funções executivas. A atenção sustentada e memória de trabalho são crucias para a criança ler, escrever e fazer cálculos.
Para Lidiane Leite, o grande problema é que as crianças estão sendo alfabetizadas cada vez mais cedo e as crianças estão brincando menos. As escolas estão cada vez mais cedo apresentando a letra bastão e cursiva e a maioria dessas crianças não tem um bom repertório motor. Contudo, elas não possuem uma maturidade neuropsicomotora adequada para serem alfabetizadas. As crianças precisam ter um bom tônus, um bom equilíbrio, lateralidade e uma orientação espacial e temporal. Sem ter essa base psicomotora a alfabetização não ocorre corretamente.
Para contribuir e ajudar os pais, a especialista Lidiane Leite recomenda 08 brincadeiras simples para fazer em casa e desenvolver as crianças.
01 - Peça para a criança falar em 2 minutos o máximo
de palavras que ela lembre. Depois peça para ela dizer o maior número de
palavras com a letra F. E por fim, peça para a criança dizer em 2 minutos todas
as frutas ou animais que ela lembrar.
02 - Separe 5 objetos dentro da sua casa e pergunte para a
criança qual o nome desses objetos. A criança precisa nomear o objeto e não
responder para que esse objeto serve. Comece com os objetos que ela já conhece
e utiliza para depois os objetos que ela nunca viu.
03 - Pegue vários potes diferentes com suas tampas e misture
tudo dentro de um saco. Peça para a criança localizar a tampa certa de cada
pote plástico e depois fechar. O ideal é que cada pote seja diferente na
cor, no tamanho e na forma. Lembrando sempre de lavar muito bem e
higienizar os potes e tampas.
04 - Pegue uma figura de revista, ou um desenho da internet
e recorte em 4 pedaços tornando assim um quebra-cabeça. Peça para a criança
colocar em ordem as figuras para formar a imagem. Se você tiver um baralho que
não usa mais, recorte algumas cartas em 4 pedaços e as misture. Peça para
a criança montar as cartas como um quebra-cabeça.
05 - Diga para a criança repetir os números que você falar
sem alterar a ordem. Exemplo 2 e 5. A criança repete 2 e 5. Depois você pede
para ela repetir invertendo os números. Exemplo 9 e 1. A criança deverá dizer 1
e 9. Esse tipo de brincadeiras trabalha a memória de trabalho.
06 - Peça para a criança ficar 10 segundos de pontinha de pé
sem se mexer. Depois ficar como o saci por 10 segundos também sem se mexer e
por fim ficar com os pés juntos e as mãos apoiadas nas costas, flexionar o
tronco em ângulo reto e ficar parada por 10 segundos. Essas posições
ajudam muito a trabalhar o equilíbrio, um fator psicomotor muito
importante.
07 - Pegar vários sapatos, chinelos e tênis em casa e
misturar todos espalhando no chão. Peça para a criança identificar os
pares iguais. Depois de identificar todos os pares dos calçados, a
criança devera guardar. Mostre 3 sacos e peça para ela colocar em cada sacola
um tipo de calçado. Ou seja, em um saco vai guardar os chinelos, o outro os
tênis e por fim os sapatos.
08 - Diga 2 frases simples e curtas para a criança. De forma
clara, nítida e sem intervalo. Depois de ouvir as duas frases a criança vai ter
que repetir a última palavra de cada frase. Por exemplo: O cavalo é preto. O
leite esta na geladeira. A criança vai ter que dizer preto e geladeira.
A Neuropiscopedagoga alerta que se tiver atraso na linguagem
oral, os pais devem procurar um profissional para fazer uma avaliação com uma
fonoaudióloga e até quem sabe um audiometria com o otorrino.
Lidiane Leite - Jornalista, pedagoga e neuropsicopedagoga.
Atualmente está cursando pós-graduação em psicomotricidade. Possui vários
cursos de aperfeiçoamento na área da Educação e da Psicologia. Atualmente, faz
avaliações e intervenções no seu consultório. Ministra palestras e cursos sobre
educação e comportamento infantil. Escreve artigos e é autora do livro-caixinha
"Cadê o Resultado?" publicado pela Editora Matrix.
Site:lidianeleite.com.br - Youtube:
Neurociencias com Lidiane Leite Instagram: @lidiane_neuropsicopedagoga
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