quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Brasil celebra primeiro Dia Nacional das Doenças Raras em meio a desafios


Na Pfizer, essas enfermidades representam uma das áreas prioritárias para Pesquisa & Desenvolvimento


PRNewswire/ -- Hoje, 28 de fevereiro, o Brasil celebra seu primeiro Dia Nacional de Doenças Raras. A lei que oficializa a efeméride representa mais um avanço no apoio a esses pacientes, um movimento que ganhou força a partir de 2014, com a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras. Mundialmente, a data é reconhecida desde 2008, a partir dos esforços da Organização Europeia de Doenças Raras – Eurordis.

Se isoladamente as doenças raras afetam poucas pessoas, em conjunto acometem mais de 350 milhões no mundo. São aproximadamente 8 mil enfermidades, a maioria de difícil diagnóstico e sem opções de tratamento, com forte impacto para os sistemas de saúde e os pacientes. 

No Brasil, o Ministério da Saúde estima que existam 13 milhões de pacientes com doenças raras. Para ampliar a assistência, desde 2014 foram publicados mais de 30 Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para doenças raras, com foco nas enfermidades prioritárias para o Brasil, como a polineuropatia amiloidótica familiar (PAF), mais comum em descendentes de portugueses.

Progressiva e incapacitante, a PAF costuma ser diagnosticada entre os 30 e os 40 anos e os pacientes sobrevivem, sem tratamento adequado, em média dez anos após os primeiros sintomas. Segundo a Academia Brasileira de Neurologia, no Brasil mais de 90% desses pacientes ainda não foram diagnosticados, reduzindo a chance de um bom prognóstico.  
Aprovado em 2016 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Vyndaqel (tafamidis), da Pfizer, chegou ao País como o primeiro tratamento específico para adultos com PAF. Já no ano passado, o governo anunciou  a incorporação do medicamento à rede pública e também aprovou o projeto que institui a Política Nacional para Doenças Raras no Siste
ma Único de Saúde (SUS).
Apesar dos avanços, a área ainda é desafiadora para a medicina. Com milhares de doenças raras descritas, cerca de 5% contam com tratamentos aprovados, segundo a Eurordis. Por isso, com um portfólio inovador e um pipeline promissor em doenças raras, a Pfizer trabalha para proporcionar aos pacientes terapias essenciais em quadros graves que carecem de opções, independentemente da prevalência dessas enfermidades. Para potencializar esses esforços, desde 2015 as doenças raras se tornaram uma das áreas prioritárias da companhia para Pesquisa & Desenvolvimento. Hoje, esse pipeline já tem 14 moléculas em estudo.




FONTE: Pfizer



Carnaval não é feriado


Empresas podem descontar os dias não trabalhados ou não compensados, lembra especialista


O Carnaval é o período mais aguardado pelos brasileiros. São 4 dias – de sábado a terça-feira e mais o meio período da quarta – que muitos vão viajar e descansar, enquanto outros querem aproveitar a folia.

“Porém, fique atento ao seu próximo holerith, pois, nem a segunda, e nem mesmo a terça-feira de carnaval são considerados feriados nacionais. Em algumas localidades, a terça-feira é considerada feriado estadual, mas não é uma regra”, afirma a advogada trabalhista Daniela Beteto, da Trevisioli Advogados Associados.

A especialista explica que os feriados no Brasil são definidos por lei, e que, para espanto de muitos, o carnaval não está entre as datas inclusas como folga remunerada de âmbito nacional. “Por isso, caso não seja feriado na localidade e não tenha havido a compensação desses dias, o empregador pode descontar os dias de folga e o descanso semanal remunerado”, avisa.

Para ela, é importante que o trabalhador se informe anteriormente para não ser pego de surpresa.

“Caso o empregador não conceda esses dias graciosamente ou não haja um acordo por escrito para a compensação de folgas, os empregados estão obrigados a trabalhar, por força de contrato. A falta sem justificativa leva à perda da remuneração dos dias parados e do DSR, e sujeita o empregado a penalidades disciplinares”, finaliza Daniela Beteto.


Carnaval com respeito é mais alegre

A festa mais popular e democrática do calendário brasileiro começa mostrando a alegria e a criatividade do nosso povo. É no Carnaval que o Brasil mostra sua cara, melhor, suas diversas caras, e entra em ritmo de festa, celebração e alegria. O melhor do Brasil é o brasileiro e sua característica capacidade de ser feliz.

Confetes, serpentinas, muito brilho e fantasias tomam as ruas, ladeiras e sambódromos do país todo em uma onda festiva onde todos são bem-vindos, todos são iguais e todos querem brincar. Atrás do trio elétrico, em meio à multidão dos blocos, nas escolas de samba ou no conforto do lar, todo brasileiro aproveita o Carnaval - inclusive para descansar e fazer retiros espirituais.

Os mais animados se fantasiam, reúnem os amigos e a família e vão para as ruas dançar e celebrar uma das mais brasileiras datas de todas. Mas sempre cabe respeito em meio a tanta festa, e este deve ser o tom desses dias animados. É preciso brincar o Carnaval de forma sadia.

É o respeito que faz com que a festa seja alegre, não motivo de problemas. Respeito pelas pessoas, transfigurado em atitudes positivas com as mulheres. Uma paquera saudável é sempre bem-vinda, mas quando o limite do respeito é transposto a fantasia de folião perde o brilho.

Respeito às pessoas mais velhas que não têm tanta mobilidade e necessitam de um pouco de paciência dos mais jovens para também entrar na folia. O Carnaval é de todos, e quem já viu vários carnavais tem todo o direito de fazer parte da festa - muitas vezes com mais animação do que os jovens.

Respeito pelas crianças que dão seus primeiros passos nessa brasilidade. Devem estar sempre acompanhadas dos pais e em ambientes sadios. Sem bebida alcoólica ou até mesmo coisa pior, só com brincadeiras e risos.

Respeito não só pelos seres humanos, mas também pelo meio ambiente. Faça chuva ou faça sol, canudos e copos plásticos e latinhas de cerveja e refrigerante estarão na festa. Então contribua para um Carnaval sustentável e jogue o lixo no lixo.

O Brasil recicla quase 100% das latas de alumínio usadas aqui, que são verdadeira fonte de renda de catadores que brincam ao mesmo tempo em que garantem seus sustento e de suas famílias.

É preciso se lembrar disso para uma boa festa: há pessoas que estão ali para trabalhar dignamente, sem atrapalhar a folia de ninguém, pelo contrário, para deixá-la ainda melhor. Então respeite catadores, seguranças, vendedores, policiais e toda gama de gente que vê no Carnaval uma oportunidade de renda.

Mas, acima de tudo, respeite você mesmo.

Respeite os limites do seu corpo se for ingerir bebidas alcoólicas. Boa festa é aquela cheia de lembranças, sem apagões de consciência por estar para lá de Bagdá. Protetor solar, alimentação equilibrada, muita água e um sorriso no rosto completam o kit necessário para fazer do Carnaval um sonho em vez de um pesadelo.

Que todos tenhamos um ótimo Carnaval!





Arnaldo Jardim - Deputado Federal - PPS/SP



Saiba como se proteger de doenças infecciosas durante o carnaval



Com o início do carnaval, os profissionais da área da saúde pública entram em alerta por conta das doenças típicas do período.  Segundo pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde em outubro do ano passado, realizada em todas as capitais do país e também no Distrito Federal, cerca de 54,6% dos brasileiros entre 16 e 25 anos estão infectados com o papilomavírus humano (HPV).

Porém, as preocupações com as infecções sexualmente transmissíveis não devem se restringir apenas ao período de folia. Segundo Fernanda Gonnelli¹, coordenadora do curso de odontologia do Centro Universitário FMU, integrante da rede internacional de universidades Laureate, existem inúmeras doenças que podem ser transmitidas por contato oral, oral/genital, que são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e é preciso estar atento aos sintomas. Abaixo a especialista fala um pouco mais sobre cada doença. 


Sífilis

É uma infecção causada por bactérias. Esta doença tem vários estágios clínicos e em alguns desses estágios a enfermidade é transmissível.  A transmissão também pode ocorrer em crianças, durante a gestação ou parto. A sífilis é transmitida por relação sexual sem proteção, sexo oral ou contato direto com as lesões nos estágios transmissíveis.

Esses estágios são caracterizados da seguinte maneira:

·                 Sífilis primária: aparecimento de ferida, geralmente única e indolor, no local da entrada da bactéria (vagina, pênis, ânus, boca), e costuma aparecer entre 2 e 12 semanas após o contágio. Nesta fase é altamente contagiosa;

·                 Sífilis secundária: após a cicatrização da ferida inicial, entre 6 semanas e 6 meses, podem aparecer manchas pelo corpo acompanhadas de febre, mal-estar e ínguas. Ocorrem principalmente nas palmas das mão e plantas dos pés. Nesta fase é altamente contagiosa;

·                 Sífilis latente: é uma fase assintomática que pode durar anos;

·                 Sífilis terciária: pode demorar décadas para ocorrer e as lesões podem envolver vários órgãos causando graves complicações.


HPV

HPV é a sigla em inglês utilizada para Papiloma Vírus Humano. Este vírus infecta pele e mucosas (oral, genital, anal), causando verrugas nestas regiões e pode estar associado ao desenvolvimento de alguns tipos de cânceres de colo de útero e de boca.
A principal forma de contágio é por contato direto com pele e mucosas infectadas. Vale ressaltar que muitas pessoas são infectadas pelo vírus, mas não apresentam sinais ou sintomas, porém podem transmiti-lo.          

Por uma baixa de resistência no organismo, a multiplicação do vírus pode ser facilitada e isso provoca o desenvolvimento de lesões. Estas anomalias são semelhantes a verrugas, denominadas como condiloma acuminado, podem ser conhecidas como “crista de galo”, pelo aspecto de sua superfície.   


Candidíase bucal
 
A candidíase ou candidose é causada por fungos do gênero Candida, sendo o principal patógeno a espécie Candida albicans. São variadas as manifestações clínicas bucais, sendo a forma aguda pseudomembranosa a mais comum e conhecida popularmente como “sapinho”. Aparece como placas que são facilmente removidas, utilizando-se uma compressa de gaze ou cotonete.

A Candida albicans é um microrganismo presente na cavidade bucal de grande parte das pessoas consideradas saudáveis, podendo se tornar patogênico. Está relacionado a fatores locais e sistêmicos, tais como uso de próteses, de medicamentos - como corticosteroides e antibióticos -, uso de drogas, aumento da idade, alcoolismo, excesso de alimentação hidrocarbonada. Ela não é transmitida por contato oral.


Herpes

O tipo simples é uma infecção causada pelo vírus herpes simples tipo 1 ou 2 e acomete diferentes hospedeiros, ou seja, de crianças a idosos.

Primeiro ocorre uma primeira infecção, seguida da latente em gânglios nervosos, com períodos de recidiva. O contágio acontece por contato com lesões vesiculares de herpes genital ou bucal.

Após a contaminação, o período de incubação dos vírus herpes simples é de 4 a 5 dias. Depois desenvolvem-se lesões vesiculares precedidas por formigamento, dor e queimação no local, que ocorrem devido à replicação dos vírus nas terminações nervosas sensitivas. Em seguida, aparecem pequenas vesículas que se ulceram liberando um líquido amarelado, formando lesões doloridas. O paciente pode apresentar febre e mal-estar. Resolve-se espontaneamente, sem deixar cicatriz, em 7 a 10 dias. É importante saber que não há cura, o vírus pode manifestar-se a qualquer momento.


Mononucleose

Trata-se de uma síndrome infecciosa que afeta especialmente a faixa  etária entre 15 e 25 anos, também chamada de doença do beijo, é causada por um vírus e pode ser assintomática ou apresentar sinais e sintomas como febre alta, mau hálito, tosse, dor nas articulações, ínguas e outras alterações menos comuns, como icterícia, erupção cutânea e faringo-amidalite.







Dra. Fernanda Aurora Stabile Gonnelli - CRO 94336, doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, especialista em Estomatologia pelo Hospital Heliópolis e coordenadora do Curso de Odontologia do Centro Universitário FMU.


Laureate International Universities


5 dicas de direção defensiva para quem vai pegar a estrada no Carnaval


Confira os principais cuidados que devem ser tomados para condutores viajarem tranquilos


Com a proximidade do Carnaval, muitas pessoas se deslocam de carro para viajar. E, sobretudo neste período, é importante fortalecer a conscientização sobre a direção defensiva, ressalta o diretor do Porto Seguro Auto, Jaime Soares. "A direção defensiva é um dos conteúdos aplicados durante o curso nos Centros de Formação de Condutor, mas com o tempo, pode ocorrer de os condutores esquecerem as medidas de segurança", explica. Para alertar todos que vão pegar a estrada, ele dá dicas para os motoristas evitarem transtornos durante a viagem.


1. Condições do automóvel – Antes de qualquer viagem, é imprescindível fazer uma revisão preventiva. Por conta disso, é necessário averiguar faróis, pneus, freios, óleo do motor e lanternas. A manutenção periódica pode evitar falhas mecânicas no carro e possíveis acidentes, por isso, é importante que o motorista procure uma oficina de segurança para a realização da manutenção preventiva. Os Centros Automotivos Porto Seguro oferecem o serviço para segurados e não segurados, e no Carnaval, oferecem pacotes com valores diferenciados.


2. Aquaplanagem – No verão, as fortes chuvas podem ocasionar aquaplanagem nas estradas. E esse é um dos motivos que mais causam acidentes. Por isso, quando o condutor enfrentar uma situação como essa é importante que ele não freie, tire o pé do acelerador e mantenha o controle do volante, sem fazer movimentos bruscos, até o veículo recuperar a aderência. Acelerar ou frear, pode resultar em um acidente.


3. Mantenha uma distância segura dos outros veículos – Manter uma distância segura lateral e frontal dos demais veículos, além de garantir a segurança de todos que estão no carro, é uma lei de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito. Ou seja, a atitude além de evitar acidentes, evita multas de trânsito.


4. Dirija de acordo com a velocidade permitida – A alta velocidade é um dos fatores que mais contribuem para os acidentes de trânsito. Para conseguir curtir o Carnaval, não tenha pressa e preze pela sua vida e de todos que estão nas estradas.


5. Baixe o App Trânsito+gentil - Um aplicativo que pode te ajudar a dirigir com responsabilidade e ganhar descontos no seguro Auto. Trata-se de um app que usa de cinco variáveis para avaliar a performance do condutor: aceleração, frenagem, velocidade, curvas e uso do celular ao volante. O bom desempenho, somado à condução com responsabilidade, pode dar ao motorista de 18 a 24 anos descontos de até 35 % no seguro e prêmios de até R$ 4 mil.


Guinchos nas rodovias

Nesse período de grande fluxo nas estradas, o Porto Seguro Auto disponibilizará, durante todo o feriado prolongado, guinchos para atendimento dos motoristas que passarem pelas principais rodovias de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.





Porto Seguro


Higiene íntima masculina merece atenção especial durante os dias de Carnaval


Falta de limpeza pode acarretar em inflamações na área genital, que vão desde coceiras e infecções por fungos e bactérias a até mesmo o câncer de pênis


Para alguns, parece óbvio; para outros nem tanto. Mas a higiene do pênis é fundamental para proteger  contra doenças e manter em alta sua performance sexual. E está equivocado quem pensa que basta aquele banho de gato, tomado de forma superficial. Afinal, ninguém deseja ser surpreendido pelo cheiro forte na cueca e o pênis cheio de secreção bem na hora H, ainda mais em pleno Carnaval!

A falta de higiene íntima, tanto para o homem quanto para mulher, pode acarretar em inflamações e irritações na área genital, que vão desde coceiras até infecções graves por fungos e bactérias. Em casos ainda mais críticos, pode ocasionar o câncer de pênis. Segundo dados do comitê científico do Instituto Lado a Lado pela Vida, todos os anos cerca de 1600 homens precisam amputá-lo parcial ou totalmente no Brasil por causa do câncer no membro.

Embora seja difícil de acreditar, a falta de higiene é a principal causa de câncer de pênis. Isso porque a limpeza correta da genitália evita doenças sexualmente transmissíveis, diminuindo as chances do desenvolvimento da doença. “Há uma forte associação entre a presença do prepúcio (pele que recobre a glande ou cabeça do pênis) e o surgimento do câncer peniano. Além disso, as DSTs caminham lado a lado com este tipo de câncer”, explica Dr. Aguinaldo Nardi, urologista e membro do comitê científico do Instituto Lado a Lado pela Vida.

Segundo ele, muitos homens acreditam que estão fazendo a higiene adequada do pênis durante o banho, mas podem estar se esquecendo de detalhes simples. "A limpeza envolve puxar o prepúcio até o aparecimento total da glande, passar água com espuma de sabão ou sabonete sobre a superfície da mucosa e/ou pele suavemente, até sair toda a camada de gordura acumulada", explica o urologista. A essa gordura, damos o nome de esmegma. Ela é uma secreção branca composta de células descamadas da pele e óleos produzidos por glândulas penianas, e precisa ser retirada completamente para que seja afastado o risco de proliferação de bactérias e fungos no local.

Um ponto importante destacado pelo médico é a limpeza adequada do pênis depois do ato sexual, pois ela ajuda a remover resíduos de sêmen e excesso de lubrificante do preservativo. A higiene também serve para retirar o muco da lubrificação natural da mulher junto com resíduo de secreção espermática após a ejaculação, já que ambos são ricos em substâncias que servem como meio de cultura para bactérias e fungos.

Além disso, o uso de preservativos em qualquer relação sexual é fundamental, seja durante o Carnaval ou em todo as demais épocas do ano. Essa atitude previne contra o vírus HIV e as demais doenças sexualmente transmissíveis, como HPV, herpes genital, gonorreia, hepatite B e C e sobretudo sífilis, doenças que vem apresentando aumento no número de ocorrências no Brasil, acompanhando uma tendência mundial.



Câncer de pênis tem maior incidência no Norte e Nordeste

Entre os fatores de risco pra que o pior aconteça, o especialista menciona a fimose, que impede a exposição da glande (cabeça do pênis) por causa do estreitamento do prepúcio, o acúmulo de esmegma (secreção branca resultante da descamação celular) e principalmente a falta de informação. “Pessoas em situação socioeconômica desfavorável, moradoras das regiões mais carentes, são as mais afetadas pelo câncer de pênis”, ele explica.

Apesar de rara nos países europeus e américa do norte, esse tipo de tumor é uma condição frequente em muitos países africanos, sul americanos e asiáticos. No Brasil, ele representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste. O número de mortes chega a 400 por ano, segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer).

Dados da literatura brasileira demonstraram que dos pacientes com câncer de pênis, 75% eram brancos, 23% negros e 2% orientais. Noventa por cento dos casos são oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso sugere que o câncer de pênis tende a afetar os mais pobres, não circuncidados e com hábitos precários de higiene.

Mesmo com todos os cuidados, é essencial buscar um profissional ao menor sinal de problema. “Os homens precisam ficar de olho na aparição de manchas, verrugas, úlceras e feridas no pênis. Quanto antes for diagnosticado, maiores são as chances de sucesso no tratamento e da não remoção do pênis”,  finaliza Dr. Nardi.






Instituto Lado a Lado pela Vida 


Veja 6 atividades educativas para aproveitar o Carnaval com as crianças



Acampar, fazer castelo de areia e construir objetos são algumas das dicas oferecidas pela PlayKids


Finais de semana, feriados prolongados e momentos de descanso são excelentes oportunidades para ficar mais próximo da família. E, nesses períodos em que as crianças têm mais tempo livre, vale criar atividades com os pequenos para seguir com o aprendizado mesmo fora da escola. Uma boa saída que costuma ser indicada, além das brincadeiras mais tradicionais, é a utilização moderada e monitorada de aplicativos para dispositivos móveis que tenham conteúdos divertidos, capazes de estimular também o desenvolvimento infantil.

Pensando nisso, a PlayKids, uma das líderes globais em conteúdo educativo para as famílias, enumera 6 sugestões de brincadeiras para aproveitar o tempo livre com as crianças. Confira:


1 - Castelo de areia

Para quem vai viajar para a praia ou já mora no litoral, incentivar as crianças a construírem castelos na areia é bastante interessante. A atividade estimula a criatividade, além da coordenação motora e capacidade de planejamento para a construção.


2 - Esportes

De modo geral, os esportes são uma ótima forma de ensinar o trabalho em equipe e o respeito às regras. Aqueles jogos que possuem divisão em times, por exemplo, são ideais para este aprendizado.


3 - Reciclagem

Em locais de contato com a natureza, como parques e praias, os pais podem sugerir e participar de com as crianças de brincadeiras no estilo "quem recolher mais garrafas de plástico vence o jogo". E, a partir daí, ensinar sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente.


4 - Assistir a vídeos que incentivem a construção de objetos

Os vídeos da série SuperHands - série educativa que está disponível no PlayKids app - por exemplo, ensinam o passo a passo de como construir novos brinquedos a partir de objetos reciclados. São mais de 50 vídeos com dicas para a elaboração de tambor de latinha, jacaré de pregador, foguete de papel, entre outros. É interessante unir essa brincadeira com a de número 3 para estimular a criatividade.


5 - Acampamento

Para famílias que possuem quintais, uma dica legal é fazer uma barraca para passar o dia ou até mesmo dormir. É um jeito lúdico e divertido de esperar para ver o nascer ou pôr do sol. Com isso, é possível ensinar as crianças sobre o ciclo de dia e noite.


6 - Cozinhar

Chame as crianças para ajudar na cozinha! Ensine como unir os ingredientes e fazer uma refeição deliciosa, além de bebidas refrescantes para o calor. O aplicativo da PlayKids oferece o vagão do Tiquequê, com músicas animadas para deixar esse momento ainda mais divertido.
Então, seja em casa ou mesmo ao ar livre, todas as atividades propostas pela PlayKids ajudam no desenvolvimento infantil. Realizá-las em família, é uma forma de incentivar ainda mais a participação dos pequenos, permitindo que eles compartilhem experiências e aprendam enquanto se divertem.



Carnaval: os perigos vão além do mundo físico


Kaspersky Lab fornece dicas para que os foliões aproveitem o feriado em segurança



O Carnaval é uma data muito simbólica para os brasileiros, uma vez que consegue juntar os públicos de todas as idades por conta do amor à folia. Mas também existem aqueles que preferem ficar de fora da festa, pois querem estes dias para relaxar e esquecer dos problemas. Independentemente da preferência, esta é uma época em que, normalmente, as pessoas tendem a ficar mais distraídas – mas os criminosos, tanto do mundo online quanto do físico, não.

Para se ter uma ideia, no ano passado, dois em cada 10 entrevistados no Brasil (21%
1) foram vítimas de alguma fraude ou transtorno durante o Carnaval. Os principais contratempos foram a aquisição de produtos falsificados (7%1), furto de pertences pessoais (6%1), assalto (4%1), perda de documentos (4%1) e perda de cartões (3%1). Com muita frequência, as vítimas desse tipo de ação recebem faturas de compras indevidas (73%1), perder tempo para regularizar a situação na polícia, bancos ou lojas (63%1) e perdem dinheiro (62%1).

Outro ponto de atenção neste período são as ofertas, sejam ao buscar por hotéis, destinos para curtir o feriado ou por passeios turísticos ou de eventos. De acordo com uma pesquisa da Kaspersky Lab, em parceria com a consultoria de pesquisa CORPA, 35% dos brasileiros estão dispostos a fornecer informações pessoais em troca de cupons, descontos especiais ou programas de fidelidade. “Isso só reforça que as pessoas precisam ter mais cautela ao usar a internet”, afirma Thiago Marques, analista de segurança da Kaspersky Lab.Ao nos inscrevermos nesses tipos de promoções, cedemos dados pessoais que poderão ser utilizados em fraudes. Para evitar ser vítima, precisamos nos educar digitalmente. Além, é claro, de utilizarmos soluções de segurança robustas que identifiquem e bloqueiam esses golpes."



Seja no mundo online ou no físico, os usuários precisam ter atenção redobrada. Pensando nisso, a Kaspersky Lab traz dicas para curtir o Carnaval com segurança, independentemente da preferência:

  • ‘Apareceu a Margarida, olé, olé, olá’. Um celular roubado não é apenas uma dor de cabeça financeira, mas também pode causar uma ressaca digital, já que ele guarda muitos dados sigilosos do dono, como fotos, login do Internet Banking entre outros. Além disso, os criminosos podem sequestrar as redes sociais da vítima, já que 78% dos brasileiros deixam a sessão logada em seus dispositivos móveis. A senha de acesso ao celular é obrigatória, mas as pessoas ainda podem utilizar uma solução de segurança como o Kaspersky Internet Security para Android. Ele conta ainda com funções de localização do dispositivo, bloqueio do aparelho e para apagar o conteúdo armazenado.

  • ‘Água, água, água mineral’. Parte do público que frequenta os bloquinhos de Carnaval consome bebidas (alcoólicas ou não) durante a folia. Assim como os phishings, que são links adulterados e promoções falsas, golpes como adulteração de bebidas também são frequentes durante o Carnaval. Por isso, sempre verifique a origem / procedência da bebida que você irá consumir. Aliás, por conta do calor, se hidratar durante o evento é essencial para curtir em segurança.

  • ‘Daqui não saio, daqui ninguém me tira’. Tanto nos bloquinhos quanto nas redes sociais, pessoas inconvenientes podem estar presentes. No caso da internet, é muito comum que nos deparáramos com trolls, pessoas que examinam a página cuidadosamente e deixam comentários de mau gosto. Portanto, fique alerta às importunações que podem acontecer. Caso seja necessário, o folião pode e deve ignorar esse tipo de situação – e até mesmo bloqueá-la ou denunciá-la.  

  • ‘Com que cartão eu vou?’. Se for viajar ou curtir os blocos de Carnaval, utilize o cartão de crédito em vez do de débito. Muitos cartões de crédito têm embutido no sistema, uma proteção contra a fraude que reembolsa seu dinheiro caso isso aconteça. A atenção também deve ser redobrada ao digitar a senha durante uma compra. Tampe os números com sua mão livre e verifique se não há ninguém suspeito por perto tentando ver sua senha. Além disso, nunca entregue seu cartão para outro pessoa. Um criminoso experiente precisa menos de um minuto para obter as informações para cloná-lo. Se for fazer comprar na internet, é recomendado usar uma soluções como o Safe Money, que cria um ambiente seguro para a transação bancárias, de pagamento ou de compra.

  • ‘Mamãe eu quero’. Caso queira ou precise utilizar um Wi-Fi público, não faça login em páginas da web que podem colocar suas informações e identidade em risco, como Facebook, Twitter, instituições financeiras, etc. Além disso, é essencial a utilização de uma Rede Privada Virtual (VPN), ela vai manter tanto sua privacidade quanto seus dados protegidos caso tenha que logar em algum serviço.

  • Allah-lá-ô’. Utilize uma solução de segurança completa para seus dispositivos como o Kaspersky Security Cloud. Ele é um protetor, que alerta sempre que surge um risco à privacidade ou segurança do usuário, ao mesmo tempo que proteger contra os ataques online rotineiros, como phishing, malware, app mal-intencionados e outros.



 1 De acordo com o levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil)






Kaspersky Lab


Quatro dicas infalíveis para usar make neon no Carnaval



Carnaval é sinônimo de super produção. A maquiagem para os dias de folia é uma grande preocupação de muitos foliões. Pensando nisso, Adriana Gabriella Lima, responsável técnica pela linha de maquiagens Ame Bella, listou alguns tons que combinam com a sua personalidade para ajudar na decisão. "O ideal é harmonizar o neon de acordo com o seu estilo e se jogar no glitter".

1. Para chamar atenção: use amarelo e verde limão que são cores mais intensas

2. Para os tímidos: aposte no azul

3. Para os românticos: use o rosa

4. Para não impactar, mas não deixar o neon de lado: abuse do laranja

Ao iniciar a make, a especialista orienta para que se use ao fundo tons marrons e beges mattes e, só em seguida, acrescente os tons neons. "Devemos contrastar olhos com bocas. Makes verdes ficam lindas com bocas em vermelhos. Já em olhos sombreados com rosa você pode apostar na boca em laranja. Já os olhos com sombra azul pedem uma boca em rosa. Dessa forma você vai personalizando sua make", conta Adriana.

Se você não tiver o hábito de usar cores e quer is aos poucos na tendência do neon, a dica da Adriana é começar pelo laranja. "ele harmoniza em qualquer tom de pele. É uma cor coringa que esta em alta e traz alegria com suavidade", finaliza.



Vai pegar a estrada no Carnaval? Confira 5 dicas para viajar com segurança


Especialista dá dicas para garantir um passeio sem surpresas e seguro

 Pexels


Neste período de festas, é muito comum a família se reunir para aproveitar o feriado ou as férias e escapar do caos da cidade grande, fugir da rotina para descansar. Milhões de brasileiros pegam a estrada e partem para a praia, serra ou até mesmo a casa de algum parente no interior.

Mas antes da viagem, é importante ficar atento a alguns detalhes para evitar dores de cabeça. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o 4º país com mais mortes no trânsito na América. O gerente de negócios frota da ValeCard, Leandro Ferraz, mostra 5 dicas para viajar com segurança e garantir uma viagem tranquila. Confira:


1- Faça a revisão do seu carro com antecedência

É importante sempre checar o nível de água e óleo, o funcionamento dos freios, dos faróis e da suspensão, o estado dos pneus, a parte elétrica, com as luzes de freios, piscas, lanterna, faróis e painel e o nível do tanque de combustível, além dos documentos do carro e da habilitação.


2- Cuide-se: Alimente-se bem e esteja descansado

Dê preferência a comidas leves e evite alimentos que você não tem o costume de comer. E vale aquele alerta de sempre. Nunca beba e dirija. Também é importante descansar. Dirigir cansado ou com sono é tão perigoso quanto estar alcoolizado. Se for o caso, pare o carro e descanse.


3- Use o cinto de segurança

O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo. Em caso de acidentes, o cinto pode ajudar a salvar vidas.


4- Respeite os limites de velocidade

Muitos acidentes acontecem porque motoristas não respeitam os limites de velocidade ou tentam fazer ultrapassagens perigosas. Lembre-se. É melhor ir mais devagar e chegar inteiro do que acelerar seu veículo e correr riscos.



5- Dirija com segurança

Mantenha sempre a distância de segurança para evitar acidentes com freadas bruscas. Para ter tempo de reação, o ideal é ter 3 segundos para o carro da frente. Use também os avisos de luz e lembre-se que o uso de faróis é obrigatório na estrada. Por último, não jogue lixo pela janela. Além da falta de educação, a atitude ainda pode causar acidentes.