Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Atividades extracurriculares ajudam a estimular o raciocínio e desenvolver a responsabilidade desde muito cedo


Além de ser favorável à socialização e evitar a ociosidade, atividades extracurriculares estimulam o raciocínio e desenvolvem responsabilidade, 
independência, disciplina, além de ajudar a despertar o gosto pelo conhecimento desde a primeira infância. É nesta fase que o cérebro se torna mais ativo e por isso as crianças têm mais facilidade em reter e memorizar informações. Ensinar a criança desde cedo a ajudará nos estudos futuros, isto é, ela terá mais agilidade em aprender conteúdos novos.

“Acreditamos que a cada criança deve ser tratada individualmente, inclusive com relação ao tempo de aprendizado. Um dos nossos objetivos é incentivar a autonomia nos estudos, buscando fortalecer o potencial de cada um”, diz Giovana Maria de Almeida, Coordenadora Pedagógica do Kumon. A rede de franquia disponibiliza um material didático focado e individualizado, “fica mais fácil descobrir quais são as fortalezas e dificuldades de cada criança”, completa Giovana.

Despertar o gosto pelo conhecimento e ensinar a criança desde cedo a ajudará nos estudos futuros, isto é, ela terá mais facilidade em aprender uma matéria nova, por exemplo. A mãe de Larissa, Idelfia dos Santos, conta que, depois que a família encontrou um método para potencializar o hábito pela leitura, a menina tornou-se comprometida com os horários de estudo, fazendo a lição de casa todos os dias.

É muito importante que a criança desenvolva simultaneamente as capacidades lógicas e linguísticas que, além de serem habilidades necessárias para a vida, são a base para todas as outras disciplinas. “Levamos em consideração o incentivo à leitura de livros desde o período de alfabetização. O contato com diferentes tipos de texto amplia o vocabulário e a criatividade dos alunos, tornando a aprendizagem uma atividade prazerosa”, finaliza a Coordenadora Pedagógica.

Com a Clara, filha da Marrie Ometto, Economista e Influenciadora Digital, aconteceu a mesma coisa. Desde muito cedo a mãe proporciona uma rotina organizada para filha. “A criança precisa de horários para realizar as atividades, mas sem deixar as brincadeiras de lado. Criança tem que ser criança. Este ano, além da escola regular, ela começou com as aulas extracurriculares de matemática e inglês. Desde o início ela se adaptou muito rápido”, diz Marrie. Hoje a menina de quatro anos também faz aulas de ballet e adora brincar em casa. De acordo com a mãe, ela é uma menina motivada, já tem um grande senso de responsabilidade.



 




Sobre o Kumon
Criado no Japão em 1958, pelo professor Toru Kumon, o método utiliza os chamados exercícios-guia para que o aluno realize as atividades com o mínimo de intervenção do orientador. Somente após absorver totalmente a informação, avançam para os níveis subsequentes. "O aprendizado segue na simplicidade do papel e lápis. O que se escreve de próprio punho não se esquece, e é isso que faz com que o Kumon esteja em tantos países", diz Masami Furuta, presidente da empresa no Brasil. O método está presente em 50 países e reúne 4,35 milhões de estudantes. No Brasil são mais de 1.400 unidades em 550 cidades, somando mais de 160 mil alunos, dos 180 mil na América do Sul. Mais informações no site https://kumon.com.br/franquia/ ou pelo telefone 0800 728 1121.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados