Falta de liderança é a característica do líder que
mais incomoda o colaborador
Ser realizado profissionalmente implica uma série
de fatores. Uma delas é o bom relacionamento dentro do local do trabalho. E
nesse ponto, a relação com o chefe costuma ser um ponto importante pela permanência
ou não no emprego. Foi o que apontou pesquisa realizada pela Catho com mais de
480 respondentes.
Segundo os entrevistados, 50% deles já deixou o emprego por
causa, do chefe.
Ainda segundo a pesquisa, a característica que mais
irrita os funcionários é a falta de liderança do gestor, com 50%, seguido por
uma falha de caráter, que é obter os créditos para ele e destinar as críticas
somente aos subordinados (43%), e em terceiro lugar, ser grosseiro/estressado
(41%).
Quais
características do seu chefe mais incomodam você? |
|
Não
tem liderança |
50% |
Os
créditos são apenas para eles e as críticas para os subordinados |
43% |
Grosseiro/Estressado |
41% |
Egocêntrico |
38% |
Ultrapassado/Não
tem conteúdo suficiente |
37% |
Centralizador |
36% |
Favorece
os parceiros em detrimento de outros |
36% |
Autoritário |
32% |
Inflexível |
31% |
Inseguro |
30% |
Tem
medo que os subordinados tomem o seu lugar |
28% |
"Cada vez mais as empresas estão buscando
espíritos de liderança para poder desenvolver e motivar o colaborador. Quem não
acompanhar essa transição, cada vez mais terá dificuldade para permanecer no
mercado de trabalho", afirma a supervisora de Assessoria de Carreira da
Catho, Luana Marley.
Por outro lado, tem o ideal de chefe. Aquele que é
desejado por 10 entre 10 pessoas. E para chegar a essa unanimidade, segundo os
entrevistados, um líder deve ter confiança e desenvolver seus liderados (75%),
seguido por aplicar feedback constantemente e de forma construtiva (64%%) e ter
espírito de líder (54%).
Quais as características de um chefe ideal?
Confia
e desenvolve seus liderados |
75% |
Aplicar
feedback constantemente, de forma construtiva |
64% |
Espírito
de líder |
54% |
Inspirador |
49% |
Tomador
de decisões |
36% |
Protetor |
12% |
"O líder deve ser capaz de sempre buscar o
melhor para equipe, incluindo ele mesmo, pois todos estão em busca de um mesmo
propósito, que é desenvolver o melhor trabalho. Quanto mais o chefe se
aproximar de seus colaboradores mais a sintonia entre eles será maior",
complementa Marley.
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