Ambientes de trabalho compartilhado são
favoráveis para o convívio entre PMEs que atuam no mesmo segmento, avalia a
especialista Bruna
Lofego
Há
quem prefira manter distância da concorrência, acreditando que quanto menos o
concorrente souber sobre o negócio melhor. Mas será que essa é a melhor
estratégia para ter sucesso? Pequenas e médias empresas estão notando que estar
por dentro do que o outro faz, ou até mesmo atuar em parceria, pode alavancar
as duas empresas.
Um
exemplo disso são os coworkings especializados em um único mercado. Hoje já é
possível encontrar profissionais das mais variadas áreas- como advogados,
arquitetos, cabeleireiros, entre outros- que trabalham de forma conjunta e que
muitas vezes indicam o concorrente, quando não podem atender a demanda.
"Sendo o coworking um espaço compartilhado e aberto ao colaborativismo,
muitas empresas sentem-se apoiadas quando conseguem trocar experiências,
aprendizado, ou até mesmo compartilhar alguns clientes", explica a
especialista em coworking e CEO da CWK Coworking, Bruna
Lofego.
Os
coworkings voltados para nichos específicos estão ganhando adeptos em várias
cidades do Brasil. Segundo o Censo Coworking Brasil, a parcela desses
profissionais chega a 50% dos publicitários e designers, 38% de advogados e 24%
de vendedores que são adeptos de espaços de trabalho compartilhados.
Para
eles, muitas vantagens podem ser observadas na convivência com profissionais do
mesmo setor em um coworking. Conheça as principais:
Networking
Pesquisa
realizada pelo Censo Coworking Brasil mostra que 82% dos coworkers acreditam
que o ambiente oferece ótimas oportunidades de networking. Em um coworking,
além das conexões que os clientes fazem entre si, existe também a oportunidade
de conviver com as conexões que outro frequentador do mesmo espaço tem.
"Independentemente da área de atuação, ter uma rede de contatos ampla é
fundamental para o bom andamento dos negócios. Além das oportunidades abertas
no dia a dia, existem ainda os dias mais propícios para um happy hour ou café
de negócios", explica Bruna.
Crescimento
Ainda
segundo o Censo, 76% dos adeptos de coworking acreditam que local é o ideal
para o crescimento da empresa. "No dia a dia, os clientes presenciam o
tempo todo as experiências de outros clientes da mesma área, e com a
convivência e o networking feito entre eles, é bastante viável aprender com os erros
e acertos de outros do mesmo ramo e evoluir em sua atuação", explica.
Parcerias
Em
uma área profissional pode haver diversas frentes de atuação, por isso nem
sempre profissionais de um mesmo setor oferecem exatamente os mesmos serviços.
"Além disso, não é garantido que a empresa concorrente oferecerá igual
desempenho em uma mesma função. É assim que as parcerias surgem nos ambientes
de trabalho compartilhados", explica a especialista.
"Alguns
profissionais muitas vezes utilizam o serviço do concorrente para complementar
outro seu que já vendeu, estratégia muito usada por advogados, por exemplo, em
busca de agregar valor para todas as partes envolvidas."
Compartilhamento
O compartilhamento faz parte
da essência do coworking, seja em relação aos serviços disponibilizados ou ao
espaço em si. Para usufruir ainda mais disso, empresas têm se interessado
também por estratégias que tragam benefícios para ambas as partes envolvidas,
como compartilhar fornecedores, por exemplo. "Nem sempre uma pequena empresa
precisa de muito para funcionar, e, com essa estratégia, é possível conseguir
descontos ou um upgrade nos serviços com fornecedores em comum", finaliza.
Bruna Lofego –
Possui mais de sete anos de experiência em coworking. Atualmente é CEO e
Founder da CWK
Coworking, que conta com cinco espaços, localizados em Minas Gerais, São
Paulo e Rio de Janeiro. Considerada como uma especialista no segmento, lançou
em 2016 o curso Como Montar seu Coworking, atraindo empreendedores e
investidores de todo o Brasil interessados em abrir um espaço compartilhado.
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