Pesquisar no Blog

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Rótulos de alimentos: você realmente entende?

 Na semana Mundial da Alimentação, a ABIAD - Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres - ressalta que os rótulos dos alimentos trazem informações que ajudam na escolha de produtos para uma alimentação equilibrada e adequada às suas necessidades


Do dia 16 a 20 de outubro é celebrada a Semana Mundial da Alimentação, data que tem o intuito de conscientizar a população sobre o consumo equilibrado dos alimentos, refletindo acerca de temas como segurança alimentar e alimentação saudável. 

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD), entidade que representa a indústria para o segmento de alimentos especiais, aproveita a oportunidade para ressaltar a importância dos rótulos dos alimentos com informações claras, para facilitar o acesso e entendimento pelo consumidor sobre os ingredientes e valores nutricionais dos produtos industrializados. Dessa forma, promover maior consciência na população para que sejam capazes de escolher uma dieta alimentar que mais se adeque às suas necessidades. 

A ABIAD defende ainda que a população adquira entendimento dessas informações através de iniciativas educacionais, para que o consumo se torne eficiente como um todo, agregando benefícios na promoção da saúde, propiciando acesso e qualidade a esses alimentos. 


Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estuda novo modelo de rotulagem dos alimentos
A Anvisa estuda um novo modelo de rotulagem de alimentos no Brasil com o objetivo de tornar as informações sobre alimentos e bebidas claras e compreensíveis para a população. 
A ABIAD sugere que os dados nos rótulos, além de claros, permita a livre escolha do consumidor, através do modelo Guideline Daily Amount (GDA), facilmente relacionado com cores (verde, amarelo e vermelho) de acordo com sua composição nutricional. “Quando se trata de um público diferenciado, que tem a necessidade de uma dieta específica, tal como alimentos para dietas com restrição de nutrientes e suplementação, a mudança deve ser contemplada da maneira mais fácil possível”, afirma Dra. Tatiana Pires, Engenheira em Alimentos, mestre e doutora em Ciência dos Alimentos, e Presidente da ABIAD.











Dicas para entender o rótulo dos alimentos 

O consumidor estar atento ao rótulo dos alimentos é de extrema importância, pois as descrições nas embalagens vão muito além de despertar o interesse de compra na população. Sua função é exibir as características e propriedades nutricionais do produto, sendo determinante no momento de escolher o que será consumido de acordo com o gosto do consumidor. 


Lista de ingredientes
A lista de ingredientes dos produtos, normalmente, é apresentada em ordem decrescente, sendo os primeiros ingredientes da lista aqueles que estão em maior quantidade no alimento, seguido pelos ingredientes com menores quantidades.

Informação Nutricional
Os rótulos oferecem a informação nutricional por porção em gramas, com os dados nutricionais de: Carboidratos, Açúcares, Fibra Alimentar, Gorduras Totais (saturadas, monoinsaturadas, poli-insaturadas e trans), Proteínas, Sódio, Outros minerais, Vitaminas.

Conservação e prazo de validade
No rótulo também estão descritas sobre as condições em como os alimentos devem ser mantidos, garantindo qualidade em seu estado de conservação, para não perder as caraterísticas iniciais até o termino do seu prazo de validade.

Restrição alimentar
A presença da lista de substâncias com potencial alérgicos devem estar bem claros, com informações se contém glúten e lactose (leite).

Produtos Light
Alimentos light significam que possuem uma redução mínima de 25% do teor de nutriente ou parâmetro nutricional, como valor calórico, açúcar, gordura, entre outros, em comparação ao produto de referência.

Produtos Zero
Os alimentos que utilizam o termo zero são aqueles com valores mínimos de nutriente ou parâmetro nutricional. Para açúcares e gordura, por exemplo, são os que têm até 0,5g do macronutriente por cada 100g/ 100  ml do produto.

Produtos Diet
Alimentos diet significa que são produtos que apresentam ausência ou quantidades reduzidas de determinados nutrientes, tais como carboidratos, açúcar, sal e lactose.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados