Pesquisar no Blog

sexta-feira, 12 de abril de 2019

15 a 20 de abril: Semana Nacional da Voz


Campanha de orientação ao público promove conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde vocal


A 21ª edição da Campanha Nacional da Voz, realizada pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) e pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), ocorre entre 15 e 20 de abril, marcando as comemorações do Dia Mundial da Voz (16/04). “É fundamental que as pessoas tenham consciência da importância de cuidar bem da voz e, em caso de qualquer sinal de problema, procure por ajuda especializada”, destaca Dr. Hugo Valter Lisboa Ramos, Coordenador nacional da Campanha da Voz.

Com o slogan “Afine a sua saúde, cuide da sua voz”, a ação oferece informações para a população sobre aspectos importantes da saúde vocal. “Por meio de ações de orientação e conscientização, a Campanha da Voz promove um processo de sensibilização permanente em relação aos cuidados com a voz. A iniciativa tem por finalidade reforçar essa mensagem constantemente. Cada ano da nossa campanha é um tijolo na grande construção que estamos fazendo”, comenta Dr. Gustavo Korn, Presidente da ABLV.

Nesse sentido, a ABORL-CCF e a ABLV destacam 10 dicas importantes que podem ajudar a população a cuidar da voz de forma adequada. 
Confira:

● Não fumar;

● Não forçar a voz;

● Não gritar e não cochichar;

● Manter o volume normal da voz e articular bem as palavras;

● Evitar falar excessivamente durante exercícios físicos, quando gripado ou com alguma crise alérgica;

● Não pigarrear excessivamente;

● Ingerir muito líquido em temperaturas fresca ou ambiente;

● Evitar bebidas alcoólicas;

● Evitar alimentos que causem azia ou má digestão;

● Evitar ambientes com poeira, mofo ou cheiros fortes.


Câncer de laringe tem alta possibilidade de cura quando diagnosticado precocemente

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de laringe é um dos mais comuns entre os que atingem a região da cabeça e pescoço e representa cerca de 25% dos tumores malignos que acometem essa área, porém, quando diagnosticado precocemente, tem possibilidade de cura muito alta - entre 90 e 95%. Caso o paciente apresente sintomas como rouquidão – que é o mais comum de todos – seguida por dor de garganta, sensação de corpo estranho na garganta, dor ou dificuldade para engolir, deve procurar um médico para identificar o motivo, definir o tratamento adequado e resolver a questão antes que algo de mais grave se desenvolva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados