Pesquisar no Blog

segunda-feira, 11 de julho de 2022

Especialista alerta sobre problemas que podem causar cegueira

 Muitas doenças oculares parecem inofensivas e, muitas vezes, não recebem a devida atenção. No entanto, é preciso ficar atento porque algumas podem levar à cegueira.

 

No Dia Mundial da Saúde Ocular (10 de julho) o oftalmologista Fernando Eiji Naves, do hospital Santa Casa de Mauá, lembrou que algumas doenças são bastante agressivas e estão relacionadas à idade, à genética ou até a outros fatores. “As consultas de rotina devem ter início ainda na infância e depois seguir regularmente. Após os 40 anos de idade, o ideal é que a visita ao oftalmologista seja anual”, recomenda Naves. 

Segundo dados de 2020 da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 39 milhões de pessoas no mundo são cegas e 246 milhões possuem patologias que causam a perda moderada ou grave da visão. Entre os brasileiros, 1,5 milhão são cegos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Entre as doenças mais comuns que podem levar à perda da visão estão catarata, ceratocone e glaucoma. Já entre algumas das doenças mais recorrentes e de má formação, que podem ser corrigidas com óculos ou outros tratamentos, estão as conjuntivites – bacteriana e viral, alergias oculares, a miopia, o astigmatismo, a blefarite, o estrabismo, a hipermetropia, a síndrome do olho seco, o terçol, entre outras.  

Os cuidados com a visão são importantes e devem fazer parte do dia a dia. Além das visitas periódicas ao oftalmologista, também vale não coçar ou esfregar os olhos; utilizar proteção contra os raios UV – óculos de boa qualidade; controlar doenças como diabetes e hipertensão; utilizar maquiagem de boa qualidade, evitar seu compartilhamento e fazer a remoção antes de dormir; não utilizar colírios sem orientação médica; descansar a vista durante o uso prolongado de celular ou computadores; inserir na dieta alimentos ricos em ômega 3 e vitaminas A,B,D e E e redobrar os cuidados de higiene ao usar lentes de contato.

 

Hospital Santa Casa de Mauá

Avenida Dom José Gaspar, 1.374 – Vila Assis – Mauá – telefone (11) 2198-8300.

https://santacasamaua.org.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados