quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Oito dicas de como se disciplinar a fim de conquistar seus objetivos



Não postergue as tarefas consideradas mais difíceis e chatas é uma das dicas. Conforme Picinini, começar o dia de maneira mais produtiva faz com que o resto dele também seja mais produtivo


Quando se traça um objetivo, como abrir um negócio online, são necessárias disciplina e força de vontade para superar todos os obstáculos que, certamente, surgirão no trajeto. Sem elas, as chances de sucumbir ante o cansaço e outros percalços se tornam bem maiores. Contudo, nem sempre é fácil cumprir de maneira obstinada às tarefas propostas com o intuito de atingir as metas estipuladas inicialmente. Nesse sentido, o empreendedor digital e idealizador dos sites Empreendedor Digital e Férias Sem Fim, Bruno Picinini, apresenta oito dicas de como se disciplinar a fim de conquistar objetivos.

“Pode soar engraçado, mas a primeira dica para ter mais disciplina é esquecer a disciplina”, comenta o empreendedor. Segundo Picinini, força de vontade e disciplina são limitadas. Se a dependência desses dois fatores for absoluta para a realização das tarefas, tais como criar um produto, escrever um artigo, disparar um e-mail, provavelmente o negócio não se desenvolverá, pois com o cansaço as tarefas tendem a ficar mais trabalhosas. Nesse sentido, aquele que busca conquistar um objetivo precisa encontrar uma maneira de automatizar suas obrigações, tornando-as um hábito, um ritual. “Se você parar para pensar no que tem de fazer, é provável que você não faça nada”, afirma.

Descansar e cuidar bem da saúde é a segunda dica. “Se você não estiver descansado e com a saúde em dia, seu tanque de força de vontade e disciplina será menor”, diz. Por isso, além de dormir mais e melhor, o empresário precisar tirar um dia para não olhar para seu negócio. “Sei que às vezes não é possível essa folga, principalmente se o empreendimento estiver sendo criado nas horas vagas. Contudo, tente se desligar dos seus negócios nos momentos de lazer”, pondera Picinini.

A terceira dica é perdoar-se quando a disciplina ou a força de vontade falharem. “Às vezes isso acontecerá. Só não deixe virar um hábito”, enfatiza. A quarta dica é ter cuidado com as desculpas dadas a si mesmo para não cumprir as tarefas. “Nós adoramos inventar histórias e desculpas sobre o porquê de as coisas não funcionarem para a gente. Essas histórias realmente são mentiras que tentam justificar uma atitude que foi tomada por falta de disciplina e força de vontade”, afirma.

Como dito, força de vontade e disciplina são limitadas, por isso a importância de remover as tentações. Esta é a quinta dica. Conforme o empreendedor digital, quando se tira a tentação da frente, fica muito mais fácil levar as tarefas a cabo, ainda mais se seu ânimo estiver baixo. A sexta dica é não esperar que tudo esteja alinhando para realizar tarefas relativas ao negócio. “ ‘Quero mandar um e-mail, mas não tenho certeza do conteúdo! ’. Mande. Cumpra o que você combinou consigo mesmo. Faça o que tem de ser feito e não fique enrolando”, incentiva.

Para facilitar a execução dos trabalhos, Picinini recomenda que as tarefas sejam divididas, estabelecendo datas limites de entrega para cada uma delas. Se for criar um produto, por exemplo, não coloque uma data de entrega para ele somente. Provavelmente, serão necessárias várias etapas até isso. Dessa forma, estipule um prazo para entrega da introdução, outro para a segunda parte do produto e assim sucessivamente. “Se obrigue a cumprir”, afirma o empreendedor digital. “Você pode até usar penalizações se não conseguir, e recompensas em caso de sucesso”, complementa. Esta é a sétima dica.

A oitava e última dica é não postergar as tarefas consideradas mais difíceis e chatas. “Começar o dia de maneira mais produtiva faz com que o resto dele seja mais produtivo”, assegura. Assim, sugere Picinini, comece pelas atividades mais complicadas sem medo, pois são elas que mais movimentam seu negócio. “Até porque, se sua força de vontade acabar antes da hora, o dia já terá valido à pena, você já terá feito as tarefas principais que mais geram resultados”, conclui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário