Pesquisar no Blog

terça-feira, 10 de maio de 2022

Maio Roxo alerta para as doenças inflamatórias intestinais

A campanha Maio Roxo conscientiza a população sobre as doenças inflamatórias intestinais e reforça a importância do diagnóstico precoce da doença de Crohn e da retocolite ulcerativa. Hoje, cerca de cinco milhões de pessoas no mundo têm uma dessas patologias e, segundo o clínico geral Valdir Russo, do hospital Santa Casa de Mauá, outro foco da campanha é reduzir o preconceito com os pacientes diagnosticados. 

Uma das características da doença de Crohn é a inflação intestinal crônica, que pode ser fator de risco para o câncer de intestino, podendo afetar todo o sistema digestivo, da boca ao ânus e, principalmente, o intestino delgado e o cólon. Algumas das causas estão ligadas ao sistema imunológico, genética, dieta e infecções.  

Um dos sintomas é a dificuldade na absorção de nutrientes, o que causa fraqueza, dores no abdômen inferior, diarreia, perda de peso e febre. Em casos mais avançados é comum o aparecimento de aftas, inflamação nos olhos, lesões na pele, pedras nos rins e vesícula. 

Não há exames específicos para determinar a patologia. Portanto, ao perceber algum dos sintomas, o paciente precisa procurar atendimento médico e o diagnóstico consistirá em histórico clínico, exames físicos, de sangue, de imagem, endoscopia digestiva, colonoscopia, entre outros. 

Já a retocolite ulcerativa inflama o cólon e os sintomas são parecidos com os da doença de Crohn, mas com episódios frequentes de diarreia com sangue e muco nas fezes, e podem ser agravados por fatores emocionais e dieta rica em gorduras, condimentos e leite. Nos casos mais graves pode haver anemia, febre e fraqueza. O diagnóstico também conta com avaliação clínica, histórico dos pacientes, exames laboratoriais e endoscópicos, além de biopsia, se necessário. 

Na fase inicial, na maioria dos pacientes, não é possível diferenciar as duas doenças. São mais incidentes em adolescentes e adultos jovens (15 a 40 anos) e ambas não têm cura. O tratamento permite controlar o processo inflamatório e conter os sintomas, além de medicação adequada para cada caso, dietas balanceadas e restrição a determinados alimentos que causem alergia ou intolerância.  

“É muito importante alertar que o tabagismo é um grande vilão para essas patologias. Estudos indicam que fumar é um fator de risco para o desenvolvimento e agravamento delas”, explica o clínico geral Valdir Russo. 


Hospital Santa Casa de Mauá

Avenida Dom José Gaspar, 1.374 – Vila Assis – Mauá – telefone (11) 2198-8300.

 https://santacasamaua.org.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados