sábado, 30 de novembro de 2019

PREPARE A FESTA DE NATAL


Personal Organizer dá dicas de como se planejar para receber os convidados em casa


A cada ano, parece que o Natal chega mais cedo. Agora, os shoppings já estão todos decorados, a cidade começa a ficar enfeitada e as crianças já estão escrevendo as cartas para o Papai Noel. Mas o Natal não é só isso. É tempo de renovação da fé, de celebração da vida, de confraternização com a família, com os amigos, dividir bons momentos e comemorar.

Para não transformar essa época linda em dias de estresse, planejamento é a chave do sucesso. E para quem planeja fazer a ceia em sua casa, Adriana Saade, personal organizer que faz parte da IguanaFix,  plataforma sob demanda para contratação de serviços de reformas, construção e manutenção, separou algumas dicas de como se preparar para ter uma noite feliz:


1. Comece os preparativos semanas antes

  • Prepare a lista de convidados. Uma ideia diferente é, em tempos de tanta tecnologia, surpreender seus convidados enviando os convites pelo correio. Informe o horário do início da festa e dos eventos, como a ceia e o amigo secreto, por exemplo;
  • Pense no cardápio. Você vai fazer a ceia, encomendá-la, ou dividí-la com a família? Se quiser, comece a comprar os produtos não perecíveis para conseguir bons preços e fugir da correria dos supermercados;
  • Pense também na decoração de Natal.Vermelho e verde, dourado, prateado, tropical, colorido. Inove! Com isso você já poderá ir às compras em busca dos itens que deixarão sua festa linda
2. Quando estiver a 20 dias do Natal
  • Monte sua árvore de Natal. Chame as crianças para ajudar. Fazer isso com a família é uma delícia;
  • Amigo secreto ou presente para todos? Decidam juntos, mas lembre que criança espera presente de todos;
  • Pense nas pessoas que você gostaria de presentear. Boas lembrancinhas, que você mesmo pode fazer, são sempre interessantes. Use a criatividade!;
  • Já pensou em dar uma lembrancinha para seus convidados na noite de Natal? Um bem casado ou um chocolate podem ser uma boa opção junto com um pequeno cartão de agradecimento;
  • Se está pensando em contratar um Papai Noel, comece sua pesquisa já. Se possível contrate-o agora!;
  • Com a ceia definida, inicie os preparativos. Faça as encomendas necessárias, comece a comprar as bebidas e os outros itens importantes;
  • Caso precise alugar alguma coisa como pratos, copos, talheres, cadeiras, esse é o momento;
  • Pense se precisará de copeira e garçons, assim você não passará a noite servindo e lavando louça. Não é um serviço muito barato nessa época do ano, mas pense na relação custo-benefício.

3. Estamos a 10 dias do Natal
  • Hora de definir a roupa que vai usar nessa noite tão especial. Veja também a roupa das crianças
4. O dia se aproxima e os detalhes precisam estar decididos. Faltam 5 dias para a festa
  • Já escolheu as toalhas de mesa, os guardanapos, toalhas de banheiro e lavabo? Hora de lavar tudo. Nada como peças limpas, bem passadas e cheirosas;
  • Prepara as louças, comece a lavá-las também. Limpe as pratas com produtos específicos e já deixe tudo brilhando.
5. Estamos na antevéspera do Natal. Faltam poucos detalhes
  • Arrume a casa! Faça uma boa faxina, e se necessário mude os móveis de lugar. Tire aquilo que não vai usar, e já coloque tudo nas posições necessárias.
6. Já é dia 24
  • Arrume as flores e arranjos, as mesas com as louças, copos, talheres e guardanapos. Providencie cinzeiros;
  • Coloque as bebidas para gelar;
  • Separe um lugar da casa para as crianças, onde elas possam brincar e esperar o Papai Noel.
7. É Natal!
  • Tranquilidade. Tudo vai dar certo, afinal, você planejou tudo com antecedência!;
  • Busque as encomendas ainda na parte da manhã para poder ficar com o resto do dia livre;
  • Prepare-se para receber seu convidados;
  • Feliz Natal!

Natal: especialista dá dicas de segurança para a época


Engenheira de segurança fala sobre os riscos presentes na decoração e cuidados necessários para evitar acidentes

Enfeites luminosos, pisca-piscas, velas, presépios, fogos de artifício e a famosa árvore são os principais itens presentes na maioria dos lares no final do ano, quando famílias se reúnem para comemorar o Natal e a virada do ano. Para não atrapalhar o clima natalino, a engenheira de segurança do trabalho, Marcia Ramazzini, preparou algumas dicas simples e valiosas que podem evitar graves acidentes e danos à saúde.

O Brasil não possui estatísticas sobre ocorrências com artigos de Natal, mas segundo a especialista, fica evidente que as crianças são as mais afetadas, pois, são naturalmente atraídas pela luz, brilho e encanto dos enfeites, que geralmente são de cerâmica ou porcelana e devem ficar fora do alcance dos pequenos. Assim como as peças do presépio, que além de serem feitas do material citado são muito pequenas e podem ser ingeridas pelas crianças menores de 3 anos de idade causando um engasgamento ou sufocamento.

Os sprays que simulam a neve e causam lindos efeitos especiais são inflamáveis e trazem grandes riscos, portanto, devem ser evitados. “A atenção com as crianças deve ser redobrada nesta época. Cuidado com os enfeites em formato de doce, converse com as crianças sobre o perigo das lâmpadas e mantenha fogos de artifícios fora do alcance dos pequenos”, alerta Marcia.

Ainda sobre isso, Marcia ressalta que os pais não devem incentivar o uso de bombinhas e estalinhos. “Fogos de artifício, não importa, se pequena ou grande dimensão, devem ser soltos longe das crianças. Todo o cuidado é pouco! Prevenir é essencial e pequenas atitudes podem salvar vidas”, diz a especialista.


Dicas especiais
“Reservei algumas dicas simples e conhecidas por todos, porém vale relembrar que os riscos estão presentes e que os acidentes acontecem quando menos se espera. Com prevenção e atitudes corretas, o Natal e Ano Novo serão momentos de confraternização, alegria e felicidade com boas recordações”, ressalta a engenheira.  

Árvores de Natal
Devem ser posicionadas em locais adequados sem obstruir portas, janelas e passagem. A engenheira aconselha não colocar fios de luz (pisca-pisca), pois a árvore pode ficar energizada e causar choque. Ela deve ser instalada longe dos materiais de fácil combustão como, por exemplo, papel, papelão e isopor. 


Velas decorativas
As velas devem ser colocadas em local visível. Nunca deixá-las acesas quando houver crianças ou animais de estimação sem supervisão de um adulto. É necessário apagá-las antes de dormir ou ao sair de casa.  


Fogos de artifício
Os fogos de artifício devem ser adquiridos em lojas autorizadas. É necessário verificar a validade e rótulo de segurança. Ao acender o artefato, não segure diretamente com as mãos, procure um suporte adequado. “Não guarde artefatos no bolso. Muito cuidado com o efeito retardado, pois os fogos podem falhar e tempos depois estourar”, ressalta a especialista.
Fogos de artifício podem causar graves queimaduras nos olhos, mãos, problemas auditivos e perda de membros. Segundo a engenheira, as estatísticas revelam que ocorrência com esses objetos registram 23,8% de acidentados com até 18 anos de idade; 45,2% faixa etária de 19 a 58 anos e 28,8% em pessoas acima de 60 anos. 


Enfeites luminosos
- Chamar um profissional qualificado para efetuar as instalações.
- Comprar itens com selo do INMETRO, pois seguem todas as normas, possuem padrão de qualidade e são mais seguros.
- Ao adquirir os fios de lâmpada, observe a potência. Quanto maior a potência, maior será o consumo de energia elétrica.
- Prefira lâmpadas tipo led. Elas são mais econômicas, não esquentam e são mais brilhantes.
- Não usar adaptadores ou multiplicadores conhecidos como T ou benjamins. Esses itens provocam sobrecarga, podem causar choque elétrico e incêndio.
- Não instalar enfeites elétricos próximo a piscinas e locais alagados.
- Enfeites luminosos externos devem ser bem fixados. Não fixar em paredes com fitas adesivas.
- Instalações elétricas não devem ficar expostas a chuva, principalmente os pontos de conexão.
- É necessário desligar todas as luzes ao dormir, pois, pode ocorrer curto circuito seguido de incêndio.
- Enfeites em fachadas de prédio devem ser dimensionados e instalados por um profissional qualificado.

Férias: veja como garantir a segurança das crianças nesse período


Férias de final de ano são o momento para se divertir e relaxar com a família. E quem tem criança em casa sabe que os pequenos querem sempre aproveitar ao máximo esse período. É nessa hora que nós - adultos - temos que redobrar a atenção para não deixar nada tirar a alegria dessa época.

Os acidentes são a principal causa de morte de crianças e adolescentes de um a 14 anos no Brasil. Todos os dias, 10 crianças perdem a vida e mais de 300 são internadas por motivos acidentais no país. Porém, 90% de todos esses casos poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção.

Confira, a seguir, algumas dicas que a Criança Segura preparou especialmente para ajudar pais, responsáveis e familiares a garantirem a segurança da garotada nesse período.


1. Para viajar ou passear de carro, use sempre a cadeirinha

Não importa se a viagem ou o passeio é longo ou curto, os dispositivos de retenção veicular infantil (bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação) são itens indispensáveis para a segurança das crianças no carro. O uso correto desses equipamentos evitam em até 71% a morte de meninas e meninos em caso de colisão. 

Por isso, seja no carro dos pais, dos tios ou dos avós, nunca deixe de utilizar a cadeirinha certa para a idade, peso e altura da criança que será transporta. Essa atitude salva vidas.


2. Realize uma operação “pente fino” em sua casa ou no local onde for se hospedar

Seja onde for que você e sua família passarão as férias - em sua própria casa, na de um familiar ou até mesmo em um hotel: é bastante recomendado que os responsáveis pela criança realizem uma verificação das condições de segurança do local antes de permitir que os pequenos brinquem livremente pelo ambiente. 

Sabemos que, provavelmente, a sua casa já esteja equipada e preparada para garantir a segurança das crianças que vivem nelas. Mas, como nas férias meninas e meninos terão mais tempo livre e possuem grande curiosidade e imaginação, fazer uma operação “pente fino” em cada cômodo pode evitar que muitos acidentes aconteçam. Certifique-se que não haja nenhum produto ou objeto perigoso ao alcance dos pequenos. Caso encontre algo que represente um risco, guarde-o em local fora do alcance das crianças.

Se você for passar uma temporada na casa de familiares, amigos ou mesmo em um hotel, redobre sua atenção em relação à garotada. Isso porque muitas vezes esses lugares podem não ter os ambientes preparados para evitar acidentes com as crianças. Realize uma inspeção em cada cômodo no qual a criança terá acesso e atente-se principalmente aos produtos de limpeza, higiene e medicamentos. Observe, também, se as janelas e sacadas possuem redes ou grades de proteção. Caso contrário, certifique-se que elas possam ser trancadas ou avalie uma forma de impedir o acesso das crianças nesses locais.


3. Faça uma inspeção em todos os brinquedos das crianças

Separe um tempo para olhar todos os brinquedos das crianças à procura de danos que podem causar algum tipo de machucado ou acidente enquanto a criança brinca. Observe se alguma parte pequena está prestes a se soltar, se existem partes quebradas com pontas afiadas ou arestas etc. Caso encontre algum problema, conserte o brinquedo imediatamente ou mantenha-o fora do alcance da criança até que ele esteja seguro para ser utilizado.


4. Atenção ao empinar pipa

Soltar pipa é muito divertido, mas é importante sempre lembrar que essa brincadeira deve ser realizada em lugares abertos, como parques e praças, que fiquem longe da fiação elétrica, para evitar que a criança corra o risco de levar um choque.

Além disso, é importante frisar que o uso de cerol é crime e não deve nunca ser utilizado, em hipótese nenhuma.


5. Para andar de patins, bicicleta ou skate, não se esqueça dos equipamentos de segurança

Se as crianças forem aproveitar os dias de folga para andar de bicicleta, skate ou patins, lembre-se sempre de protegê-las com capacete, cotoveleiras e joelheiras. Esses equipamentos ajudam a evitar lesões graves, como traumatismo craniano, em caso de queda.

Certifique-se, ainda, que esses brinquedos serão usados em ambientes seguros, longe de escadas ou piscinas, por exemplo. O ideal é que essas atividades sejam realizadas em um parque, longe do trânsito.


6. Atenção a parquinhos, brinquedotecas e outras atividades lúdicas

Aproveitar os dias de descanso para levar as crianças para realizarem atividades diferentes do que elas estão acostumadas é um excelente programa para as férias. Por isso, frequentar parquinhos e outros locais que oferecem espaços de brincadeiras para as crianças é uma ótima pedida.

Mas, antes de permitir que os pequenos brinquem livremente nesses locais, verifique as condições de segurança de brinquedos. Veja se não há peças ou parafusos soltos, se os brinquedos estão livre de ferrugem, se não há farpas ou hastes pontiagudas soltas, etc.

Caso a  criança vá realizar uma atividade que requer a utilização de equipamentos de segurança, informe-se sobre a validade dos equipamentos e verifique as condições de conservação. Também procure saber se há monitores  para cuidar das crianças no ambiente. Dessa forma você pode evitar que acidentes aconteçam.


7. Na piscina ou na praia: supervisão constante

Para garantir a segurança de meninas e meninos na piscina, praia ou rio, a supervisão constante e completamente atenta de um adulto é essencial. Além disso, o equipamento de segurança mais indicado é o colete salva-vidas. Boias infláveis e outros objetos passam uma falsa sensação de segurança, pois elas podem furar, virar com a criança ou não estabilizar adequadamente a cabeça e o tronco dos pequenos fora d’água.

Se estiver em um ambiente público, verifique se há salva-vidas no local e siga sempre as recomendações desse profissional.

Com esses cuidados, temos certeza que a diversão será garantida para você e toda sua família.