Pesquisar no Blog

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

6 dicas para fortalecer sua presença no mundo digital e atrair clientes

Com cada vez mais empresas migrando para o digital, ter uma boa presença online é essencial para se diferenciar no meio da multidão, atrair clientes e aumentar as vendas. Apenas no primeiro semestre de 2020, as vendas online cresceram cerca de 145%, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com um estudo realizado pela plataforma Nuvemshop.

Com uma concorrência cada vez maior, muitos empresários estão em busca de novas estratégias para lidar melhor com as vendas online. Pensando nisso, a Followize, startup de gestão de leads e vendas com mais de 280 clientes e 7 mil usuários ativos, reuniu seis dicas essenciais para quem quer começar ou melhorar a presença no mundo digital.

 

Construa a sua credibilidade


Uma pesquisa feita pelo Ibope mostrou que cerca de 92% dos consumidores pesquisam na internet antes de comprar um produto. Isso mostra o quanto é importante ter mais do que um site para divulgar a sua marca, mas produzir um conteúdo de qualidade, que engaje o seu potencial cliente e mostre o quanto você é especialista naquele mercado específico. Tenha certeza      que um bom conteúdo, seja ele produzido em texto, vídeos ou posts nas redes sociais, é uma base muito importante para ter uma boa presença online. É isso que vai atrair consumidores, conduzi-los no processo de compra e, finalmente, fidelizá-los.

 

Invista em estratégias de SEO


Pode parecer óbvio, no entanto, investir em uma estratégia de SEO é essencial para construir uma boa presença digital para o seu negócio. Afinal, não adianta produzir um ótimo conteúdo se ele não for encontrado pelas pessoas. São as técnicas de SEO que aumentam as chances de uma marca aparecer entre os primeiros resultados de buscadores, como o Google, e isso faz toda a diferença: uma pesquisa da Advanced Web Rankings mostrou que em 71,3% das buscas os usuários clicam em links que aparecem na primeira página de resultados.

 

Tenha um bom relacionamento


Mostre aos consumidores que existem diversas maneiras de contatar a sua marca, seja para esclarecer dúvidas ou pedir ajuda. Para isso, esteja presente nas redes sociais - interaja com o seu público todos os dias e faça posts falando sobre o seu produto ou serviço. Além disso, preste um atendimento rápido, seja por e-mail ou telefone. 

 

Invista no mobile


Uma das tendências mais importantes do marketing digital são os aparelhos móveis, já que, a cada ano que passa, mais pessoas costumam usar os seus smartphones para navegar na internet.  Invista em um site responsivo, que se adapta a qualquer formato de tela, e pense sempre na criação de aplicativos para celular. Isso fará toda a diferença na sua estratégia e aumentará a sua chance de vendas. 

 

Incentive feedbacks


Uma das maneiras mais econômicas, fáceis e eficientes de melhorar a presença online da sua marca e ainda obter a confiança do usuário é recebendo avaliações de pessoas que já utilizaram o seu serviço e/ou compraram o seu produto. Por isso, solicite que os seus clientes e parceiros avaliem a sua empresa. Esses feedbacks funcionam como uma ‘prova social’ da qualidade do seu negócio e faz com que as pessoas se sintam mais à vontade para comprar, investir e recomendar a sua marca. 

 

Foque na gestão de leads


Por último, mas não menos importante, está a gestão dos leads - potenciais clientes que chegam por meio de diversos canais na internet. Invista em uma ferramenta de gestão de leads e vendas, afinal, não adianta ter presença na internet, receber muitas visitas diariamente, e não conseguir converter esses números em vendas. É a gestão dos leads que possibilita que os outros passos e investimentos tenham retornos mais rápidos e efetivos. 


Advogado especialista em Direito do Consumidor alerta para 10 golpes que podem transformar a sua Black Friday em 'blackfraude'

Com a continuidade da epidemia do Covid-19 e do distanciamento social, a Black Friday, que tradicionalmente acontece no dia 27 de novembro, deve ser majoritariamente digital em 2020. O fechamento do comércio e a insegurança em relação a frequentar lojas e locais fechados trouxe uma mudança radical no comportamento do consumidor brasileiro e internacional - de acordo com dados revelados pela CNN, 51% dos consumidores se sentem ansiosos com a perspectiva de comprar produtos em lojas físicas, e 64% do budget destinado às compras de fim de ano serão destinadas ao comércio online. 

A pandemia também incentivou as empresas a aumentarem o período de descontos, com promoções do início ao fim de novembro. A intenção é dar tempo ao consumidor e criar novas possibilidades de vendas - de acordo com pesquisa da ABComm, a estimativa da Black Friday este ano é apresentar um crescimento de 77% das vendas em relação a 2019, atingindo a marca de R$6,9 bilhões apenas entre o período de 18 a 30 de novembro.

O crescimento das vendas online, entretanto, também trouxe um número elevado de golpes em esquemas de e-commerce, o que dificulta a vida do consumidor que ainda não está habituado a fazer muitas aquisições fora de lojas físicas. Pensando nisso, o advogado e especialista em direito do consumidor, Marco Antonio Araujo Junior reuniu 10 dicas para evitar golpes online e aproveitar a Black Friday com tranquilidade.

1. Sites falsos
O consumidor recebe uma promoção atrativa de um produto ou serviço, com preço incrível, geralmente de uma marca conhecida, que deve ser acessada a partir de um link encaminhado por e-mail, SMS ou mensagem de aplicativo. Quando clica no link, é remetido para uma página falsa, com mesmo formato da página original da empresa que tem a marca conhecida (logo, produtos e layout idênticos).
A página falsa, chamada de página espelhada, vai recolher os dados do consumidor (nome, cpf, dados do cartão), pode receber os valores do pagamento, mas não vai realizar a entrega.
O consumidor paga, não recebe e além disso está sujeito a ter seus dados utilizados em operações fraudulentas. 


Como se prevenir?
Nunca acesse links enviados por e-mails, SMS ou aplicativos de mensagens. Se decidir comprar, digite o endereço da empresa e acesse você mesmo o site 



2. Senhas de cartão
O consumidor vai realizar uma compra pela internet e em dado momento da operação é solicitada a senha do cartão de débito, do cartão de crédito ou até mesmo a senha de acesso ao internet banking. 


Como se prevenir?
Nunca digite sua senha pessoal de cartão de débito, cartão de crédito ou acesso a internet banking. Essa senha só serve para utilização em compras nas maquininhas, no caixa eletrônico ou no caixa do banco. Essa senha é pessoal. Não repasse a terceiros. 



3. Boleto falso
O consumidor realiza uma compra pela internet em site fraudulento ou inseguro, acreditando estar comprando no site original da empresa, e opta por realizar o pagamento por meio de boleto bancário. O boleto bancário encaminha o pagamento para outra conta, que não a da empresa na qual o consumidor acredita estar comprando. Como o pagamento foi para um fraudador, a empresa não irá encaminhar o produto e o consumidor ficará no prejuízo 


Como se prevenir?
O pagamento em boleto bancário só pode ser realizado se for encaminhado pela empresa na qual a compra foi realizada. Confira no boleto se no campo "cedente" está o nome da empresa na qual você realizou a compra. Se não estiver, entre em contato com a empresa por telefone (procure o telefone na internet) e peça para confirmar se aquele boleto é válido. Não pague boletos emitidos em nome de pessoas físicas se a compra foi realizada em uma empresa.


4 - O produto entregue é diferente do produto comprado
Você comprou um determinado produto anunciado no site, com fotos, e no momento da entrega recebe um produto diferente. Ainda que na foto conste aquela advertência de "meramente ilustrativa", o fornecedor é obrigado a entregar aquilo que foi anunciado, com características e descrições que estavam no site e na foto, sob pena de ter que devolver todos os valores pagos. A regra vale para anúncios feitos em redes sociais.

Como se prevenir?
Na hora que estiver pesquisando produtos na internet, tire um "print" da tela do computador ou do celular ou faça a impressão física. Essa é a garantia que o consumidor tem de que o anúncio ocorreu.E se receber um produto diferente do que foi comprado o consumidor terá direito a um abatimento no preço ou a devolução dos valores pagos, na íntegra, sempre à sua escolha. 



5. Site ou app inseguros
Na hora de comprar pela internet, o consumidor tem que se precaver o máximo que puder. Muitas vezes o site do fornecedor não tem segurança das informações digitadas e permite que programas espiões possam capturar os dados do consumidor e utilizá-los em novas compras. 


Como se prevenir?
Verifique se o site tem a indicação de um cadeado fechado. Geralmente fica na parte inferior (as vezes fica do lado esquerdo e outras vezes do lado direito). Esse sinal indica que as informações digitadas são criptografadas e que o risco de fraude é muito menor. Veja também se quando digitar o endereço da empresa no browser da internet (espaço onde digitamos o www.site.com.br) aparece que a conexão é segura ou não segura. Se for segura, a chance de fraude também é menor. Se a compra for realizada por aplicativo, o cuidado deve ser em manter a última versão do aplicativo instalada. Isso costuma minimizar o risco de fraudes. 



6. Preço do produto, preço do frete e preço total
Geralmente os anúncios indicam somente o preço do produto, sem informar qual seria o preço do frete. Mas na hora de encerrar a compra e fechar o carrinho, o consumidor é surpreendido com um valor altíssimo de frete, às vezes até maior que o valor do produto, tornando a compra inviável. 


Como se prevenir?
Antes de fechar a compra, consulte qual o valor do frete. Os sites de ecommerce e os aplicativos de compra devem ter a possibilidade de consulta do valor de frete antes da realização da compra. Não adianta ter uma boa promoção do produto se o frete está absurdo.

7. Prazo de entrega
As empresas, no intuito de realizar a venda, costumam prometer para o consumidor, especialmente nessa fase de Black Friday, um prazo de entrega aceitável, que faz com que o consumidor feche a compra. Contudo, muitas vezes a empresa não tem o produto em estoque ou não tem condições logísticas de realizar a entrega no prazo combinado.E aí surge um dos principais problemas da data: o descumprimento do prazo de entrega do produto. 


Como se prevenir?
Geralmente, o prazo de entrega está informado no site ou no aplicativo. Na hora de comprar, tire um "print" ou imprima a página para conseguir comprovar o prazo de entrega prometido.Se o prazo não for cumprido, o consumidor poderá desistir da compra ou exigir o cumprimento obrigatório da obrigação, sem prejuízo de buscar no Judiciário uma indenização por danos materiais e, em alguns casos, até por danos morais.

8. Passar informações pessoais por telefone depois da compra
Em algumas situações, logo depois que o consumidor digita informações pessoais em uma página fraudulenta, golpistas entram em contato pedindo outras informações, como por exemplo, dados bancários ou senhas. 


Como se prevenir?
Nas compras realizadas pela internet em sites sérios, não há necessidade de completar os dados do consumidor. Se isso acontecer, desconfie. Não passe informações pessoais pelo telefone. Nem os bancos nem as lojas costumam solicitar informações pessoais, como senha, em ligações telefônicas. Quando isso acontecer, no caso dos bancos, as senhas são digitadas no teclado do celular ou no computador e nunca são ditas para o atendente 



9. Preços diferentes no anúncio e no carrinho
Nessa época de BF, as empresas que atuam de má-fé costumam se aproveitar do momento de impulso do consumidor para realizar fraudes. Essa fraude bateu recorde de reclamação em 2019 e o consumidor precisa ficar atento. O produto tem um preço na hora do anúncio e quando vai para o carrinho tem um preço maior. 


Como se prevenir?
O consumidor tem que se atentar ao anúncio e ao momento do fechamento da compra e caso constante diferença, não realizar a compra. Se já comprou, tem direito de exigir que o preço do anúncio seja o preço a ser aplicado e que a diferença paga seja devolvida. A devolução deverá ser pelo mesmo meio que foi feito o pagamento, salvo se o consumidor aceitar que seja por meio diferente.

10. Pagamento por depósito bancário ou transferência bancária
Esse é um meio incomum para o pagamento de compras realizadas pela internet em grandes empresas ou sites. As empresas costumam preferir pagamento por cartão de crédito ou cartão de débito. Portanto, se realizar a compra de um produto em um site e só tiver a opção de depósito bancário ou transferência bancária, fique atento. Pode ser a indicação de perigo a vista. 


Como se prevenir?
Confira se a empresa existe (consulte o CNPJ da empresa no site receita.fazenda.gov.br) e se o depósito ou a transferência estão sendo realizadas para a empresa ou site. Caso seja em nome de alguma pessoa física, a chance de ser um golpe é muito alta.

Um último alerta: caso seja vítima de golpe na Black Friday, registre uma reclamação no site do Procon ou na Senacon, faça uma ocorrência policial e se precisar entrar com uma ação por meio de um advogado de confiança.





Marco Antonio Araújo Júnior - Advogado especialista em Direito do Consumidor;
Professor de Direito do Consumidor e Ética Profissional;
Diretor do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - Brasilcon
Jurista do Grupo de Trabalho da Fundação ProconSP; Assessor-Chefe da instituição em 2019;
Fundador e professor do MeuCurso
Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/SP de 2013 a 2018
Conselheiro Seccional da OAB/SP de 2013 a 2018
Membro da Comissão Nacional de Defesa do Consumidor do Conselho Federal da OAB de 2013/20183.

 

Mercado de palestras cresce com opções de plataformas digitais

No início de março o mundo passou por experiências novas e não muito agradáveis. Com a pandemia do novo coronavírus, muitos setores e empresas tiveram grandes prejuízos, resultando em incerteza sobre o futuro, entre eles está o de palestras, que teve grande impacto durante o ano. No entanto, para a surpresa de profissionais da área, foi possível contornar a situação com um fator fundamental para a sobrevivência no período, que é a tecnologia.

Durante o início da pandemia houve realmente um hiato do setor, que também causou medo nesses profissionais, mas com o passar dos meses a área cresceu exponencialmente. De fato, tivemos uma queda brusca no volume de trabalho, já que os eventos presenciais deixaram de acontecer. Mas a partir do momento que as empresas e os profissionais começaram a ver no digital boas oportunidades de disseminar conhecimento de forma rápida, fácil e barata, os eventos começaram a acontecer.

O cenário de atrações online ganhou muito espaço durante esse período, desde shows a apresentações e palestras e, boa parte delas tem um grande lucro sobre o investimento do público. Os benefícios são tanto para os profissionais do palco quanto para a audiência, já que assistir a eventos pela internet permite maior flexibilidade no acompanhamento do conteúdo, mais conforto e segurança. Tivemos muitos feedbacks positivos sobre as últimas produções, como o Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento, em que haviam muitos palestrantes simultaneamente, e como aconteceu pela web, foi possível assistir mais de uma apresentação no mesmo horário e garantiu mais liberdade para quem participou.

Atualmente, muitas pessoas estão em casa fazendo home office e, por conta disso, investem mais no próprio conhecimento, muitos produtos digitais foram acelerados e por isso todos passaram a adquirir cada vez mais produtos online, sejam formações ou mentorias.

Mas é importante ressaltar que esse método também exige cuidados, é necessário ter ferramentas que fazem com que o público se mantenha entretido com o tema. Além de iluminação e áudio adequados, uma boa imagem e internet de qualidade também é necessário ter recursos que prendam a atenção do ouvinte. Quando você acessa o YouTube descobre que há conteúdo de uma série de palestrantes e todos são gratuitos. Então o evento ao vivo não pode ser simplesmente um vídeo, é necessário interagir, perguntar, ter contato com a plateia, quanto mais interação mais valioso é aquele momento. Existem diversas ferramentas que proporcionam uma interação inesquecível em eventos on-line.

O mercado de palestras presenciais também tem previsão de crescimento, apesar da opção digital. Os eventos que ocorrem presencialmente serão ainda mais valorizados nos próximos meses, já que essas apresentações promovem encontros agradáveis que estão fazendo falta para as pessoas. O ano de 2021 promete ser o melhor ano do mercado, pois além das conferências presenciais que irão ocorrer, as versões online também continuarão acontecendo.

 

 


Alexandre Slivnik - reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É membro da Society for Human Resource Management (SHRM) e da Association for Talent Development (ATD). Palestrante e profissional com 19 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, ÁFRICA e JAPÃO, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education - Boston/ EUA). www.slivnik.com.br


Nas eleições municipais, policiais militares mostraram que já correm em raia própria!

Em 2016, o resultado das urnas apresentou como grande novidade a presença de policiais militares disputando e vencendo eleições. Naquele pleito, foram eleitos três prefeitos, nove vice-prefeitos e 103 vereadores, todos policiais militares da ativa e da reserva, oficiais e praças. Em 2016, Jair Messias Bolsonaro era apenas um deputado federal do baixo clero, eleito pelo Rio de Janeiro, que começava a se apresentar para a disputa presidencial.

Veio 2018, e, agora sim, na esteira da mudança, tendo como bandeira o combate à corrupção, o combate à criminalidade, a defesa da vida, da família, da pátria e de Deus o bolsonarismo surgiu, e muitos militares foram eleitos para as Assembleias Legislativas, Câmara de Deputados e Senado Federal. A bancada da segurança aumentou exponencialmente, trazendo resultados positivos para as forças de segurança e, consequentemente, para a Sociedade.

Os policiais militares foram fundamentais e decisivos na eleição de Jair Bolsonaro, sendo responsáveis por mais de 15 milhões de votos na chapa vencedora.

Este ano, havia grande expectativa sobre como se sairiam os militares na eleição.

Estima-se que mais de 1,2 mil policiais militares, ativos e veteranos, oficiais e praças disputaram as eleições municipais só no Estado de São Paulo. Dos cerca de 80 que almejavam o cargo de prefeito, oito foram eleitos; dos cerca de 100 que disputaram vice-prefeituras, 13 foram eleitos. E dentre os mais de mil que queriam ser vereadores, 90 foram eleitos; ficando outros tantos na suplência.

O número de votos recebidos pelos candidatos associados da DEFENDA PM, por exemplo, chegou próximo dos 500 mil. Já a soma de votos recebidos pelos policiais militares em geral ultrapassou 1,5 milhão.


Algumas conclusões podem ser tiradas: 

1) por não investir pesado na campanha, o Presidente da República continua sem o crédito dos eleitos, como em 2016, quando era um deputado sem expressão nacional. O número de policiais militares que conseguiram sucesso na empreitada manteve-se estável, com ligeira queda do número total cuja raiz está na eleição de vereador. Já para os cargos do Executivo, onde podem realmente exercer o poder de mando e mudar o rumo das cidades, é nítida a evolução: aumento de quase 200% dos prefeitos e de quase 100% de vice-prefeitos comparativamente a 2016. 

2) os policiais militares criaram um espaço próprio, e conseguiram isso com a mais produtiva das armas: eles estão próximos do povo, são responsáveis pelo policiamento ostensivo e pela resolução de problemas no dia-a-dia das cidades; são eles que estão com a população 24 horas por dia. Essa relação parece garantir uma confiança na possibilidade de esses homens e mulheres continuarem a prestar seus serviços à população, trabalhando nas casas legislativas e no Executivo, como políticos;

3) apesar do empenho de muitos na tentativa de destruir essa relação de confiança, a resposta das urnas vem comprovando um aumento da presença dos militares estaduais na busca por um espaço na política. Na última eleição para o governo de São Paulo, três candidatas a vice-governadora eram policiais militares.

A participação e a eleição de militares no pleito deste ano espelham um recado aos ditos defensores da Democracia que não são, evidentemente, democratas. Pois esses distorcem o processo constitucional e legal da participação política dos militares e criticam seu ingresso na vida política. Os militares estão cada vez mais exercendo sua cidadania apoiados por aquele que defende seus direitos fundamentais. E eles estão, evidentemente, mais qualificados para a defesa dos direitos do cidadão.

Talvez esse seja o medo dos falsos democratas!

Contrapondo falas de autoridades que deveriam defender os direitos fundamentais (mas não sabem diferenciar política de politicagem, ou partidarização da instituição militar), repetem frases de cunho ideológico-dominadora afirmando que quando a política ingressa pelo corpo da guarda dos quartéis a disciplina sai pela porta do fundo. Afirmo que o significado é exatamente o oposto: quando a institucionalização dos direitos políticos ingressa pelo corpo da guarda dos quartéis a Democracia se consolida; consolidam-se a Hierarquia e a Disciplina; consolida-se o Estado de Direito. O que sai pela porta do fundo é o arbítrio e a ditadura! 

Que vença a Democracia! Com os direitos fundamentais plenos dos militares!

 



Cel Elias Miler da Silva - presidente da DEFENDA PM



Pix leva transformação digital a bares e restaurantes

Uma das novidades mais aguardadas no mercado financeiro acaba de ser lançada oficialmente para todo o país. O Pix, sistema de pagamentos instantâneos, chega em meio à promessa de ser uma alternativa mais ágil e econômica que as opções existentes até então. O motivo para tamanha expectativa é o impacto que o serviço terá no mercado como um todo, afetando desde grandes bancos, que lucram com as transações TED e DOC, empresas de emissão de boletos, e até mesmo pequenos empreendedores.

Para bares e restaurantes, o novo serviço pode ter vindo a calhar. Serviços de alimentação estão entre as dez atividades mais prejudicadas pela pandemia de Covid-19, segundo o Diário Oficial da União. Um outro dado, resultado de um levantamento do Sebrae em parceria com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), mostra que 7% desses estabelecimentos fecharam devido à crise. Ainda, nove em cada dez empresas do setor tiveram queda no faturamento.

Mas, se teve algo que os últimos meses nos ensinaram, foi a importância da tecnologia. Será ela, por meio da transformação digital, que poderá auxiliar bares e restaurantes no processo de retomada. Em relação ao Pix, são diversas as vantagens:

  • Pagamento sem contato: a volta às atividades exige a responsabilidade e o comprometimento dos estabelecimentos com a saúde de seus funcionários e do público em geral. Adotar soluções que evitem a circulação e o contato entre pessoas, como o Pix, que permite o pagamento de boletos e transações sem custos, ajuda a garantir segurança para todos.
  • Rapidez: a recomendação de sair somente o necessário ainda está valendo. Portanto, quanto menos tempo todos passarmos fora de casa, melhor. Uma das principais demandas dos clientes antes da pandemia era a agilidade no atendimento. Com a simplificação da forma de pagamento, o estabelecimento pode destinar os funcionários para outras atividades, melhorando a experiência
  • Maior rotatividade das mesas: como resultado da agilidade no atendimento e no pagamento, o bar ou restaurante ganha na movimentação de clientes. Em um momento em que muitos estão contendo os gastos, focar no volume de clientes pode alavancar o caixa do estabelecimento.
  • Menos dinheiro físico nos caixas: com pagamentos digitais disponíveis a todo instante, reduz-se a necessidade de os caixas manterem grande quantidade de dinheiro físico, tornando os estabelecimentos menos vulneráveis a assaltos problemas com troco.
  • Redução de custos: além disso, por ser um sistema gratuito ou com um custo bastante reduzido para empresas, os estabelecimentos podem substituir as máquinas de cartão pelo Pix. Toda economia é bem-vinda!

É hora de bares e restaurantes focarem na otimização de recursos e atividades. Entender as expectativas dos clientes, oferecer mais segurança e conforto e aprimorar a experiência no local certamente ajudarão a cativar o público. O próximo ano deve apresentar boas perspectivas para o setor, com um maior controle da pandemia e (esperamos!) a chegada da vacina!




Alan de Carvalho - advogado do Sinthoresp (Sindicato dos Trabalhadores de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de São Paulo e região).

Trabalhou Tem Direito

www.trabalhoutemdireito.com.br


Aumentar o engajamento é tão simples como em Emily em Paris?


O novo seriado da Netflix levanta o ponto polêmico: como conseguir seguidores orgânicos em pouco tempo?


A profissão de influenciador digital está em ascensão mundialmente. No Brasil, por exemplo, uma pesquisa feita pela SamyRoad, agência global de influencers, mapeou que no final de 2019 que o país tinha aproximadamente 920 mil influenciadores digitais. A pesquisa considerou perfis pessoais com mais de cinco mil seguidores. Para a especialista em tráfego online, Bárbara Bruna, estamos vivendo um momento importantíssimo para o investimento em marketing digital. Esse é um dos ensinamentos que ela passa para os participantes do projeto Empreenda Sem Limites, iniciativa dela e de outras 10 empreendedoras com grande atuação nas redes sociais para orientar àqueles que querem conquistar espaço na internet.  

É normal que empresas e grandes produtoras de filmes utilizem o cenário global para a criação de seus enredos e personagens. E saindo dessa circunstância nascem personagens como a Emily Cooper, interpretada por Lily Collins, protagonista da série Emily em Paris, do serviço de streaming Netflix.   

Emily é uma jovem profissional de marketing que se muda para Paris e inicia a jornada de “levar o ponto de vista americano” a uma luxuosa agência francesa. Além do enredo de comédia romântica clássico, a série passa por cima de um acontecimento que trouxe indignação a muitos consumidores. Emily ganha em poucas semanas cerca de 20 mil seguidores em suas redes sociais, publicando fotos sem planejamento.   

Bárbara já treinou milhares de pessoas e empresas em diversos países para explorarem os recursos do Facebook e Instagram Ads em seus negócios. Ela comenta que a percepção que os consumidores tiveram é positiva, já que demonstra que as produções cinematográficas estão sendo assistidas com discernimento. “É importante saber que estamos avaliando o impacto do que estamos consumindo e pensando criticamente sobre o conteúdo que está sendo produzido”. 

  

O que é tráfego online como aumentar o engajamento? 

Bárbara explica que tráfego online consiste na movimentação de usuários entre páginas. Ou seja, é o tão desejado fluxo que os criadores de conteúdo disputam. A especialista apontou três dicas valiosas para explorar com criatividade os recursos disponibilizados pelas redes sociais: 

  1. Planejamento: Os recursos de anúncios pagos são super úteis para trazer novos usuários, mas não adianta patrocinar conteúdo sem planejamento. Defina quem você quer atingir e depois estabeleça mensagens próprias para esse público. 
  1. Crie estratégias: A internet oferece muito mais conteúdo do que um consumidor consegue analisar. Por isso, diferencie seu conteúdo. As suas estratégias devem ser construídas para tornar esse artigo o mais relevante e interessante possível. Use conteúdos do momento, assuntos atuais e siga as trends que atingem o seu consumido. 
  1. Análise dos resultados: É muito comum na criação de campanhas as pessoas fazerem mais de um modelo de anúncio. As plataformas permitem acompanhar o resultado de cada uma delas. É muito importante analisar os conteúdos de acordo com o alcance gerado por cada um, dessa forma se tem maior clareza do que investir no futuro, de acordo com o retorno.  

 

 Engajamento Real x Engajamento Emily em Paris  

Apesar de a série mostrar um impulsionamento de seguidores muitas vezes não compatível com o mundo real, 2020 foi um ano de crescimento dos perfis nas redes. Um levantamento feito pela Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP) apontou que a pandemia de Covid-19 contribuiu para a melhor performance de acessos nos perfis do Instagram dos influenciadores e celebridades brasileiras. Os dados apontam um crescimento médio de 17,3% de seguidores no primeiro trimestre de 2020. 

Júlia Doorman, influencer do ramo da beleza e criadora do canal Cabelos de Rainha e tem mais de 3,5 milhões de inscritos no Youtube, comenta que publicações orgânicas podem ser sim bem aceitas pelo público, a exemplo do que ocorre em Emily em Paris. Segundo ela, o caráter autêntico e simples das postagens demonstra para o consumidor a ideia da realidade da personagem/influenciadora, atraindo novos admiradores da sua rotina. 

Júlia está nesse mercado há dez anos e acrescenta que no início era mais simples se tornar influenciador, porque menos conteúdo era produzido. Hoje as pessoas dão preferência para seguir perfis que fazem postagens regularmente, que postam com estratégia e não só por postar, que falam com seu público e que trazem conteúdos relevantes, todas são maneiras de criar engajamento”, ensina Júlia. Ela também comenta que percebe algumas vezes que as produções criam um perfil de influenciadores que não corresponde com a realidade, não retratando a dedicação que a produção de conteúdo exige. 

O estudo “O Brasil e os influenciadores digitais”, do Ibope Inteligência, mostra que 52% dos brasileiros que utilizam redes sociais seguem algum influenciador digital. A pesquisa também apontou diversos dados interessantes, como o perfil do brasileiro que mais segue influenciadores: são mulheres com idade entre 16 e 24 anos. Outro dado relevante trazido pela pesquisa é o “Motivo para seguir influenciadores”: 

  • Conteúdo com informação relevante: 74% 
  • Pensamentos afins: 53%  
  • Interagir com os seguidores: 29%  
  • Compartilhar ideias sem as impor: 28%  
  • Ser uma pessoa engraçada: 28% 
  • Variedade de assuntos: 20%  
  • Ser uma pessoa séria: 18%  
  • Temas cotidianos: 17%  
  • Sorteio e entrega de brindes: 10%  

Sobre os dados a influencer comenta: “74% dos consumidores brasileiros buscam perfis com conteúdo relevante, isso demonstra que nosso público faz escolhas um pouco mais elaboradas para seguir influenciadores. Talvez o perfil da Emily, como aparece na série, não fosse causar grande impacto para o público do Brasil”. 

 



Bárbara Bruna - Especialista em Tráfego Online, treinou milhares de pessoas e empresas em diversos países para explorarem os recursos do Facebook Ads e Instagram Ads em seus negócios.   

Instagram: @babruna  

 

Júlia Doorman - Empresária do ramo da beleza, criadora do canal Cabelos de Rainha, com mais de 3,5 milhões de inscritos no YouTube. Realiza projetos para proporcionar autoestima através do autocuidado e autoconhecimento para mulheres de todas as idades.   

Instagram: juliadoorman  

 

sábado, 21 de novembro de 2020

Verão: é preciso redobrar os cuidados com a pele

 

Saiba como fugir dos principais erros relacionados à estação mais quente do ano


Para muita gente, o verão, que se aproxima, e o fim de ano que já bate à porta, são ótimas oportunidades para curtir as férias na praia, em clubes e outros passeios ao ar livre. O problema é que este também é um período em que os cuidados com a saúde, principalmente da pele, geralmente são negligenciados. As altas temperaturas aliadas à grande exposição solar e a produtos químicos podem prejudicar a derme e causar sérios danos. A melhor solução para isso é redobrar os cuidados com a pele, o maior órgão do corpo humano.

A dermatologista Joana Barbosa explica que grande parte da população entende que nessa época os cuidados precisam ser maiores, mas, ao mesmo tempo, alguns erros continuam sendo frequentes e merecem atenção. “O problema é que, nem sempre, as pessoas se lembram de utilizar os produtos necessários. Com a correria das férias e outros hábitos, infelizmente, a saúde da pele pode ficar em segundo plano”, esclareceu.


Doenças comuns

Alguns hábitos são tão comuns que passam despercebidos. Essa é uma das principais razões para que doenças continuem a aparecer no verão. “Doenças como micose, melasma, queimaduras de sol e outras podem ser evitadas com hábitos simples”, destaca a dermatologista.


Como evitar esses erros e cuidar corretamente da saúde da pele?

Joana separou algumas dicas para evitar as doenças comuns nesta época do ano. Confira!


Use protetor solar

Um dos erros mais comuns é a falta de protetor solar. “Geralmente, o produto é aplicado apenas nas partes mais ‘vistas’ do corpo, ou seja, braços, pernas e no rosto, mas é preciso lembrar que o protetor solar precisa cobrir toda a pele. Por isso, é necessário ficar atento a todos os locais como pescoço, as articulações, mãos e etc”.


Encontre o produto certo para a sua pele

Outro erro comum é não saber o que usar para um tipo específico de pele. “Cada pessoa é única e sua pele também. Consequentemente, o produto que algum familiar usa, nem sempre será satisfatório para você. Portanto, entenda qual o tipo da sua pele, se é oleosa ou seca, por exemplo. Existem muitos produtos no mercado para manter a saúde da pele, mas é preciso conhecer o que realmente funciona para o seu caso”.


Procure um especialista

A melhor forma de conhecer a pele, evitar doenças e entender o certo e errado é consultando um especialista. “Apenas um dermatologista conseguirá identificar as reais necessidades da derme e quais produtos utilizar. Portanto, visite esse profissional com frequência e lembre-se: sempre procure um dermato habilitado e de confiança”, recomendou a médica.

 



Fonte: Joana Barbosa, médica dermatologista e membra da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). É responsável pela clínica Dermax, em Belo Horizonte. www.drajoanabarbosa.com

 

Celulite: Três fatores que influenciam o aparecimento

Motivo de constante insatisfação nas mulheres, o aparecimento da temida celulite ou Fibro Edema Gelóide é resultado de alterações no tecido gorduroso sob a pele. A má alimentação, propensão genética e desequilíbrio hormonal são os principais causadores do problema.


Os glúteos, coxa, abdomen, nuca e braços são os locais onde o problema se manifesta com maior frequência, segundo a esteticista e fundadora da clínica Slimcenter Thaís Mugani. “Um dos principais motivos para o surgimento é o fator genético, ou seja, mulheres que têm um histórico do problema na família devem estar mais atentas”, aponta.

Fatores metabólicos como ovários policísticos e desequilíbrio de hormônios como  progesterona e estrogênio também podem provocar o aparecimento dos edemas. “É importante associar a celulite à saúde. Às vezes a mulher pode até busca o tratamento para a pele, mas por a celulite ter causas metabólicas, estes não surgem efeito”, esclarece Thaís.

Outro aspecto apontado por Thaís é a alimentação: insumos ricos em carboidratos influenciam o aparecimento da celulite como é o caso do açúcar, alimentos gordurosos, sódio e bebidas com gás. “No caso das bebidas, como o refrigerante, há um favorecimento ao inchaço, que dificulta a circulação sanguínea e a irrigação dos tecidos, propiciando problemas de pele”, aponta.

Assim como influencia no aparecimento, a alimentação também é decisiva no tratamento do problema. De acordo com Thaís, uma dieta equilibrada, alta ingestão de líquido e diminuição no consumo de são algumas medidas que ajudam a eliminar o problema. “Outro aspecto importante é o controle hormonal, além disso, a pessoa deve também fazer exercícios físicos regulares e moderados”, orienta. 



Celulite x Aspecto celulítico

A esteticista alerta ainda que é preciso diferenciar a celulite do aspecto celulítico. Enquanto Fibro Edema Gelóide, popularmente chamado de celulite é o acúmulo de nódulos fibróticos e gordura, o aspecto celulítico é o efeito casca de laranja. “Às vezes a pessoas não tem celulite mas tem o aspecto, que pode vir de de retenção de líquido e flacidez de pele”, aponta Thaís.



Fabiano de Abreu 


Stylist dá 5 dicas para sair do óbvio e dar um "up" no visual

Montar looks todos os dias nem sempre é uma tarefa fácil, em especial na correria – o que faz com que tenhamos a impressão de sempre vestir “mais do mesmo”. Pensando nisso, o stylist Luiz Plínio deu cinco dicas infalíveis para conseguir aproveitar as peças do guarda-roupa e dar um “up” no visual. 

 

Blazer: aposte em acessórios

Para quem está preso no mesmo look formal do dia-a-dia, a dica é utilizar cintos para variar o visual – aposte no uso de cintos na cintura e busque novas cores, fivelas e amarrações para fugir do tradicional e criar um aspecto mais “cool”.

 

T-shirt e jeans: o combo infalível

Para quem não quer se arrumar muito, o combo t-shirt e jeans não tem como dar errado! O diferencial fica por conta do sapato: tente encontrar um sapato com uma cor vibrante, que destoe do resto do look – ele será a peça chave para a desconstrução e o look sairá totalmente do básico!

 

Vestido de verão em todas as estações

Sabe aquele vestido que você só consegue usar no verão? Pegue essa peça e combine com outra mais pesada – pode ser uma jaqueta, uma blusa gola alta por baixo, uma meia calça ou até mesmo um sapato. Desta forma o vestido irá se adaptar à varias estações e não vai ficar mais parado no seu guarda-roupa.

 

Sobreposições

Use e abuse delas! Vale top por cima da blusa ou vestido, vestido com calça, saias com maxi colets. Isso funciona muito bem, principalmente para peças lisas.

 

Misture estampas, perca o medo!

Para quem é mais moderno e criativo, misturar estampas é uma ótima opção! Neste caso, o mais importante não é o formato da estampa, mas as cores – se elas estiverem na mesma cartela, não tem como dar errado!


Quatro dicas para cuidar da pele dos bebês no verão

Para evitar problemas, conheça os cuidados que os pais devem tomar com as crianças


O verão está se aproximando e para toda família poder aproveitar o calor sem preocupações, são necessários alguns cuidados, principalmente com a pele dos pequenos. “Durante os três primeiros anos de vida, a pele da criança é de 20 a 30% mais fina que a dos adultos, por isso tende a ser mais ressecada, além de possuir maior sensibilidade ao calor e a luz do sol, necessitando de mais proteção”, comentam Natalia Modica e Luciana Santos, enfermeiras da Criogênesis.

Para evitar desconfortos e aproveitar a estação sem preocupação, seguem algumas dicas  das profissionais:  

 

Dê atenção a temperatura e aos produtos de banho - A temperatura da água durante o banho e os produtos usados, influenciam diretamente nos cuidados com a pele dos bebês. Recomenda-se o uso de água morna e que a duração do banho seja de, no máximo, 10 minutos. Já em relação aos produtos, muita atenção ao Ph. “Normalmente o PH da criança é de 4,5 ou 5,5, dessa forma, o número do produto deve ser o mais próximo possível da pele da criança. No caso dos sabonetes, os líquidos saem na frente dos de barra, tanto pela fácil aplicação como também por diminuir a incidência de irritação”. 

 

Tenha cuidado com os raios UVA e UVB  - Evitar a exposição dos bebês até os 6 meses de idade é o ideal para protegê-los. Roupas leves e que cubram o corpo, podem favorecer a proteção, dando prioridade aos tecidos que filtram os raios solares. “Esses cuidados, aliados ao uso do protetor solar a partir do sexto mês, irão proteger o bebê e proporcionar momentos de alegria a família durante a estação mais quente do ano”.

 

Verifique o excesso de suor - A miliária, mais conhecida como brotoeja, é uma erupção cutânea ocasionada pelo suor abundante, que por não chegar a superfície da pele, desencadeia uma inflamação das glândulas sudoríparas causando irritação frequente e coceira. Após o banho, seque direitinho o bebê e deixe-o com roupinha leve. 

 

Potencialize a hidratação - Cremes, loções e pomadas específicas para a pele o bebe devem fazer parte dos cuidados e dos hábitos de higiene. Além da proteção que trazem, os produtos ajudam a manter a pele saudável e hidratada. 

 


Criogênesis

www.criogenesis.com.br


Tutorial de unhas para arrasar no Natal e no Ano Novo

Manicure cadastrada no GetNinjas ensina técnicas de nails arts simples e elegantes


Depois da roupa e da maquiagem, as unhas são um outro quesito bastante pensado para as festas de Natal e Ano Novo. Qual cor usar? Apostar em estilos clássicos ou ousar? Para ajudar nesse sentido, a manicure Silmara Silva Sentinelo de Almeida, que atende pelo GetNinjas , maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, separou duas sugestões de modelos de unhas, uma para o Natal e outra para o Ano Novo. Ideias simples de fazer e bastante elegantes. Confira abaixo:

Unha para o Natal


1- A cor mais representativa do Natal com toda certeza é o vermelho. Neste sentido, comece fazendo a esmaltação. Repita o processo mais uma vez dando o total de duas demãos;

2- Nos dedos anelar e indicador passe uma base fosca;

3- Aplique a joia para unha no dedo do meio;

4- Nos dedos sem base fosca, finalize aplicando uma camada de extra brilho e pronto; Confira o resultado abaixo:

 



Unha para o Ano Novo
 


1 - O branco é a cor do Ano Novo, não é mesmo? Nesse sentido, comece fazendo uma camada de esmaltação usando um esmalte branco transparente;

2- Com o esmalte branco, faça a francesinha. O tamanho fica a seu critério: pode ser fina, média ou grossa;

3- Com uma esponja, aplique o glitter nas unhas, sempre do meio para a ponta;

4 - Aplique uma camada de esmalte branco transparente acima do glitter, para fazer o acabamento;

5- Aplique a joia no dedo anelar. Já no dedo do meio, cole o adesivo para unha, de cima da francesinha até a cutícula;

6- Para dar acabamento à unha, finalize com uma camada extra de brilho. Confira o resultado abaixo:

 

Posts mais acessados