Pesquisar no Blog

terça-feira, 16 de junho de 2020

Como utilizar a quarentena para reorganizar a vida


Pelo terceiro mês, os especialistas sanitários no Brasil mantiveram a orientação de quarentena como forma principal de combater o novo coronavírus. Assim, todas as pessoas que podem ficar em casa, deveriam ir às ruas somente se extremamente necessário.

O isolamento social, entretanto, pode trazer alguns problemas, seja no aspecto físico ou mental.

Como tudo indica que as consequências da pandemia permanecerão por mais tempo, é preciso que algumas iniciativas sejam tomadas para reorganizar a rotina de vários brasileiros.

Após alguns meses aposentando as roupas fitness de academia, por exemplo, muitos já perceberam os impactos que a quarentena somada ao sedentarismo e à falta de organização de tempo podem ter no dia a dia.

Por isso, o conteúdo traz quatro passos essenciais para manter a rotina, a sanidade e reorganizar, de vez, a vida daqueles em isolamento social.


Recomeçar atividades físicas

Com a pandemia e todo estresse e preocupação que ela causa, muitas pessoas não estão com tempo para manter o ritmo de atividades físicas que tinham antes do novo coronavírus. 

Isso é totalmente normal e não deve causar culpa. Porém, é inegável que o exercício é um grande aliado na manutenção da saúde mental durante tempos tão difíceis. 

Quando alguém se movimenta, são liberadas na corrente sanguínea duas substâncias muito importantes: a endorfina e a serotonina, conhecidas também como "hormônios da felicidade". 

A endorfina, por exemplo, é responsável pela melhora no humor, aumento da disposição - tanto física quanto mental -, alívio de dores. E, ainda, pelo fortalecimento do sistema imunológico - que ganha ainda mais importância em tempos de pandemia. 

Já a serotonina, além de regular o humor, auxilia no sono e ritmo cardíaco. Esse hormônio é conhecido também por combater estresse, a ansiedade e, inclusive, a depressão em alguns casos. 

Dessa forma, é fácil perceber a necessidade de vestir uma calça legging e retomar as atividades físicas o quanto antes, da maneira que for possível. 
Não à toa, vídeos e aplicativos que ensinam formas de se exercitar em casa estão fazendo muito sucesso durante a quarentena.


Tentar um hobbie novo

Nunca foi tão importante achar uma atividade especial, que agrade e distraia, pode fazer toda a diferença em tempos de isolamento social. 

Algo que muitos brasileiros podem passar nesse período, além do estresse e tensão, é o tédio. Por isso, manter a cabeça ocupada com alguma tarefa que estimule o cérebro é essencial para permanecer são. 

As opções são ilimitadas. Diversas pessoas têm optado pelo quebra-cabeça, porém, ainda há a pintura, o desenho, a escrita... Tudo irá depender da rotina de cada um e seus gostos pessoais. 

Encaixar algum tempo durante a semana para se dedicar a este hobbie é, também, uma forma de reorganizar essa nova vida. Afinal, as saídas com amigos e família não são aconselhadas, fazendo com que sobre muito tempo no final de semana. 


Organizar melhor o tempo 

Com a instauração do home office, modalidade de trabalho remoto adotada por milhões de pessoas pelo mundo durante a crise desencadeada pelo novo coronavírus, a organização do tempo se torna uma dificuldade ainda maior. 

Em casa, há o risco de não render tanto quanto deveria ou, ainda, de trabalhar muito mais horas do que o combinado. 

Por isso, separar o tempo, previamente, para cada atividade é crucial para o restabelecimento da rotina. 

Uma dica para quem é novo em esquemas de home office é manter um ambiente próprio para seu trabalho. Seja no quarto, na sala ou em qualquer cômodo da casa, ter um local fixo para isso pode fazer a diferença.

E, no que se refere a organização da rotina, o mais importante é, como dito, definir horários e segui-los. 

A pessoa deve, portanto, separar o período em que irá trabalhar dependendo de sua escala, mas também, estipular momentos para lazer, atividades físicas e, claro, para se dedicar ao seu hobbie. 

Esse é um passo imprescindível para evitar problemas, como a Síndrome de Burnout, pelo excesso de trabalho, por exemplo. 


Cuidar da saúde mental

Por fim, ainda no que se diz respeito a separar tempo para cada atividade durante a semana, é essencial designar um período específico para cuidar da própria saúde mental.

Seja com um horário fixo para sessão de terapia por videoconferência, como muitos têm feito por todo país, ou com um momento específico do dia para meditar - com ajuda de vídeos ou apps próprios. 

Independente da forma, em tempos complicados e de crise, estar com a saúde mental em dia é algo que irá ajudar, e muito, na reorganização da vida.
A quarentena também é um momento ideal para colocar em práticas alguns desejos e metas que estavam há tempos na gaveta, como iniciar o hábito de praticar o mindfulness.

Isso, além de ajudar a aumentar o bem estar, também é essencial para intensificar a motivação ao longo do dia.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados